Racismo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

quinta set 23, 2004 6:31 pm

repetida
Última edição por icvcabral em quinta set 23, 2004 6:40 pm, editado 2 vezes no total.
icvcabral
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 6:32 pm

repetida
icvcabral
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 6:47 pm

aisd Escreveu: Ás vezes é mais fácil amar os desgraçados que os felizes.

Justamente por sentirmos que, de certa maneira, estamos a diminuir a injustiça e a dor neste mundo.

Necessário é que estas opções se façam com a mesma consciência com que se compra um cão ou se adopta um bébé numa associação.
Não se deve fazer isto por autopromoção - eu sou tão boazinha - ou por impulso - ai, coitadinho... - mas de olhos bem abertos.
Com vidas há que ir até ao fim.
Não há cá meias tintas.
Não podia concordar mais. Disse exactamente o que penso, muito melhor do que eu, aliás! :)
icvcabral
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 6:47 pm

repetida GRRR que isto está difícil :evil:
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 8:28 pm

Petsss Escreveu: Aqui vai a resposta pedida todos os dias, sem excepção, sinto que faço um ser feliz. Sempre que consigo que o meu cãozinho ultrapassa mais um dos seus medos (não sei até que ponto é que ele foi maltratado), ou sempre que olho para ele, e que à sua maneira me tenta recompensar pela vida que tem presentemente, sempre que o vejo feliz, eu também me sinto mais feliz.
Será que a minha resposta foi explicita?
Até foi, mas isso sente-se com qualquer cão,seja de raça ou não, seja adoptado ou não. O acto de fazer uma boa acção implica também a humildade de não se sentir melhor por a fazer.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta set 23, 2004 9:51 pm

Desde miúda que sempre gostei de animais, menos de aranhas (até me arrepiei :lol: )

Custa-me ver cães abandonados, mas como aqui alguém da arca diz (e bem), pensa com a cabeça não com o coração.

Neste momento é me impossível ter mais cães, tive durante uns tempos em minha casa uma perdida (encontrei a dona) e bem sei o que me custou.

Adoro a raça Dogue de Bordéus, tenho uma cadela desta raça porque ponderei muito a altura de a adquirir, fi-lo conscientemente e porque quis, não por obrigação ou por causa dos erros dos outros.

Ah, não foi por status ou snobismo, até porque a maior parte das pessoas não conhece a raça e pensa que tenho uma cruzada qualquer, ou acham-na horrorosa (como podem achar isto da cadela mais lindona que há)

Tenho também um Husky, com uns anitos já, que também comprei.
Na minha opinião o abandono dos Huskys, deve-se em grande parte, há falta de informação das pessoas que os adquiriram em relação ao seu temperamento e às bestas (desculpem o termo) que quiseram ter dinheiro fácil, era tirar e meter outros no forno.

Parvoices, vêm-se tanto nos detentores de cães de raça como de rafeiros, para mim são todos iguais enquanto animais, tendo no entanto o direito à minha opinião pessoal quanto ao gosto por determinada raça.

Adoro os meus cães, porque são meus, para mim isso faz deles os melhores cães do mundo.
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

sexta set 24, 2004 9:45 am

Até foi, mas isso sente-se com qualquer cão,seja de raça ou não, seja adoptado ou não. O acto de fazer uma boa acção implica também a humildade de não se sentir melhor por a fazer.
[/quote]

Sem resposta. Sabe que o facto de participar não se prendeu com a necessidade de ter aconselhamento ou qualquer julgamento. Simplesmente dei a minha opinião, de uma forma emocional, sem julgar ou opinar sobre a opinião de outros.
A humildade passa por não acharmos que podemos opinar sobre as opiniões ou sentimentos dos outros por dá cá aquela palha, tendo sempre presente a ideia que não somos detentores da sabedoria e do conhecimento total.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 24, 2004 10:08 am

VascoV Escreveu: O acto de fazer uma boa acção implica também a humildade de não se sentir melhor por a fazer.
Francamente, esta frase não me faz sentido. Se ao praticar uma boa acção, um indivíduo não se sentir melhor, não há nada que o impila a fazê-lo. E também não me parece que isso tenha a ver com humildade.

adenda
... a não ser que esse "melhor" esteja a ser usado num sentido comparativo (melhor do que os outros).
Última edição por MDogster em sexta set 24, 2004 12:39 pm, editado 1 vez no total.
Petsss
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 11:05 am

