raçao premium de marca modelo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

sexta set 17, 2004 10:53 pm

Caro fang, como muitas outras marcas, a Canter tem várias gamas, incluindo um Premium que é até bastante bom para uma empresa cujo core business não é os pet foods. Eu pessoalmente recuso-me a vender alimentos granulados para animais de companhia, não posso combater os preços do Lidl, mas sou fornecedor de alimentos de qualidade para animais e não de preços, todos os alimentos têm que ser extrudidos. No entanto parece-me errada a conduta de condenar a marca por ter um alimento de gama baixa. Os bolsos mais abastados não deixam de comprar o mercedes sl500 porque também há mercedes c taxis. Embora reafirme que a ideia de dar esse tipo rações é de facto, arrepiante, um granulado não tem a degistibilidade minima e não deve ser sequer considerado apesar de ser bastante barato.
sofias
Membro
Registado: quinta ago 19, 2004 6:50 pm
Localização: dois caes,duas rolas,um melro,10canarios,12pintassilgos

domingo set 19, 2004 1:07 am

entao posso comprar raçao da marca modelo premium ou continente para exprimentar ,e ver se o meu canito gosta? :roll:
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo set 19, 2004 3:05 am

Boas!!

Uma ou duas perguntas...ou mais

1º Quem controla as rações em Portugal?

2º Quem denomina uma ração... de premium?

3º Existem testes feitos por entidades neutras (refiro-me aquelas que nada têm a ver com marcas) regularmente...seja as Premium ou as Não Premium...mesmo as mais conhecidas e já implementadas no mercado?

4º Alguem me pode responder com 100% certeza as questões acima levantadas?

Por este andar...só mesmo BARF!

Abraços

Arcanjo
Mbarroso
Membro
Contacto:

domingo set 19, 2004 2:39 pm

Sofia,
Duvido muito que a ração do modelo seja de facto Premium. A verdade é que não nenhuma legislação de controle a atribuição dessas categorias de qualidade (que variam com a degistibilidade da proteína e nobreza dos ingredientes em geral, por ex. um super premium é um alimento que deve ter pelo menos 85% de degistibilidade). Até à pouco tempo creio que essas designações foram usadas com honestidade e responsabilidade por parte dos fabricantes, mas à alguns meses para cá, surgiram alguns "premiuns" a 10Eur, marca dog qq coisa...
No entanto, há um sitio onde podemos perceber mais ou menos a qualidade do alimento, uma vez que é legislada e cada vez mais a fiscalização aperta (nesta área os alimentos Canadianos têm vantagem porque a sua legislação de segurança alimentar é extremamente eficiente), que é o listagem de ingredientes.
Então um produto de gama média/baixa, ou seja, o que normalmente se encontra fora do canal especializado tem uma composição deste tipo:

Ingredientes: Cereais, Carne e subprodutos animais. Subprodutos de origem vegetal. Extracto de proteínas vegetais. Óleos e gorduras. Minerais.

Enquanto que um premium/super premium tem a seguinte

Ingredientes: Farinha de Frango, milho moído, arroz moído, trigo moído, gordura de frango, polpa de beterraba, ovo inteiro desidratado, linhaça, saborizante natural, sal, carbonato de cálcio, vitaminas, minerais quelatados, fosfato ascórbico, extracto de yucca, alecrim desidratado, ácidos gordos ómega 3 e 6.

Repare-se nas duas diferenças fundamentais, no primeiro o principal ingrediente são cereais (diz a lei que o primeiro ingrediente e o que tem maior percentagem da totalidade da composição, ou seja neste caso tem mais cereais que outro ingrediente qq), no premium o principal ingrediente é a farinha de frango, que é uma das melhores fontes de proteína, enquanto que o borrego é famoso pelo seu óptimo paladar.
A outra grande diferença é que no primeiro fala-se em cereais, carne e subprodutos animais (designação genérica, não sabe que carne tem e de que partes do animal, que cereais tem, que subprodutos são...) e no caso premium do premium temos claramente frango, milho, arroz, beterraba, ovo, linhaça, etc., para além dos aditivos retirados da evolução da alimentação humana, como os ómegas, vitaminas e minerais (quelatados que são bastante caros), os probioticos (como a yucca, que faz as fezes menos volumosas, menos odoríferas e fáceis de apanhar).

