Oki Doki, Cindel!
Sim, por vezes há tolices que...lol. Sim, o cão teve uma atitude autoprotectora, é verdade, mas não deixou de ser demasiado agressiva, a meu ver, pois nunca me deparei com uma situação assim tão agressiva.
O que não deixa de ser verdade é que este cão é areia demais para a camioneta dos donos. Tem de se fazer sentir ao bicho que aqueles são os elementos da nova família dele (ou matilha, se formos a pensar como um canito?), e ainda por cima sendo um doberman já com três anos...
Precisa de treino, uma escola de treino c os donos era o ideal...tente lidar com a situação, Maria, pelise,

, é que estar a dar o bicho a outro dono ainda vai aumentar a confusão dele...é só a minha opinião, note, lógico que se acha que não têm condições para dar ao Dob, mas conhecem quem tenha...
Já vi situações semelhantes, em que o cão se torna auto-protector. Houve um Terra-Nova que ficou uns tempos em casa do meu companheiro e que passou metade da noite comigo e com a minha cunhada (o pobre bichinho tinha sido vitima de maus tratos, foi muito espancado e depois abandonado,

) e ao fim de umas horitas ele punha-se á porta do nosso quarto e qd o meu companheiro chegou a casa, o cão ladrou-lhe imenso (apesar de já o conhecer) e saltou para cima da cama onde estavamos sentados de modo a ficar numa posição mais dominante em relação ao meu companheiro...
O meu próprio cão (o Rambo, q já morreu...

) certa vez mordeu um amigo meu por este me tocar no ombro, o q é estranhíssimo, pois NUNCA reagiu assim com ninguém, só com aquele rapaz em questão!

Mas todos os cães que tive nunca tiveram uma reacção assim tão agressiva, a meu ver, de auto-protecção, nem outros cães com quem já contactei.
Apesar de se compreender o porquê do cão ter reagido assim, não deixa de ser uma reacção agressiva para o que a provocou, acho eu...
Eh pá, desculpem este testamento...lá me entusiasmei...
Espero que consigam ultrapassar o problema, Maria! Vá contando coisas, sim?
Abraço p todos os foristas.