Como escolher uma raça
Moderador: mcerqueira
Abro este tópico a propósito de um outro que pedia uma raça de pelo curto
Muitas pessoas escolhem uma determinada raça só por causa de determinada característica física: é o Hasset Hound porque com aquelas orelhas e as patas cortas fica com um ar tão “criduxo”, é o galgo porque é tão elegante, o husqui porque é um lobinho de olhos azuis...
Por esta razão aparecem tópicos a pedir aconselhamento sobre a compra de um cão e como condições indicam: gosto de cães de pelo comprido, gosto de cães de pelo curto, gosto de cães pretos...
Esta forma de ver os cães como se fossem um automóvel ou um adereço de moda é de uma enorme falta de respeito pela história da canicultura e pelas raças caninas. A culpa desta forma de ver os cães é da sociedade em que vivemos, que é uma sociedade da imagem e da superficialidade, e em particular, da canicultura oficial e da forma como selecciona e promove os cães.
Como já disse noutras ocasiões sou muito critico à selecção racial feita exclusivamente à custa das exposições de beleza, e a razão é que as raças, desta forma, deixam de existir como tal e passam a ser um conjunto de características físicas comum a um grupo de cães. Esta maneira de ver as raças caninas passa muito para a pessoa que quer comprar um cão.
A imagem da canicultura, e das raças, que passa para o cidadão comum é a do show e não a da funcionalidade das raças e das suas características.
Qualquer dia as pessoas têm uma raça para cada “toilete”.
Cumprimentos
Francisco Bica
Muitas pessoas escolhem uma determinada raça só por causa de determinada característica física: é o Hasset Hound porque com aquelas orelhas e as patas cortas fica com um ar tão “criduxo”, é o galgo porque é tão elegante, o husqui porque é um lobinho de olhos azuis...
Por esta razão aparecem tópicos a pedir aconselhamento sobre a compra de um cão e como condições indicam: gosto de cães de pelo comprido, gosto de cães de pelo curto, gosto de cães pretos...
Esta forma de ver os cães como se fossem um automóvel ou um adereço de moda é de uma enorme falta de respeito pela história da canicultura e pelas raças caninas. A culpa desta forma de ver os cães é da sociedade em que vivemos, que é uma sociedade da imagem e da superficialidade, e em particular, da canicultura oficial e da forma como selecciona e promove os cães.
Como já disse noutras ocasiões sou muito critico à selecção racial feita exclusivamente à custa das exposições de beleza, e a razão é que as raças, desta forma, deixam de existir como tal e passam a ser um conjunto de características físicas comum a um grupo de cães. Esta maneira de ver as raças caninas passa muito para a pessoa que quer comprar um cão.
A imagem da canicultura, e das raças, que passa para o cidadão comum é a do show e não a da funcionalidade das raças e das suas características.
Qualquer dia as pessoas têm uma raça para cada “toilete”.
Cumprimentos
Francisco Bica
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

Concordo consigo em certa medida. Infelizmente existe muita gente a pensar dessa forma e depois e ver os pobres abandonados...
Mas por outro lado também percebo que alguém goste de determinado factor próprio da raça X ou Y é claro que uma pessoa com alguma "cabeçinha" não compra cão como quem compra umas calças, certo?a meu ver é tudo uma questão de bom senso, que infelizmente vai havendo pouco

Bjs Alex
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Concordo até certo ponto, embora ache que muitas pessoas ao dizerem que gostam de cães de pêlo curto ou comprido, grandes ou pequenos, muitas vezes não tem a ver com modas mas pura e simplemente com gosto pessoal; da mesma maneira que podem referir que gostam de um cão com temperamento mais dócil, outro mais enérgico..., ou de guarda, ou para participar em exposições...
Não vou generalizar, nem criticar quem procure um animal com certas características porque até ver nada me dará a indicação que pretende um animal para "toilette" ou para mostrar aos vizinhos...
Qual foi o critério que o FBC escolheu os seus cães??? De certo que teve algum, influenciado por gosto pessoal ou convivência com algum que gostasse em especial... porque não darmos o mesmo benefício da dúvida aos outros?
Fiquem bem!

Não vou generalizar, nem criticar quem procure um animal com certas características porque até ver nada me dará a indicação que pretende um animal para "toilette" ou para mostrar aos vizinhos...
Qual foi o critério que o FBC escolheu os seus cães??? De certo que teve algum, influenciado por gosto pessoal ou convivência com algum que gostasse em especial... porque não darmos o mesmo benefício da dúvida aos outros?
Fiquem bem!

