Cães de Busca nos Bombeiros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
n31
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 5:39 pm

sexta set 17, 2004 10:11 pm

Saudações!

Sr. Nelson... de certa forma concordo consigo... quanto à inteligência de certos cães. Mas por vezes tem a ver com treinos e nem todos servem para tudo.

Aos outros foristas, é verdade que infelizmente a nossa realidade no que concerne aos cães de busca é ainda a que apresentam, com poucas equipas, mas isso já tinha referido, agora que há dez anos um elemento de uma corporação não conhecesse que existiam realmente cães de busca eu compreendo, mas que me desafie a dizer onde é que me ataca por isso mesmo é quase assinar um contrato de desonestidade pois o referido senhor que não é realmente cadete e neste momento nem bombeiro, perguntou onde existiam golden para busca e depois ainda corrigiu com " labs" ...

As realidades mudam infelizmente lentamente, mas vão mudando.

Felizmente exitem pessoas informadas por aqui. Reforço o convite a todos, não precisam de ir fardados, porque a resposta que eu queria do Sr. Doutor eu já tenho e infelizmente n percebeu o que lhe estava a dizer.

Prometo que colocarei aqui algumas fotos dos cães com os elementos que os conduzem nas buscas e espero com sinceridade que mais corporações adiram a esta vertente.

Agora sobre as raças:

- Golden e Labrador - Buscas urbanas em espaços abertos de pouca visibilidade - são fortes, resistentes e têm um bom faro, especialmente na busca de crianças.
- Pastor Belga - Agility diz tudo...

- Cockers porque são cães bons para espaços confinados e manilhas.
- Pastores alemães são bons para outros tipos de busca que não de pessoas porque geralmente são cães que não lidam com diversidade.

- Boxers - são lindos mas nunca vi cá nenhum em buscas
- Cães de água tb são usados para buscas noutros contextos.

Abrirei um tópico sobre este tema quando quiserem, tenho pena é que por vezes haja pessoas que afirmam coisas que não sabem e ainda se dêm ao desplante de vir para aqui fazer papel de vitima.

Ninguém bate a ninguém, agora se quiserem falar, pelo menos verifiquem o que dizem ou aprendam português.

A todos os que combinarem terei o maior gosto em mostrar a cinotécnica.

mais não posso fazer.

Sr. Alexfaria, (pode reportar esta com fez com outras) felizmente andamos todos para a frente e daqui a uns anos a realidade dos cães de busca será outra, chama-se evolução. O meu nome estará por lá, o seu será certamente esquecido.

Não é certamente cadete, eu sou adjunto e estou lá há 12 anos, e como ainda estou trablho para que seja possivel esta realidade. Como vê há realidades e realidades. Pare de gozar com as pessoas e de defender causas que em muito lhe passam ao lado.
Estude um pouco e pergunte quando não sabe... até porque a conversa nem era consigo na altura dos cães de busca e as pessoas estavam a falar sobre algo que não lhe dizia claramente respeito.

O que acontece é que para sermos membros da semana temos que engraxar muito ou fazer papelinho de padre ou então postar muito... mesmo que digamos asneiras.

Fique bem.

Para si acabou a conversa.

ps: se apagarem istou (depois de reportarem ao webmaster) ao memos fiquem com o meu contacto para a visita :)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta set 17, 2004 10:22 pm

http://www.webstrats.com/pwdwtc/

Cães de água são utilizados em muitos contextos, só querer, haver vontade e não pensar que os estrangeiros é que são bons.

PS - Isto tem a ver com cães, ou não? ;)

Isabel
n31
Membro Júnior

sexta set 17, 2004 10:34 pm

ok!! roger!!!

Cão de água no world trade center...

E ainda servem para mergulhar e fazer resgate em água. Só que os Americanos já têm cães de busca há muito tempo e nós estamos a começar.

Pessoalmente gostaria de ver estes cães a fazer resgate em água, mas cá não conheço nenhum (talvez a marinha) :( nos bombeiros.

eduardo
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

sexta set 17, 2004 11:08 pm

n31 Escreveu: Saudações!

