Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JONNHY_MAGNUM
Membro Júnior
Registado: quinta jul 25, 2002 10:22 am
Localização: Perdigueiros, Podengos, Rottveilers, Pit Bull (game breed)

terça jul 30, 2002 9:31 am

Eu cá, parece-me que isto não vai longe.....

A conversa já estava estagnada de ambos os lados.
Quando entro apenas embirram comigo e depois mandam à cara que uma pessoa não acrescenta nada ao tópico, pudera!
Ok!...admito que se calhar não entrei da melhor forma, tudo bem!...aqui fica o admitir do meu erro.

Meus amigos.....vocês,basicamente embirram com os caçadores, e isso é um facto!

ADMITAM!!!

Apenas pq é socialmente correcto, com uns falam de uma maneira, com os outros, já sabem pegar em tudo e mais alguma coisa.

Má educação?
Ofensa, insulto....então já agora passo a transcrever:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
"Não criem falsas questões e nem fujam da realidade... e por favor tragam argumentos válidos... ou não escrevam nada... a caça agradece!

E só mais uma coisa... não respondo a quem passa a vida " a ladrar à Lua ".
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

...a isto ninguém disse nada....se calhar não perceberam....ou a carapuça serviu-vos a todos?

Pois bem:

É sempre mais fácil implicar com umas pessoas e menos com outras, tendo como base uma análise feita à priori sobre essa pessoa (maneira como escreve, nickname, avatar...etc....)

Ou seja, dependendo do primeiro contacto, definem a vossa actuação perante a pessoa
A ISSO CHAMA-SE COBARDIA e FALTA DE COERÊNCIA DE DISCURSO.
É um dissimular da vossa maneira de sentir e pensar perante o "inimigo".
Perceberam?
ADMITAM!!...
Ao menos quem está do lado da caça não tem esses problemas.

PASSEM SINCERAMENTE BEM.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 30, 2002 11:54 pm

Caro Magnum,

Nós é muita gente! Eu embirro sim com muitos caçadores mas não com todos.

Quanto á mensagem do Tiago:
"Não criem falsas questões e nem fujam da realidade... e por favor tragam argumentos válidos... ou não escrevam nada... a caça agradece!

E só mais uma coisa... não respondo a quem passa a vida " a ladrar à Lua ".
Esta foi dirigida aos Fundamentalistas. Eu não me considero tal.
Se tiver atenção, a mensagem foi dirigida a outra(s) pessoa(s).
Percebi o contexto e para quem era dirigida, por isso não respondi.
Se estiver errado ele proprio poderá esclarecer.
De facto a mim já tinha respondido no inicio da mensagem.

Quanto ao resto da sua mensagem, confesso que não percebi onde queria chegar.
Mas se acha que tem razão, quem sou eu para o contradizer?
Fique na "sua" que eu fico na "minha".
Descanse que ninguem vai perder o sono por causa disso.

Se alguem está interessado neste tópico, que fale de caça, argumentando sobre o assunto. De outo modo passamos o tempo todo a lavar a "nossa roupa suja" em público e a meter "macaquinhos" na cabeça.

É a minha opinião ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
JONNHY_MAGNUM
Membro Júnior

quarta jul 31, 2002 10:49 am

Sinceramente....o problema é com a prática da caça, ou não?

depois de ler o tópico, depreendo isso!...penso que seja!

Então se sentem algo negativo em relação à prática, apoiado e fudamentado, como reagem de formas diferentes perante praticantes distintos???

FALSA MORAL!!!!....sindrome de semi camaleão!

Não veem a essência da questão!...o núcleo!

há o preto e o branco!....muitos de vós andam -se pelos cinzentos....mais escuros ou mais claros, consoante o que convém.....não vão alguma vez ser chamados de FUNDAMENTALISTAS!!!...isso não convém nada...certo?

mais uma vez.....FALTA DE COERENCIA E POSIÇÂO DEMARCADA!!!

e já agora....ultimamente fala-se muito em duas coisas....fundamentalismo e arte(ex: tourear é uma arte ...e etc...), sem realmente saberem o verdadeiro significado das coisas......tá na moda, é o que é!!

