Animais como receita medica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

terça out 12, 2004 11:02 am

MDogster Escreveu:
austra Escreveu: :roll: Sinceramente fiquei supreendida com estas afirmações e comentários....

Senão vejamos, este problema está sempre a ser colocado de uma forma generalista, pois eu continuo a dizer que não se deve colocar tudo no mesmo saco, deve sim, ser visto caso a caso.....

E mais uma x vou colocar o meu caso....

O meu filho "era" uma criança extremamente timida, e foi efectivamente aconselhado por uma psicologa um animal de estimação....

Esse mesmo canito k hoje tem 11 meses apareceu no 25-Dezembro na lareira, com um laço enorme azul.....

Até hoje não me esqueço da alegria do meu filho ao vê-lo......

Em relação á terapia tem sido um sucesso, o meu filho já não é o mesmo, e estamos a falar de poucos meses de terapia.....

1 - O meu cão foi tirado da rua, idependentemente da raça ou não, o ke interessa é a convivência com o canito.....

2 - Faz parte da familia, até dorme na cama dos meus filhos.....

3 - Ver-me livre dele? NUNCA....

4 - (Os meu vizinhos bem têm tentado pois até uma acção em tribunal foi colocada)

Resumindo, sou a favor a 500% da terapia, mas como em tudo, nem sempre os Pais sabem ser Pais, como tambem nem sempre as pessoas sabem ser amigas dos animais....
Acho que a validade da terapia não está em causa. O que está em causa é que a mesma possa, por um lado, ser recomendado por alguém que pouco percebe de animais e, por outro, aceite por alguém que não procura informar-se minimamente sobre o animal recomendado.

Eu ando aqui há cerca de um mês porque vou ter um cão (uma cadela mais propriamente)... e não é para fins terapêuticos.
;) Eu sempre tive e vivi com animais desde a minha infancia até agora, apenas tive um pequena "paragem" com o nascimento dos meus filhos.....
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

terça out 12, 2004 11:03 am

[quote=Moca32]
Bem, eu adquiri o meu melhor amigo e não foi por causa de terapia, eu smpre adorei canitos, mas nunca tive oportunidade de ter um, por um sem numero de circunstâncias.

No entanto o meu filhote adora canitos, e foi juntar o util ao agradável, é um facto que o vejo motivado com tarefas que dizem respeito ao canito, e acho que é básicamente esse o ganho, ou seja, laços de carinho extra e mais responsabilidade.

Agora quando me dizem que alguns pais compram animais para entreter os miudos, eu nem percebo como é possivel deixar os miudos com os canitos sem a supervisão de uym adulto, devem ser malucos na certa. :o :)
[/quote] ;) exatamente,pode ser uma excelente terapia,desde que os pais estejam sempre supervisionando ambos para que a terapia funcione
dobby
Membro Júnior
Registado: quinta out 07, 2004 9:15 am

terça out 12, 2004 11:10 am

No caso de pais que não o sabem ser,acha que um cão ou um gato os vai ajudar a ser melhores pessoas para os filhos?
Esse animal é apenas para preencher uma lacuna na vida destas crianças,que os pais não são capazes de preencher.A receita é facil: amor,carinho e sobre tudo atenção.
Arranjar um animal nestes casos, e com profundo desconhecimento do que é ter um animal em casa, é tentar tratar de um problema com outro.
[/quote]

Ola!
Sou nova aqui no fórum mas apenas como participante. :)

Alexfaria, sobre essa história que contou, gostaria que me respondesse a estas questões:

- o psicologo em questão não justificou o porque da sua recomendação?

- se sim qual foi a base da recomendação, ou seja a terapia em que é que consistia exactamente?

Obrigado/a
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

terça out 12, 2004 11:20 am

exatamente...o que está em causa é o amor,dedicaçao,ensinamento que temos de dar aos nossos filhos,qdo esta tem falta de compreensao e sente-se insegura perante a vida e tem medos,o cachorro só nao resulta,tem de se sentir amada e protegida e aí sim o cao vai ser um complemento dessa terapia,mas se uma criança q é pestinha e tem tudo isso de certeza q o cao a vai ajudar a acalmar no sentido de lhe darmos a responsabilidade de tomar conta do mesmo(com supervisao)cumprimentos
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça out 12, 2004 11:22 am

Hehe, eu na verdade acho a criação de um panfleto optima. 8)

Sei que alguns achariam exagerado, mas na verdade é a melhor opção.

