Ajuda.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mariacosta
Mensagens: 8
Registado: segunda out 04, 2004 10:40 am

segunda out 04, 2004 2:45 pm

Olá!

Sou um novo membro deste forum, mas gostava de poder contar com a vossa ajuda.

Deram um Dobermam com 3 anos ao meu namorado faz hoje precisamente uma semana, obedece ao meu namorado sem problema nenhum.
Mas no domingo o meu namorado pôs a trela ao Dog para eu o conhecer e ele se habituar a mim, o primeiro contacto aconteceu sem problema nenhum. Mas passado 10 minutos não sei se foi por falar mais alto para o meu namorado o DOG atirou-se a mim. A minha sorte foi que em vez do pescoço apanhou o cabelo e depois o braço rasgando apenas a roupa. O facto é que apanhei um valente susto, por isso gostava que me dessem alguns concelhos e dicas.

Obrigado.
:(
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

segunda out 04, 2004 2:50 pm

Por 1 lado é uma situação normal mas por outro n... visto ele tar á pouco tempo com o seu namorado e o facto de a ter atacado foi kase 1extremo. Eu tenho 1boxer e ele simplesmente rosna ao meu namorado como eu digo para manter a distancia de segurança. Axo k devia tentar conhecer o passado desse cao... Ele por exemplo pod ter 1trauma kalker ao facto de elevar a voz k foi o k fez... N sei s o k dixe esta correcto portanto dou a palavra aos + entendidos na materia...
Boa sorte com o DOG
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 04, 2004 3:22 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Por 1 lado é uma situação normal mas por outro n... visto ele tar á pouco tempo com o seu namorado e o facto de a ter atacado foi kase 1extremo.
Sinceramente cada vez faz.me mais impressão ler este tipo de comentarios.
Não sabem, não falem. Não sabem, aprendam, cultivem.se. Não sabem? Nâo tenham cães ...

O que se passou foi apenas uma defesa do dono perante uma ameaça directa por parte de um estranho. A coisa mais normal para um cão ....

Dicas .... eu aconselhava a sociabilizar com o cão fora do seu territorio, podem, pe, ir dar um passeio os três. Igualmente dar uma ou duas guloseimas tb resulta.
Caso o cão a ignore, faça o mesmo, ignore.o.

De resto já sabe, evite qualquer tipo de agressão ao seu namorado, movimentos bruscos ou mesmo qualquer gesto demasiado carinhoso já que o cão pode não achar muita piada.

E acima de tudo, muita calma e paciencia ;)

Saudaçoes,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

segunda out 04, 2004 3:35 pm

Nanci,

Penso que a AcTiOnGiRl com:
Por 1 lado é uma situação normal mas por outro n... visto ele tar á pouco tempo com o seu namorado e o facto de a ter atacado foi kase 1extremo.
estava a estranhar o facto de, estando o cão com o novo dono apenas há uma semana, ter tido já essa atitude protectora.
Última edição por MDogster em segunda out 04, 2004 3:49 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda out 04, 2004 3:38 pm

Oi Cindel,
Podes até ter razão, mas um cão com uma semana em companhia do novo dono, já com este tipo de atitude 'defensiva' perante um caso de 'levantar a voz', não me parece muito 'fiável'. A que mais tipos de estímulos irá ele reagir agressivamente? Que cuidados vão estas pessoas ter de ter, apenas para se protegerem de uma reacção 'defensiva' deste cão?
E se o cão em vez de cabelo tivesse apanhado o pescoço ou em vez da roupa o braço? Depois diziamos que foi 'normal'? Será que isso iria aliviar as dores?
Não me parece que um cão com este tipo de reacção deva ficar nas mãos de uma familia' normal'. Este cão deveria ser entregue a alguém com muita experiência e capacidade para lhe dar a volta, na medida do possível, e com conhecimentos suficientes para saber o que pode fazer e quando o pode fazer.
Um cão que, com apenas uma semana com o dono, reage com tamanha agressividade a um 'levantar' de voz, é, no minimo, "excessivamente protector" ( para não lhe chamar desde logo agressivo)! Não é que seja um 'cão a abater', mas deve ser colocado em quem saiba muito bem o que está a fazer.

