CATURRAS

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sexta out 08, 2004 7:53 pm

Ois,

Os "biberões" dos pássaros são a seringa, colher ou tubo ;)

A tranferência da papa para comida deve ser feita ao ritmo da ave, não ao ritmo que nós achamos melhor ou mesmo o ritmo considerado normal para a espécie, pois cada caso é um caso.

Continue a oferecer-lhe papa sempre que for preciso mas ofereça-lhe também a comida para a qual pretende muda-lo(o melhor seriam granulados próprios para esta fase(muito energéticos)) e de-lhe à mão alimentos moles como fruta e legumes frescos.

Com o tempo ela começará a comer mais sozinha e a pedir menos papa.
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

sexta out 08, 2004 9:36 pm

Oi,

A tua caturra com um mês já deves por alguma comida "normal" para caturras á disposição assim como àgua ambos dentro de uma tacinha e de facil acesso para ela, mas vais ter de tomar atenção pq as caturras são mt preguiçosas para comecarem a comer, e vais ter gradualmente ir diminuindo a dose que lhe dás à mão, no inicio vai ser um cadinho complicado pq quando ela tiver fome vai fazer barulho para lhe dares de comer ( e não convem nada que dês pq ela vai compreender se fizer barulho tu vais alimentala) mas depois vai comer sozinha.

Vai dando noticias, ok?

PJ
Abarros
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 9:39 am

sábado out 09, 2004 1:37 am

Olá malta. Desde já obrigado pela ajuda que têm dado :)
Posso dizer que estou contente, porque ala já come qualquer coisinha sosinha, pois esta tarde reparei que estava bicando a comida e ouvia-se o estalar das sementes na sua boca. Estou dando juntamente com a papa que comprei imediatamente numa loja, vitaminas ás quais, misturo sementes normais que dou aos periquitos, e pelo que parece ela até gosta :)
Bom, uma coisa é verdade, ela é muito chata e por vezes zangona quando lhe estou dando papa, nunca está quieta... e aí é que está um problema, é que por vezes escapa-se da minha mão e mal a mal, vai voando por toda a casa, só que eu tenho uma cadelinha de uma mistura de Pequinês com Yorkshire, que odeia passaros e que se a apanha é capaz de a ferir :o por isso, enquanto ela não se habituar a gostar mais de aves vai ser dificil conciliar-me com as duas.....

Que souber de mais algo para me dizer, não hesite, pois tudo o que vier é bem vindo :)
Ps:desculpem o testamento :) :) :)
PaTr1c1a
Membro Júnior
Registado: sábado out 02, 2004 11:06 am

sábado out 09, 2004 11:09 am

entao carolina como vai a kika? o oscar inda faz cenas de ciumes? tem cuidado,ta bem ,o podes ter uma surpresa menos agradavel :| tas memo a pensar fazer criaçao?n te precipites.n minha opiniao eu gostaria de ter um animal de companhia(lembras t do nitinho? eu adorava o.) por ixo pensa bem.

bjx da patx :) :D :p
c4r0l1n4
Membro
Registado: sexta set 10, 2004 9:25 am
Localização: caturras(casal) e yorkshire terrier macho e uma tartaruga corcunda do missisipi

sábado out 09, 2004 1:45 pm

ta tb kom a kika pats :D :p e os gags?
Abarros
Membro

domingo out 10, 2004 10:25 am

Olá malta, :) era para dizer que me estou a dar bem com a minha nova companhia. A minha caturra está a dar-se bem e já come bastante sosinha, o que me deixa um pouco aliviado pois nunca tinha alimentado qualquer ave á mão. Eu agora queria fazer uma pergunta aos que já tiveram caturras ou periquitos desde pequeninos, e é assim:
Eu gostava de saber se os vossos bichinhos logo ao princípio eram um pouco maus, ou seja, se eles nas primeiras vezes que os tiravam da gaiola eram brutos e tinhão medo de estar convosco, pois é isso que se passa com a minha pequenina :? , pois ontem tireia da gaiola e ela parecia que tinha medo de mim e queria fuguir :o :o . Isto também aconteceu convosco? será normal que ela faça isto nos primeiros dias que a solto?
E já agora podião dizer como foi que os vossos bichinhos se habituaram a estar convosco e a brincar, porque a minha por enquanto não me liga muito :roll:
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 10, 2004 12:15 pm

Com o meu Gadjot (piri), foi um sarilho, ele tinha muito medo e era muito agressivo.Mas com muita paciencia, carinho e repetindo os rituais de aproximação, aos poucos foi-se habituando e perdendo o medo.
O piri Jimbo, que está na da minha sogra, tb era quezilento e bicão, mas agora está um docinho.
Já o Flokito foi diferente, é que ele já era meiguinho por natureza, dir-se-ia que nasceu já domesticado, lol. Não precisei de rituais de habituação c ele, pq ele nunca mostrou medo nenhum.
Mas os outros eram quezilentos e medrosos, e isso mudou, acabaram por perder o medo.
Mta paciencia, mta paciencia, mto amor, mto carinho....e com jeito a coisa vai...
loky
Membro
Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm

segunda out 11, 2004 10:28 am

Mta paciencia, mta paciencia, mto amor, mto carinho....e com jeito a coisa vai...
esta frase diz tudo, dedicação, sem pressas, muito amor e muita paciencia como com tudo na vida, terás sucesso com o teu amiguinho novo.