Serviria para "abrir" alguns olhinhos mais fechados. :)
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

terça out 12, 2004 11:25 am

dobby Escreveu: No caso de pais que não o sabem ser,acha que um cão ou um gato os vai ajudar a ser melhores pessoas para os filhos?
Esse animal é apenas para preencher uma lacuna na vida destas crianças,que os pais não são capazes de preencher.A receita é facil: amor,carinho e sobre tudo atenção.
Arranjar um animal nestes casos, e com profundo desconhecimento do que é ter um animal em casa, é tentar tratar de um problema com outro.

Ola!

Alexfaria, sobre essa história que contou, gostaria que me respondesse a estas questões:

- se sim qual foi a base da recomendação, ou seja a terapia em que é que consistia exactamente?

Obrigado/a
A unica coisa de que tive conhecimento foi o que escrevi no 1º post.

Antes de um psicologo fazer este tipo de recomendações para fins terapeuticos devia saber se os pais destas crianças estão aptos para tomar conta de um animal!

O proprio psicologo pode arranjar N recomendações como base terapeutica,mas as pessoas que seguem esses aconselhamentos usam apenas o criterio de tratamento deixando de parte necessidades basicas destes animais.Muitos deles no fim do tratamento são largados á sua sorte.
dobby
Membro Júnior
Registado: quinta out 07, 2004 9:15 am

terça out 12, 2004 11:38 am

AlexFaria Escreveu: [quote:f948a96bb9=dobby]
No caso de pais que não o sabem ser,acha que um cão ou um gato os vai ajudar a ser melhores pessoas para os filhos?
[/quote:f948a96bb9]

Ola!

Obrigado/a
A unica coisa de que tive conhecimento foi o que escrevi no 1º post.

Antes de um psicologo fazer este tipo de recomendações para fins terapeuticos devia saber se os pais destas crianças estão aptos para tomar conta de um animal!

O proprio psicologo pode arranjar N recomendações como base terapeutica,mas as pessoas que seguem esses aconselhamentos usam apenas o criterio de tratamento deixando de parte necessidades basicas destes animais.Muitos deles no fim do tratamento são largados á sua sorte.
[/quote]

Pelo que descreveu parece-me que os pais nem do filho sabem cuidar, quanto mais de um canito... :roll:

O psicologo para fazer esse tipo de recomendação tem que ter uma base bem definida e explicar bem aos pais aquilo que realmente é esperado com essa recomendação.

O tipo de pais que fala, são o tipo que procura o psicologo tambem como medicamento, esperando que ele resolva o problema, esquecendo que tambem têm de fazer a sua parte. porque o maior esponsavel pelo comportamento das crianças são os proprios pais.

Estes são pais inconscientes, com os filhos e consequentemente com os proprios canitos adoptados ou comprados...
:? :?
austra
Membro Veterano

terça out 12, 2004 11:41 am

AlexFaria Escreveu:
austra Escreveu: :roll: Sinceramente fiquei supreendida com estas afirmações e comentários....

Senão vejamos, este problema está sempre a ser colocado de uma forma generalista, pois eu continuo a dizer que não se deve colocar tudo no mesmo saco, deve sim, ser visto caso a caso.....

E mais uma x vou colocar o meu caso....

O meu filho "era" uma criança extremamente timida, e foi efectivamente aconselhado por uma psicologa um animal de estimação....

Esse mesmo canito k hoje tem 11 meses apareceu no 25-Dezembro na lareira, com um laço enorme azul.....

Até hoje não me esqueço da alegria do meu filho ao vê-lo......

Em relação á terapia tem sido um sucesso, o meu filho já não é o mesmo, e estamos a falar de poucos meses de terapia.....

1 - O meu cão foi tirado da rua, idependentemente da raça ou não, o ke interessa é a convivência com o canito.....

