Afinal para que se quer LOP, pensando melhor...para que se quer cães???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta set 30, 2004 6:49 pm

fang Escreveu:
Eu acho que todo o cachorro que é comprado, deve ter o LOP. É um direito do comprador ao comprar um cão de raça. Se é de qualidade pet ou expo, não me parece relevante desde que o comprador saiba o que está a comprar e o criador explique o que está a vender. O uso do futuro cão é da inteira responsabilidade do proprietário, mesmo que ele inconscientemente possa andar a "queimar" o nosso afixo. A opção de criação foi nossa. Se alguem quer um cão "completo" independentemente da qualidade, leva o LOP.
Neste caso eu costumo "assinar" aquilo que crio, independentemente se é bom ou mau. Fiz a obra, se é uma obra de arte ou um "mamarracho", só tenho que assinar, já que a criação foi minha e a responsabilidade também.
Eu preferia estar a generalizar mas como senti uma certa censura por parte do Fang, resolvi explicar porque não registo os pets. Então cá vai:

Para mim, o mais importante não é o facto de o detentor poder vir ou não "queimar" o meu afixo. O que me interessa mesmo é a preservação da raça e com esse fim, utilizo as armas que disponho para impedir que um animal que não tenha qualidade para tal, procrie. Sendo assim e porque falando superficialmente com um advogado ele me tinha dito que se o comprador provasse que o animal era dele (lá está, por ignorância também não lhe falei dos conceitos que o Gonçalo referiu), o CPF não poderia recusar-se a emitir uma 2ª via do LOP, optei sempre por não registar os pets. Mas nenhum comprador pode dizer que foi enganado pois assegurei-me sempre que a pessoa percebia que o animal que estava a comprar nunca seria considerado de raça. Aliás no contrato de compra e venda declaro a venda do animal do tipo X (sendo X a raça). De qualquer modo, entrego também uma folhas com os ascendentes do gato e cópia dos registos dos progenitores que vendo bem, é tão válido como a cópia do LOP que o Fang entrega com o seu cachorro. E aviso que se os donos optarem pela castração/esterilização, caso desejarem, tenho um ano para pedir o registo. Ao longo deste ano, aconteceu que um "pet" foi evoluindo de forma notável para um bom exemplar. Assim que o notei, avisei os donos que ainda poderia registar o gato. Eles não quiseram.

Quanto às doações, já por mais de uma vez referi que quando faço uma oferta, deixo a pessoa escolher o animal que pretende. Se fôr um pet não tem registo se fôr um animal que possa ser usado para reprodução ou para exposição, claro que leva o LOP.
Maria João
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 30, 2004 7:26 pm

Bom, nos anos (apesar de tudo escassos) que levo de criação já vi várias vezes campeões produzirem charutos atrás de charutos, e charutos a produzirem campeões. Por isso cada vez mais me convenço que isto de classificar os cachorros em pets e supra-sumos, e vender mais baratos uns que outros, e dar LOP a uns e não a outros com a justificação de "defesa da raça" tem muito que se lhe diga, tanto mais que a classificação dos cachorros é feita com base na opinião (e é apenas uma opinião, que vale o que vale) do criador. Eu acho que a escolha de reprodução ou não, charuto ou não, deve ser do proprietário. O criador pode aconselhar, mostrar as faltas, mas a decisão final deve ser sempre do dono. Dono avisado, consciente, responsável, claro. Mas é a este tipo de donos que se vendem os cachorros, não é verdade? Por isso não concordo nada com essa posição de tirar o LOP aos "feios". É que, termino como comecei, já vi várias vezes campeões produzirem charutos atrás de charutos, e charutos a produzirem campeões.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 30, 2004 7:44 pm

SeaLords Escreveu: Bom, nos anos (apesar de tudo escassos) que levo de criação já vi várias vezes campeões produzirem charutos atrás de charutos, e charutos a produzirem campeões. Por isso cada vez mais me convenço que isto de classificar os cachorros em pets e supra-sumos, e vender mais baratos uns que outros, e dar LOP a uns e não a outros com a justificação de "defesa da raça" tem muito que se lhe diga, tanto mais que a classificação dos cachorros é feita com base na opinião (e é apenas uma opinião, que vale o que vale) do criador. Eu acho que a escolha de reprodução ou não, charuto ou não, deve ser do proprietário. O criador pode aconselhar, mostrar as faltas, mas a decisão final deve ser sempre do dono. Dono avisado, consciente, responsável, claro. Mas é a este tipo de donos que se vendem os cachorros, não é verdade? Por isso não concordo nada com essa posição de tirar o LOP aos "feios". É que, termino como comecei, já vi várias vezes campeões produzirem charutos atrás de charutos, e charutos a produzirem campeões.
Exactamente por isso é que eu acho que quem PAGA tem direito ao LOP. Afinal está a pagar um cão de raça não é? Desde que esteja informado da qualidade do cão (que até pode dar campeões ou charutos), parte-se do principio que é um dono responsável. Se virar o "bico ao prego", pode ser bom ou mau (os resultados o confirmarão), mas PAGOU para isso.

