Paulo Caetano volta a atacar ... agora em livro! Mais animais perigosos ....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 3:11 pm

MDogster Escreveu: 4patas,

Quem vê a entrevista e lê:
...quisemos que o livro mostrasse mamíferos – predadores, voadores e herbívoros –...
dá a ideia de que há mais do que um mamífero voador. A não ser que ele esteja a considerar o cabrito montês quando escorrega ou o esquilo planador que não existe por estes lados, mamífero voador só existe de facto o morcego.
Será que o Paulo Caetano se considera um mamífero alado?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

quinta set 23, 2004 3:12 pm

MDogster Escreveu: 4patas,

Quem vê a entrevista e lê:
...quisemos que o livro mostrasse mamíferos – predadores, voadores e herbívoros –...
dá a ideia de que há mais do que um mamífero voador. A não ser que ele esteja a considerar o cabrito montês quando escorrega ou o esquilo planador que não existe por estes lados, mamífero voador só existe de facto o morcego.
;)
4patas
Membro Júnior
Registado: quinta abr 18, 2002 5:19 pm

quinta set 23, 2004 3:14 pm

Sinceramente ... antes de criticar, gosto de ler e de me informar. Críticas baratas, preconceituosas ou sem fundamento, não ... estaria ao nível dos outros e prefiro fazer a diferença ... daí ter procurado materiais sobre o livro.

Mas, ao ler os últimos posts, assaltou-me uma dúvida: não percebi isso do morcego. Li a entrevista e percebi que o livro tem capítulos sobre várias espécies de animais em perigo de extinção, como o urso, o lince, o lobo, aves de rapina .... e também morcegos. Mas não percebi a "boca" dos morcegos, morcegos, morcegos .... deve ser falha minha ....
4patas
Membro Júnior

quinta set 23, 2004 3:25 pm

Hum ... a polémica é irrisória ... mas, de facto, não existe apenas um morcego. Só na Península Ibérica vivem várias dezenas de morcegos( sim, no plural), como o morcego de ferradura, morcego arborícola pequeno, morcego rabudo, morcego lanudo, morcego de franja, morcego anão ... e no resto do mundo, então a lista deve ser bem maior ... se ele fala de mamíferos voadores ... está a falar das várias espécies de morcegos ... não vejo o crime .... Não haverá nada de mais substancial que mereça crítica? ...
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta set 23, 2004 3:32 pm

4patas, nesse caso o melhor amigo do homem são os cães.

Eu sei que a implicação é num pormenor irrelevante e muito provalvelmente nem aconteceria se o homem não tivesse antecedentes.
4patas
Membro Júnior

quinta set 23, 2004 4:14 pm

O cão é uma espécie, apesar de existirem várias raças. A sua designação cientifica é apenas uma! Já os morcegos, incluem-se em várias espécies, cada uma delas com uma designação científica (em latim) própria, distribuídos por várias famílias e incluídos numa mesma ordem! ... O uso do plural está correcto ... porque não existe um morcego, mas vários! Ao contrário do cão ou do gato doméstico ou do burro doméstico ... aí só existe uma única espécie! No caso do gato, por exemplo, existem duas espécies: a doméstica (sempre a mesma designação em latim, qualquer que seja a raça) e a selvagem (Felis silvestris) ...
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta set 23, 2004 4:22 pm

o que mais irrita é a facilidade com que hoje qualquer um escreve um livro!! É por isso que a cultura hoje vale muito pouco!
Hoje fiquei a par das "personagens" que vão para a Quinta das Celebridades, vai uma aposta que quando aquela porcaria acabar vamos ter mais uns quantos livros a "saírem"? Mas a TVI para mim não conta mesmo, nunca vejo nada nesse canal e agora tenho mais um bom motivo para continuar a não ver!!

Fiquem tão bem, quanto possível! ;)
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta set 23, 2004 4:27 pm

Jordan, já que falou na Quinta dos Desconhecidos que Querem ser Conhecidos...

Parece que numa edição desse programa noutro país, as "celebridades" dentro da casa deixaram morrer os animais que tinham a seu cargo por negligência: não os alimentavam, não lhes davam água, simplesmente não tratavam deles. Penso que isso gerou polémica no país em questão (penso que foi na França, mas...).

