Uma vista crítica da Petfil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

segunda set 27, 2004 10:46 am

Estive na Petfil ontem (Domingo), cheguei lá por volta das 10:30h, e não estava ninguém na bilheteira, pelo que fui logo atendido.
Gostei da exposição em geral, apenas aponto os mesmos pontos que já outros apontaram. Houve uma coisa que não gostei, acho que as associações de protecção dos animais foram "empurradas ao molho" para um canto, quando estas deviam ter grande destaque.

Agora uma pergunta, será que ainda ninguém da organização reparou que os animais da quinta sofrem imenso de stress? O ponei so devia respirar, pois eu acho que se lhe tocassem ele tombava para o lado!!!

Já agora, nota negativa à revista "cães e companhia" que não tinha t-shirts tamanho L ! :p
pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

segunda set 27, 2004 1:03 pm

Eu fui logo na sexta por volta das 15.30, porque já sabia que ia encher de gente e como fui só por curiosidade (nunca tinha ido) e tambem para ficar com contactos de criadores de varias raças, para no futuro ser mais facil a pesquisa.
Agora digam-me a feira é sempre assim como foi ou este ano houve menos stands de criadores? É que só havia meia duzia de criadores e todos misturados com as associações de adopção. Ou no fim de semana foi diferente?
Tambem reparei nas "jaulas" pequenissimas em que aqueles cães enormes estavam e não achei muita piada.:(
Deu para ver animais que nunca tinha visto, eu não me lembro dos nomes mas era uma espécie de galinhas com jubas, eheheheh.
De resto gostei.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda set 27, 2004 1:40 pm

Olá Cristina,
Vi alguns Rotts por lá, poucos, muito poucos para uma Petfil que contava com a presença de 1 Associação e do Clube da Raça...e a maioria do que vi (fora 2 que estavam com o RCP) estavam obesos. O habitual.
Sobre esta tua opinião, gostaria de fazer um breve comentario:

No que diz respeito à Associação Amigo do Rottweiler, o que não faltaram foi Rottweilers. Quer inseridos nas apresentações do Grupo desportivo CaneUtile (aulas de obediência, treinos para cão de Companhia e RCI ) quer no nosso stand, marcaram presença. Contudo em relação a este ultimo, a presença de cães foi controlada e minimizada porque não consideramos a Petfil um “jardim zoológico” onde as pessoas se deslocam para ver as “feras”. Tanto no sábado como no domingo, em períodos curtos de tempo (divididos ao longo do dia) os visitantes, tiveram oportunidade de privar com Rottweilers. O excesso de movimento, o calor e as pessoas que “passeiam” os seus cães stressados/estrangulados na ponta da trela, não fazem dos stands o sitio ideal para os cães passarem 8 horas consecutivas. Obviamente, esta é a nossa opinião.

Resumindo, para a Associação Amigo do Rottweiler, apesar do esforço e cansaço inerente em preparar/estar numa feira, o resultado excedeu as expectativas. Foi a primeira vez que uma entidade ligada à raça Rottweiler, demonstrou no terreno o equilíbrio da raça, apresentado exemplares com provas de cão de companhia (usando figurantes do publico) e exemplares em preparação para provas de RCI que após os treinos da disciplina de defesa (Onde requer a componente de mordida de um figurante) puderam estar ao dispor de quem com eles quisesse privar (inclusive crianças que se deslocaram ao nosso stand).

Hoje temos o sentimento de mais uma missão cumprida.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 27, 2004 2:04 pm

CMNogueira Escreveu: Olá Cristina,
Vi alguns Rotts por lá, poucos, muito poucos para uma Petfil que contava com a presença de 1 Associação e do Clube da Raça...e a maioria do que vi (fora 2 que estavam com o RCP) estavam obesos. O habitual.
Sobre esta tua opinião, gostaria de fazer um breve comentario:

No que diz respeito à Associação Amigo do Rottweiler, o que não faltaram foi Rottweilers. Quer inseridos nas apresentações do Grupo desportivo CaneUtile (aulas de obediência, treinos para cão de Companhia e RCI ) quer no nosso stand, marcaram presença. Contudo em relação a este ultimo, a presença de cães foi controlada e minimizada porque não consideramos a Petfil um “jardim zoológico” onde as pessoas se deslocam para ver as “feras”. Tanto no sábado como no domingo, em períodos curtos de tempo (divididos ao longo do dia) os visitantes, tiveram oportunidade de privar com Rottweilers. O excesso de movimento, o calor e as pessoas que “passeiam” os seus cães stressados/estrangulados na ponta da trela, não fazem dos stands o sitio ideal para os cães passarem 8 horas consecutivas. Obviamente, esta é a nossa opinião.

Resumindo, para a Associação Amigo do Rottweiler, apesar do esforço e cansaço inerente em preparar/estar numa feira, o resultado excedeu as expectativas. Foi a primeira vez que uma entidade ligada à raça Rottweiler, demonstrou no terreno o equilíbrio da raça, apresentado exemplares com provas de cão de companhia (usando figurantes do publico) e exemplares em preparação para provas de RCI que após os treinos da disciplina de defesa (Onde requer a componente de mordida de um figurante) puderam estar ao dispor de quem com eles quisesse privar (inclusive crianças que se deslocaram ao nosso stand).

Hoje temos o sentimento de mais uma missão cumprida.
Olá Claudio, apenas comento o que vi e o que vi foi o que escrevi. E infelizmente vi mesmo muitos Rotts gordos, o que me desgosta sempre. Um cão bem tratado não é um cão obeso, nem um Rott equilibrado é um tótó para todos fazerem festas...mas isso são opiniões, e esta é a minha.
E para variar não gostei da PetFil. Tal como também não gostei o ano passado.
Quanto ao resto parabéns á Caneutile e á Associação.
Já agora, e uma vez que infelizmente perdi a demonstração da Caneutile, gostava e saber quantos Rottweilers estiveram presentes, quais e em que escolas treinam.
Mais uma vez parabéns!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
trew
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2004 11:16 pm

segunda set 27, 2004 7:02 pm

O respeito que os "tugas" demonstraram na PETFIL , é o mesmo que 95% dos frequentadores da arca demonstram em relação a uns e outros.Afinal somos todos "tugas", não é?
SEM COMENTÀRIOS
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 27, 2004 7:41 pm

trew Escreveu: O respeito que os "tugas" demonstraram na PETFIL , é o mesmo que 95% dos frequentadores da arca demonstram em relação a uns e outros.Afinal somos todos "tugas", não é?
SEM COMENTÀRIOS
É tudo o que tem a dizer sobre a PetFil?
Se se considera tuga, o problema é seu. Eu sou portuguesa...há diferenças, subtis por vezes, mas há ;)
<p>&nbsp;</p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

segunda set 27, 2004 8:47 pm

Estive na PetFil no sábado de tarde e no domingo de manhã.

No sábado fui com o meu marido e a minha filha (que já anda e pede colo e também tem o direito à educação, que se faz junto dos demais e não apenas fechada em casa), mas sem cadelas. Estava uma fila interminável para adquirir os bilhetes e para entrar, assim como nos diversos stands, principalmente nos que estavam a dar amostras de ração. De facto as associações foram remetidas para um canto, sem condições para os animais nem para elas próprias... as pessoas amontoavam-se para ver, as zonas de passagem eram extremamente reduzidas e os animais pareciam cheios de calor e algo stressados.

No domingo fomos (eu, marido e filha), acompanhados das cadelas que se portaram exemplarmente... sem stress, sem se atirarem aos outros cães e sem dejectos no chão, aliás, estiveram quase sempre deitadas ou sentadas ao nosso lado enquanto assistiamos a algumas demonstrações. Gostámos particularmente dos Dogues Argentinos... Nessa manhã estava pouquíssima gente, fosse para comprar bilhetes, para a parte dos stands ou associações, como no pavilhão 3.
Era desnecessário o «zoológico» instalado entre os dois pavilhões... :roll:
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda set 27, 2004 10:22 pm

Olá Claudio, apenas comento o que vi e o que vi foi o que escrevi.
Quanto a isso não tenho duvidas. Contudo, uma feira de três dias, com vasto leque de expositores e diversos eventos, não pode ser avaliada em algumas horas. Acredito que no Domingo, no tempo que lá passaste, não gostaste daquilo que vistes.
infelizmente vi mesmo muitos Rotts gordos, o que me desgosta sempre. Um cão bem tratado não é um cão obeso, nem um Rott equilibrado é um tótó para todos fazerem festas...mas isso são opiniões, e esta é a minha.
Não podia estar mais de acordo, no entanto, faço apenas um pequeno "reparo": Tótós são os donos, os cães não tem culpa de terem donos orgulhosos em terem cachorros com 8/9 meses de idade com 48Kg que mal conseguem andar. Infelizmente, à pessoas que compram um Rottweiler, mas o que queriam ter, era um touro.
Quanto ao resto parabéns á Caneutile e á Associação.
Só tenho a agradecer os teus elogios, principalmente vindos de alguém directa ou indirectamente ligada a outra escola (um principio a seguir), como associada e como admiradora da raça Rottweiler.
Já agora, e uma vez que infelizmente perdi a demonstração da Caneutile, gostava e saber quantos Rottweilers estiveram presentes, quais e em que escolas treinam.
Mais uma vez parabéns!
Tal e qual como aconteceu nas demonstrações/treinos de outras escolas presentes, os cães apresentados foram cães treinados nessas mesmas escolas e nas suas diversas disciplinas. No caso da CaneUtile, foi feito Agility, Obdiencia, Mondioring, RCI, Busca e salvamento, preparação para testes de sociabilidade do CPC e provas de cão de companhia (BH).

Quanto a Rottweilers estiveram quatro, não tendo sido este número mais elevado por indisponibilidade dos donos.

Espero em breve ver a shiva em "acção" que é disso que a raça a precisa para aos poucos ir recuperando o seu bom nome.
xambum
Membro Júnior
Registado: sábado set 18, 2004 10:19 pm

segunda set 27, 2004 10:29 pm

“As pessoas...pfffffffff cambada de ignorantes, muitos nem sabiam que aquilo era a PetFil... mal educadas, a empurrar e apontar para tudo e nada, com cães chatinhos a evacuarem onde calhava, com carrinhos de bébés, com bébés ao colo...o tuga do costume ”

Com os cães que não iam fazer nada até concordo, agora que as crianças não deviam lá estar acho um pouco exagerado, os meus filhos vão sempre comigo a todos os locais que eu acho adequados como foi neste caso.

E como deve saber não são só os ignorantes e os tugas que se podem reproduzir senão os iluminados extinguiam-se.

Porque não propõe à entidade organizadora uma Pet fil com entrada proibida a crianças, a ignorantes e a tugas para poder andar mais à vontade?

Pelos vistos não é só o segurança que não se sente à vontade com crianças.
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

terça set 28, 2004 9:24 am

Eu estive lá no Sabado e acho que em termos de organização, esta PETFIL esteve pior que há 2 anos, estava tudo muito junto, acho que a organização deveria considerar abrir mais um pavilhão para haver mais espaço.
Tenho pena de ter perdido a demontração da AAR :( , mas pronto fica para a próxima ;)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça set 28, 2004 9:25 am

Bom, eu nem sei muito bem, mas acho que foi a primeira exposição em que me desagradou um bocadito a atitude das pessoas.

Até compreendo que seja por ignorancia, mas há um minimo de educação em perguntar se se pode fazer festas e não passar a mãozinha logo, sobretudo se se está à porta do ringue. Eu não tenho grandes problemas em que façam festas nos meus cães, não me importo e até aconselho... mas carambas, aquilo não é o tapete de ninguem, para desatarem a fazer festas sem perguntar.

De qualquer modo, tirando a parte das associações que não gostei, não detestei a Pet Fil. Tinha pouca coisa para o que eu procurava, mas tudo bem....
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça set 28, 2004 9:41 am

Bem, eu vou ser mesmo muito sincera.

Colocar a Pet Fil num pavilhão e a Feira das mamãs e dos Bebés noutro, foi do piorio.

Era encalhar nos acarrinhso de bebés á entrada, era os cães nervosos, pelo "maralhal" de pessoal que havia lá, não gostei... :?

Em relação á Pet Fil em si, gostei, e tive ocasiao de falar com alguns criadores e gostei .

As provas do CPC, meu Deus... eu que estava á espera de uma prova 5 estrelas...... vi o Atila, aquele malandeo, a arrastar as patas...... :(

De resto, passeei imenso :lol:
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

terça set 28, 2004 10:12 am

A PetFil... tem coisas boas e coisas más, como em tudo.

Sexta estava uma maravilha. Vi tudo o que queria e comprei o que necessitava, bem como fiz os contactos que pretendia.

Sábado.. estava mais concentrada na expo do cão. Só fui lá passear com a peste para lhe dar um banho de multidão, que bem estava a precisar. Concordo... muito as pessoas gostam de meter a mão sem perguntar. Uma levou uma ladradela de aviso, logo seguida de uma "primeiro pergunta-se" da minha parte. Outra: tinha o cão a fazer um fica para a foto... queria lá meter a mão. Levou logo um não da minha parte. Das crianças... não me importava se fossem todas bem educadas. Houve uma que levou com um berro meu: queria dar na cabeça do cão com um balão... assim sem mais nem menos.

Domingo... deixei-me dormir e não quiz ir para a confusão da maratona.

Quanto às associações estarem enfiados no fundo, sem espaço, sabem... os stands pagam-se, o espaço em que eles estavam (mesinha + cadeiras) não. Pelo menos na outra PetFil foi assim. Estavam à espera de ter o mesmo espaço que os que alugam? Ainda se paga bem...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça set 28, 2004 10:55 am

Bem, vamos lá ver se entendem de uma vez por todas, já que o que eu escrevi sobre os tugas em geral melindrou alguns foristas:

- Levar bébés quase recem nascidos para aquela confusão não é correcto...para os próprios bébés, e vi muitos nos carrinhos a reclamarem em plenos pulmões, todos suados e em stress (o que não é de admirar)

- Levar criancinhas mal educadas pelos papás que nem sabiam que aquilo era uma feira para animais também não me parece correcto. Era vê-las a bater nas jaulas dos gatos onde por acaso até dizia não mexer, e um a gritar para o gatito que lá se escondia como podia...fora as correrias, crianças perdidas a chorar, etc etc etc.
A entrada não devia ser interdita a crianças. Devia era ser interdita a muitos pais.

- Levar os bobis e não apanharem os dejectos não me parece correcto.

E estas coisas não me parece correctas nem numa PetFil nem em lado nenhum...

GOT IT????? É a minha opinião.
<p>&nbsp;</p>
MJGM
Membro
Registado: segunda fev 24, 2003 6:22 pm
Localização: Zuka (cadela Border Collie), Tita, Pipoca Von Farophya, Conguito de Caramello (gatos Europeu Comum)

terça set 28, 2004 11:53 am

Eu estive na Petfil durante todo o Sábado, e Domingo na parte da tarde. Levei a minha cadela que se portou bem e se regalou com as festas todas que recebeu. Respeitei sempre a devida distância dela em relação a outros cães e outros animais, especialmente os que estavam fechados nas suas 'boxes'/gaiolas.
De facto as filas intermináveis nas bilheteiras e o caos no estacionamento dos carros, desencorajam qualquer um... mas esse é um problema de incorrecto dimensionamento/funcionamento da FIL, que se nota também noutras exposições.
Apesar dos comentários negativos que os foristas têm feito ao comportamento do público, e com os quais concordo parcialmente, também percebi aspectos positivos:
Houve oportunidade para as pessoas conhecerem diferentes raças de animais, e isso eleva um pouco o seu nível cultural (poderia ser melhor se quando possível existissem painéis descritivos muito simples das diferentes raças).
Vi muitos donos a promover a interacção do público com os seus cães, e isso aumenta a sensibilidade emocional do cidadão aos animais enquanto indivíduos diferenciados e aumenta o respeito por eles.
Vi pessoas (adultos e crianças) a descobrir que afinal 'as raças perigosas' podem ser afáveis e divertidas quando correctamente educadas.
Vi muitas crianças e perguntar primeiro ao dono do cão: 'posso fazer uma festinha?', ou 'O cão morde? Posso brincar com ele?', o que é um bom avanço em termos de educação para a segurança.
Quanto a higiene do chão, a apreciação também é positiva: as senhoras da limpeza foram incansáveis a limpar os chichis, vi sacos para dejectos nos respectivos suportes/dispensadores (esgotados apenas por algumas horas), e várias pessoas a fazerem adequado uso deles. Mas houve claro algumas excepções que acho escandalosas e pouco educativas para 'o público': Como o caso de uma 'criadora' que esperou que o seu cão fizesse o seu cocó no chão mesmo perto de um dos bares, e depois avançou como se nada se tivesse passado. Ou o caso das pessoas (inclusivé alguns membros de associações a fazer demonstrações nos ringues) que levavam o seus cães ao espaço exterior de ligação entre os pavilhões para fazerem os seus dejectos, pois aí 'terra de ninguém' não se sentiam na obrigação de limpar a sujidade que o seu cão fez...
Vi o público entusiasmado com as diferentes demonstrações da utilidade dos cães e de actividades que podem praticar com os donos, obediência, agility, etc, e inclusivé o pastoreio (demonstrado com patos). Pena que só 'por um mero acaso se conseguia assistir a estas demonstrações pois os horários não estavam especificados, e sobretudo os ringues não estavam identificados).
De facto não gostei da falta de espaço para os cercados dos animais que estavam para adopção - irra que até na Petfil se tem que viver a aflição de falta de condições!! Mas gostei de ver o testemunho de dedicação e afecto que os voluntários das diversas associações deram ao público, tanto que vi pessoas a serem conquistadas para adoptar um animal ou para dar uma contribuição, vi uma senhora 'tuga' deixar lá todas as amostras de ração que tinha recebido das marcas expositoras.
Não gostei da falta de espaço entre a parte de exposição de gatos e a dos cães (que por sinal era a área agitada das associações de ajuda aos animais abandonados) - isso só aumentou o stress dos pobres gatos, e dos respectivos donos, ao ponto os levara emitir comentários antipáticos que só reforçam o preconceito de que 'gato e cão são inimigos'.
Achei que os 'animais de quinta', embora os presentes possam ser considerados 'pet', estavam de facto stressados, devia pensar-se outra forma de os dar a conhecer.
Não sendo 'profissional', não tive acesso a parte da Petfil, e fiquei decepcionada por não poder gastar dinheiro com 'mariquices'/acessórios para os bichos cá de casa... penso que é essa a frustração de grande parte do 'público' que vai à espera de encontrar novidades e coisas originais para os seus bichos. No meu caso até foi bom... pois as notinhas que iam destinadas ás compras 'fúteis' acabaram por ir parar ao mealheiro de uma das associações apoio aos animais abandonados.
Para finalizar: acho que grande parte das 'falhas' que se possam apontar à Petfil, estão ligadas ao facto de ser uma 'feira/expo' demasiado híbrida (i.e. para 'profissionais', para 'marketing de marcas', para 'criadores', para 'exposições de competição', para 'demonstrações', etc, etc) - os objectivos e expectativas de uns não são os de outros... por isso a satisfação não é 100%!
Tudo de bom!
Mª João Martins[/list]
Responder

Voltar para “Cães”