No principio somos monstros gigantes, pensa o que um bichino muito pequenino deverá ver pelos seus olhos quando nos vê??

temos de cativando e mostrando que não somos monstros, mas sim um grande amigo em quem eles podem ter toda a confiança do mundo em nós, que nunca faremos mal a eles.
c4r0l1n4
Membro
Registado: sexta set 10, 2004 9:25 am
Localização: caturras(casal) e yorkshire terrier macho e uma tartaruga corcunda do missisipi

segunda out 11, 2004 8:33 pm

a kika deixa me fazer festas na cabeça :D ;) mas ainda m bufa,e nao me deixa pegar nela,mas porque? :o :p
Abarros
Membro

segunda out 11, 2004 9:44 pm

Olá pessoal, hoje esteve um amigo meu cá em casa que percebe bastante de aves e ele disse-me que a minha caturrinha afinal é uma rapariga :oops: , o que veio contra as minhas espectativas pois pensava ser um rapaz. Bom isso não tem muita importancia, mas eu queria saber uma coisinha; eu apesar de ter caturras num viveiro nunca consegui ver a diferança entre os machos e as femeas (nas caturras "amarelas-brancas"), e gostava de saber se a minha "rapariga" cantará menos que o macho ou não diz nada mesmo, porque nunca reparei nisso e agora gostava de saber se ela poderá vir a assobiar ou dizer alguma coisa?!?? :o
Há já agora queria perguntar se é normal elas beberem pouca água, pois eu nunca a vi beber água, (mas pelo contário come muito, leva o dia todo a momer sementes) por isso não sei se ela já sabe onde está a água ou não??!
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

segunda out 11, 2004 10:41 pm

Oi,

Tanto os M como as F podem aprender algumas palavras e MUITOS assobios, talvez os M tenham mais predisposição para vocalizar e assobiar o que não quer dizer que as F tb não o façam são é um pouco mais "envergonhadas".
Em relação à agua, as caturras como sabes são originarias das zonas mais secas e aridas da Australia, onde a àgua não abunda o que faz com que não tenham uma grande dependencia da agua, por isso bebem pouco e podem estar mais tempo sem beber do que outras aves, não te preocupes muito que é mesmo assim. Para descargo de consciencia podes por agua numa tacinha com agua no fundo da gaiola.

PJ
Abarros
Membro

terça out 12, 2004 2:41 pm

Pois ticoforpus, foi o que fiz coloquei uma tacinha com água no fundo da gaiola para que ela veja a água, só que como nunca a ví ao pé da água...
Já da comida não se pode dizer o mesmo pois leva o dia inteiro a comer e não faz mais nada a não ser comer :p :p
Por enquanto tudo bem com ela, tento bricar mas ela não me liga muito, com o tempo é capaz de se abituar á minha companhia.
Patricia1
Membro
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm

quarta out 13, 2004 7:08 pm

Oi ppl,

Eu gostaria de saber se alguém aqui sabe-me dizer porque é que se a minha caturra Kiko tiver à disposição algum tipo de papel COME-O TODO.
:o Será que é falta de algo?
Tem comida própria de caturra, água sempre fresca e osso de choco (que adora).
Se alguém souber.... :)
Ratto
Registado: quarta out 13, 2004 7:26 pm

quarta out 13, 2004 7:39 pm

Boas

Tenho uma duvida e gostava que me ajudassem se puderem e souber algo sobre o assunto :)

Entao é assim, tenho uma Caturra á +/- 10 anos, que sempre viveu sozinho :( .. Agora que ja posso, gostava de arranjar-lhe companhia mas estou com medo que eles embirrem um com o outro :?

É normal eles nao se darem bem ou pelo contrario, sao amigaveis um com o outro ? É que como ja disse, o meu Branquinho ja tem quase 10 anos e sempre viveu sozinho, tenho medo que ele nao goste ou começem a brigar um com o outro :?

Espero q me consigam ajudar pq ja procurei e procurei e nao encontrei nada sobre o assunto.

Obrigado ;)
Ratto
Registado: quarta out 13, 2004 7:26 pm

quarta out 13, 2004 7:41 pm

Boas

Tenho uma duvida e gostava que me ajudassem se puderem e souber algo sobre o assunto )

Entao é assim, tenho uma Caturra á +/- 10 anos, que sempre viveu sozinho ( .. Agora que ja posso, gostava de arranjar-lhe companhia mas estou com medo que eles embirrem um com o outro ?

É normal eles nao se darem bem ou pelo contrario, sao amigaveis um com o outro ? É que como ja disse, o meu Branquinho ja tem quase 10 anos e sempre viveu sozinho, tenho medo que ele nao goste ou começem a brigar um com o outro ?

Espero q me consigam ajudar pq ja procurei e procurei e nao encontrei nada sobre o assunto.

Obrigado ;)
Última edição por Ratto em terça out 26, 2004 2:52 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Aves”