Eu sinceramente não li intervenções fundamentalistas, no verdadeiro significado da palavra:

"s. m., (Relig.),
aceitação e defesa de um conjunto de princípios de natureza religiosa tradicionais e ortodoxos tidos por verdades fundamentais e indispensáveis a uma consciência religiosa (individual ou colectiva)"

Quanto a isto ou aquilo ser arte.....meus amigos a maior parte das pessoas sabe lá o que é arte.....BURROS!...IGNORANTES!....carneirada que só usa o cérebro para o que não deve!(não vos tou a chamar isto ah?...nao confundam...) ...arte é o que exprime um sentimento estético e, há muito que estão definidas....pintura, escultura,letras, música.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta ago 01, 2002 3:01 am

JONNHY_MAGNUM:

Caro amigo,
Não percebo porque continua a referir-se a “nós”, quando com quem embirrou e ficou “ofendido” foi comigo.
Mas também não gosto de ser acusado daquilo que penso não ser.
Se reajo de forma diferente perante pessoas diferentes é porque estas ESCREVEM coisas diferentes.
caçar

verbo transitivo
procurar ou perseguir (animais) para os matar ou apanhar vivos;
apanhar;
A caça foi sempre um meio de subsistência para o homem desde que este se tornou predador. Todo o predador depende da sua presa e como tal tambem o homem aprendeu a gerir o seu recurso alimentar sem o extinguir durante milénios. Excepção feita durante a época glaciar em que, devido á escassez de presas, o homem ajudou á extinção do Mamute e do Rinoceronte-lanudo. Ainda nos ultimos seculos, civilizações que dependiam directamente da caça como meio de subsistência, sabiam integrar-se no ecossistema como parte do mesmo. Retiravam apenas o necessário. As suas presas eram geridas de modo a nunca correrem perigo de extinção. Todos os animais presentes na natureza tinham a sua utilidade sendo por isso respeitados. A sua cultura e religião foi talhada por isso. Cada animal que era abatido tinha direito a um ritual e era respeitado mesmo após a sua morte. A sua filosofia de vida era a do respeito pela natureza, pois dela dependiam. Era essa a verdadeira essência do caçador.
A caça era JUSTIFICAVEL, pois era o ÚNICO meio de subsistencia.
Actualmente, sobretudo nos países ocidentais (onde se insere Portugal) a caça é uma actividade lúdica ou desportiva. Dela não dependem os homens para a sua sobrevivência pois após as primeiras domesticações, o homem tem vindo a domesticar cada vez mais espécies animais e outras poderão vir a ser domesticadas. A caça e o fomento das espécies cinegéticas extinguiu e levou ao limiar da extinção várias espécies tidas como concorrentes. Desequilibrou ecossistemas onde posteriormente se teve que investir e trabalhar muito, nunca se conseguindo chegar ao que era anteriormente. Espécies cinegéticas foram introduzidas em novas regiões do globo e os resultados foram catastróficos. Muitas mais espécies se extinguiram. Tudo isto em nome de uma actividade lúdica.
Tendo por base um contexto filosófico e de acordo com as nossas necessidades actuais, a caça, tal como é encarada, por puro prazer, NÃO È JUSTIFICÁVEL. A minha concepção de uma sociedade perfeita seria a não interferência nos ecossistemas desde que tal não se justifique na salvaguarda de património genético em perigo. O abate de animais em estado silvestre só seria aceitável quando para corrigir densidades e auxiliar ao equilíbrio ecológico. Todas as espécies que servissem o consumo humano seriam sujeitas a domesticação (aquelas que não o fossem já), criadas e abatidas com respeito e dignidade.
Mas atenção! Isto partindo do contexto filosófico de uma sociedade moral e éticamente perfeita.
A realidade é outra. A actividade cinegética é em muitas regiões do mundo uma das maiores fontes de receitas para os estados dos respectivos países. Portugal não é excepção. Infelizmente ninguém pode fugir disso. Moral e ética não costumam andar de mãos dadas com o dinheiro. A caça interfere sempre com espécies em risco. Muito se tem estudado e muito se continua a estudar nesta matéria. Várias medidas tem vindo a ser tomadas. Vários acordos, directivas e convenções internacionais tem vindo a ser ratificadas. As regras tem vindo a ser mudadas de acordo com o conhecimento adquirido. Por outro lado as pressões de quem pratica esta actividade também tem o seu peso. Por isso a legislação continua a não ser perfeita. No entanto mesmo assim, se esta fosse cumprida, não seria muito grave.
A caça em Portugal como actividade de exploração de recursos cinegéticos e fomento dos mesmos É ACEITAVEL, desde que se parta do pressuposto que as regras são cumpridas.
Agora uma coisa é a Actividade em si, outra coisa são os praticantes dessa actividade.
Tudo parte do civismo e respeito pelas regras instituídas. O que se passa é que á semelhança de tantas outras actividades, a maioria não respeita estas regras. Mais uma vez, como em outras actividades, uma (ainda) minoria leva por tabela, sendo absorvida no contexto geral. O abuso da confiança dos outros é demasiado comum.
Se calhar, deixando de parte a filosofia e tendo em atenção a realidade, não tenho assim tanto contra a CAÇA. Tenho SIM contra caçadores. Contra a MAIORIA dos caçadores, por tudo o que já mencionei anteriormente. Tenho SIM contra a falta de fiscalização. Tenho SIM contra a formação que é feita aos caçadores, onde o componente “ecologia” é passado pela “rama”. Tenho SIM contra alguns métodos de fomento cinegético estereotipados.
Acho que o grande problema não está na actividade em si, mas na maneira como esta é encarada a nível nacional quer pelos governantes, quer pelos praticantes.
Isso é que é preocupante. Já foi muito mais, mas ainda continua a ser.
Tenho respeito por um grupo restrito de caçadores que em muito tem contribuído para a conservação da natureza em Portugal, para os quais a caça é mais do que o abate e o cumprimento da legislação.
Por isso as coisas NUNCA podem ser a preto e branco. Estão de facto numa escala de cinzentos. Estes são mais claros ou mais escuros em relação ao grau de civismo e responsabilidade de cada caçador.

