segunda out 11, 2004 6:10 pm
Olá a todos.
Eu aqui vou concordar com a CindelP. A reacção poderá ser 100% normal. Após uma semana, dependendo da personalidade do dono e tempo gasto com o cão, é perfeitamente possível ter criado uma ligação total ao novo dono.
Coisas estranhas/a notar:
1) O cão iniciou de imediato um ataque, sem passar pelas fazes do aviso (rosnar, pelos, etc.)
Possibilidades:
a) Acção foi mais que levantar a voz, pode ter incluído gestos físicos que levaram o cão a considerar que o ataque era iminente e que tinha de iniciar a sua defesa de imediato. Ou por motivos desconhecidos nossos o cão assumiu que o ataca iria acontecer.
b) O cão é potencialmente perigoso e não teve socialização correcta e por tal desconhece ou ignora as fases normais que antecedem um ataque.
2) O cão tem um comportamento distinto para contigo, diferente do irmão do dono.
Possibilidades:
a) O cão identifica o cheiro do irmão que já é conhecido ou o cão identifica o cheiro do dono no irmão, e por tal reage sem nenhuma agressividade.
b) O cão lembra-se do ataque anterior e considera-te um potencial perigo.
c) O cão tem antecedentes, que fazem com que suspeite de seres humanos fêmeas. (este não é caso raro, tenho uma cadela que tem receio de homens!)
Por mim, e pelo o que foi escrito, inclino-me para uma situação 1-a e uma mistura de todos os factores da 2. Por tal não acho que o cão seja agressivo, mas sim que deve ser tratados como qualquer outro cão de grande porte que está a entrar em nossa casa. Ou seja com calma e precaução.
Tendo em conta o já sucedido, sugeria que comprassem um açaime e com ele posto tentasses sociabilizar o cão e a namorada. Relembro que um cão dentro de uma jaula ou preso por uma coleira/trela tem comportamentos defensivos/agressivos muito mais acentuados do que se estiver solto (dai a necessidade do açaime).