FBC Escreveu:
Eu defendo o Touro Bravo e penso que a unica maneira de o manter é a tourada, no entanto sou de acordo que se pense numa forma de tourada menos cruel para o touro. Caso se continue com esta forma de tourada defendo, vivamente, que todos os touros, em todo o país, sejam de morte e penso que se os defensores dos animais não fossem hipocritas defenderiam o mesmo.
As pessoas não pensam verdadeiramente nos sentimentos e sofrimento dos animais, pensam é nos delas são contra os touros de morte, porque são muito sensiveis e chocam-se com o espectaculo, mas depois quando o touro está a agoniar no curral já ninguem vê.
Do ponto de vista do touro a melhor tourada que existe em Portugal é a de Barrancos mas por hipocrisia é a mais atacada.
Acho que é pretensioso da nossa (humanos) parte preservar determinado animal ou espécie só para nosso puro divertimento. Será que um touro bravo não pode ser preservado só por si, como espécie animal? Não pode, pura e simplesmente, viver no pasto? Porquê?
Por essa ordem de ideias não precisamos de outros animais, uma vez que não nos dão rendimento. Estou a pensar, por exemplo, no lobo. Para quê preservar o lobo, se ele não nos serve para nada e só dá prejuízo?
Para quê preservar o lince? E o tigre?
Acreditem que o argumento que mais me irrita é esse. Sem as touradas não havia touros! Por favor!
O que está aqui em causa é o lado preverso e desumano das pessoas, que sentem prazer em ver o sofrimento de outro ser. Não é muito diferente dos campos de prisioneiros onde são praticadas torturas a seres humanos só por prazer! (lembrem-se do recente caso do Iraque!)
Não me venham falar em tradição, festa, luz, etc! É um momento (não lhe chamo espectáculo porque, para mim, esta palavra tem um significado positivo) de tortura, pura e simples! Não vejo como podem ter prazer em ver um animal sofrer.
Seria melhor rebuscar as lutas de gladiadores, ao menos aí eram dois seres da mesma espécie que se combatiam. Gostava de saber qual a opinião dos aficionados acerca das arenas romanas, em que homens eram lançados às feras. Então? Era justo, e bonito, não?
Acreditem que o que menos me custa é a morte do touro na arena, até porque me recuso a ver um só segundo dessa atrocidade (tourada em geral, não a de morte); como já disse, isso é o melhor que lhe pode acontecer depois da tortura a que foi submetido. O que me faz confusão nas touradas de morte é o prazer sádico que alguém pode ter ao ver morrer um animal daquela maneira.