FBC:
Levado à letra o seu tópico, em Portugal só haveria S. Bernardos.....na serra da Estrela.
Temos que admitir que com a alteração do modo de vida das populações a maior parte das pessoas que têm animais, é para companhia.....logo haveriam muitas raças que em tendo em conta a sua funcionalidade deixariam de existir.
Os animais, tal como nós próprios (se calhar), têm que se adaptar a novo conceito de vida.
Levado à letra o seu tópico, em Portugal só haveria S. Bernardos.....na serra da Estrela.
Temos que admitir que com a alteração do modo de vida das populações a maior parte das pessoas que têm animais, é para companhia.....logo haveriam muitas raças que em tendo em conta a sua funcionalidade deixariam de existir.
Os animais, tal como nós próprios (se calhar), têm que se adaptar a novo conceito de vida.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Esta forma de ver os cães é a mesma com que vemos tudo o que nos rodeia. Um indíviduo é sempre atraído por aquilo que lhe é agradável à vista.FBC Escreveu: Esta forma de ver os cães como se fossem um automóvel ou um adereço de moda é de uma enorme falta de respeito pela história da canicultura e pelas raças caninas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Concordo absolutamente com o que foi dito.Cada um tem o seu gosto pessoal, e sabe o que se adequa mais ao seu estilo de vida.MDogster Escreveu:Esta forma de ver os cães é a mesma com que vemos tudo o que nos rodeia. Um indíviduo é sempre atraído por aquilo que lhe é agradável à vista.FBC Escreveu: Esta forma de ver os cães como se fossem um automóvel ou um adereço de moda é de uma enorme falta de respeito pela história da canicultura e pelas raças caninas.
Agora escolher um labrador ou um golden porque é o cão da moda, ou porque o vizinho do lado também tem...Aí já é outra história...

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Todos sabemos que o fenómeno "moda" tem a sua influência.
No entanto a raça deve ser escolhida em consciencia e com responsabilidade relativamente aos nossos gostos pessoais ( que imperativamente têm que ter o factor estético que nos agrada...) mas também com responsabilidade e consciencia do comportamento da raça em si, com todos os seus componentes.
Para isso deve-se estudar a raça ( na totalidade dos seus componentes) e fazer a escolha de acordo com o nosso estilo de vida, espaço e bem estar da mesma.
Escolher uma raça apenas pela sua componente estética, descurando as restantes características, dá o que costuma dar em raças da "moda".
O Husky siberiano já foi uma vítima, provavelmente seguirá o Labrador...
Isto para quem adquire um animal por impulso, que quer queiramos ou não, é o mais vulgar.
No entanto a raça deve ser escolhida em consciencia e com responsabilidade relativamente aos nossos gostos pessoais ( que imperativamente têm que ter o factor estético que nos agrada...) mas também com responsabilidade e consciencia do comportamento da raça em si, com todos os seus componentes.
Para isso deve-se estudar a raça ( na totalidade dos seus componentes) e fazer a escolha de acordo com o nosso estilo de vida, espaço e bem estar da mesma.
Escolher uma raça apenas pela sua componente estética, descurando as restantes características, dá o que costuma dar em raças da "moda".
O Husky siberiano já foi uma vítima, provavelmente seguirá o Labrador...
Isto para quem adquire um animal por impulso, que quer queiramos ou não, é o mais vulgar.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta set 23, 2004 6:08 pm
- Localização: 3 cães , 2 gerbil , 1 carpa , 2 topolinos e 2 sapos.
Eu tbm concordo com vc em certos pontos .
Eu conheço muita gente que faz isso , quer pegar esse filhote porque é mais popular,ou ate ,mesmo quando o filhote é o menor de todos é sempre deixado de lado ate mesmo palos irmãos .O meu Golden tem problema de pele , era o menor da turma .Mas eu escolhi ele e ate hoje eu agradeço de ter escolhido ela , ele é um cão maravilhoso mesmo com seus defeitos!
Gente nunca escolha um filhote pelo , tamanho raça , porque tem muito filhote e adulto nas ruas sem lar .

Eu conheço muita gente que faz isso , quer pegar esse filhote porque é mais popular,ou ate ,mesmo quando o filhote é o menor de todos é sempre deixado de lado ate mesmo palos irmãos .O meu Golden tem problema de pele , era o menor da turma .Mas eu escolhi ele e ate hoje eu agradeço de ter escolhido ela , ele é um cão maravilhoso mesmo com seus defeitos!

Gente nunca escolha um filhote pelo , tamanho raça , porque tem muito filhote e adulto nas ruas sem lar .