Sr. Nelson... de certa forma concordo consigo... quanto à inteligência de certos cães. Mas por vezes tem a ver com treinos e nem todos servem para tudo.

Aos outros foristas, é verdade que infelizmente a nossa realidade no que concerne aos cães de busca é ainda a que apresentam, com poucas equipas, mas isso já tinha referido, agora que há dez anos um elemento de uma corporação não conhecesse que existiam realmente cães de busca eu compreendo, mas que me desafie a dizer onde é que me ataca por isso mesmo é quase assinar um contrato de desonestidade pois o referido senhor que não é realmente cadete e neste momento nem bombeiro, perguntou onde existiam golden para busca e depois ainda corrigiu com " labs" ...

As realidades mudam infelizmente lentamente, mas vão mudando.

Felizmente exitem pessoas informadas por aqui. Reforço o convite a todos, não precisam de ir fardados, porque a resposta que eu queria do Sr. Doutor eu já tenho e infelizmente n percebeu o que lhe estava a dizer.

Prometo que colocarei aqui algumas fotos dos cães com os elementos que os conduzem nas buscas e espero com sinceridade que mais corporações adiram a esta vertente.

Agora sobre as raças

- Golden e Labrador - Buscas urbanas em espaços abertos de pouca visibilidade - são fortes, resistentes e têm um bom faro, especialmente na busca de crianças.
- Pastor Belga - Agility diz tudo...

- Cockers porque são cães bons para espaços confinados e manilhas.
- Pastores alemães são bons para outros tipos de busca que não de pessoas porque geralmente são cães que não lidam com diversidade.

- Boxers - são lindos mas nunca vi cá nenhum em buscas
- Cães de água tb são usados para buscas noutros contextos.

Abrirei um tópico sobre este tema quando quiserem, tenho pena é que por vezes haja pessoas que afirmam coisas que não sabem e ainda se dêm ao desplante de vir para aqui fazer papel de vitima.

Ninguém bate a ninguém, agora se quiserem falar, pelo menos verifiquem o que dizem ou aprendam português.

A todos os que combinarem terei o maior gosto em mostrar a cinotécnica.

mais não posso fazer.

Sr. Alexfaria, (pode reportar esta com fez com outras) felizmente andamos todos para a frente e daqui a uns anos a realidade dos cães de busca será outra, chama-se evolução. O meu nome estará por lá, o seu será certamente esquecido.

Não é certamente cadete, eu sou adjunto e estou lá há 12 anos, e como ainda estou trablho para que seja possivel esta realidade. Como vê há realidades e realidades. Pare de gozar com as pessoas e de defender causas que em muito lhe passam ao lado.
Estude um pouco e pergunte quando não sabe... até porque a conversa nem era consigo na altura dos cães de busca e as pessoas estavam a falar sobre algo que não lhe dizia claramente respeito.

O que acontece é que para sermos membros da semana temos que engraxar muito ou fazer papelinho de padre ou então postar muito... mesmo que digamos asneiras.

Fique bem.

Para si acabou a conversa.

ps se apagarem istou (depois de reportarem ao webmaster) ao memos fiquem com o meu contacto para a visita )
O sr Doutor respondeu logo que foi chamado ao desafio ... o webmaster apagou antes de sua senhoria ler ... como prova disso tenho um ScreenShot do topico apagado com a minha resposta ...just in case ...Já agora sabe a data desse topico ? Porque será que se lembrou deste assunto agora ?

Ainda bem que o seu nome vai ser lembrado ... por mim não de certeza, porque o senhor pode ser o que quiser mas tem ,infelizmente, prepotencia no falar,deve ser o peso das divisas...porque os voluntarios na sua grande maioria são pessoas humildes,com vontade de ajudar os outros sem quererem nada em troca !

Os topicos aqui no forum são para todos ...

