A minha cadela mordeu-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 03, 2004 8:14 pm

Enfim, se calhar estou apenas a analisar o sucedido do ponto de vista humano.
Cão é cão, não reage como nós e é inútil avaliar o seu comportamento comparando com o que nós fariamos nessa situação.
Há umas semanas atrás, no Brasil, um autocarro com jovens caiu água após um despiste. Um rapaz de 14 anos que sobreviveu sem ferimentos atirou-se à água para salvar alguns colegas. Salvou um....salvou dois...e ao tentar salvar o terceiro foi puxado por este para debaixo de água e acabaram por afogar-se os dois.....
Como se vê, em situações de pânico não somos muito diferentes dos cães!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo out 03, 2004 8:30 pm

E ñ só, venham-me cá pôr alcóol numa ferida a ver se ñ levam um chapadão, é automático, :lol: Fico tão aflita que nem sei se hei-de gritar ou espancar quem está ao lado...

Tal como na água, se me sentir aflita tento-me agarrar à força a algo que me sustente, nervos também nós temos...
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

domingo out 03, 2004 9:29 pm

CindelP Escreveu:
Vanadis Escreveu: Olá!

Realmente, ficamos sempre estupefactos qd um bichinho nosso nos morde assim, não é normal. Do modo como a descreveu, é uma cadela meiguinha e dada aos donos. Assim, só vejo mesmo a hipótese de a mordidela ter sido resultante da situação em que a bichinha estava, foi uma reacção ao pânico e medo que a bichinha devia estar sentindo, a modos que se descontrolou. Foi isso quase de certeza, ela não a mordeu para a atacar, estava simplesmente em pênico e descontrolada, é provável que nem se tenha apercebido que era você quem estava a ajudá-la nem que estava a ser ajudada, tal era o nervosismo.

;) Bem , é a minha opinião. oops
Estupefactos so mesmo para quem não percebe nada de cães ....

De resto assino por baixo da aisd. Trata-se de uma situação tipica de nervosismo e aflição por parte da cadela.

nanci
Assino por baixo das duas.

Ana
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo out 03, 2004 10:41 pm

[quote]E ñ só, venham-me cá pôr alcóol numa ferida a ver se ñ levam um chapadão, é automático, Fico tão aflita que nem sei se hei-de gritar ou espancar quem está ao lado...

[/quote]

e quantos dentistas não levaram já uns belos pontapés? :p afinal, até só irracionais :p
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 03, 2004 10:44 pm

Eu tb. 8)

Sorry se não me expliquei como deve ser, mas há muitos donos que, mesmo percebendo de cães, não conseguem ter a cabeça fria o suficiente para ter a reracção de pânico do animal como uma reacção normal, especialmente se não se está nada à espera que o animal reaja daquela maneira.
Ok, conhecendo o bicho, à partida sabemos o que podemos esperar, mas a nossa aflição em ajudar o nosso bichinho às vezes sobrepõe-se à nossa razão, e não tomamos as precauções necessárias...
Os meus cães já estiveram em situações semelhantes, ficam histéricos, lógico, mas nunca aconteceu descontrolarem-se a ponto de me morderem. Se tal acontecesse a minha primeira reacção seria de estupefacção. Era isso que eu queria dizer. :oops:

No caso que aqui se descreve neste tópico, sem dúvida que a cadelita reagiu de um modo condicionado pelo pânico que estava sentindo.

Tb é normal o dono demorar o seu tempo a recuperar a confiança na cadela, afinal levou uma trinca sem estar nada à espera...mas dado que a bichinha não fez mesmo por mal, não vai compreender essa mudança no comportamento do dono...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo out 03, 2004 10:48 pm

[quote]mas dado que a bichinha não fez mesmo por mal, não vai compreender essa mudança no comportamento do dono...[/quote]

ai não? então experimente levar uma dentada num dedo ao ponto... de ter de levar um ponto, ou numa perna, de modo a ficar com um hematoma que a impede de andar durante uma semana. sem falar noutro ponto. fica logo a perceber :roll:
leoa_nova_
Membro Veterano

domingo out 03, 2004 11:16 pm

Eu acho que os cães percebem quando nos magoam mesmo sendo irracionais, por exemplo, a minha tia levou uma dentada por tentar separar os cães dela durante uma luta. Resultado, um pedaço de pele e gordura fora, teve que levar uns pontos e o penso, etc. Quando chegou a casa notou algo diferente no cão, pois andava sempre de volta dela a cheirar-lhe o braço e a lembe-la, e até hoje se ela for ter com ele ao quintal, a primeira coisa que ele faz é cheirar-lhe o braço.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda out 04, 2004 2:07 am

