Aquário novo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

terça set 21, 2004 6:06 pm

Olá... eu tenho uma tartaruga (corcunda do mississipi), tem cerca de 1 ano e meio. Ela estava num aquário k já era pequeno para ela.. Agora comprei-lhe outro, já tem muito espaço. coloquei um filtro, um aquecedor, e umas plataformas improvisadas. O problema está mesmo aqui, alguem tem ideias para as plataformas?! Não consigo encontrar plataformas à venda em lado nenhum. javascript:emoticon(':(')
Sad
Só mais uma coisa, o cloro faz mal ou não às tartarugas?!

Beijinhos
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

quarta set 22, 2004 10:38 am

Olá fuega,

De facto, não se encontram à venda plataformas para aqua-terrários de tartarugas.

Aquilo que podes fazer é comprares acessórios de decoração: troncos, pedras (mas aviso já que são de preço elevado).

A opção mais barata é arranjares tudo isso na natureza.

Por exemplo, troncos e cascas de árvores (cortiça) precisam de um tratamento especial. Têm de estar submersos durante alguns meses em água salgada. Depois há que fazer umas lavagens desses troncos para que deixem progressivamente de tingir a água de castanho.

Quanto às pedras, as melhores são as de origem vulcânica, pois são leves. Tens é de ter o cuidado de eliminar pontas aguçadas para a tartaruga não se magoar. Cuidado ao colocá-las. Deves assegurar que não haja risco de desmoronamento para não magoar ou "esmagar" a tartaruga.

Por outro lado, podes improvisar e construir uma plataforma à medida do teu aqua-terrário. Vê o exemplo desta plataforma que construí.

Imagem

Imagem

Comprei o acrílico, mandei cortar e colei eu mesmo em minha casa.

Se reparares, a base é mais larga para permitir um maior apoio no aquário, não sendo assim preciso pesos para a segurar.

Os 3 apoios estão estrategicamente colocados de modo a haver equilíbrio na distribuição do peso e também para permitir a inclusão de um filtro e de um termostato de cada um dos lados. Repara que os cantos foram cortados para permitir a passagem dos fios e tubos necessários.

Vê as minhas tartarugas no meu album ( http://arcadenoe.clix.pt/album.php3?op= ... user=29001 ) para perceberes porque decidi fazer esta plataforma. Já são grandes e precisam de espaço para todas elas quando saiem da água.

Todavia, a relva sintética confunde as tartarugas que a tentam comer. Por isso mesmo, fui obrigado a arrancá-la. Agora, estou a tentar solcionar o problema com tiras muito finas de madeira, arame ou pedras rasas.

Espero ter-te sido útil.

P.S: O cloro, que eu saiba, também faz mal às tartarugas. A melhor solução passa por colocar aquelas tabletes de cálcio à venda nas lojas da especialidade com a forma de tartarugas.
Cumprimentos, Carlos
fuega
Membro Veterano

quarta set 22, 2004 12:07 pm

obrigado Jah,

eu fiz umas plataformas em cortiça mas deixam sair pequenos bocadinhos delas (de cortiça), não sei se será por não lhes ter dado nenhum tratamento... apenas as lavei com uma máquina de pressão para tirar o lixo que estava preso.

estou a ter é algumas dificuldades para as prender ao aquário.
Quanto ao cálcio está sempre disponível, só não sabia que ele solucionava o problema do cloro...
beijinhos
Obrigado pela sugestão.
jah
Membro
Registado: sexta mai 14, 2004 2:07 pm
Localização: 3 tartarugas com 10 anos (1 casal de pseudemys concinna hieroglyphica e 1 pseudemys peninsularis), 8
Contacto:

quarta set 22, 2004 1:47 pm

Uma solução para prenderes a cortiça é esta:

Um amigo meu de um outro forum de tartarugas (não posso revelar o nome por questões éticas) construiu este aquário:

Tenta perceber como é que ele as conseguiu fixar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Também poderás colar uma placa de vidro como esta figura.
O incoveniente é dificultar um pouco as operações de limpeza:

Imagem

Boa sorte!
bjs
Cumprimentos, Carlos
fuega
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 4:17 pm

Jah,

obrigado pela ajuda... a ideia da tua plataforma é mt fixe... tb vou fazer uma em acrílico, vou por uma rampa ou duas e em princípio não vou colar nada porque o acrílico tem umas saliências que eu penso k serão suficientes para k ela n escorregue e consiga subir facilmente.

Logo vou mandar fazer a plataforma, conto já a ter para o fim de semana, depois ponho aki as fotos.

bjnhs.
MilaeMigas
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2002 10:02 pm
Localização: 2 gatos : Nina e Migas, em casa da minha mãe a Mila (Gata) e a Becas (Cão)

sexta set 24, 2004 6:14 am

olá

deve-se aguardar 24 horas antes de colocar as tartarugas no aquário or causa do cloro da água.
MilaeMigas
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2002 10:02 pm
Localização: 2 gatos : Nina e Migas, em casa da minha mãe a Mila (Gata) e a Becas (Cão)

sexta set 24, 2004 6:16 am

olá

deve-se aguardar 24 horas antes de colocar as tartarugas no aquário or causa do cloro da água.
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”