Boa tarde
Cada caso é um caso e a decisão nunca é fácil.
Ficamos cheias de incertezas. Eu pessoalmente penso que quando eles estão a sofrer é a n/ derradeira prova de amor.
Fale c/ o vet. e peça-lhe opinião.
Um abraço
Cristina
Sou nova aqui e peço ajuda urgente!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Graças a Deus que nunca passei por uma situação dessas! Mas se pensar agora e friamente talvez fosse melhor deixar o gato a "dormir" se for para ele penar o resto dos seus dias. Mas como disse, nunca tal me aconteceu.
Acho de louvar todas essas tentativas de fazer com que ele melhore e consiga ter uma vida normal...dentro do possível. Mas como já foi dito, fale muito bem com os vets e peça-lhes uma opinião franca! Embora os nossos amiguinhos gostem de nos surpreender pela positiva muitas vezes nestes casos, há que ter em atenção o estado dele e que tipo de vida poderá fazer.
Acho de louvar todas essas tentativas de fazer com que ele melhore e consiga ter uma vida normal...dentro do possível. Mas como já foi dito, fale muito bem com os vets e peça-lhes uma opinião franca! Embora os nossos amiguinhos gostem de nos surpreender pela positiva muitas vezes nestes casos, há que ter em atenção o estado dele e que tipo de vida poderá fazer.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o joão gato no fim da vida, teve uma insuficiência renal muito grave. isso junto com uma pneumonia, era de fazer chorar as pedras
deixei-o assim uns dias. por fim, ele miave, parece que a pedir que acabassem com aquilo. já tinha 15 anos e era o grande ai jesus. nem quero lembrar-me 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o joão gato no fim da vida, teve uma insuficiência renal muito grave. isso junto com uma pneumonia, era de fazer chorar as pedras
deixei-o assim uns dias. por fim, ele miave, parece que a pedir que acabassem com aquilo. já tinha 15 anos e era o grande ai jesus. nem quero lembrar-me 

Obrigada pelos vossos relatos!
Acho que a maioria das pessoas que viveu ete tipo de situação acabou por optar pela "eutanásia" e acho que é o mais correcto no caso de sofrimento do animal. E acho que os vets de cá estão muito inclinados para ela. Mas é tão difícil decidi-lo!
Olho para ele e parece que não está tão "vegetal" ou tão desesperado de dores e que, talvez em casa com mimos e conforto, poderia recuperar alguma coisa...Mas isto é a minha perspectiva não profissional e parcial, de alguém que quer desesperadamente que o gato não desapareça; portanto o mais provável é ter uma visão deturpada das circunstâncias...
Obviamente que se os vets acharem que está em sofrimento e que levando-o para casa sem quaisquer condições de manutenção (soro, etc) ainda vai sofrer mais, aí não tenho opção...
Embora a minha vontade, estando tudo "perdido", seja a de que ele acabe os seus dias acompanhado e a sentir-se querido, não sei se aguento vê-lo a definhar e a morrer...
Muito obrigada!
Acho que a maioria das pessoas que viveu ete tipo de situação acabou por optar pela "eutanásia" e acho que é o mais correcto no caso de sofrimento do animal. E acho que os vets de cá estão muito inclinados para ela. Mas é tão difícil decidi-lo!

Olho para ele e parece que não está tão "vegetal" ou tão desesperado de dores e que, talvez em casa com mimos e conforto, poderia recuperar alguma coisa...Mas isto é a minha perspectiva não profissional e parcial, de alguém que quer desesperadamente que o gato não desapareça; portanto o mais provável é ter uma visão deturpada das circunstâncias...
Obviamente que se os vets acharem que está em sofrimento e que levando-o para casa sem quaisquer condições de manutenção (soro, etc) ainda vai sofrer mais, aí não tenho opção...

Embora a minha vontade, estando tudo "perdido", seja a de que ele acabe os seus dias acompanhado e a sentir-se querido, não sei se aguento vê-lo a definhar e a morrer...