A conversa vai acabar quando o senhor provar ofensas da minha parte á sua pessoa,quando aparecer aqui onde fui mal educado... isto não é chegar aqui acusar os outros e já está !!!! Lançar desafios idiotas sem mostrar os porquês é demasiado facil e grave! Puxar um topico antigo para me lançar acusações chamar-me mentiroso,besta entres outras coisas é demasiado grave para depois chegar aqui e dizer que não quer mais conversas ... isto agora é assim não ? Você insultou-me e como tal vai ter que provar tudo o que disse a meu respeito!
Pedra
Membro Veterano

sexta set 17, 2004 11:09 pm

Penso que não tem corpo para fazer resgate na agua. O terranova talvez. Mas por exemplo para levarem a boia ou prancha, sim.
De qulaquer forma são usados para busca de corpos desaparecidos. Em entre os Rios , por ex. os holandeses estiveram com cães, que se os nossos caes estivessem aproveitados para isso, não teriamos que chamar os estrangeiros. O problema é sempre o mesmo, falta de meios, vontade, e dinheiro para os homens e cães frequentarem os cursos. Porque, os cães, isso é o menos.
Isabel
n31
Membro Júnior

sexta set 17, 2004 11:27 pm

Infelizmente os treinos são carissimos e não existe subsidio...

As corporações que entrem na cinotécnica têm que suportar os gastos por si próprias o que é complicado.
Penso que os cães de água poderiam ser uma ajuda a uma corporação com socorros a naufragos ou que faça realmente os trabalhos de resgate na água nas vertentes que enunciou, mas teremos que esperar muito tempo até que os cães se encaixem nas verbas magras das corporações.

O grande problema para além dos fundos é vencer a resistência criada em torno da utilização de novas técnicas numa rede composta essencialmente por voluntarios. E porquê?

Treinar um cão implica acompanhamento e muito tempo de treino, o que com elementos que têm outros trabalhos se torna complicado. Na actuação també é complicado porque o cão só sai com o tratador e só se este estiver disponível.
São questões que exigem planeamento e muito empenho da parte de quem trabalha nas brigadas. Espero ver um dia uma grande equipa, até lá temos que trabalhar muito e muitas vezes ás custa de cada tratador.

Há outras raças que são espectaculares para resgate, como por exemplo os pastores belgas, mas para esses o treino é ainda mais complicado pois carecem de curso no estrangeiro (na parte de resgate) e treino de agility e obediência, e se por acaso o cão não dá temos que começar de novo.

O cão de água ao que me parece é muito equilibrado, não tão forte como o labrador, mas mais objectivo o que trás vantagens numa operação de resgate. Tivémos um problema com um pastor alemão justamente por causa deste factor.´
Os cães tal como as pessoas estão sujeitos ao stress provocado pelo ruido, calor, fumo, desorganização e são amplamente influnciados pelo nosso comportamento no local e os cães com cariz nervoso de natureza não são indicados.

Estudarei mais atentamente os cães de água. Sei que os Americanos utilizam várias raças, não sei é se as dividem por campos de actuação, mas vou investigar.

Eduardo Fernandes.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta set 17, 2004 11:35 pm

n31 Escreveu: Tivémos um problema com um pastor alemão justamente por causa deste factor.´
Seria indiscrição perguntar que problema surgiu ?

Obrigado

Vasco
n31
Membro Júnior

sexta set 17, 2004 11:45 pm

Claro que não!!!

Mas para lhe responder tenho que lhe dizer primeiro que o Pastor Alemão é uma das raças que mais gosto. Nâo quero que me chamem de inimigo dos pastores só pela reposta ;)

O pastor que tivémos recebeu treino de obediência, mas no que concerne a resgate era em ambiente controlado (treino e simulacro) relativamente bom.
Quando tinhamos muitas pessoas á volta era mais complicado... demorava muito a encontrar, ás vezes não procurava e começavamos de novo no simulacro controlado e tudo corria bem.
Penso que tinha a ver com a grande confusão que se instala no teatro de operações, de facto nunca conseguimos perceber, mas reportaram-nos que um dos cães treinados em espanha, creio eu dos sapadores ( não estou certo) mordeu a vitima.