Não sei se é verdade mas, caso seja, espero que o panorama não se repita cá. É uma atrocidade. :(
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta set 23, 2004 4:35 pm

4patas Escreveu: O cão é uma espécie, apesar de existirem várias raças. A sua designação cientifica é apenas uma! Já os morcegos, incluem-se em várias espécies, cada uma delas com uma designação científica (em latim) própria, distribuídos por várias famílias e incluídos numa mesma ordem! ... O uso do plural está correcto ... porque não existe um morcego, mas vários! Ao contrário do cão ou do gato doméstico ou do burro doméstico ... aí só existe uma única espécie! No caso do gato, por exemplo, existem duas espécies a doméstica (sempre a mesma designação em latim, qualquer que seja a raça) e a selvagem (Felis silvestris) ...
:oops: Ainda bem que não fui que escrevi a piada... ;)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 23, 2004 4:55 pm

Infelizmente esse senhor já nos prendou com a sua ignorância e falta de educação, por várias vezes. Recordo-me ainda de uma troca de emails que houve entre essa criatura e elementos aqui do fórum, e diga-se que o nível dos últimos emails escritos por esse mamífero já andava pelas ruas da amargura.
4patas Escreveu: Hum ... a polémica é irrisória ... mas, de facto, não existe apenas um morcego. Só na Península Ibérica vivem várias dezenas de morcegos( sim, no plural), como o morcego de ferradura, morcego arborícola pequeno, morcego rabudo, morcego lanudo, morcego de franja, morcego anão ... e no resto do mundo, então a lista deve ser bem maior ... se ele fala de mamíferos voadores ... está a falar das várias espécies de morcegos ... não vejo o crime .... Não haverá nada de mais substancial que mereça crítica? ...
4patas, certamente que existem várias espécies de morcegos na Península Ibérica, mas continuam a ser Morcegos, um único tipo de Mamífero! No então, a frase leva a supor que existem mais tipos. Exemplificando: quando dizes que vais falar de predadores, é esperado que fales de vários tipos de predadores e não do Urso Preto, do Urso Pardo e do Urso Solar. Pois apesar de todos serem predadores falaste apenas de um predador que é o Urso, por muito diferentes que sejam os seus hábitos.

Mas tens razão, a critica é sem dúvida frívola, mas tal como disse não me apeteceu descascar a entrevista (e muito menos sequer pegar no livro). No entanto este tipo de frases/comentários é aquilo que eu tenho observado vindo desse senhor. Os seus artigos demonstram um conhecimento altamente superficial, que não resiste a uma análise mais profunda. O pior é que essa superficialidade leva-o a tirar conclusões perfeitamente absurdas (isto para não usar outros adjectivos). Infelizmente existe muita gente com ainda menos conhecimentos que ele e que quando lêem os seus artigos assumem nos como verdades absolutas e nem sequer se dão ao trabalho de questionar o que lêem (mania das pessoas de acharem que pelo facto de algo estar em papel é porque é verdadeiro e correcto). Podes-me certamente perguntar porque é que isso me incomoda, e eu digo-te: Eu vivo em sociedade (e gosto) e por tal tenho de conviver com essas pessoas no dia-a-dia e dá-me uma grande canseira ter de andar sempre a explicar-lhes os absurdos daquilo que lêem, porque infelizmente não é só este senhor a escrever disparates, há muitos mais por ai.
n31
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 5:39 pm

quinta set 23, 2004 5:16 pm

4Patas.

Embora de facto existam várias espécies de morcegos, no caso dos canideos também existem pelo menos 3 espécies independentemente de serem domésticas ou não: [i]cannis latrans; cannis lupus; e cannis familiaris[/i] Dentro de cada um destes existem as chamadas raças.

É normal que nos morcegos existam várias espécies, mas não deixam de ser os Morcegos (no geral) os únicos mamiferos alados.

O livro que é referido no inicio do tópico resulta de uma tentativa de alguém que não consegue separar a realidade da sua própria cultura ou seja... o biólogo explica aspectos que o Senhor autor em questão deturpa segundo a sua leitura (por vezes errada) do assunto.

