Bem, Sealords, os bob's são realmente espectaculares em todos os aspectos que refere, mas de facto há raças que na cabeça das pessoas são "préconcebidas" para os trabalhos de busca... e cá vamos nós de novo á discussão.
Agarrando no que diz, eu também pergunto porque n usam bob's? ou serras de aires como outra forista diz... penso que resposta está algures no mesmo sitio onde está a formação de pessoas dentro dos parques naturais (aquelas que vivem mesmo lá) e que em situação de crise podem dar a primaira intervenção.
Outro problema é que como é algo novo é olhado com desconfiança. Teria que me alargar bastante, mas repare no problema
- Voluntário geralmente tem o seu trabalho e as brigadas só saem com os respectivos tratadores o que nem sempre é possivel porque as pessoas estão a trabalhar a milhas de distância. Investimos ou não investimos?
Investimos sim, mas com algum medo que é o que acontece lá para os meus lados... para mim deveria existir uma estrutura como a que existe na américa e já referida pela Isabel....
As pessoas treinam os cães (criar condições juridicas e financeiras para que tal aconteça) e são chamados quando são necessários.... resolviamos o problema da distribuição geográfica, o problema do profissionalismo porque geralmente criadores aderem a estas coisas, veterinários aderem e outras pessoas também.
Só para terminar (que já me alarguei), nem todos os cães servem para busca... numa ninhada de labradores pode nem se aproveitar nenhum... há factores externos ao animal e outros internos.
Mas porque não ver um dia os bob's e serras de aires em buscas? e outras raças...
temos de certa forma é que mudar a mentalidade de quem regulamenta.
Cães de Busca nos Bombeiros
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Exactamente Isabel, não podia estar mais de acordo. mas infelizmente em portugal faz-se criação por fazer, seleciona-se em função do mercado e não da raça e a sua funcionalidade...Pedra Escreveu: Ana, isso era muito bom mesmo. Resta saber se ha gente interessada, mas só o facto de alguém se disponibilizar já é muito bom.
Nynf, basicamente concordo consigo, mas o que me preocupa essencialmente é a selecção com base no mercado e não a selecção. com base nas caracteristicas naturais das raças.
E exemplos desses temos muitos. Claro que conta muito o dono, mas também acredito que se o cão não tiver a "tal coisa", com dificuldade lá chegará.
Isabel
Não estou a dizer que são todos os criadores, mas infelizmente ...
São situações que me irritam e revoltam...ver cães que são excelentes exemplares quer em termos morfologicos quer de caracter (leia-se funcionalidade) em mãos de pessoa que não se dão ao trabalho de investirem neles em termos de trabalho, e ver péssimos exemplares a proliferarem que nem cogumelos... e ver cães que até têm lá uma estrelinha a puxar numa determinada direcção, mas que os donos emburraram para outra oposta e lá temos mais um cão que poderia ser muito bom num tipo de funcionalidade a arrastar-se miseravelmente numa outra qualquer...
Enfim...é triste.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
Também acho! 100% focado no seu objectivo.ana_link Escreveu: Um aparte, mas deixem puxar a minha sardinha, o Serra de Aires a fazer uma busca é um espectáculo. ignora tudo o resto e é incansável...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
aparecem donos de cães, que achando, que se aqueles estão na agua, os meus também podem, e os soltam e interrompem a prova. Quando os nossos cães, que andam á trela, são montados pelos caes do visitantes, porque estão com carencias [/quote]
Que querem a minha cadela tem sex apeal! :p
Agora a falar a sério, essa situação foi muito triste o sr estava ao meu lado encostado ao cão, a minha estava encostada a mim à trela enquanto eu observava a prova. O cão dá-lhe uma travadinha e monta.me a cadela com um violencia tal q até e mim me aleijou. Era a minha cadela a ganir e eu a tentar tirar o cão de cima dela, o sr ria-se. Eu passei-me, a minha cadela gania e ele n fazia nada!!! De braços cruzados a partir a moca a rir!
A minha cadela não estava em cio, nem de perto nem de longe.
Eu exigi ao sr que retirasse o seu ANIMAL de cima da minha cadela! E aí deixou de se rir e veio ajudar.
FOi o mesmo dono q no meio de uma prova importante, larga o cão no meio da prova porque o cão tb tem direito, e estragou o trabalho daquele dono que se levanta todos os dias às 5 da manhã para ir treinar com o cão para a praia, e que depois vai trabalhar até ás 8 ou 9 da noite!
E enquanto isto a dona do cão esteve a inspecionar a minha cadela para ver se eu tirava os pelos dos ouvidos!
Não há paciencia!
Isabel
aparecem donos de cães, que achando, que se aqueles estão na agua, os meus também podem, e os soltam e interrompem a prova. Quando os nossos cães, que andam á trela, são montados pelos caes do visitantes, porque estão com carencias [/quote]
Que querem a minha cadela tem sex apeal! :p
Agora a falar a sério, essa situação foi muito triste o sr estava ao meu lado encostado ao cão, a minha estava encostada a mim à trela enquanto eu observava a prova. O cão dá-lhe uma travadinha e monta.me a cadela com um violencia tal q até e mim me aleijou. Era a minha cadela a ganir e eu a tentar tirar o cão de cima dela, o sr ria-se. Eu passei-me, a minha cadela gania e ele n fazia nada!!! De braços cruzados a partir a moca a rir!

