Top raças da Arca.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Qual a sua raça de eleição

Pastor Alemão
19
16%
Rottweiler
15
12%
Boxer
12
10%
Serra Estrela
7
6%
Perdigueiro
8
7%
Retriever, Golden e Labrador
32
26%
Dobermann
7
6%
Dogue Alemão
14
12%
Caniche/Poodle
1
1%
Yorkshire
6
5%

Total de votos: 121
cetina
Membro Júnior
Registado: sábado ago 21, 2004 11:24 am

sábado set 18, 2004 7:58 pm

O fascínio pelas raças continua a espantar-me, na medida em que um cão é sempre um cão. Interessa-me mais a personalidade que propriamente as características físicas, quando levadas ao exagero, pois claro, porque o tamanho, entre outros, deverá ser considerado aquando da escolha.
A obsessão pela raça pura poderá, nalguns casos, relacionar-se com aspectos de estatuto e aceitação social o que não é o mais nobre dos motivos para se adquirir um animal de companhia e o resultado é perfeitamente visível nos canis das associações, onde animais de raça convivem com cães srd ou rafeiros, como prefiro... directo e sem pedantismos.
Talvez a minha intervenção neste fórum não seja a mais correcta, mas gostaria que fosse dada um pouco mais de importância aos cães rafeiros a partir dos quais se desenvolvem, mediante selecção humana, muitas raças com características aprazíveis aos seres humanos e bastante "in".

Tenho grande consideração pelo "Arca de Noé", pelo que acredito que poderão ser o início da diferença... valorizar o animal em detrimento da raça. Não considerem estas afirmações como um manifesto "anti-raça" porque não é verdade, mas sim como uma forma de sensibilização positiva de alguém que observou http://www.lpda.pt/02companhia/adopcao4.htms
os animais da semana, sujeitos a votação e considerou os de raça tão belos como os rafeiros. Todos os donos têm motivos para orgulho.

Intervenção longa, de facto, mas em compensação não tornarei a interferir neste fórum. Agradeço atenção.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado set 18, 2004 7:59 pm

Boas!!

He he he he he
Dogue Alemão...o nome diz tudo...o animal é tudo...a beleza é tudo...em fim (de conversa he he he he) ...eis uma raça perfeita!!....

Para nao ferir susceptibilidades...vou corrigir..;)

Abraços.

Arcanjo
Última edição por Arcanjo em sábado set 18, 2004 8:51 pm, editado 1 vez no total.
cetina
Membro Júnior

sábado set 18, 2004 8:00 pm

O fascínio pelas raças continua a espantar-me, na medida em que um cão é sempre um cão. Interessa-me mais a personalidade que propriamente as características físicas, quando levadas ao exagero, pois claro, porque o tamanho, entre outros, deverá ser considerado aquando da escolha.
A obsessão pela raça pura poderá, nalguns casos, relacionar-se com aspectos de estatuto e aceitação social o que não é o mais nobre dos motivos para se adquirir um animal de companhia e o resultado é perfeitamente visível nos canis das associações, onde animais de raça convivem com cães srd ou rafeiros, como prefiro... directo e sem pedantismos.
Talvez a minha intervenção neste fórum não seja a mais correcta, mas gostaria que fosse dada um pouco mais de importância aos cães rafeiros a partir dos quais se desenvolvem, mediante selecção humana, muitas raças com características aprazíveis aos seres humanos e bastante "in".

Tenho grande consideração pelo "Arca de Noé", pelo que acredito que poderão ser o início da diferença... valorizar o animal em detrimento da raça. Não considerem estas afirmações como um manifesto "anti-raça" porque não é verdade, mas sim como uma forma de sensibilização positiva de alguém que observou http://www.lpda.pt/02companhia/adopcao4.htms
os animais da semana, sujeitos a votação e considerou os de raça tão belos como os rafeiros. Todos os donos têm motivos para orgulho.

Intervenção longa, de facto, mas em compensação não tornarei a interferir neste fórum. Agradeço atenção.
cetina
Membro Júnior

sábado set 18, 2004 8:01 pm

cetina
Membro Júnior

sábado set 18, 2004 8:09 pm

Por lapso foram enviadas três mensagens iguais, lamento e aproveito para esclarecer que "enfim" e "em fim" têm sentidos diferentes e o sr. anterior que se gabava de seu cachorrinho deveria ter escrito da primeira maneira. Enfim...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 18, 2004 8:39 pm

Cetina, o que diz é válido, mas note que estou a falar de raças e não de animais sem raça definida.