Espero não me ter alongado muito...
:?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 3:07 pm

A ração do Continente é fabricada pela Ipsis Ibéria, que é uma das fábricas de referência da Península... Porque está especializada em rações de linha branca e não trabalha com marquistas, estes não gostam muito dela (conheço alguns, portugueses e espanhóis, que, apesar de dizerem mal da Ipsis, bem conversados confessam que preferiam produzir as suas marcas lá, pela qualidade ser superior à das fábricas onde produzem as suas marcas, mas a Ipsis recusa).

Quando o elogio vem da concorrência... quem sou eu para duvidar?
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

domingo set 19, 2004 10:00 pm

Desculpem a minha ignorancia, mas eu dou bribon ao meu cão que ração é esta?
Mbarroso
Membro
Contacto:

segunda set 20, 2004 12:22 am

Eu conheço bem a Bribon porque um dos meus fornecedores é o fabricante deste alimento e eu trabalho com uma marca (deste mesmo fabricante) que tem esse mesmo alimento com outro nome. É a nossa gama baixa, é um alimento extrudido, e vale o preço que paga por ele. No entanto vale o que vale... pessoalmente aconselho como mínimo um alimento que está entre este e o premium, que já tem uma proteína um pouco melhor e tem ainda um preço bastante mais baixo do que os alimento que há nas lojas especializadas e clinicas. Creio que há bastante falta destes produtos intermédios. Nos hiper só há gama baixa, nas lojas e clinicas só há gamas altas, e isso torna difícil por vezes encontrar uma gama de alimentos com uma excelente relação preço/qualidade que são a solução para quem não quer dar alimentos baratos, mas também não quer gastar 50eur por saco.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

segunda set 20, 2004 10:30 am

Bem pelo que li não estou a alimentar bem o meu cachorro :(
Para escolher um nova ração como deverei proceder?
Tenho que ler todas as embalagens para ver os ingredientes que contem?
Ou será que existe uma formula mais facil?
Pois não quero chegar a uma loja de animais e pedir uma boa ração e ficar sem saber se realmente o é ou não....
Help :roll:
Última edição por austra em segunda set 20, 2004 10:53 pm, editado 1 vez no total.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 12:02 pm

casadiscaes Escreveu: Se for igual à do Continente é de muito boa qualidade.
Continente e Modelo são exactamente a mesma coisa. ;)
Até a embalagem é igual. Só muda mesmo a palavra "Continente" e "Modelo".
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

segunda set 20, 2004 12:22 pm

O treinador do meu cachorro aconselhou me uma raçao (que é a que ele dá aos cães dele) da marca VISÁN. Alguem utiliza esta marca e pode esclarecer-me se é boa ou não? Gostaria de ter umas 2ª opinioes ;)
Ghoul
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 11:57 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 1:42 pm

Mbarroso Escreveu: Sofia,
Duvido muito que a ração do modelo seja de facto Premium. A verdade é que não nenhuma legislação de controle a atribuição dessas categorias de qualidade (que variam com a degistibilidade da proteína e nobreza dos ingredientes em geral, por ex. um super premium é um alimento que deve ter pelo menos 85% de degistibilidade). Até à pouco tempo creio que essas designações foram usadas com honestidade e responsabilidade por parte dos fabricantes, mas à alguns meses para cá, surgiram alguns "premiuns" a 10Eur, marca dog qq coisa...
No entanto, há um sitio onde podemos perceber mais ou menos a qualidade do alimento, uma vez que é legislada e cada vez mais a fiscalização aperta (nesta área os alimentos Canadianos têm vantagem porque a sua legislação de segurança alimentar é extremamente eficiente), que é o listagem de ingredientes.
Então um produto de gama média/baixa, ou seja, o que normalmente se encontra fora do canal especializado tem uma composição deste tipo

Ingredientes Cereais, Carne e subprodutos animais. Subprodutos de origem vegetal. Extracto de proteínas vegetais. Óleos e gorduras. Minerais.

Enquanto que um premium/super premium tem a seguinte

Ingredientes Farinha de Frango, milho moído, arroz moído, trigo moído, gordura de frango, polpa de beterraba, ovo inteiro desidratado, linhaça, saborizante natural, sal, carbonato de cálcio, vitaminas, minerais quelatados, fosfato ascórbico, extracto de yucca, alecrim desidratado, ácidos gordos ómega 3 e 6.