Para não batermos sempre nos cães ~"perigosos" vemos por exemplo os Lobos... são animais que atacam realmente criação quando estão com fome, raramente atacam o homem a não ser que sejam confrontados com este ou em alcateia. Ora, o homem também contribui para que isto aconteça, destruindo habitats e matando caça que tem em como com o lobo.

Daqui até o Senhor autor do livro chamar besta a tudo o que desconhece ja vai um grande passo. realmente não se deve tomar em conseideração a "obra" desta personagem.

Eduardo Fernandes
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 23, 2004 5:41 pm

4patas Escreveu: O cão é uma espécie, apesar de existirem várias raças. A sua designação cientifica é apenas uma! Já os morcegos, incluem-se em várias espécies, cada uma delas com uma designação científica (em latim) própria, distribuídos por várias famílias e incluídos numa mesma ordem! ... O uso do plural está correcto ... porque não existe um morcego, mas vários! Ao contrário do cão ou do gato doméstico ou do burro doméstico ... aí só existe uma única espécie! No caso do gato, por exemplo, existem duas espécies a doméstica (sempre a mesma designação em latim, qualquer que seja a raça) e a selvagem (Felis silvestris) ...
ups…

Lamento, mas o cão não é uma espécie. Desde 1993 que é considerado uma subespécie (Canis lupus familiaris ), a sua espécie é Canis lupus também conhecida como Lobo Cinzento. Essa espécie detêm outra subespécie que é o Dingo (Canis lupus dingo ), tudo isto debaixo do Género Canino (Canis ) que engloba Cães, Lobos e Chacais e por sua vez na família Canina (Canidae ) que acrescenta mais uns géneros que incluem os Coiotes e as Raposas.

O uso do plural estará tão correcto ou errado aplicado a morcegos como a cães. Isto porque se eu estiver em discurso informal (ou leigo) se me referir a cães todas as pessoas vão assumir o Canins Lupos Familiaris e ninguém vai confundir com os Dingos, apesar destes também serem cães (ou canídeos), da mesma forma, se eu disser morcegos toda a gente assume a ordem dos Chiroptera que engloba todos os morcegos indiferentemente da sua família e espécie em particular.
Se por outro lado eu estiver num discurso mais formal (ou cientifico) Cães refere-se à Espécie Canis Lupos e Morcegos à ordem dos Chiroptera, por tal o resultado é o mesmo! Mamíferos Voadores há só um: Morcegos (Ordem dos Chiroptera)
ladynicas
Membro
Registado: segunda set 13, 2004 2:14 pm

quinta set 23, 2004 5:46 pm

Bem este tópico tá super culto :lol: :lol: :lol: :lol:

Sónia
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 8:35 pm

Ora, ninguém tem nada pessoal contra Paulo Caetano.

O que tem é contra o facto de ele ter feito alguams entrevistas em que deturpava, segundo foi escrito por alguns dois entrevistados pessoalmente aqui na arca, o sentido das afirmações, contribuindo para o adensar da paranóia contra determinadas raças de cães numa altura em que a "lei infame " ainda estava em discussão.

Coincidentemente depois disso surgiu aqui um tal de ÀGUIA ( lembram-se) que se meteu a defender o Paulo Caetano aqui caído do ciberespaço...

Devo confessar que sempre que ele assina um artigo sobre animais, nomeadamente cães, tenho receio do que vai sair...

Daí que esse livro de férias nãome atrai minimamente, porque se fôr tão correcto como os artigos dele sobre cães ditos perigosos...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 9:40 pm

n31 Escreveu: Que situação!

Acho que pelo chorilho de bacoradas que esse senhor escreve deve ser tomado como referência contemporânea de como alguém que não vê um boi à frente sobre o que escreve, manda bitaques.

Mas isso começa a ser normal nos escritores pseudoentendidocatedráticosdamularussa.

eduardo fernandes
Bem... Quanto ao Sr Paulo Caetano nos artigos da Focus, já toda a gente sabe da treta que é.

Agora nesta entrevista, não vejo nenhum "chorrilho de bacoradas" ... ou ando distraido? :o :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”