[quote=bettypop]
Comprei um Pastor Alemão, com LOP, na altura da compra o criador ainda não tinha o registo com ele, entregou-me o registo passados uns dias depois da aquisição, foi ai que reparei na Consanguinidade do animal, o Pai é Pai e avô, a Avó tambem é bisavó, será que com tanta consanguinidade o cachorro não virá a ter problemas de saude, eu gostava de ouvir a vossa opinião, visto que ao perguntar ao criador ele disse-me que não haveria qualquer tipo de problemas, e este criador no meu ver é algo conhecido no "mundo" canino. mas para mim acho que ele é suspeito ao dar a sua opinião visto que alguns criadores preocupam-se só em ganhar dinheiro.
Mas enfim o que eu gostaria de saber é quais os riscos que podem haver com a consanguinidade?
muito obrigado
bettypop
[/quote]
Olá bettypop só agora pode ler o seu tópico. Diz você ter comprado um Pastor Alemão com LOP a um criador que lhe fez entrega do registo posteriormente a entrega do cão. Pois pelo que aqui conta parece obvio que o tal criador estava a querer esconder-lhe algo. Neste caso a referida consanguinidade de elevadíssimo grau e de alguma forma pouco ortodoxa. Na minha opinião a tal pessoa a qual você se refere como sendo um criador na minha humilde opinião tem poucas probabilidades de o ser, quanto muito é mais um daqueles que se intitulam como auto didactas que são ou julgam ser. Onde já se viu um cão ser filho neto e bisneto do mesmo animal. Tão elevada consanguinidade e tão próxima só pode dar na maioria dos casos em animais débeis de pouca ou nenhuma qualidade. Pois geralmente frutos de tais acasalamentos são tidos e mostram-se como animais de carácter desequilibrado ou ainda com uma taxa de fertilidade muito abaixo do normal no que respeita a procriação. Isto sem esquecer que se o tal progenitor utilizado tal como o protagonista por si aqui referido for portador de genes desfavoráveis no que ao estalão da raça diz respeito o seu animal oriundo da cruza do tal infortúnio que aqui nos relatou tem de certeza absoluta consigo toda essa carga genética, sendo que a mesma manifesta-se geralmente no fénotipo do animal descendente desse infortúnio tendo este todos os defeitos do seu progenitor e antepassado bem visíveis e de uma forma muito mais acentuada. Visto o dito animal ser um fruto oriundo de um provável acasalamento a evitar sendo que o mesmo terá com ele uma carga dupla de genes deficitários (o seja é homozygoto para os defeitos que ele possa manifestar possuir) com respeito ao desejável para a boa continuidade das características da raça. Não esquecendo que o inverso também poderá acontecer e neste caso poderá obter-se um animal de excepção, se bem que a probabilidade de tal coisa acontecer é quase nula pois teria de o reprodutor em causa ser totalmente isento de toda e qualquer defeito ou tara mesmo por pouco insignificante que fosse, sendo tal coisa na pratica impossível de acontecer. Pois tais factos só se verificam na teoria para dar maior destaco e compreensão ao que acontece na realidade com as ditas cruzas malabaristas. Certo é que a consanguinidade é geralmente utilizada e em grande escala pela maioria dos verdadeiros criadores, mas estes tem certamente o cuidado de não a praticar a um nível tão promíscuo e de tão elevado grau. Pois a consanguinidade quando bem executada permite a quem a pratica, elevar e enaltecer as características dos efectivos vindouros de entre um canil sendo um método que permite ao criador o reforço das qualidades existentes e assim como a eliminação dos defeitos indesejáveis, obrigando para que tal aconteça a uma exclusão oportuna dos reprodutores e dos exemplares em causa. Pois o uso e abuso da consanguinidade na procriação de cães, é como uma navalha de barbear nas mão de um macaco quando não se sabe como usar.
Espero que de alguma forma este meu esclarecimento lhe tenha sido proveitoso. Sendo que só me resta acrescentar-lhe que o canil ***** é na verdade um canil muito polémico pelo facto do mesmo se encontrar ligado a fraudes e vigarices respeitantes a registos falsos e as trocas dos cães neles existentes, sendo que o dito canil deixou de existir em Portugal. Parece que este ultimo, mudou o seu afixo para Espanha onde passou a registar por lá os seus cães. Todavia na sede deste canil que é Vale de Maceira o proprietário do mesmo ainda cria cães no nome de outra pessoa, assim sendo acontece geralmente a esses mesmos cães serem também eles registados em Espanha.
Minha cara amiga bettypop diante de tudo isto eu diria que você foi vitima do conto do vigário!
Pois o criador algo conhecido no mundo canino tal como você cita não deve de ser criador mas sim um simples intermediário que se limitou a ganhar alguns trocos extras. Pois se o mesmo fosse verdadeiramente quem você diz que ele é, nunca este cruzaria os seus exemplares onde tudo não passa de uma fraude.
Sendo que estou mais inclinado em acreditar que se a existência do tal criador famoso for verdadeira este estará certamente a fazer algumas revendas de cães adquiridos aos desbarato ****** com vistas na obtenção lucros fáceis junto de leigos pouco avisados nestas andanças tal como parece ter sido no seu caso. Assim como tenho por quase certo de que o seu cão não deve de ter por afixo de criação o do tal criador famoso que lho vendeu pois é de há muito sabido que os famosos nunca misturam alhos com bugalhos. Quando muito arranjam uma forma muito airosa de lhe impingir aquilo que ninguém quer com o protesto de que tal produto lhe veio para as mãos a troca disto ou daquilo ou em pagamento desta ou daquela situação. Mas nunca por nunca ser lhe irão afirmar que o mesmo tem a qualidade dos produtos por eles produzidos e muito menos lhes irão colocar o seu afixo de criação.
Geralmente os famosos dizem-se benévolos benfeitores de outrem de que na altura possa estar com algumas dificuldades em escoar os seus belíssimos cachorros, adiantando por vezes o facto de que a dita pessoa estará com uns problemazitos financeiros e por daí estes últimos estarem comercializando os ditos animais ( não sei se me faço entender?).
Já agora se lhe for possível gostaria de saber qual é verdadeiramente o nome e o afixo que consta dos documentos do seu cão. Quase que apostava consigo em como o seu cão não tem afixo e se o tem é o do Por do Sol ou então é um afixo pouco conhecido e irrelevante para a canicultura oficial.
lol lol lol