Por isso opto por registar tudo e "assinar" com o meu afixo. "Assinar" apenas os bons é uma selecção algo desonesta a meu ver. Ao fim e ao cabo o cruzamento foi da minha inteira responsabilidade.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta set 30, 2004 7:52 pm

SeaLords Escreveu: Bom, nos anos (apesar de tudo escassos) que levo de criação já vi várias vezes campeões produzirem charutos atrás de charutos, e charutos a produzirem campeões. Por isso cada vez mais me convenço que isto de classificar os cachorros em pets e supra-sumos, e vender mais baratos uns que outros, e dar LOP a uns e não a outros com a justificação de "defesa da raça" tem muito que se lhe diga, tanto mais que a classificação dos cachorros é feita com base na opinião (e é apenas uma opinião, que vale o que vale) do criador. Eu acho que a escolha de reprodução ou não, charuto ou não, deve ser do proprietário. O criador pode aconselhar, mostrar as faltas, mas a decisão final deve ser sempre do dono. Dono avisado, consciente, responsável, claro. Mas é a este tipo de donos que se vendem os cachorros, não é verdade? Por isso não concordo nada com essa posição de tirar o LOP aos "feios". É que, termino como comecei, já vi várias vezes campeões produzirem charutos atrás de charutos, e charutos a produzirem campeões.
;)
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta set 30, 2004 8:23 pm

Eu tenho uma maneira diferente de ver as coisas. Para mim as exposições foram criadas para se apurarem (teóricamente) quais os bons reprodutores. Então se pelas suas características, o animal não tem hipótese de ser bem classificado, não deve ser usado como reprodutor. Claro que pela boa linhagem até poderia originar bons descendentes mas também poderia não dar. Então porque arriscar se até o mais certo é haver melhores na ninhada?

Quanto à venda/doação de animais sem LOP, no meu caso, as pessoas para quem eles foram não são ignorantes acerca da raça. Já eram (ou tinham sido) proprietários de outros persas. Apenas preferem o "tipo antigo".
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta set 30, 2004 8:30 pm

fang Escreveu: Exactamente por isso é que eu acho que quem PAGA tem direito ao LOP. Afinal está a pagar um cão de raça não é? ...
Não, não é. O comprador está perfeitamente ciente de que um animal sem registo nunca é considerado de raça.
fang Escreveu: Por isso opto por registar tudo e "assinar" com o meu afixo. "Assinar" apenas os bons é uma selecção algo desonesta a meu ver. Ao fim e ao cabo o cruzamento foi da minha inteira responsabilidade.
Concordo inteiramente com esta posição do Fang.
Maria Jo&atilde;o
SeaLords
Membro Veterano

quinta set 30, 2004 8:44 pm

mjoaomarques Escreveu: Eu tenho uma maneira diferente de ver as coisas. Para mim as exposições foram criadas para se apurarem (teóricamente) quais os bons reprodutores. Então se pelas suas características, o animal não tem hipótese de ser bem classificado, não deve ser usado como reprodutor. Claro que pela boa linhagem até poderia originar bons descendentes mas também poderia não dar. Então porque arriscar se até o mais certo é haver melhores na ninhada?
Eu por acaso tenho uma visão um bocadinho diferente. Eu acho que as exposições servem para sancionar os cruzamentos que deram origem aos animais apresentados em ringue (e por isso acho que deviam ser permitidos animais esterilizados, por exemplo). Exposição como método de selecção de reprodutores mais não é que passar um cheque em branco.

Arriscar ou não? É que se calhar a grande maioria das vezes os bons até vão parar à gaveta e perdem-se completamente para a raça. Como não se sabe à partida se os bons vão ou não ser postos na gaveta, porquê tirar logo à partida as hipóteses aos "feios"?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta set 30, 2004 9:27 pm

Sealords, eu estou sempre a esquecer-me que não se pode comparar a criação de gatos com a de cães. E isso reflecte-se nas exposições. Nas de gatos, é aceite qualquer gato, mas depois não temos o melhor grupo ou o melhor reprodutor.
Agora essa de sancionar (penalizar) os reprodutores quer dizer propriamente o quê? Que lhe dá uma idéia de como planear o próximo cruzamento para obter um animal mais perfeito?
Maria Jo&atilde;o
SeaLords
Membro Veterano

sexta out 01, 2004 7:39 am

O verbo "sancionar" na minha frase anterior tem o sentido de "ratificar", "aprovar" e não o de "penalizar" ;)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta out 01, 2004 4:34 pm

Para mim vender cães sem LOP porque parecem os mais fora de estalão e o mesmo que vender cães sem LOP e outros com LOP com preços diferentes. Se reproduziram os cães para terem essa ninhada, têm que ter a responsabilidade sobre a mesma, e por isso registá-los a todos.

Ñ registar cães "feios" é o mesmo que querer criar apenas cães campeões, a meu ver isso está errado...
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta out 01, 2004 7:45 pm

SeaLords Escreveu: O verbo "sancionar" na minha frase anterior tem o sentido de "ratificar", "aprovar" e não o de "penalizar" ;)
Ok. Já aprendi mais umas coisas. ;)

Entendo o que quer dizer mas não acho correcto extrapolar o seu conceito à raça que eu crio. Porquê? Porque é usual as ninhadas serem bastante heterogéneas em termos do actual estalão. Isto acontece porque só muito recentemente se passou a adoptar o estalão americano (com todas as implicações em termos de saúde que isso traz mas esse, é assunto para outro tópico) que tem diferenças grandes em relação ao anterior. Ou seja, como há ainda um grande diversidade de linhagens, numa ninhada de três ou quatro gatitos, não é raro nascer um belíssimo e outros que poderiam ser campeões há meia dúzia de anos mas que hoje em dia têm apenas qualidade pet.
Maria Jo&atilde;o
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

domingo out 03, 2004 2:29 pm

Realmente os classificados não são mesmo aqui... mas mesmo assim, só gastou 100 euros nas vacinações e alimentação dos sete cachorros????

Bem voltando ao tópico, concordo plenamente com A Sealords, seleccionar cachorros, e atribuir-lhes ou não LOP, é um autêntico atentado,pelo menos do ponto de vista dos cães....só falo do que conheço.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda out 18, 2004 9:31 pm

Up para alguns mais novatos reconhecerem certos conceitos.
Responder

Voltar para “Cães”