Repare-se nas duas diferenças fundamentais, no primeiro o principal ingrediente são cereais (diz a lei que o primeiro ingrediente e o que tem maior percentagem da totalidade da composição, ou seja neste caso tem mais cereais que outro ingrediente qq), no premium o principal ingrediente é a farinha de frango, que é uma das melhores fontes de proteína, enquanto que o borrego é famoso pelo seu óptimo paladar.
A outra grande diferença é que no primeiro fala-se em cereais, carne e subprodutos animais (designação genérica, não sabe que carne tem e de que partes do animal, que cereais tem, que subprodutos são...) e no caso premium do premium temos claramente frango, milho, arroz, beterraba, ovo, linhaça, etc., para além dos aditivos retirados da evolução da alimentação humana, como os ómegas, vitaminas e minerais (quelatados que são bastante caros), os probioticos (como a yucca, que faz as fezes menos volumosas, menos odoríferas e fáceis de apanhar).

Espero não me ter alongado muito...
?
Eu dou RC à minha cadela e a composição da ração é a seguinte:
milho, farinha de milho, carne de aves desidratada, gordura animal, fígado de aves, polpa de beterraba, leveduras, óleo vegetal, óleo de peixe, sais minerais, oligoelementos, hidrolisado de leveduras(fonte de mano-oligossacarídeos), ovo desidratado, vitaminas.

Como dá para ver, o primeiro alimento é o milho e o senhor disse que o primeiro alimento na lista era o que existia mais na ração. Portanto já que numa ração não-premium o alimento de maior percentagem são os cereias, então na premium RC também são os cereias(seguindo o seu rassocínio), pois o milho é um cereal....
Agradecia a sua resposta....
Mbarroso
Membro
Contacto:

segunda set 20, 2004 1:59 pm

Basicamente o que lhe posso dizer é que a Rc devia gastar mais dinheiro comprando matérias primas mais nobres e investir menos em merketing, divulgação e publicidade.
Da composição desse alimento posso concluir que não é um super Premium, porque a proteína do milho não se assemelha à do frango ou borrego (em termos de aproveitamento/digistibilidade), depois o segundo ingrediente ainda é milho, e o terceiro é uma designação genérica de aves, que é sempre mau pois não sabemos de que aves é a carne, nem de que parte das aves.
Por outro lado não é um alimento de gama baixa pois estes têm no seu primeiro ingrediente cereais (cá está novamente a tal designação genérica) e a Rc refere-se especificamente a milho, que dentro dos cereais é uma das melhores fontes de proteínas. Portanto, como a Rc custa tanto ou mais que a Eukanuba ou a Techni-Cal, como já pude concluir num outro post, há alimentos em que uma boa fatia do seu preço, não é comida.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda set 20, 2004 2:15 pm

Ghoul Escreveu: Eu dou RC à minha cadela e a composição da ração é a seguinte:
milho, farinha de milho, carne de aves desidratada, gordura animal, fígado de aves, polpa de beterraba, leveduras, óleo vegetal, óleo de peixe, sais minerais, oligoelementos, hidrolisado de leveduras(fonte de mano-oligossacarídeos), ovo desidratado, vitaminas.
A pergunta não era para mim, mas aqui vai:
1º - A fórmula que dá, é a mais fraca da Royal Canin.
2º - Essa fórmula só é Premium, pelo Marketing.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Ghoul
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 11:57 pm
Contacto:

segunda set 20, 2004 7:49 pm

casadotrevo Escreveu: A pergunta não era para mim, mas aqui vai:
1º - A fórmula que dá, é a mais fraca da Royal Canin.
2º - Essa fórmula só é Premium, pelo Marketing.
Eu pus um tópico na arca devido à RC ser boa ou má e já vi que não presta, mas vou deixar acabar o saco de 4kg, apesar de ter exprimentado a Eukanuba, a Purina One e Purina Pro Plan e ela só gostou da RC. Depois vou comprar uma boa....o que me recomendam?
sofias
Membro
Registado: quinta ago 19, 2004 6:50 pm
Localização: dois caes,duas rolas,um melro,10canarios,12pintassilgos

segunda set 20, 2004 9:36 pm

eu estive a ver quais os ingredientes da raçao premium modelo,e estes sao....:cereais(dos quais 22% arroz) carne e sub-produtos de origem animal(dos quais frango 18%) extrato de proteinas vegetais,peixes e sub-produtos de peixe,oleos e gorduras,legumes(dos quais beterraba 3%) aromatizantes,leveduras,ovos e produtos de ovos,substancias minerais.. qual a vossa opiniao será mesmo premium ou nao? :roll: ..
Responder

Voltar para “Cães”