começar com a criaçao de amsters.....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
miguelinho
Membro
Registado: quinta abr 15, 2004 6:31 pm

sexta set 24, 2004 10:04 pm

eu queria começar a criar hamesters mas gostaria de saber quais sao os que criam melhor entre os normais e os anoes??
ha alguma maneira de os por a cheirar melhor pa n ser preciso mudar o fundo da gaiola quase todos os dias??

por favor ajudem-me em digam me dicas para melhorar a criaçao...

miguelinho
Vigui
Membro
Registado: quarta ago 11, 2004 3:46 pm

sábado set 25, 2004 9:00 am

olha eu acerca da criaçao n sei nada mas kumo ja disse uma vez neste forum eu ponho no fundo da gaiola do meu coelho (tb da para outros roedores como para os teus hamsters) uns rolinhos de madeira k kunado urina la para cima akilo desfaz-se em serradura! E optimo acredita n deixa cheiro nenhum.....

Cumprimentos da vigui....
Pompeu_Watinho
Membro Júnior
Registado: quinta set 23, 2004 4:57 pm

sábado set 25, 2004 2:08 pm

Pela minha experiência, criam todos bem. Vais precisar de gaiolas separadas, pois podem atacar - se. Junte - os durante alguns minutos, para que eles acasalem. Depois, volte a separá - los, e não mexa na fêmea, dê - lhe apenas comida e água, pois ela estará mais "feroz". Em relação ao parto, quando as crias nascerem, não lhes mexa, porque vão cheirar a "pessoa" e a mãe vai abandoná - los. Também não mexa na fêmea. Dê - lhes apenas comida e água. Quando os bebés tiverem cerca de um mês, já os pode separar da mãe. Coloque - os a [u]TODOS[/u] em gaiolas separadas, e não cruze hamsters irmãos, filhos e pais, etc., adquira, antes outros exemplares para que a família não cruze e, depois, saiam crias com deficiências.

Vá dando novidas, s.f.f.!

;)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sábado set 25, 2004 3:57 pm

Olá :D

Em relação ao cheiro, os meus não cheiram mal....mete alguma coisa no fundo da gaiola? Raspas de madeira (das lojas de animais) ou corncobs (das lojas de animais) é o melhor. Pode ter um comedouro grande com areia para banho de chinchila que quase de certeza que o seu hamster vai lá fazer o chichi ;)

Quanto à criação....
Normalmente, é mais "fácil" criar hamsters anões do que hamsters sírios, isto porque os sírios têm de estar sempre separados e tem de se ter mais cuidado para que corra tudo bem. Os hamsters sírios têm de estar mesmo um hamster por gaiola a partir das 10 semanas de idade, os outros hamsters podem estar juntos e viver em colónias, mas cuidado para que não lutem e não se magoem.

Mas pense bem antes de fazer criação....se nunca os separar podem-lhe nascer para aí 15 hamsters por mês! O que vai fazer às crias? A fêmea deve descansar entre cada ninhada (3 meses) para que possa recuperar...vá vendo estes sites:
http://orbita.starmedia.com/~hamsterplanet/tudo.htm
http://www.hamstershouse.com/index.htm
http://www.hamster.hpg.ig.com.br/
http://www.terravista.pt/IlhadoMel/4317/
http://www.leziriadossirios.bravehost.com

beijinhos
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

domingo set 26, 2004 8:26 pm

Depois dos milhentos sites q já li ( isto porque os meus hamsters ainda não se reproduziram), penso que os siberianos não tem mais q seis crias de cada vez. Claro q como estão juntos, aquele tempo de pausa q um bom criador respeita com os sírios, não acontece. Ou seja, mês sim mês não, vêm mais dois ou três, que se separam dos pais ao fim de um mês.