2 - Faz parte da familia, até dorme na cama dos meus filhos.....

3 - Ver-me livre dele? NUNCA....

4 - (Os meu vizinhos bem têm tentado pois até uma acção em tribunal foi colocada)

Resumindo, sou a favor a 500% da terapia, mas como em tudo, nem sempre os Pais sabem ser Pais, como tambem nem sempre as pessoas sabem ser amigas dos animais....
Não generalizei coisa nenhuma,leu na horizontal...porque eu falei em casos de crianças que não têm atenção por parte dos pais e os psicologos «receitam» animais que os pais compram com total desconhecimento do que estão a fazer.
Não falei em casos especificos como a Oskarina escreveu e muito bem,pois são casos destintos!

Lá porque no seu caso correu bem,não significa que os outros (mais de 50%) corram. E volto a salientar que o meu post se referiu a crianças com mau comportamento devido a falta de atenção.

Alex,
Em relação á questão que eu pus em bold, tenho a dizer-lhe que realmente não é um cão ou outro animal que vai ensinar os pais a serem "Pais".

Mas tambem não foi isso que eu referi no meu post, o meu filho graças a deus tem toda a atenção e carinho que lhe posso dar....

Mas existem problemas que sózinha não posso resolver, dai a vinda de um cão....

Mas atenção o cão deixou de ser cão quando entrou para a familia, eu costumo dizer que em x de 2 filhos passei a ter 3....

A terapia é boa e recomendo.....

;)
austra
Membro Veterano

terça out 12, 2004 11:49 am

E depois vejam....

Kualker cão é uma terapia, não só para crianças como para adultos....

O caso das crianças já foi aqui descrito....

Agora os adultos....

Kualker um de nós não adora sentar-se no sofá e dar uns abraços e receber umas lambidelas?

Não será isso uma terapia depois de um dia desgastante de trabalho...

Os idosos....

Já repararam que as pessoas idosas se ligam aos animais que lhes servem de companhia....

Não será isso uma terapia contra a solidão....

Estas são alguns mais comuns mas existem milhares de situações, e cada um diferente do outro....

E já agora não serão as pessoas que "por ser muito bonito ter um cão", depois de verem que dá muito trabalho e despesa os abandonam ao virar da esquina.....

A mim parece-me que kd se tem animais por AMOR=TERAPIA, não os costumam abandonar ou sequer tratar mal, antes pelo contrário....

Mal tal como já foi dito, cada caso é um caso....

(Um á parte enquanto escrevo este post, tenho o meu filho a rebolar no chão com o cão num risada infinita, sinceramente isto é uma terapia para mim...... saber que ambos estão felizes ;) )
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça out 12, 2004 11:49 am

Não estou a acompanhar a fundo este tópico mas uma questão que acho que está relacionada com a terapia são os recentes estudos que os animais são bons para evitar as alergias nas crianças. Ora isto é mais que sabido para muitos, mas para outros sempre serviu de desculpa para não terem animais. Na minha opinião não é tão benéfico assim andar-se a espalhar aos 4 ventos que se tiverem animais não vão ter alergias. Leva ao mesmo que o exagero nalguns casos de animais para terapia (exagero no sentido de não haver condições para acolher o animal.
Muitas pessoas sentir-se-ão tentadas então a ter o tal animal para não terem alergias porque o médico diz, não acho assim tão bom. como já disse coloco no mesmo campo do assunto deste tópico.
Agora um aparte eu tenho muitas, mas muitas alergias, tenho cães e gato e a última alergia que desenvolvi :D esta não tinha foi asma, fui ao alergologista e a primeira coisa que me disse foi que tinha que me ver livre dos animais :evil: em português correcto mandei-o dar uma volta :p e disse-lhe que jamais me desfazia deles e se isso significa-se andar atrás de uma bomba o resto da vida andava ;). Este pequeno á parte serve também para explicar que os médicos tanto influência para terem como para não terem e em ambos os casos parece-me que são contos fora do seu rosário 8)
austra
Membro Veterano