Seria tudo tão mais fácil se fossemos tudos um bocadinho mais voluntariosos e caridosos...
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta set 24, 2004 2:04 pm

MDogster Escreveu:
VascoV Escreveu: O acto de fazer uma boa acção implica também a humildade de não se sentir melhor por a fazer.
Francamente, esta frase não me faz sentido. Se ao praticar uma boa acção, um indivíduo não se sentir melhor, não há nada que o impila a fazê-lo. E também não me parece que isso tenha a ver com humildade.

adenda
... a não ser que esse "melhor" esteja a ser usado num sentido comparativo (melhor do que os outros).
Acho que aquilo que o Vasco estava a tentar dizer, é que se tu fazes uma boa para te sentires melhor, então o teu motivo é egoísta (TU sentes-te bem). Ao contrário de uma boa acção que é feita independentemente de te sentires melhor ou pior. Ou seja é feita para que o outro se sinta melhor e mais nada.

Como tu disseste e bem
MDogster Escreveu: Se ao praticar uma boa acção, um indivíduo não se sentir melhor, não há nada que o impila a fazê-lo.
Por isso, uma boa acção que não traz satisfação a quem a faz, é feita por pura empatia ou vontade de ajudar e não por um motivo egoísta (mais ou menos consciente).
Petsss
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 2:10 pm

Está complicado...será que não podemos ficar felizes ou sentirmo-nos de bem com a vida com o resultado final de uma "boa" acção???!!!???
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

sexta set 24, 2004 2:46 pm

Entramos no campo da dialéctica.
Claro que quem pratica uma boa acção, fica feliz por tê-lo feito.
Alguem ou alguma coisa vai sair, obviamente, beneficiado.

Nos exemplos em que se estava a trabalhar, é obvio que quando adoptamos um animal doente ou deficiente, sentimo-nos bem porque sabemos pertencer a um conjunto (mais) restrito de pessoas que teriam "coragem de o fazer". E um acto de coragem é sempre de louvar...ou não?????
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta set 24, 2004 2:47 pm

Toda a minha vida tive animais, dos 4 aos 32, todos foram tirados da rua, nunca comprei nenhum.....

Não critico ninguem que compre, porque o deveria fazer?

Continuo a achar que o que realmente importa são os animais....

(Eu até fazia funerais ás formiguitas, com direito a campa e uma cruzita com um fosforo)

:roll: Estará um pouco fora do contexto? Provavelmente... Mas senti necessidade de o dizer.....
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta set 24, 2004 2:59 pm

Aragao Escreveu: Por isso, uma boa acção que não traz satisfação a quem a faz, é feita por pura empatia ou vontade de ajudar e não por um motivo egoísta (mais ou menos consciente).
Aragão, acho que isso não existe. Uma boa acção traz sempre satisfação a quem a pratica.
O que poderia estar em causa seria o motivo. Ou seja, praticar a boa acção "apenas" porque o faz sentir melhor. E mesmo assim, essa satisfação acabaria sembre por ser derivada da satisfação causada ao objecto da tal boa acção e aí entramos no chamado círculo vicioso (ou é "ciclo"?)...
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda set 27, 2004 4:58 pm

MDogster Escreveu:
Aragao Escreveu: Por isso, uma boa acção que não traz satisfação a quem a faz, é feita por pura empatia ou vontade de ajudar e não por um motivo egoísta (mais ou menos consciente).
Aragão, acho que isso não existe. Uma boa acção traz sempre satisfação a quem a pratica.
O que poderia estar em causa seria o motivo. Ou seja, praticar a boa acção "apenas" porque o faz sentir melhor. E mesmo assim, essa satisfação acabaria sembre por ser derivada da satisfação causada ao objecto da tal boa acção e aí entramos no chamado círculo vicioso (ou é "ciclo"?)...
Não necessariamente, já por vezes fiz “boa acções” em que eu não queria fazer. Um exemplo típico é tu teres um jantar de amigos marcado e um amigo teu pede-te que o faz ajudar a mudar de casa! A boa acção é realizada, mas tu ficas “triste” porque preferias ir ao jantar. (isto é um apenas um exemplo e nada mais!!)

Existem pessoas (sim, conheço algumas, infelizmente) que aquilo que lhes dá prazer é fazer as tais boas acções. São actos egoístas, já que essas pessoas estão-se a “marimbar” para o facto de as outras pessoas se sentirem melhor, o que lhes interessa é a sensação que ficam de “terem feito um boa acção!”.
Responder

Voltar para “Cães”