Abraços
Paulo C.
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

segunda out 04, 2004 4:05 pm

Concordo plenamente com o Paulo. A atitude do cão não é, de todo, normal...a única coisa que houve ali foi um levantar de voz...a reacção do cão foi demasiado agressiva...

"Cindel", não leve a mal que lhe diga isto, mas por vezes é um pouco agressiva com foristas que dizem algo com o qual não concorda...pode ser que até esteja errado o se diz e que a "Cindel" ache errado, mas todos têm a sua opinião, umas mais informadas que outras, é verdade, mas este fórum também é para se aprender...
Não leve a mal... :oops: :oops: :oops:
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

segunda out 04, 2004 5:20 pm

Vocês conhecem o passado deste cão?
Concordo com o que foi dito,parece-me uma reacção um pouco agressiva para quem está com o novo dono há uma semana...Têm que ter muito cuidado ao lidar com o canito,e nestes primeiros tempos devem ser rigorosos em relação à educação e ao que permitem ou não ao cão fazer.
Penso que se não têm muita experiência com cães, seria uma boa ideia colocar o canito numa escola de treino com profissionais habilitados para os ajudarem com esta situação.
Boa sorte para todos vocês. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
mariacosta
Mensagens: 8
Registado: segunda out 04, 2004 10:40 am

segunda out 04, 2004 5:31 pm

Obrigado.

Gostava de agradecer a todos pela vossa ajuda.

Neste momento o que pensamos fazer e depois de ler as diferentes opiniões, é observar o comportamento do DoG e falar com o antigo dono para tentar saber se já ocorreram situções destas.

Se o comportamento do DOG for instável ou continuar agressivo é com muita pena (apesar do que aconteceu) termos que procurar um novo dono com mais experiência que seja capaz de lidar e prever estas situações.

Obrigado. Abraços
Maria Costa
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

segunda out 04, 2004 5:38 pm

Neste caso o meu conselho - tendo em conta que é um doberman, que é adulto, que não se conhece o passado eventualmente traumático do cão - é : escola de treino com ele e com vocês os dois de preferência.

Isto é, o cão tem de perceber que você não é um estranho qualquer, é uma pessoa chegada, parte da família.
Esteja mais com ele e com o seu namorado, dê-lhe biscoitos, habitue-o à sua presença junto do seu namorado, habitue-o a si.

Depois, é um cão de guarda.
Estes cães precisam de disciplina.
Eventualmente o seu namorado não tem experiência em treinar cães.
É boa altura de aprender em conjunto com o dob e consigo tambèm.

Para estes casos, não há melhor que os conselhos de um treinador.
Vocês aprendem, o cão aprende.
Escolha uma escola onde os treinos são feitos em conjunto com o dono - nada de o entregar para ser treinado longe dos vossos olhos.

Também vos interessa aprender.

Vai ver que em pouco tempo tudo isto é mero passado.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 04, 2004 10:47 pm

PauloC Escreveu: Oi Cindel,
Podes até ter razão, mas um cão com uma semana em companhia do novo dono, já com este tipo de atitude 'defensiva' perante um caso de 'levantar a voz', não me parece muito 'fiável'. A que mais tipos de estímulos irá ele reagir agressivamente? Que cuidados vão estas pessoas ter de ter, apenas para se protegerem de uma reacção 'defensiva' deste cão?
E se o cão em vez de cabelo tivesse apanhado o pescoço ou em vez da roupa o braço? Depois diziamos que foi 'normal'? Será que isso iria aliviar as dores?
Boas Paulo,

Eu continuo a dizer que é uma situação normal e até vulgar. E mesmo que tivesse mordido no pescoço, na perna ou na orelha para mim ia dar ao mesmo : um ataque a outra pessoa.
No entanto, não vejo nada de anormal nesse ataque. 1º não conhecia o pessoa, 2º essa pessoa "ameaçou" o condutor/dono do cão e 3º o cão é um cão de guarda ainda mal inserido no meio.