Isto não é falta de coerência, é realismo!

Esta é a minha posição ACTUAL ,quer filosófica, quer real sobre esta questão.
Espero ter sido claro.

Quanto ao “fundamentalismo”, sabe tão bem como eu que é usado em sentido figurado nestas questões já há muitos anos. A religião é substituída por “ corrente de pensamento” tida como verdadeira e da qual não se abdica. No fundo é a mesmíssima coisa.

E já agora qual é a essência da questão, o núcleo ??

É que você argumenta sobre como falo e não do que falo. Ou estou errado??

Já que estamos “numa” de diálogo... pois só estamos 2.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quinta ago 01, 2002 8:46 am

Quer dizer que o amigo Magnum começa a ler os livros pelo meio ?

Depois de entrar aqui a matar a insultar toda a gente é quer decide ler a mensagem que dá origem ao tópico ?

Cruzes canhoto...

E diz que a maior parte das pessoas são burros e ignorantes ? Para alguém que só soube lançar pérolas do genero não dispara contra um animal antes de ver outro da mesma espécie não me parece em posição de se diiferenciar da tal carneirada que refere...

[quote=JONNHY_MAGNUM]
Sinceramente....o problema é com a prática da caça, ou não?

depois de ler o tópico, depreendo isso!...penso que seja!

Então se sentem algo negativo em relação à prática, apoiado e fudamentado, como reagem de formas diferentes perante praticantes distintos???

FALSA MORAL!!!!....sindrome de semi camaleão!

Não veem a essência da questão!...o núcleo!

há o preto e o branco!....muitos de vós andam -se pelos cinzentos....mais escuros ou mais claros, consoante o que convém.....não vão alguma vez ser chamados de FUNDAMENTALISTAS!!!...isso não convém nada...certo?

mais uma vez.....FALTA DE COERENCIA E POSIÇÂO DEMARCADA!!!

e já agora....ultimamente fala-se muito em duas coisas....fundamentalismo e arte(ex tourear é uma arte ...e etc...), sem realmente saberem o verdadeiro significado das coisas......tá na moda, é o que é!!