A minha cadela não estava em cio, nem de perto nem de longe.
Eu exigi ao sr que retirasse o seu ANIMAL de cima da minha cadela! E aí deixou de se rir e veio ajudar.
FOi o mesmo dono q no meio de uma prova importante, larga o cão no meio da prova porque o cão tb tem direito, e estragou o trabalho daquele dono que se levanta todos os dias às 5 da manhã para ir treinar com o cão para a praia, e que depois vai trabalhar até ás 8 ou 9 da noite!
E enquanto isto a dona do cão esteve a inspecionar a minha cadela para ver se eu tirava os pelos dos ouvidos!

Não há paciencia!
Isabel
-
- Membro Veterano
Sim. Mas só passada a tempestade, porque no dia pouca ou nenhuma graça eu achei.
Acho tb q o dono do cão q estava a concorrer ainda hoje n se deve rir.
Acho tb q o dono do cão q estava a concorrer ainda hoje n se deve rir.

Não vejo porque deve chorar, em vez de pontuação para exc. teve pontuação para muito bom (o cão distraiu-se com o congenere, e não devia). Uma questão de se praticar e treinar com outros cães á roda e a tentarem surfar ao mesmo tempo.
Acontece... são ossos do oficio.
Isabel

Isabel
-
- Membro Veterano
Não vejo porque deve chorar, em vez de pontuação para exc. teve pontuação para muito bom (o cão distraiu-se com o congenere, e não devia). Uma questão de se praticar e treinar com outros cães á roda e a tentarem surfar ao mesmo tempo.
Isabel
[/quote]
Não disse q estaria a chorar, mas que é chato é.
Claro q é uma questão de praticar com distrações, mas para um dono que nunca teve um cão na vida sem saber absolutamente nada antes de ter cão, mudar o ritmo de vida adaptar para mais o treino do cão (sim sei que é um prazer e n sacrificio), ver o treino não ter o resultado desejado, por causa da ajuda de um penetra...
Fica para a próxima...

Isabel
[/quote]
Não disse q estaria a chorar, mas que é chato é.
Claro q é uma questão de praticar com distrações, mas para um dono que nunca teve um cão na vida sem saber absolutamente nada antes de ter cão, mudar o ritmo de vida adaptar para mais o treino do cão (sim sei que é um prazer e n sacrificio), ver o treino não ter o resultado desejado, por causa da ajuda de um penetra...
Fica para a próxima...