terça out 12, 2004 11:59 am

sojo Escreveu: Não estou a acompanhar a fundo este tópico mas uma questão que acho que está relacionada com a terapia são os recentes estudos que os animais são bons para evitar as alergias nas crianças. Ora isto é mais que sabido para muitos, mas para outros sempre serviu de desculpa para não terem animais. Na minha opinião não é tão benéfico assim andar-se a espalhar aos 4 ventos que se tiverem animais não vão ter alergias. Leva ao mesmo que o exagero nalguns casos de animais para terapia (exagero no sentido de não haver condições para acolher o animal.
Muitas pessoas sentir-se-ão tentadas então a ter o tal animal para não terem alergias porque o médico diz, não acho assim tão bom. como já disse coloco no mesmo campo do assunto deste tópico.
Agora um aparte eu tenho muitas, mas muitas alergias, tenho cães e gato e a última alergia que desenvolvi D esta não tinha foi asma, fui ao alergologista e a primeira coisa que me disse foi que tinha que me ver livre dos animais evil em português correcto mandei-o dar uma volta p e disse-lhe que jamais me desfazia deles e se isso significa-se andar atrás de uma bomba o resto da vida andava ;). Este pequeno á parte serve também para explicar que os médicos tanto influência para terem como para não terem e em ambos os casos parece-me que são contos fora do seu rosário 8)
Os meus dois filhos têm sido seguidos em imunoalergologia desde a nascença, pois são crianças com graves problemas do foro alergico, um a nivel de pele outro a nivel respiratório.....

A verdade é que sempre fui desaconselhada pelo Alergologista e Pediatra de ter animais em casa....

Lá nos iamos contentando com o aquário. pois eram os unicos que podiamos ter......

Como sempre vivi com animais para mim foram dificeis estes cerca de 6 anos sem eles....

Até que por força do destino (Psicologia) coloquei um canito cá em casa, já lá vão 11 meses....

As alergias não agravaram, mas curar tambem não heheheheheheh isso é que era bom....

Bem o que posso deduzir, é que o facto de os pediatras dizerem (ou diziam) que ter um animal em casa pode ser complicado para as crianças do foro alérgico é um mito, pois estes lindos animais mal não fazem......
sojo
Membro Veterano

terça out 12, 2004 12:08 pm

É disso mesmo que falo austra eu tenho graves alergias tanto de pele como agora também respiratórias, antes só a minha gémea é que tinha asma, mas não deixei de ter os animais por isso. Posso dizer sem exagero nenhum que tenho um equizema no dedo mindinho desde que recolhi o gato e não passa tenho dias de tar quase em carne viva, meto a pomada mas não adianta né, já sem gato ele aparecia de vez em quando, quando o gato apareceu nunca mais se foi embora. E não vou desfazer-me do gato por nada desde mundo tou-me bem lixando para as alergias :p
A minha gémea é mais alérgica aos animais que eu, basta a cadela a lamber no pescoço que fica logo com alergia e não é por isso que ela não vai lá a casa esfregar-se nos meus animais ;) Quando se gosta, gosta-se e mai nada :D
Moca32
Membro Veterano

terça out 12, 2004 12:13 pm

Eu estava aqui a ler alguns pots e começei a pensar se quando um médico aconselha um canito a uns pais que não dão a devida atenção ao filho e tudo mais, não será tambem para ver se a terapia funciona com os proprios pais, é que de certa forma, o conceito de ligação afectuosa e sentido de responsabilidades tambem lhes é incutido de uma forma ou de outra.

Pode até não ser, mas na hora"H" certamente que questões como esta devem passar pela cabeça do médico.
:roll: :)
sojo
Membro Veterano

terça out 12, 2004 12:15 pm

Talvez a moca32 tenha razão mas o que o alexfaria referia creio eu é a falta de condições das pessoas para tratarem os animais e teram-nos porque o médico mandou e não olharem ás suas necessidades :roll: acho eu de que....
Moca32
Membro Veterano

terça out 12, 2004 1:23 pm

Sim, sim, na verdade o que era referênciado era essa inconsciência por parte de certas pessoas, que não reunem os "predicados" necessários.

:)
Responder

Voltar para “Cães”