Cães de Busca nos Bombeiros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
n31
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 5:39 pm

sábado set 18, 2004 12:10 am

Tomei a liberdade de lançar este tópico porque é um assunto que tem sido discutido em outros tópicos e secalhar pede uma análise mais atenta.

Os cães de busca em Portugal são uma realidade, mas tal como referido em outros contextos ainda dá os primeiros passos.

Neste momento são utilizados vários tipos de cães e uma das perguntas que me colocaram foi relativamente a um problema com Pastores Alemães neste tipo de operações, pelo Vascov...

Penso que deva primeiro explicar que tipo de ambiente os cães esperam:

Uma operação de resgate ocorrer em vários cenários possíveis, sejam derrocadas, busca em serra, edificios a arder ainda, aquáticas ou outras menso frequentes.

Uma operação por exemplo numa situação de derrocada implica que sejam mobilizados muitos meios e que acorram ao local várias pessoas onde se cria um ambiente de máquinas a trabalhar, geradores, pessoas a correr, a entrar e sair do teatro de operações e todo o tipo de atitudes geradoras de stress.
O que se coloca é que os cães não são imunes a este ambiente e sentem também eles na pele a confusão, o calor, o fumo e o stress que a operação acarreta, e como tal devem ser utilizados cães com o devido treino, mas que pela sua natureza sejam ponderados.

Isto explica a utilização de Labradores e Golden.

Outros tipos de operação implicam cães ágeis e fortes (resistentes), como por exemplo os Pastores Belgas.

Outras implicam cães pequenos e resistentes, como os cockers, para trabalhar em espaços confinados.

Os Pastores Alemães embora sejam bons farejadores são cães que por vezes se mostram muito nervosos perante o stress das operações, daí que sejam utilizados noutros contextos.

A realidade que temos é esta e ainda agora se começa a estudar a hipótese de alargamento destas brigadas, por questõe de ordem técnica financeira e ética.

Como a Pedra Referiu, os cães de água são utilizados noutros países e noutros contextos, o caso do world trade center é disso ilucidativo.

Um programa que penso ser interessante, seria colocar à disposição deste tipo de operações, cães que as pessoas tenham treinado e que consigam desempenhar estas funções, um pouco como uma tropa treinada e que actua quandoé solicitada, mas mais uma vez penso que o grande problema que corre no nosso país é a falta de incentivos e alguma desconfiança a tudo o que não seja homem no teatro de operações.

Como referi algumas corporações para lá caminha, mas devagar porque tudo é caro e nada se oferece.
Mas temos uma história de resistência e conseguiremos atingir o nosso objectivo.

Há efectivamente outras raças boas para outras funções. Eu quase diria que cada uma teria uma utilidade, mas seira ir quase longe demais.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 18, 2004 12:16 am

Eu conheço a escola de cães guia de mortágua. Saberá alguém porventura quem treina e como treina estes cães de salvamento ?

Estiveram alguns no Irão se não me engano mas penso que eram da GNR ???
n31
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 5:39 pm

sábado set 18, 2004 12:34 am

Os nossos tiveram o treino de obediência no Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz na parte de obediência.

Dois vinham treinados para procurar droga e adaptámos á busca de pessoas.

Os outros ainda não terminaram a parte da obediência, mas estamos a tentar conseguir que sejam treinados por entidades cá em treinos mais especificos, como o caso da GNR ou dos Sapadores.

Caso não se consiga irão a Espanha, mas não lhe posso dizer de repente o nome da escola. Poderei eventualmente perguntar ao adjunto que está neste momento ligado a essa área visto que neste momemento não me encontro em permanencia.

Sei que espanha faz treino de resgate em edificios, não sei se será seganoza.
Treino em montanha ainda não encontrámos quem treine :( e ainda vamos tentar integrar com a equipa de resgate (a malta das cordas :))

Temos é que ir com calma e conforme as verbas.

Já temos dois os outros lá irão :)
Responder

Voltar para “Cães”