Cada vez me convenço mais que quanto mais complicarmos, pior é. Vocês, no tempo dos vossos avôs ouviam destas historias? Não, pois não ... pq? Porque lá, era pão pão, queijo, queijo.

O facto de estar à pouco tempo com o dono só favorece o cão, ja que este ainda não se encontra bem inserido no meio, o que pode dar azo a confusões do tipo. Mais, nunca aconteceu levarem um canito abandonado para casa e passado um dia ele agir de forma super-protectora? A mim já, n vezes, inclusive uma que ficou lá em casa desde o 2ºdia até hoje que não deixa ninguém levantar a voz ou fazer qualquer tipo de movimento brusco ao meu pé. E não é por isso que é rotulada de ingrata, instavel ou agressiva (inclusive, participou em exposições caninas sem qq problema).

Eu volto a bater no mesmo, não compliquem, não stressem e tenham calma.
Vanadis Escreveu:Concordo plenamente com o Paulo. A atitude do cão não é, de todo, normal...a única coisa que houve ali foi um levantar de voz...a reacção do cão foi demasiado agressiva...

"Cindel", não leve a mal que lhe diga isto, mas por vezes é um pouco agressiva com foristas que dizem algo com o qual não concorda...pode ser que até esteja errado o se diz e que a "Cindel" ache errado, mas todos têm a sua opinião, umas mais informadas que outras, é verdade, mas este fórum também é para se aprender...


Demasiada agressiva pq? Houve agressão ao condutor, o cão ainda mal inserido defendeu-o. Coisa mais simples não há!

E Vanadis, não levo a mal de maneira nenhuma ;) Mas repare que só sou agressiva (prefiro arrogante) quando veem para cá falar do que para mim é pura toliçe. Inclusive, tenho certeza que se forem falar com "pessoas dos cães" (pessoas que vivem com cães, que treinam cães) elas dirão o mesmo que eu disse.

Bom feriado,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

terça out 05, 2004 12:05 am

;) Oki Doki, Cindel!

Sim, por vezes há tolices que...lol. Sim, o cão teve uma atitude autoprotectora, é verdade, mas não deixou de ser demasiado agressiva, a meu ver, pois nunca me deparei com uma situação assim tão agressiva.
O que não deixa de ser verdade é que este cão é areia demais para a camioneta dos donos. Tem de se fazer sentir ao bicho que aqueles são os elementos da nova família dele (ou matilha, se formos a pensar como um canito?), e ainda por cima sendo um doberman já com três anos...

Precisa de treino, uma escola de treino c os donos era o ideal...tente lidar com a situação, Maria, pelise, :oops: :oops: , é que estar a dar o bicho a outro dono ainda vai aumentar a confusão dele...é só a minha opinião, note, lógico que se acha que não têm condições para dar ao Dob, mas conhecem quem tenha... ;)

Já vi situações semelhantes, em que o cão se torna auto-protector. Houve um Terra-Nova que ficou uns tempos em casa do meu companheiro e que passou metade da noite comigo e com a minha cunhada (o pobre bichinho tinha sido vitima de maus tratos, foi muito espancado e depois abandonado, :( ) e ao fim de umas horitas ele punha-se á porta do nosso quarto e qd o meu companheiro chegou a casa, o cão ladrou-lhe imenso (apesar de já o conhecer) e saltou para cima da cama onde estavamos sentados de modo a ficar numa posição mais dominante em relação ao meu companheiro...
O meu próprio cão (o Rambo, q já morreu...:cry: ) certa vez mordeu um amigo meu por este me tocar no ombro, o q é estranhíssimo, pois NUNCA reagiu assim com ninguém, só com aquele rapaz em questão! :o Mas todos os cães que tive nunca tiveram uma reacção assim tão agressiva, a meu ver, de auto-protecção, nem outros cães com quem já contactei.

Apesar de se compreender o porquê do cão ter reagido assim, não deixa de ser uma reacção agressiva para o que a provocou, acho eu...