Eu sinceramente não li intervenções fundamentalistas, no verdadeiro significado da palavra

"s. m., (Relig.),
aceitação e defesa de um conjunto de princípios de natureza religiosa tradicionais e ortodoxos tidos por verdades fundamentais e indispensáveis a uma consciência religiosa (individual ou colectiva)"

Quanto a isto ou aquilo ser arte.....meus amigos a maior parte das pessoas sabe lá o que é arte.....BURROS!...IGNORANTES!....carneirada que só usa o cérebro para o que não deve!(não vos tou a chamar isto ah?...nao confundam...) ...arte é o que exprime um sentimento estético e, há muito que estão definidas....pintura, escultura,letras, música.
[/quote]
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 01, 2002 10:09 am

A última intervenção do Fang diz tudo.Subscrevo inteiramente!
JONNHY_MAGNUM
Membro Júnior

quinta ago 01, 2002 11:16 am

FANG:

Calma....se fiquei ofendido consigo foi por causa de uma ou outra coisita, não dê uma dimensão ireal às coisas.
Falei em "vós" porque realmente queria referir-me a Vós, e não a si.

Mas não faça de uma curta-metragem uma longa-metragem, pq o que lá vai, lá vai e eu não sou de grandes ressentimentos nem implicâncias de longo prazo.

Não percebeu bem o que eu queria dizer com o preto, branco e cinzentos, peço-lhe que releia, pq referia-me à atitude de certas pessoas.

Quanto ao "fundamentalismo" embora tenha alguma noção dos seus sentidos figurados, não concordo que seja usado dessa forma, pois torna-se uma palavra perigosa, usada em sentido figurado, em certos contextos.....há que ter cuidado com este tipo de coisas....

Qual é o Núcleo da questão?.....aí é que está o problema!
É que cada um tem o seu....e só se chega a algum lado contrapondo todos :)....

Quanto ao resto da sua intervenção, nomeadamente a explicação sobre a caça e todos os conceitos circundantes, só lhe posso dar os meus MAIS SINCEROS PARABÉNS!!!

Claro que tb teve a sua pontinha de "implicância" comigo, tal como os outros membros do forum, mas demonstra algo de muito positivo na sua atitude, de explicar as coisas na sua essência.

Pode ser que assim os outros membros percebam o caminho que considero correcto em vez de andarem a perder tempo com suposições esteriotipadas de carácter ofensivo.

Mais uma vez.....PARABÉNS!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça out 01, 2002 12:32 am

Vão-me desculpar, mas não resisti a colocar aqui estes três links.

Quanto a conclusões... cada um tira a sua...

http://www.club-caza.com/prensa/prensaver.asp?nid=82

http://www.club-caza.com/prensa/prensaver.asp?nid=81

http://www.club-caza.com/prensa/prensaver.asp?nid=80

Tiago
manana
Membro Júnior
Registado: segunda ago 19, 2002 1:18 pm

terça out 01, 2002 8:01 am

Olá a Todos,

1º do que tudo acho que neste Forum respeitam pouco a opinião das outras pessoas e por vezes só porque não têm que mostrar a cara ofendem as pessoas.

Pois bem, eu sou filha de caçador que cedo transmitiu-me o amor que sente pelos animais e pela caça. Faz parte do instinto do Homem caçar...se não aceitam isso ...paciência. Na verdadeira caça é dada a hipóteses do animal sobreviver...não pensem que os caçadores que vão à caça ( sem ser em coutadas ) que vai para casa carregados...Não, não é assim!!!! A verdadeira caça também é necessaria para manter as especies, para evitar as pestes.... O que seria do Coelho se não houvesse a caça???morriam todos de molestia. Ou o que seria de certas populações se não caçacem os Javalis????

Na casa dos meus pais temos 2 podengos e 2 perdigueiros e ainda 3 rafeiros...todos com espaço, todos com vacinas em dia, todos desparasitados, todos vacinados e alimentados .... um dos perdigueiros e dois dos rafeiros foram trazidos pelo meu pai para casa porque encontrou-os abandonados... E conheço imensos casos de caçadores que encontram cães abandonados e os trazem para casa....

Ana
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça out 01, 2002 10:19 am

Amor pelos animais? É por isso que os mata?!!
Também faz parte das leoas caçarem. Não acha justo que os caçadores se metam numa pradaria com leões? Eu acho...

Hipótese de sobreviver... claro... os que falham...

