[b]ajuda alimentação[/b]

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta out 06, 2004 3:48 pm

:?:
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta out 06, 2004 4:07 pm

MDogster Escreveu: Bom dia Alex.

Pelo que eu tenho visto na maioria das rações, o teor de gordura nas Premium Adult varia ente os 14 e os 16%, pelo que me parece estar na média...
O que me poe mais dúvidas é a existência de glúten, porque já li não sei onde que não é muito bom.
Também não refere a existência de "ómegas", embora tenha óleo de peixe.

O glutén provoca dermatites, claro está, que não é em todos os cães.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta out 06, 2004 4:41 pm

O meu cão come Regal turkey. Já experimentou da mesma marca o sabor de Borrego e Veado, mas não gostou, ficou-se pelo perú :p . Estou muito contente com os resultados. Pêlo muito brilhante, suave e fofo. Não há cá fezes malcheirosas nem puns... o que acontecia com a Hill's e a RC, que era o que ele comia anteriormente.
MDogster
Membro Veterano

quarta out 06, 2004 5:03 pm

Agradecendo à Alex e Oskarina as respostas, gostava de ter mais algumas opiniões especializadas sobre a composição e análise.
Ingredientes:
Farinha de frango, milho, trigo, arroz, gordura animal (estabilizada com vitamina E), glúten de milho, polpa de beterraba (estabilizada com vitamina E), hidrolisado de ave, farinhas de peixe, óleos de peixe, vitaminas, minerais, extracto de yucca, aminoácidos, oligosacáridos.

Análise:
Proteína bruta 26.3%
Gordura bruta 15.3%
Fibra bruta 2.5%
Cinzas 7.4%
Humidade 8.0%
Cálcio 1.5%
Fósforo 0.9%
Cobre 8 mg/kg
Vitamina A 12.000 UI/kg
Vitamina D3 1.200 UI/kg
Vitamina E 100 mg/kg
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

quarta out 06, 2004 6:52 pm

Caro Mdogster,
Esse alimento parece-me ser uma ração de qualidade, certamente está a adquiri-la numa loja ou clinica. Se os seus cães não têm necessidades especiais, como problemas ósseos, excesso de peso, alergias à proteína animal ou problemas digestivos, esse alimento parece-me bom. Depois há-que ter em conta a palatabilidade, é sempre bom vê-las comer com prazer! e a sua idade. Devem ter uma alimentação especifica quando estão a crescer, outra quando são adultas no auge da sua actividade e finalmente, após os seis anos, quando já começam a tornar-se menos energéticas, uma alimentação com menos gorduras (a obesidade é um grande inimigo da longevidade), de bastante qualidade que permita que os seus rins e fígado sejam libertados de stress.
Como lhe disse esse alimento parece-me muito bom (o facto de ter Yucca demonstra que é um produto de qualidade, em que houve preocupação por questões que o estudo da alimentação animal desvendou recentemente), no entanto, se quiser-mos aprofundar um pouco mais as coisa, e falar de algumas características que demonstram que o alimento é ainda mais "nobre" e "refinado", devemos procurar:

Antioxidantes naturais: mantém o produto fresco durante mais tempo e assegura a sua óptima palatabilidade. Quantidades extra de vitamina C e E podem garantir a saúde do sistema imunológico do gato.

Conservantes naturais para frescura do produto: Vitamina C, Vitamina E e alecrim desidratado

Minerais Quilatados – minerais submetidos a uma preparação especial, ficando de mais fácil absorção

Ácidos gordos Omega 3 e 6 (isto é importante para ter uma pele e pêlo saudáveis e mais resistência a doenças)

As fontes proteicas devem ser de origem animal (carne de frango, carne de peru, digestas de frango, carne de ovelha, ovos, etc.). E as fontes de gordura também, ou pelo menos óleos vegetais nobres como, por exemplo, óleo de linhaça. Fontes proteicas vegetais como soja, glúten, etc. não têm alta digestibilidade.
MDogster
Membro Veterano

quarta out 06, 2004 6:58 pm

MBarroso, obrigado pela resposta.

Essa ração é, supostamente, para cão adulto. A minha dúvida principal é a existência de glúten de milho e não existência de qualquer menção aos Omegas, embora mencione óloeo de peixa na sua composição.

Nunca comprei, mas o preço é convidativo (36E - 15Kg).
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

quarta out 06, 2004 7:56 pm

Sinceramente não sei se poderemos considerar que o óleo de peixe signifique omega 3 e 6. O glúten tem a desvantagem de poder criar alergias, mas estas afectam um pequena percentagem dos cães, sendo a grande maioria indiferente. A cima de tudo, claramente não estamos perante um super premium! No entanto parece-me um alimento em bastante em conformidade com o preço.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta out 07, 2004 12:00 pm

Em relação à ração, aqui vai um resumo muito resumido do que aqui tenho.

Ração para adulto:

:arrow: % minimo de proteina: 18%
:arrow: % de gorduras: minimo 5%, para cães de trabalho (mushing, pastoreio...) acima 16%. (A gordura é fonte de energia, em excesso engorda)
:arrow: % de fibras, de 3 a 6

:arrow: omegas: muito importante uma boa relação entre omegas 6 e omegas 3, sendo preferencial uma relação de 5 para 1.
- omega 3: linhaça, oleo de peixe, "fish meal"
- omega 6: gordura de frango, oleo de milho, "safflower"
(não me apetece procurar agora as traduções)
omega 6 pode ser referido como acido linoleico (linoleic acid)

Posto isto, e como já foi dito, não me parece que a ração apresentada seja melhor ou pior que n outras que por ai andam. Mas importante é como reage o cão à ração, que alterações se registam no cão. Isto sempre passado 2 ou 3 meses, que na altura não vale ;)
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”