Por favor não use este tópico para discutir algo que não tem nada a ver com ele, prncipalmente porque envolve uma sondagem, se quiser crie um novo, ou use a função de pesquisa. Obrigado
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado set 18, 2004 11:48 pm

Uffffffffffffffffffffff
Oh Vasco, esta foi dificil :lol: Em que raça poderia eu votar se não na minha raça??????
Rottweiler, desde sempre, sempre e para sempre ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 12:59 am

Lá tenho que me juntar á abstenção ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 7:03 am

xabita Escreveu: Lá tenho que me juntar á abstenção ;)
E vão dois! ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

domingo set 19, 2004 1:15 pm

E vão 3... :lol:
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

domingo set 19, 2004 8:12 pm

;) :D
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

domingo set 19, 2004 8:23 pm

Boxer sempre e para sempre :D

Vera
Vera
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo set 19, 2004 9:20 pm

Bem, permitam-me o off topic 8sorry Vasco ;) ), mas já que a questão foi lançada não resisti a comentar.
cetina Escreveu: O fascínio pelas raças continua a espantar-me, na medida em que um cão é sempre um cão. Interessa-me mais a personalidade que propriamente as características físicas, quando levadas ao exagero, pois claro, porque o tamanho, entre outros, deverá ser considerado aquando da escolha.
Cetina, ninguém tira o mérito aos SRDs. Se formos a uma competição de Agility, por exemplo, poderemos vê-los a competirem em igualdade de circunstancias com cães de raça e a terem muito bons resultados.
A meu ver, são os próprios donos dos SRDs que desvalorizam os seus canitos. São raros os que vão para uma escola de treino, por exemplo.
Mas isto falo em termos de competição canina.
Por outro lado, um cão é sempre um cão, mas mesmo em termos de tamanho, num SRD é dificil saber de que tamanho vai ficar...e não me venham com a historia das patas, porque já me passaram muitos srds pela mão e os que pareciam ir ficar pequenos muitas vezes ficaram médio/grandes e vice versa...a verdade é que um SRD é sempre um tiro no escuro, quer a nivel de tamanho, quer de caracter.
Quando se procura um cão com determinadas caracteristicas, a raça pode e deve ajudar nessa escolha. Por exemplo eu escolhi a raça Rottweiler por um conjunto de caracteristicas únicas que só encontro nessa raça. Da mesma forma que um cão desta raça com LOP me permite avaliar todo um conjunto de factores e assim saber o que vou provavelmnete encontrar naquele exemplar. Claro está que isto envolve um estudo aprofundado quer do criador, de outros exemplares daquela linha, dos seus pais, avós e todos os ancestrais...não é uma opção ou compra por impulso ou porque até acho os cães bonitos.
cetina Escreveu: A obsessão pela raça pura poderá, nalguns casos, relacionar-se com aspectos de estatuto e aceitação social o que não é o mais nobre dos motivos para se adquirir um animal de companhia e o resultado é perfeitamente visível nos canis das associações, onde animais de raça convivem com cães srd ou rafeiros, como prefiro... directo e sem pedantismos.
Sem duvida que sim. Mas quantas pessoas adoptam um SRD e depois o abandonam?? Se fosse possivel fazer uma estatistica, os SRDs ganhariam pois continuam a ser os mais adoptados e mais abandonados...
E para mim, isso é consequência não da raça do cão, mas da "raça" (leia-se ética, valores, civismo, educação, sensibilidade) de quem o adopta. e aí, infelizmente, não se vislumbram melhoras...
cetina Escreveu:
Neste ponto não posso sequer concordar...deixar que cães SRDs se reproduzam só vem aumentar o problema. É um erro e quem sofre são os cães...por cada um que vai parar a mãos conscenciosas muitos outros acabam mal tratados, na rua, abandonados...porque não correspondem á expectativas, porque deveriam ficar pequenos mas até ficaram grandes, porque os pais até eram meigos, mas por questões genéticas, demonstram agressividade ou falhas de caracter oriundas sabe se lá de onde porque não se sabe que sangue têm, etc etc etc...
cetina Escreveu:
Tenho grande consideração pelo "Arca de Noé", pelo que acredito que poderão ser o início da diferença... valorizar o animal em detrimento da raça. Não considerem estas afirmações como um manifesto "anti-raça" porque não é verdade, mas sim como uma forma de sensibilização positiva de alguém que observou http//www.lpda.pt/02companhia/adopcao4.htms

Um cão é sempre um cão. Mas há cães e cães. E se já nas raças há por vezes tantos problemas, quanto mais em cães sem raça e com cruzamentos duvidosos...Porque mesmo ni«uma mesma raça cada cão é um individuo único. Simplesmente na raça (se com LOP) conseguimos se nos dermos a esse trabalho, antever minimamente o que vamos ter em mão, num SRD isso é impossivel.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
O_CLONE
Membro Júnior
Registado: domingo set 12, 2004 12:23 am

domingo set 19, 2004 9:24 pm

Não querendo desvirtuar esta sondagem, parece-me (e não só a mim) que faltam aqui muitas raças o que é obvio pois mesmo que possível, sería quase impraticável por aqui todas as raças.

Parece que 10 é o nº máximo de opções.

Sugestão: fazer uma sondagem diferente para cada grupo de raças, apurar os melhores de cada grupo e fazer com estes uma sondagem final... é possível? É interessante?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 9:36 pm

O_CLONE Escreveu: Não querendo desvirtuar esta sondagem, parece-me (e não só a mim) que faltam aqui muitas raças o que é obvio pois mesmo que possível, sería quase impraticável por aqui todas as raças.

Parece que 10 é o nº máximo de opções.

Sugestão: fazer uma sondagem diferente para cada grupo de raças, apurar os melhores de cada grupo e fazer com estes uma sondagem final... é possível? É interessante?
Claro que é possivel, se você criar 10 sondagens diferentes e as contabilizar. Sem ofensa, mas isso já é uma amostragem elevada :D
Responder

Voltar para “Cães”