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Hoje em dia, com a variedade racial disponível, não percebo como é que uma pessoa que quer um cão para apenas lhe fazer companhia opta por um raça cujo comportamento não se adequa minimamente à existência pacata num apartamento durante a maior parte do dia, só porque o aspecto lhe é agradável à vista. Afinal de contas há que ter respeito pelo cão e proporcionar-lhe os estímulos para os quais a raça foi apurada. Independentemente do S. Bernardo morar na Serra da Estrela ou em Freixo-de-Espada-à-Cinta.
Maria João
-
- Membro
- Registado: quinta ago 19, 2004 6:50 pm
- Localização: dois caes,duas rolas,um melro,10canarios,12pintassilgos
eu tb concordo com alguns pontos ,mas nao todos ,eu comprei um boxer porque desde sempre adorei esta raça ,e cinseramente nem sei se esta ou nao na moda,mas tambem nao me interessa,mas todas as pessoas teem gostos diferentes,um cao nao é um automovel,mas tambem temos que escolher os caes conforme os nossos gostos,porque para comprar casa escolhemos ao nosso gosto,para casar escolhemos a pessoa que gostamos,ou há alguem que nao goste de uma pessoa mas casa com ela só por pena ou porque a acha querida,eu acho que nao
,agora quanto as pessoas q só compram uma certa raça nao por gostarem mas por estar na moda acho ridiculo,eu se pudesse tinha um canil em casa,porque todos os caes q vejo na rua sejam ou nao de raça só me apetece trazelos para casa, desculpem o comprimento do relatorio com os melhores cumprimentos, 

O que eu quis criticar não foi só a questão da moda ( é claro que esta questão é muito criticavel e tem criado muitos problemas) mas também o escolher um cão pelo aspecto fisico.
É claro que se escolhe um cão segundo o nosso gosto mas o gosto não deve só incidir no aspecto físico. Mais, o aspecto fisico é, talvez, o menos importante. Dizer que se gosta de uma raça porque tem uns olhos lindos ou um aspecto musculoso é a mesma coisa que nada. Uma raça não é um conjunto de caracteristicas fisicas (como infelizmente muitas pessoas pensam) mas uma infinidade de caracteristicas fisicas, psiquicas, comportamentais, funcionais, históricas, etc...
Deve-se escolher um cão tendo em atenção para quê que o cremos, o que vamos fazer com ele, o nosso estilo (e gosto) de vida. A primeira razão da escolha de um cão deve ser sempre a funcionalidade, mesmo que o cão seja só para companhia
Por exemplo: acho um crime ter um Huski num apartamento a fazer companhia a velhinhos mas se eu for um aventureiro que gosta de subir a Serra da Estrela todos os fins de semana então é adequado ter um Husqui para companhia.
Cumprimentos
Francisco Bica
É claro que se escolhe um cão segundo o nosso gosto mas o gosto não deve só incidir no aspecto físico. Mais, o aspecto fisico é, talvez, o menos importante. Dizer que se gosta de uma raça porque tem uns olhos lindos ou um aspecto musculoso é a mesma coisa que nada. Uma raça não é um conjunto de caracteristicas fisicas (como infelizmente muitas pessoas pensam) mas uma infinidade de caracteristicas fisicas, psiquicas, comportamentais, funcionais, históricas, etc...
Deve-se escolher um cão tendo em atenção para quê que o cremos, o que vamos fazer com ele, o nosso estilo (e gosto) de vida. A primeira razão da escolha de um cão deve ser sempre a funcionalidade, mesmo que o cão seja só para companhia
Por exemplo: acho um crime ter um Huski num apartamento a fazer companhia a velhinhos mas se eu for um aventureiro que gosta de subir a Serra da Estrela todos os fins de semana então é adequado ter um Husqui para companhia.
Cumprimentos
Francisco Bica
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
- Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
- Contacto:
Já agora que cães é que têm.FBC Escreveu: O que eu quis criticar não foi só a questão da moda ( é claro que esta questão é muito criticavel e tem criado muitos problemas) mas também o escolher um cão pelo aspecto fisico.
Por exemplo acho um crime ter um Huski num apartamento a fazer companhia a velhinhos mas se eu for um aventureiro que gosta de subir a Serra da Estrela todos os fins de semana então é adequado ter um Husqui para companhia.
Cumprimentos
Francisco Bica
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Ora nem maisFBC Escreveu: O que eu quis criticar não foi só a questão da moda ( é claro que esta questão é muito criticavel e tem criado muitos problemas) mas também o escolher um cão pelo aspecto fisico.
Por exemplo acho um crime ter um Huski num apartamento a fazer companhia a velhinhos mas se eu for um aventureiro que gosta de subir a Serra da Estrela todos os fins de semana então é adequado ter um Husqui para companhia.
Cumprimentos
Francisco Bica

Esta é a minha "maneira de estar nos cães", é uma forma de respeito por estas raças que eu gosto, e gosto tanto que não as tenho por saber que eu não seria a dona adequada.
Uma raça define-se não só pela morfologia, mas essencialmente pelo caracter. E este último severia ser sempre o primeiro a considerar quando se escolhe uma raça. Não há nada mais bonito e saudavel que ver cão e dono em perfeita sintonia.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
- Contacto:
Não podia estar mais de acordo.nynf Escreveu:
Uma raça define-se não só pela morfologia, mas essencialmente pelo caracter. E este último severia ser sempre o primeiro a considerar quando se escolhe uma raça. Não há nada mais bonito e saudavel que ver cão e dono em perfeita sintonia.

Atentamente,
Daniel
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
- Contacto:
Não podia estar mais de acordo.nynf Escreveu:

Atentamente,
Daniel