Mas em relação ao manuseio, para limpar, brincar, etc, devo dizer que não é muito fácil apanhar um siberiano ( ou um sírio bébé ). Parecem setas!

já agora deixo a minha última dúvida: como é q vocês fazem para limpar?
Tiram o bichinho da gaiola, e limpam tudo totalmente, ou tiram apenas as palhas, e substituem por novas?
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 26, 2004 10:12 pm

Para limpar a gaiola, tiro a hamster e solto-a num local seguro, deito fora as raspas e lavo bem a gaiola, se necessário desinfecto mesmo com desinfectantes próprios à venda nas lojas de animais para roedores, depois seco e volto a meter as raspas e a hamster :D

beijinhos
Plinky
Membro
Registado: quinta set 23, 2004 6:08 pm
Localização: 3 cães , 2 gerbil , 1 carpa , 2 topolinos e 2 sapos.

domingo set 26, 2004 10:29 pm

Oi , eu sei que o hamster Angorá não fede tanto e é muito bonito , dai não vai resisar ficar trocando quase todo dia!
Vc não gosta de gerbil (Esquilo da Mongolia)?
sahara
Membro Veterano

segunda set 27, 2004 7:26 am

porquê? Não é preciso limpar o gerbo?
LOL

Eu tenho sírios e siberianos. sinceramente não percebi diferença nenhuma em relação ao cheiro. Se bem q ontem pus-lhes maçã, e hoje já se nota um cheirinho... Daqui a pouco vou limpar, pelo menos parcialmente.

Limpei-os totalmente na 6ª à tarde...
Ghoul
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 11:57 pm
Contacto:

segunda set 27, 2004 8:06 am

Eu limpo as gaiolas dos meus anões russos de 15 em 15 dias, nao cheira mt mal, antes limpava de semana a semana, mas vi k não era necessário, pois inda estava muito limpo...
Eu relaçao á limpeza, tiro tudo e se for necessário pode-se lavar com sabão neutro(sabão natural), e dpois ponho novas aparas de madeira(bastantes), e faço assim de 15 em 15 dias.
Não dão muito trabalho o nossos pequenos :lol:.
sahara
Membro Veterano

segunda set 27, 2004 8:49 am

15 dias? não terás rinite?

Os meus, mal passa uma semana já há emanações...
Ghoul
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 11:57 pm
Contacto:

segunda set 27, 2004 8:56 am

sahara Escreveu: 15 dias? não terás rinite?

Os meus, mal passa uma semana já há emanações...
:D, é verdade sahara, se calhar é da espécie, só mesmo de 15 em 15 dias e nem cheira quase nda, ás vezes nem me cheira a nda...
:D :D :D
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 27, 2004 12:46 pm

Eu também limpo a gaiola da minha hamster síria de 15 em 15 dias, até porque ela tem um wc próprio que é lavado e mudado todos os dias....
o que é que lhes dás para alimentação sahara? O que utilizas para forrar a gaiola e que quantidade metes?

beijinhos
scuba
Membro Júnior
Registado: sexta set 05, 2003 1:41 pm

segunda set 27, 2004 5:05 pm

Eu tambem so lavo a gaiola dos meus hamsters de 10 em 10 dias +- e nao cheira nada nda mal!!
sahara
Membro Veterano

terça set 28, 2004 7:57 am

bom, talvez tenha exagerado. é q tenho pânico q venha cá alguém e diga q os meus animais de estimação cheiram mal ( os 20...).

Nos hamsters ponho aparas ( de compra ) e dou-lhes geralmente granulado premium ou vitacraft, ou mistura dos dois mais umas sementes integrais ( trigo, centeio, etc ).
Tenho dado maçã e ovo cozido porque parece q tenho umas grávidas ( já vinham, não as juntei propositadamente ).

Andei à procura dos corncobs mas não encontrei.
Varela23
Registado: quinta abr 07, 2005 8:33 am

terça abr 26, 2005 5:05 pm

Exprimenta por areia para gatos perfumada eles adoram e é mto bom para o cheiro.
Responder

Voltar para “Exóticos”