Antes de haver caça, as espécies também era mantidas. Sempre o foram... é um pouco de história. Antes havia raposas, lobos, etc. Esses comiam os coelhos, e aves de rapina tratavam do passaros. Hoje, essas aves e as raposas e os lobos andam pendurados em casa de alguns caçadores, daí que os coelhinhos andem todos felizes da vida.

O que seria das populações se não houvesse caça... Um caso mais extremo, em Africa, é bom para exemplificar. É muito frequente no Kenya por exemplo, populações construirem casas cada vez mais perto dos animais selvagens. O espaço é pouco, e eles a fazerem filhos são umas máquinas! Os animais selvagens já lá estavam. Mas é o Homem que tem a espingarda, por isso o melhor é contribuir para o livro vermelho das espécies. O que seria das populações? Eram comidos pelos animais. Mas esses animais estão no território deles.

E eu conheço muitos casos de caçadores que matam cães quer em propriedade pública quer em propriedade privada. Sim, pois eu também conheço muitos casos de caçadores que não reparam que à frente deles há uma cerca de uma propriedade privada, e realmente os cães dos donos da propriedade são uns chatos a ladrarem e espantam a caça, por isso o melhor é resolver o problema pela raiz.

Falando do seu pai, como caçador, dou-lhe os meus parabéns por se destacar de muitos. Como pessoa, é o mesmo que os outros caçadores.
manana Escreveu: Olá a Todos,

Pois bem, eu sou filha de caçador que cedo transmitiu-me o amor que sente pelos animais e pela caça. Faz parte do instinto do Homem caçar...se não aceitam isso ...paciência. Na verdadeira caça é dada a hipóteses do animal sobreviver...não pensem que os caçadores que vão à caça ( sem ser em coutadas ) que vai para casa carregados...Não, não é assim!!!! A verdadeira caça também é necessaria para manter as especies, para evitar as pestes.... O que seria do Coelho se não houvesse a caça???morriam todos de molestia. Ou o que seria de certas populações se não caçacem os Javalis????

Na casa dos meus pais temos 2 podengos e 2 perdigueiros e ainda 3 rafeiros...todos com espaço, todos com vacinas em dia, todos desparasitados, todos vacinados e alimentados .... um dos perdigueiros e dois dos rafeiros foram trazidos pelo meu pai para casa porque encontrou-os abandonados... E conheço imensos casos de caçadores que encontram cães abandonados e os trazem para casa....

Ana
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça out 01, 2002 10:41 am

Em primeiro lugar, o Pedro já disse o essencial. Também, este tópico já vai na página 8 e já foi tudo, mais do que dito.

Excepto, uma coisinha:

QUOTE (manana)
"A verdadeira caça também é necessaria para manter as especies, para evitar as pestes...."

Antes de mais, o papel de manter as espécies, pertence a um grupo de pessoas, que se formou nesse âmbito e cujo o único interesse, é o de realmente, preservar e salvar espécies, que o ASSASSINO do homem, já colocou em extinção.
Não pertence ao outro grupo de ignorantes, que só se servem da arma, como prolongamento fálico.

Em segundo lugar, peste, que eu saiba, só conheço a Humana e essa espécie, ninguém caça. Lamento! Lamento muito!

Terceiro, quer respeito pelas opiniões? Pois bem, então eu vou matar o seu pai, porque não gosto dele e você tem mais é que respeitar a minha opinião. E não me venha falar de sobrevivência, porque eu necessito de mãosinhas humanas, ao pequeno almoço.

Enxergue-se!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça out 01, 2002 1:48 pm

Madonna Escreveu: E não me venha falar de sobrevivência, porque eu necessito de mãosinhas humanas, ao pequeno almoço.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta out 02, 2002 7:40 pm

Olá:

A minha opinião sobre a caça é muito clara e objectiva...
Se o Homem precisasse de caçar para sobreviver, sim senhor, teria " o meu apoio", mas o que acontece é que hoje em dia existem muitos mini-mercados, supermercados e até hiper-mercados onde existe um leque muito variado de alimentos.
Caçar por desporto, tenham "dó" e desculpem-me aqueles que a praticam, mas para isso existem aquelas tendinhas com latas e garrafas na feira popular.

Cumprimentos
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado out 05, 2002 12:12 am

Tretas...

Tiago
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

domingo out 06, 2002 12:58 pm

Tretas o quê?