PauloC Escreveu: Sorte ser um cão de uma raça 'NÂO potencialmente perigosa'! Se fosse um Rottweiler, hoje dava em todos os noticiários e saia em todos os jornais....nem que o resultado da 'agressão' tivesse sido um arranhãozinho.
E com um pouco de sorte no estrangeiro!
uma vez estava a ler um jornal qualquer e vi a noticia que, na Italia, um Pitbull tinha mordido a empregada da casa. Não dizia que o ataque tinha sido grave (é porque não foi) nem mais nada de especial.
Conheço tantos casos de cães que já morderam os donos e a noticia não sai nem no pasquim local mas se for um Pit, a noticia, atravessa a Europa. Assim não admira que se crie um panico com os potencialmente perigosos, pois o que acontece é o que sai na comunicação social.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda out 04, 2004 7:45 am

leoa_nova_ Escreveu: Eu acho que os cães percebem quando nos magoam mesmo sendo irracionais, por exemplo, a minha tia levou uma dentada por tentar separar os cães dela durante uma luta. Resultado, um pedaço de pele e gordura fora, teve que levar uns pontos e o penso, etc. Quando chegou a casa notou algo diferente no cão, pois andava sempre de volta dela a cheirar-lhe o braço e a lembe-la, e até hoje se ela for ter com ele ao quintal, a primeira coisa que ele faz é cheirar-lhe o braço.
Se calhar provou e gostou... :lol:
Vanadis
Membro Veterano

segunda out 04, 2004 12:48 pm

[quote=anjjazul]
ai não? então experimente levar uma dentada num dedo ao ponto... de ter de levar um ponto, ou numa perna, de modo a ficar com um hematoma que a impede de andar durante uma semana. sem falar noutro ponto. fica logo a perceber roll
[/quote]

Eu disse que a cadela é q não ia compreender...
Vanadis
Membro Veterano

segunda out 04, 2004 12:52 pm

E, tendo um labrador de nove meses completamente maluco para a brincadeira, lógico que sei o que é ficar com hematomas nas duas pernas ao ponto de quase não conseguir andar... ;) Mas como foi tudo em plena euforia do bicho, fiz-lhe entender que me tinha aleijado, mas não perdi confiança nele...ele, no entanto, não entendeu logo porque é que eu tinha ficado "chateada" com ele, uma vez que estava só na brincadeira...eles às vezes não entendem que nos magoaram, qd a intenção não foi essa...outra vezes entendem...
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda out 04, 2004 7:47 pm

MDogster Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu: Eu acho que os cães percebem quando nos magoam mesmo sendo irracionais, por exemplo, a minha tia levou uma dentada por tentar separar os cães dela durante uma luta. Resultado, um pedaço de pele e gordura fora, teve que levar uns pontos e o penso, etc. Quando chegou a casa notou algo diferente no cão, pois andava sempre de volta dela a cheirar-lhe o braço e a lembe-la, e até hoje se ela for ter com ele ao quintal, a primeira coisa que ele faz é cheirar-lhe o braço.
Se calhar provou e gostou... :lol:
Ainda se fosse fumado :lol:
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta out 07, 2004 12:13 pm

alterego Escreveu:… mas que custa pensar que o nosso melhor amigo nos mordeu exactamente no momento em que tentamos ajudá-lo, lá isso custa.
Enfim, se calhar estou apenas a analisar o sucedido do ponto de vista humano.
Cão é cão, não reage como nós e é inútil avaliar o seu comportamento comparando com o que nós fariamos nessa situação…
Então vamos lá analisar isso do ponto de vista humano e vamos lá ver se afinal o cão reage de uma forma diferente de nós, principalmente quando estão a ser ajudados em momento de aflição…

Os nadadores salvadores aprendem que devem se aproximar de um náufrago pelas suas costas. Mais, os mais experientes quando vão salvar alguém que está muito aflito preferem primeiro dar-lhe uma grande murro e só depois é que agarram a pessoa… porquê? Porque sabem que as pessoas na sua aflição tem o hábito de se agarrarem a eles e até os agrediram na ânsia de se salvarem!
Coisa estranha, um humano atacar outro humano quando este o está a salvar!

Quem faz mergulho, aprende que a partilhar o respirador com o colega, para caso de haver qualquer emergência em um fique sem ar. Na mesma altura aprende o golpe a dar caso o colega (a quem a gente está a emprestar o respirador) resista em devolver o respirador para nós respirar-mos!
Que coisa estranha, um humano que está a ser salvo, tentar matar quem o está a ajudar!

Acham mesmo que vale a pena continuar?
Se numa raça “superior”, quando um elemento está em sofrimento perde toda a razão e ataca os seus salvadores, será que devemos esperar mais de raças “inferiores”?
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta out 07, 2004 1:20 pm

Boas!!

Aragão...sei exactamente do que estás a falar pois fui nadador salvador uns anos...em Sesimbra e na Costa e muitas foram as vezes que sofri na pele a aflição dos banhistas...existem varias tecnicas de libertação mas muitas vezes o proprio nadador salvador fica aflito (sou do tempo em que quase não tinhamos apetrexos nenhuns) nesses casos é muito dificil lidar com a situação...seja como for foram muitas as vezes em que fiquei sem pele...em que fui mordido até um dente me partiram..isto sem falar em vários hematomas sofridos...mas enfim...também ja dei muita porrado (era pro bem deles) e outros mereciam levar porrada depois de serem salvos...o ser Humano é burro!!
Nos cães o processo é semlhante (tirando a parte do bater depois)...temos sempre que contar com uma reacção mais inesperada...mas a meu ver mais descupavel.
O Dogue Alemão é acima de tudo um cão...e nestas situaçãoes não à treinos nem educação nem nada que valha...portanto quem ajuda um cão nestas situações está sempre sujeito.

Abraços

Arcanjo
Responder

Voltar para “Cães”