Olá a todos:
O vosso apoio mesmo sem compreender as nossas razões a 100% mas mesmo assim aceitando-as é para mim e tenho a certeza que para toda a comunidade furónica muito gratificante e por isso o nosso muito obrigada.

A petfil foi uma oportunidade muito boa para a nossa causa... Sem duvida que sentimos que não tivemos mãos a medir e foi louvável a quantidade de pessoas de entidades oficiais, os jornalistas, os veterinários e lojas de animais que tambem se interessaram pela nossa causa e assinaram a nossa petição... Foi um fim de semana em cheio, ficámos exaustos mas muito gratos!
Há bastante tempo que queriamos legalizar a nossa associação, mas por questões de tempo e até mesmo financeiras estávamos à espera de uma altura melhor... A Petfil deu-nos sem duvida um alento moral para regularizarmos as coisas e todos os participantes do stand 33 usaram com muito orgulho a t-shirt que nos identificava... Os sorrisos, esses foram sempre muito naturais... Todos nós acreditamos muito nesta causa e até tivemos um membro que se deslocou expressamente da Madeira para Lisboa para vir recolher assinaturas.
Brincamos sim, sobre o facto de vivermos na ilegalidade... Mas às vezes é necessario sentido de humor para encararmos aquilo que mais nos incomoda e sem duvida que nos incomoda muito vivermos nesta realidade dos furões de estimação em Portugal... O receio de que um dia as autoridades confisquem estes baixinhos fedorentos e bem-dispostos que cohabitam connosco é um sentimento pelo qual passo todos os dias... Se Portugal assina em Bruxelas documentos em que aceita o furão como animal de estimação, tambem tem de dar a oportunidade aos furões nacionais de serem animais de companhia... Com todos os direitos que os furões merecem.
Na Fil, deparámo-nos com a realidade de que todos os conhecem como animais para serem instrumentos de caça... E com o horror de nos contarem como são abatidos no fim da época porque é mais fácil arranjar um novo do que os manter até à proxima abertura da caça. Mas tambem falámos com muitas pessoas que têm furões como animais de estimação e que não sabiam que eram ilegais, ou que sabem e por isso os escondem e nem os vacinam ou têm acompanhamento veterinário em caso de doença... E estas situações afectam-nos tambem. Mas tambem encontrámos a surpresa de quem via nos nossos posters e filmes o furão a brincar com outros animais (cães e gatos), com crianças, a dormir, a tomar banho ou a deliciar-se com uma colher de vitaminas.
Focámos sempre às pessoas que não estamos a incitar as pessoas a adquirirem furões nem temos furões para venda... Estamos sim a tentar legalizá-los para que possam ser animais de estimação!
Quando olho para a minha Serra da Estrela a dormir no chão da minha sala tambem não consigo evitar pensar no lobo que dorme dentro dela... Os furões que habitam comigo também têm o toirão dentro deles e acho tão fascinante essa caracteristica neles que acredito que é o lado "selvagem" que faz a nobreza do animal domestico... Sim, dou beijinhos ao cão e aos furões... Tambem dou beijinhos aos porquinhos da india e às caturras... Mas porque é uma forma de mostrar afecto, não porque os quero humanizar... Para mim, mostrar afecto a um animal de companhia é assegurar-me que eles têm e vivem em plena harmonia de espaço, saude e atenção na nossa sociedade... E os furões ainda não estão nessa harmonia.
Gary, quando fala da Orca não consigo evitar de pensar no Keiko.. A orca que todos conhecemos como Willy... Que afinal tanto batalharam depois de ganhar um rio de dinheiro com ele para o libertar e acabou por morrer no mar por não se conseguir adaptar novamente no meio natural onde foi retirado em bebe. E os anos que esse animal passou com infecções na pele e em estado de stress por não viver nas condições ideais.
Quanto às raças potencialmente perigosas... Enfim!!! mais depressa preferia castrar e erradicar os humanos potencialmente perigosos

Pois toda a vida vivi rodeada por rotts, pitbulls e outras raças do genero e sempre achei que os perigosos são os donos desiquilibrados, não os cães com mandibulas fortes

Mais uma vez, um grande obrigada pelo vosso apoio.
Beijinhos,
Rita