Esse é o problema, todos os outros cães sairam bons.
Penso que pela especificidade do ambiente que se cria em torno de busca de pessoas com toda a confusão que daí vem, alguns cães não conseguem operar.

De resto também tivémos um problema com a pastora belga que numa das suas fases passou a ter medo de aglomerados de pessoas, mas foi resolvido e hoje é uma cadela normal.

Eduardo Fernandes
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 17, 2004 11:48 pm

Ok, obrigadíssimo.

Já agoar, se se fizesse uma gravação das mensagens deste tópico acerca deste assunto, é que são muito interessantes e podem-se perder se o webmaster apagar isto.

Uma alternativa era por exemplo editar o título e o texto da primeira mensagem e alterar para este assunto que a Pedra e o N31 estão a lançar ?
Pedra
Membro Veterano

sexta set 17, 2004 11:49 pm

Eduardo, estes cães podem fazer desde detecção de drogas, busca e salvamento, pistagem. Mergulham, coisa que outros não fazem. Mas continuo a pensar que resgate de pessoas aflitas no mar, só mesmo, levando a prancha ou boia, por exemplo em condiçoes de mar extremamente perigosas para o homem. Detecção de cadaveres desaparecidos dentro de água, também e possivel. Parece macabro, na realidade, mas é uma utilidade que muitos dos familiares desses desaparecidos bem agradecem. Há caes treinados para detectar vivos, há para detectar mortos, tudo depende do que é incutido nos treinos de busca.
Imagino que os treinos sejam caros, e que muito poucos saibam como fazer. Mas haverá sempre um principio, e a avaliar pelos criadores que conheço que tem caes nalgumas instituições, estas só teriam mesmo que se preocupar com os meios. Agora, ceder bons cães para ficarem a ver ingleses passar, isso já é outra coisa. Antes para uma velhota sozinha que apenas queira um amigo com quem partilhar a sua solidão.
Isabel
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

sexta set 17, 2004 11:51 pm

O sr. Adjunto de repente ficou civilizado, andou a tarde toda com topicos do genero: « DESAFIO AO ALEX FARIA!!!!!» e agora estamos mansos ?Foi banido pelo webmaster pela falta de educação mostrada nos posts e agora não prova o que diz ?

Estou á espera! Manchou o meu nome neste forum,insultou-me, acho que mereço uma explicação! Quero provas ! Citações minhas onde tenha sido mal educado,agressivo e sabichão!

O senhor foi o proprio a dizer que não se calava:
AINDA CÁ ESTOU!!!!

E mantem-se o desafio ao alexfaria....

poupe o seu tempo n apague n vale a pena. Deixe as pessoas falarem livremente. Não seja desonesto, só mostra o nível de pessoas que defende e o seu

Eduardo Fernandes

aka n30

Eu tambem ainda aqui estou á espera das provas!!!
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 17, 2004 11:54 pm

Alex Faria, qual a sua opinião sobre o assunto a ser discutido ? Como diz ser ex-bombeiro e ter conhecimento de causa a troca de idéias seria óptima, é um dos assuntos ( poucos :D ) nunca abordado em 5 anos da arca...

Já agora, parabéns pela sua nomeação oportuna para membro da semana.
n31
Membro Júnior

sexta set 17, 2004 11:54 pm

Sr. Vasco,

Acho que vou abrir novo tópico sobre o assunto para poder discutir o que aqui tem sido discutido, respondo-lhe aos Pastores Alemães lá com mais atenção

Obrigado

Eduardo Fernandes
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 17, 2004 11:56 pm

Aguardo e agradeço.

Já agora, pode deixar o sr de lado.
Pedra
Membro Veterano

sábado set 18, 2004 12:02 am

O cão que está no link do WTC, não pertence a corpo de bombeiros, foi comprado por uma pipa de massa por um particular e é treinado por ela. Está de serviço 24 horas por dia, 365 dias por ano, e quando veio a Portugal por 5 dias, teve que reportar a sua indisponibilidade. Presta provas todos os 3 /6 meses, de forma a ser avaliado e para que a FEMA possa contar com ele sempre que necessite.

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”