Cachorro e praia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quarta out 13, 2004 7:42 pm

Olá a todos.
Como alguns já sabem, tenho um cachorro que vai fazer amanhã 5 meses.
Logo de início o vet avisou-me para não o levar para a praia até ter 8 meses de idade, pois como estaria em crescimento e própria arei podia dar origem à displasia da anca...
É isto verdade? Vocês também tiveram esse cuidado com os vossos cães?
Pergunto isto porque como os meus pais moram perto da praia é uma tentação ir lá visitá-los e não levar o Alf a dar umas corridas ;)
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quarta out 13, 2004 7:54 pm

Boas!!

Bem...primeiro que tudo gostaria de saber qual é a raça do seu menino..isto para saber se é uma das raças propicias a esse problema (Displasia)...se refere ao seu Cocker...bem...duvido que seja propicia a este problema...mas..pouco percebo de cockers...seja como for..duvido...
Pode no entanto (como nas pessoas) causar problemas nas articulações por causa da irregularidade do piso...lembrem-se...correr na praia faz bem...quase só aos pulmões acreditem...(isto aplicado aos humanos.)!!

Até que enfim um Topico menos tretoso!!!

Abraços

Arcanjo
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quarta out 13, 2004 8:02 pm

Olá Arcanjo!
Sim, refiro-me ao cocker. