Hoje aprendi uma lição - FERINHA ADOPTADO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta set 24, 2004 4:29 pm

Nynf,

Tal como o Ferinha, tenho uma gata, a Blackie, que quando a fui buscar à UZ não se deixava tocar...não sei o que vi nela, na altura, estava à procura de um gato preto e ela era a única que lá estava...assustadiça..arredia...nervosa...extremamente medrosa... Tinha cerca de 4 a 5 meses...
Trouxe-a para casa e, apesar do meu marido na altura querer levá-la de volta, não deixei...

Hoje, ao fim de dois anos de estar comigo, corre para cima de um móvel que eu tenho para ficar à altura da minha cara para receber festas e roçar-se nos meus braços... Ainda não deixa ser agarrada nem vem para o colo, mas para além de mim, já vai deixando o meu marido fazer-lhe festas de vez em quando e está sempre por perto a ver o que estamos a fazer... Mais dois anos, quem sabe, e já deixa ser agarrada...

;)

Boa sorte para o Ferinha...
trew
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2004 11:16 pm

sábado set 25, 2004 11:34 pm

:roll: :oops: :p :lol:
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 29, 2004 9:04 am

trew Escreveu: Amansar um gato é do mais simples que há.
O método pode não ser o mais ortodoxo,mas todos os gatos ao fim de dois dias estão mansos e a fazer rom-rom.
Se quizerem tentar este método infalivel,tentem.Têm é que ter coragem para o fazer.Entre um gato manso e um meio selvagem,escolham.
Desculpe mas não posso concordar e acho extremamente perigoso dar este tipo de "conselho" num forum público que é lido sabe se lá por quem...
Além disso o método que utiliza é bárbaro, violento e pode causar a morte num gato que tenha por exemplo:
- Insuficiência renal
- Hemobartonella
- Insuficiência hepática
- Herpes Virus
- FIV ou FELV
- Insuficiências cardíacas

e até num gato normal, que pode entrar facilmente em estado de choque e deixar de respirar.
Já sei que vai dizer que a si nunca lhe aconteceu, mas já agora quantos gatos já amansou assim? E se alguem que ler o seu post o fizer e o gato morrer?? Como vê, o seu post é de uma irresponsabilidade gritante.
Pelo meu post pode pensar que nunca amansei gatos, mas se se der ao trabalho de ler 1000 e tal mensagens minhas se calhar vai descobrir que já amansei muito gato...
O método que você utiliza com os gatos para os amansar é um profundo desrespeito pelo animal e sua natureza, é equivalente a treinar um cão com porrada ou um filho ao estaladão.
Fique bem.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 29, 2004 9:08 am

O Ferinha foi adoptado!!!!!!! :lol: :lol:
Ontem foi entregue á nova dona, uma sra. cujo gato morreu há 2 anos, com FIV. Finalmente ela ultrapassou o desgosto e ligou a uma amiga minha para adoptar um gatinho macho, ams que não fosse bébé minusculo. A cor? Não interessava, os gatos são todos iguais e todos diferentes. A Raquel deu-lhe o meu contacto e eu gostei dela, por isso...
Este gato tem um sentido de timings precioso LOL, ameigou e foi logo de seguida adoptado...até parece que ele sabia...

Boa sorte Ferinha!!! Que sejas muito feliz e vivas muitos anos ao lado da tua dona!
<p>&nbsp;</p>
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

quarta set 29, 2004 9:14 am

Adoro finais felizes :D :D

Parabens pela adopção e muitaaaassssss felicidades!
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quarta set 29, 2004 10:04 am

Olá,

Estou feliz pelo ferinha!
Que bom :D
Felicidades para ele e para a nova dona!

Agora quanto ao método do forista Trew para amansar gatos, apenas tenho a dizer-lhe que é preciso ter gelo a escorrer nas veias para sujeitar um gato a tal tratamento de choque!
Gostava que lhe fizessem o mesmo?
Faz ideia do sofrimento do animal enquanto está dentro a banheira impedido de se movimentar e ainda a levar com o chuveiro? :evil: :evil: :evil: :x :x :x :x :evil: :evil: :evil:

Duvido que os gatos amansem, acho que, com este método, consegue gatos traumatizados, desconfiados e com medo de água e de tudo.

Já para não falar de dar este tipo de conselhos na net....
:o :o

Jordan, não se assuste antes do tempo! :)
Pode ser que tudo corra bem. Já tive gatos que ao principio nem podiam estar juntos na mesma divisão da casa, e após algum tempo já se dão bem.
Vai correr tudo bem!

Picola
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta set 29, 2004 11:17 am

nynf Escreveu: O Ferinha foi adoptado!!!!!!! :lol: :lol:

Boa sorte Ferinha!!! Que sejas muito feliz e vivas muitos anos ao lado da tua dona!
Que bom nynf!
Sabes me dizer mais ou menos as probabilidades de se conseguir amansar um gato (daqueles de rua que fogem a qualquer contacto com humanos) com +/- 4/5 meses não sei precisar! É que nas traseiras da casa da minha mãe está lá um cor de areia que é LINDO! Nunca vi gato daquela côr, mas é muito arisco!
Andam lá outros dois um amarelo e outro preto (que acho que é uma gatinha) mas são mais novinhos 2 meses e tb são brabos, fogem logo e escondem-se mal nos tentemos aproximar! Tenho imensa pena de não ter tempo disponível para os amansar, ou pelo menos habituá-los á nossa presença, por certo este cor de areia era adoptado num instante de tão lindo que é! :| Até o meu marido ficou maluco com ele!

bjs
Jordan
Membro Veterano

quarta set 29, 2004 11:28 am

trew Escreveu: Amansar um gato é do mais simples que há.
O método pode não ser o mais ortodoxo,mas todos os gatos ao fim de dois dias estão mansos e a fazer rom-rom.
...
Se quizerem tentar este método infalivel,tentem.Têm é que ter coragem para o fazer.Entre um gato manso e um meio selvagem,escolham.
Poi lógico que ficam mansos, não há gato mais manso que um gato morto!! :? :o Mas há com cada uma! Vá se tratar seu/sua tarado(a)!
Você é que deveria se amarrar todo(a) e embrulhar-se numa toalha e jogar-se para dentro de uma piscina! Experimente lá e depois venha contar a experiência aqui no fórum! :p

Poças mas essas lista de professores nunca mais saem????? :|
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta set 29, 2004 11:56 am

Eu nem quero acreditra o que li sobre amansar um gato.

Se calhar devia dizer "como tentar matar um gato e se não conseguir pelo menos traumatizá-lo para toda a vida"

Já imaginaram o que pode acontecer depois de lerem isto?

Há cada cromo.....
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 29, 2004 12:33 pm

Jordan Escreveu:
nynf Escreveu: O Ferinha foi adoptado!!!!!!! :lol: :lol:

Que bom nynf!
Sabes me dizer mais ou menos as probabilidades de se conseguir amansar um gato (daqueles de rua que fogem a qualquer contacto com humanos) com +/- 4/5 meses não sei precisar! É que nas traseiras da casa da minha mãe está lá um cor de areia que é LINDO! Nunca vi gato daquela côr, mas é muito arisco!
Andam lá outros dois um amarelo e outro preto (que acho que é uma gatinha) mas são mais novinhos 2 meses e tb são brabos, fogem logo e escondem-se mal nos tentemos aproximar! Tenho imensa pena de não ter tempo disponível para os amansar, ou pelo menos habituá-los á nossa presença, por certo este cor de areia era adoptado num instante de tão lindo que é! :| Até o meu marido ficou maluco com ele!

bjs
Olá Jordan!

As probabilidades são boas quando se tratam de bébés ou gatos jovens. Mas há sempre excepções e há realmente gatos que têm uma natureza selvagem de tal forma forte que mais vale deixá-los viver a sua vida (eu apanho-os, castro ou esterilizo e volto a soltar), mesmo que isso signifique uma vida mais curta...não há nada mais triste que um gato realmente selvagem enclausurado em 4 paredes. Para eles a liberdade é tudo. E porque não? Num mundo ideal os gatos teriam esse direito!

Podes começar com a fase da cativação. Para cativar um gato de rua não é preciso muito ;) um horário certinho e uma lata de comida fazem milagres (por favor não esquecer o recepiente com água limpinha).
O objectivo é que eles te aceitem no seu territorio, que se habituem á tua imagem, cheiro e tom de voz. As primeiras vezes nem os vais ver, mas eles vêm-te a ti, que é o que interessa. Deixas a comida, afastas-te e se puderes fica a observar de um ponto mais afastado, fala com eles de mansinho ou conta-lhes uma historia (eu sei, é fazer papel de doidinha, mas acaba por ser divertido...os gatos gostam de tons quentes, melódicos e com subtis alterações - como quando contamos uma historia a um bébé para ele adormecer).
Uma semana assim, sempre ás mesmas horas.
O gato começa então a associar-te a coisas boas: comida e sons bonitos. Mas sejamos realistas, eles vão olhar para ti e ver uma lata de comida com pernas - excelente!!!! :lol:
Lentamente eles vão começar a aproximar-se quando tu apareces, porque já sabem que trazes comida. Lentamente também vão permitir-te que partilhes o espaço deles aquando da refeição, que faças uma festa no lombo, etc etc...
Se o gato não tiver um instinto selvagem especialmente marcado vai acabar por confiar em ti, e aí aumentam as possibilidades de ser apanhado e levado para dentro de uma casa onde começa a fase derradeira da domesticação: ensinar a fazer no areão, aos barulhos da casa, ás pessoas da familia...e aconselho a imediata castração/esterilização (pelos motivos que todos conhecemos).

Dá trabalho, e não é em 2 dias :roll: mas o prazer de conquistar um ser felino, de o convencer a confiar em nós, é das sensações melhores que podemos experimentar...

Já tive experiências maravilhosas e surpreendentes como o caso do ferinha por exemplo. Outras não correm tão bem, enfim.
Ainda tenho o Valente e irmã. O Valente veio para mim com o tamanho de 15 dias, quando já tinha mês e meio, muito doente. Lutador, amamentei-o,desmamei-o, tratei dele e está lindo, meigo como mel 8persistem problemas nos olhos e nariz).
A irmã veio para mim já com 2 meses. Está comigo há 2 meses. É uma fera. Não me deixa tocar-lhe e ataca se for caso disso. Por muito que me custe, está separada do resto dos gatos numa jaula na sala. Ou vai ou racha. Isto é, ou amansa ou então volta para a rua. Já está esterilizada.

Nunca mais me esqueço de um bébé que dei que cá em casa era meigo (tinha sido ameigado). Dei-o ao namorado de uma amiga. Pssados 4 dias ligam-me desesperados porque o gato era uma fera. Estranhei porque comigo ele tinha ficado meigo. Descobri depois que eles tinham cometido alguns erros (nada de grave) que tinham provocado o retrocesso da domesticação do gatinho. Lá lhes expliquei como haviam de actuar, se numa semana continuasse tudo igual, eu trocava-lhe o gatinho por outro. Passado uma semana ligam-me. Iam devolver o gatito. Tudo bem, preparei-me e já ia a sair d ecasa quando eles me voltama ligar...tinham fechado o gatinho na transportadora, mas ele estava a miar tão desesperado e assustado que não tinham coragem de o devolver, era comos e o estivessem a trair. Ficaram com ele e hoje é um gatinho de 5 meses, meiguinho e feliz (e muito mimado).

Porque quando falamos de um gato falamos de domesticação, e não de sociabilização (como nos cães). O gato será sempre um ser selvagem, o apelo da natureza é nele mais forte do que nos outros animais domesticados pelo homem há milhares de anos. Por isso continuamos a domesticar os gatos, e havemos de continuar para sempre, pois o gato há-de ser sempre a nossa hipótese de termos ao colo um Leão ou um Leopardo ;) e um gato nunca será completamente domesticado...nós domesticamos e ele "feliniliza-nos" - é uma parceria ;)
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano

quarta set 29, 2004 1:02 pm

Essa parte da latinha á mesma hora já iniciei, só que além vez dos 3 pequeninos vem a mãe deles, um macho adulto (lindo) mas desconfiado com estranhos, penso que tenha sido mal tratado e uma outra fêmea que já está esterilizada, mas como não se achou dona para ela, voltou ali para as traseiras e a senhora que a tratou vai lá todos os dias pôr-lhe comer. Esta senhora já tem salvo uma data de ferinhas dali (disse-me que tinha agora 4 branquinhos com 3 mesitos já amansados para dar) e o outro que não conseguiu amansar levou a uma amiga que tem uma quinta e está habituada a amansar cães e gatos para ver se consegue fazer alguma coisa dele; esta senhora já esterilizou uma data de gatinhas dali e arranjou-lhes donos, é uma mulher de armas!
Ela ficou de me levar uma armadilha, mas pensando bem primeiro prefiro familiarizá-los comigo e depois logo se vê... ela agora não pode ficar com mais nenhuns pq já lá tem os outros 4 e mais alguns cães... :( mas estou a pensar em levar umas vitaminas para os outros mais pequeninos (parecem-me muito franzinhinhos e apáticos... Deus sabe que se pudesse trazia-os a todos para dentro de casa! :cry:
O macho adulto vou perguntar a esta senhora se já é esterilizado, se não for e ela não se importar de o levar para ser tratado, eu pago-lhe as despesas todas, nem que depois tenhamos que o meter de novo na rua, mas pelo menos não vai andar a fazer mais filhotes e ali tem sempre três pessoas que os alimentam e olham por eles... penso que não sendo a solução ideal, pode ser a melhor consoante as circunstâncias!

E estas são as misérias por este país e mundo afora!

Obrigada nynf pelas explicações! E a todos os outros foristas que me deram uma palavra de incentivo e esclarecimentos!

Fiquem bem! ;)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 29, 2004 1:53 pm

Boa sorte e muita força Jordan ;) acredita que sei bem o que isso é...ainda ontem lá levei mais uma gatinha abandonada na minha colónia para ser esterilizada e ir ao dia do animal a ver se tem sorte e é adoptada...
é a minha Kali em miniatura por estar tão magrinha e enfezada, deve ter 7 ou 8 meses e é meiguinha...ainda lá vi um macho que deve ser irmão desta...a ver se também ainda o consigo apanhar...
<p>&nbsp;</p>
Serafas
Registado: quarta set 29, 2004 10:26 am

quarta set 29, 2004 2:46 pm

Eu acho que domesticar um gato é acima de tudo um acto de amor. E paciência, claro! ;) Quando a minha "Gorda" me veio parar às mãos (o termo é mesmo este...!) foi difícil habituar-me a ela e vice-versa. Eu tinha acabado de ter um desgosto com outra gata (a qual desmamei, criei e infelizmente enterrei com seis meses) que era meiga, doce, ternurenta à última casa. A Gorda foi-me dada por intermédio de um familiar, que face ao meu desgosto, não resistiu em arranjar-me outro amiguito, como que compensação. Como se adiantasse não é? Ajuda, mas não é a mesma coisa. A Gorda por sua vez era anti-social. Já tinha 2/3 meses, mas não se deixava tocar, ver, nada.... Para piorar as coisas, o meu outro gato, um pouco mais velho, não a largava, sempre atrás dela...

Aos poucos fomos ganhando a sua confiança, mas mesmo assim pegá-la ao colo, ou então fazer-lhe uma festa, era uma aventura. Até ao dia que descobri as suas festas favoritas. Umas palmadinhas com pouca força nos "quadris" faziam-na delirar... deitava-se, rebolava-se de puro prazer. Nunca tinha visto tal coisa.

Hoje em dia 10 meses depois desta descoberta, parece outra gata. Já nos pede festas, reclama quando não lhe damos mais atenção, morde-nos sem nos magoar para exigir as suas festas da praxe. E já nos deixa pegá-la ao colo, mas sempre pouco tempo. Adora enrolar-se nas nossas pernas e esconder-se debaixo das mantas.

Quanto ao relacionamento com o Blacky... são feitos um para o outro. Onde está um está o outro, e geralmente sempre ela por cima. Ele por sua vez, está menos "exigente" e nota-se que está mais contente por ter tão boa companhia, ainda que ela faça "gato sapato" dele... :p

Portanto o meu conselho, a adicionar a todos os outros bons conselhos que aqui já foram dados (a excepção daquele do banho frio :? ) é dar-lhes tempo para se habituarem, muita atenção e carinho. Uns raspanetes também não faz mal e umas palmadas bem aplicadas também resulta bem. Eu não costumo bater, geralmente um "não" dito com convicção resulta, mas às vezes tem de ser. Aí aplico uma palmada seca no lombo (com pouca força, claro!) e durante uns tempos aprendem a lição.

Ao fim ao cabo, convém lembrar que não são pessoas, ainda que sejam mais amigos que muitos humanos, e tal como nós não falamos "gatês" eles não falam a nossa língua. Não podemos esperar deles o que esperamos das pessoas. Eles dão-nos muito mais. Quem tem bichinhos (eu prefiro a palavra amiguinhos) percebe-me...
trew
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2004 11:16 pm

quarta set 29, 2004 4:29 pm

FOGO,vcs fizeram um filme de terror com as minhas palavras.
Oh malta,tenham calma,o filme não é tão dramatico como vcs o pintam.Até eu me assustei,pela vossa interpretação.
A história é do tamanho da unha,não é do braço.
Se tiver que amansar qualquer gato continuarei com o mesmo método,mas não se preocupem, que ele não sofre qualquer dano fisico nem ficará perturbado.Provocar dor ou qualquer dano a um animal,seja ele qual fôr,nunca foi nem será a minha vocação ou intensão.Quem me conhece sabe muito bem.

Nem no forum dos cães nem no dos gatos,caí de paraquedas.Quanto ás mensagens já li grande parte delas menina (nynf).
Não vou comentar nenhuma delas.
Já agora peço desculpa pelo comentário,mas vcs aumentaram-no em mais de 1000%.

Boa continuação e continuem o vosso bom trabalho com os animais.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quarta set 29, 2004 7:46 pm

trew Escreveu: De seguida encha a banheira de água e meta-o la dentro e mantenha-o lá por tempo indeterminado sem deixar que ele saia de lá.
com a cabeça dentro ou fora de agua?
trew Escreveu: Mantenha uma luta acesa com ele até se cansar.Se for caso disso,utilize o chuveiro para não o deixar sair.

tambem vale luvas de boxe?
trew Escreveu: Quando vir que está prestes a desfalecer,

isso ´e quando estiver... morto?
trew Escreveu: tire-o e seque-o com carinho,dando-lhe miminhos.

os miminhos sao para ele pensar que morreu e foi para o ceu, certo?
trew Escreveu: Se por acaso ele não continuar a ter bons modos,repita a dose logo de imediato.

ai malandro, toma la que agora ja so tens 7 vidas!...
trew Escreveu: Entre um gato manso e um meio selvagem,escolham.
sera caso de dizer... entre um gato morto e um meio selvagem, escolham :o :?: :roll:

ps: os outros que me desculpem, mas esta ´e das mais incriveis que ja li... felicidades para o ferinha!
Responder

Voltar para “Gatos”