Eh pá, desculpem este testamento...lá me entusiasmei... :oops: :oops:

Espero que consigam ultrapassar o problema, Maria! Vá contando coisas, sim? ;) ;)

Abraço p todos os foristas.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quarta out 06, 2004 9:42 am

Respondendo ao Cindel a sua resposta arrogante em nada m intimidou. O k eu kis dizer é k 1cao com o dono á 1a semana morde pk elevam a voz... daki a nd morde em toda a gente k contrarie o dono o k eu n axo uma coisa normal. É a minha simples opiniao... S o k aconteceu s passa-s comigo eu n axava 1a situação de todo normal. Por vezes é necessario respeitar as opiniões alheias mesmo que discordem da nossa. Isto foi so 1aparte.
Rita
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta out 06, 2004 11:29 am

Eu continuo a dizer que o cão não é um animal a abater, mas tem de ir para mãos experientes. Mesmo que mais tarde se "habitue ao meio" e deixe de 'defender' o dono dos supostos 'ataques' da mariacosta ou de outras pessoas de casa, como vai ser com visitas? Fecha-se o cão sempre que vai alguém lá a casa? Como vai ser na rua? Este cão não pode vir com o dono á rua?
Com este tipo de reacção, este cão é ACTUALMENTE um cão "potencialmente perigoso" ( não por causa da raça, mas enquanto individuo)! E, como tal, deverá ser detido por alguém com experiência e capacidade de educá-lo convenientemente.
Se o namorado da mariacosta for uma pessoa possuidora de tais características e capacidades, tudo bem, porque se o cão for devidamente educado e sociabilizado, pode ser que deixe de representar o perigo que actualmente representa. Caso contrário, é melhor entregarem-no a quem tenha estas capacidades.

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Por favor deixem de escrever em 'linguagem dos KAPAS", senão é muito dificil de perceber. Isto não é um chat, é um forum.......sem pressas!
mariacosta
Mensagens: 8
Registado: segunda out 04, 2004 10:40 am

segunda out 11, 2004 4:07 pm

Olá!

O DOG pelo que eu pode observar só reage desta forma agressiva comigo. Neste sábado estive em casa do meu namorada e para evitar qualquer problema o meu namorado manteve o DOG na jaula. Quando eu me tentava a aproximar da jaula ele começa a ladrar furioso e atirava-se contra a rede, mas quando o irmão do meu namorado fez o mesmo o DOG monstrou-se mais calmo. Tendo mesmo encostado-se á rede para ele lhe fazer festas. Será pelo facto de o ver com mais frequência ?

O DOG foi dado porque o seu antigo dono tinha uma neta que sempre que ia lá casa atirava coisas ao DOG e "massacrava" o cão, e como a neta foi viver lá para casa pensou que seria melhor dar o DOG para evitar problemas. Será que o DOG me associa a essa criança, pois toda gente diz que a minha voz parece de uma criança.
Sinceramente não sei o que pensar.
Não compreendo tenho um pequeno caniche a mais de 10 anos e uma gata e nunca me aconteceu uma situação destas.

Abraços.
Maria Costa
fishbone
Membro
Mensagens: 175
Registado: quinta set 09, 2004 6:47 pm
Localização: pointer femea, perdigueiro macho
Contacto:

segunda out 11, 2004 4:24 pm

Diga adeus ao seu namorado..... :D :D :D
Quem sabe nao foi ja uma tactica dele para se afastar de si? :D :D


eheheheh
Brincando :D :D

Todos os doberman que conheci sempre se deram muitíssimo bem comigo. (muitos foristas devem pensar que eu serei da mesma raça ahahahah)
Nunca tive problemas. Será porque eram todas fêmeas? Também n lhe sei explicar.....
Estava com o periodo? O cao é gay?
Sinceramente, no meio desta brincadeira penso q a unica ajuda q lhe posso dar é dizer que há muitos especialistas por aqui e que possivelmente lhe darão algumas luzes.

Boa sorte

AB
Responder

Voltar para “Cães”