Muito obrigada!
mafarrica
tenho seguido este tópico desde o principio.
Se você tem pena que o animal morra sem se sentir amado, o que compreendo.~
Se não é possivel salvá-lo, ou mesmo que isso aconteça depois não há condições para ele ter uma qualidade de vida que a sua saude exige...
então porquê é que não o leva para sua casa, durante 24 anos, o mima e acarinha, o faz sentir especial, e depois o leva para a sua situação final...
Os seus gatos poderiam ficar fechados só por esse tempo...
Desculpe se feri de algum modo os seus sentimentos, só estou a dar uma ideia.
Calculo que, adorando animais, esteja a viver uma situação muito dificil.
tenho seguido este tópico desde o principio.
Se você tem pena que o animal morra sem se sentir amado, o que compreendo.~
Se não é possivel salvá-lo, ou mesmo que isso aconteça depois não há condições para ele ter uma qualidade de vida que a sua saude exige...
então porquê é que não o leva para sua casa, durante 24 anos, o mima e acarinha, o faz sentir especial, e depois o leva para a sua situação final...
Os seus gatos poderiam ficar fechados só por esse tempo...
Desculpe se feri de algum modo os seus sentimentos, só estou a dar uma ideia.
Calculo que, adorando animais, esteja a viver uma situação muito dificil.
Só para relatar o desfecho deste caso:
Resolvemos levar o Xanosos para casa na 6ª a pensar proporcionar-lhe uns
últimos dias de conforto e companhia e levá-lo à "eutanásia" na
segunda-feira. Mas ele
piorou muito no sábado e estava mesmo
um "farrapo"...Acabei por vê-lo mesmo a definhar...
(((
Achei que para estar deitado num sítio sem se mexer, sem conseguir
estar sequer de pé ou mexer-se minimamente, sem querer comer ou
beber (tentámos dar-lhe àgua com uma seringa e ele "vomitava" a
pouca àgua que lhe entrava na boca!) não valia a pena...Nem sei se
ele estaria realmente em sofrimento ou se estava já tão fraco que
nem dores teria e estaria só mesmo à espera de se "apagar"... nunca
vi um bicho em tal estado! O que mais impressionava, devido à sua
extrema magreza, era ver (literalmente!) o coração a bater!
Impressionante e desesperante!:-(((
Resolvemos levá-lo ao vet. Passeámos um bocadinho de carro com ele
ao sol, até ao campo e ele até levantava a cabeça e tentava
miar...Era um gato de rua e espero que tenha gostado destes últimos momentos de brisa campestre e calor do sol...
Mas o que mais me afligiu foi,
quando chegávamos ao vet, ele começou a miar muito e a tentar
incorpora-se, como se pressentisse o que lhe ia acontecer! Fiquei
mesmo mal...É claro que isto terá sido uma coincidência, mas dquelas
mesmo más para a nossa consciência...
Não consegui entrar no vet com ele, foi o meu companheiro e fartei-me de chorar nesse dia...Não sei exactamente como
se processa a eutanásia nos bichos mas deve ser parecida com o
método para os humanos, com uma administração de um tranquilizante e
depois do agente letal; o que é certo é que o Xanoso morreu só com o
tranquilizante, já imaginam o estado físico em que o bicho estava...
Eu até tinha ligado uns dias antes p uns vets de Lx (Dra Paula da clínica de um dr Salles) a perguntar se
haveria alguma outra coisa a fazer mas eles disseram-me que pouco havia a fazer e era só uma questão de (pouco) tempo...
Acho que tentámos fazer tudo o que pudémos por ele, embora fique
sempre aquela sensação de culpa de que algo nos escapou...Mas no fim
de tudo isto também serviu p alertar-nos p vigiar bem o estado de saúde dos
gatos que já temos à nossa responsabilidade, embora sejam "exclusivamente" caseiros.
Queria agradecer imenso todo o apoio e conselhos que me deram.
Tenho pena que a Ghillie Dhu não tenha estado por cá porque vi nouto tópico que ela tinha experiência com gatos com problemas renais graves e talvez fosse das mais "qualificadas" p prestar conselhos...
Mas muitissimo obrigada a todos!
E sempre fiquei a conhecer este "espaço" magnífico do qual fiquei fã incodicional! :love:
Resolvemos levar o Xanosos para casa na 6ª a pensar proporcionar-lhe uns
últimos dias de conforto e companhia e levá-lo à "eutanásia" na
segunda-feira. Mas ele
piorou muito no sábado e estava mesmo
um "farrapo"...Acabei por vê-lo mesmo a definhar...

Achei que para estar deitado num sítio sem se mexer, sem conseguir
estar sequer de pé ou mexer-se minimamente, sem querer comer ou
beber (tentámos dar-lhe àgua com uma seringa e ele "vomitava" a
pouca àgua que lhe entrava na boca!) não valia a pena...Nem sei se
ele estaria realmente em sofrimento ou se estava já tão fraco que
nem dores teria e estaria só mesmo à espera de se "apagar"... nunca
vi um bicho em tal estado! O que mais impressionava, devido à sua
extrema magreza, era ver (literalmente!) o coração a bater!
Impressionante e desesperante!:-(((
Resolvemos levá-lo ao vet. Passeámos um bocadinho de carro com ele
ao sol, até ao campo e ele até levantava a cabeça e tentava
miar...Era um gato de rua e espero que tenha gostado destes últimos momentos de brisa campestre e calor do sol...
Mas o que mais me afligiu foi,
quando chegávamos ao vet, ele começou a miar muito e a tentar
incorpora-se, como se pressentisse o que lhe ia acontecer! Fiquei
mesmo mal...É claro que isto terá sido uma coincidência, mas dquelas
mesmo más para a nossa consciência...
Não consegui entrar no vet com ele, foi o meu companheiro e fartei-me de chorar nesse dia...Não sei exactamente como
se processa a eutanásia nos bichos mas deve ser parecida com o
método para os humanos, com uma administração de um tranquilizante e
depois do agente letal; o que é certo é que o Xanoso morreu só com o
tranquilizante, já imaginam o estado físico em que o bicho estava...
Eu até tinha ligado uns dias antes p uns vets de Lx (Dra Paula da clínica de um dr Salles) a perguntar se
haveria alguma outra coisa a fazer mas eles disseram-me que pouco havia a fazer e era só uma questão de (pouco) tempo...
Acho que tentámos fazer tudo o que pudémos por ele, embora fique
sempre aquela sensação de culpa de que algo nos escapou...Mas no fim
de tudo isto também serviu p alertar-nos p vigiar bem o estado de saúde dos
gatos que já temos à nossa responsabilidade, embora sejam "exclusivamente" caseiros.
Queria agradecer imenso todo o apoio e conselhos que me deram.

Tenho pena que a Ghillie Dhu não tenha estado por cá porque vi nouto tópico que ela tinha experiência com gatos com problemas renais graves e talvez fosse das mais "qualificadas" p prestar conselhos...
Mas muitissimo obrigada a todos!
E sempre fiquei a conhecer este "espaço" magnífico do qual fiquei fã incodicional! :love:
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Sinto muito pelo que teve de experienciar
...
Agora talvez seja melhor erguer a cabeça e guardar com todo o carinho os vossos melhores momentos

Agora talvez seja melhor erguer a cabeça e guardar com todo o carinho os vossos melhores momentos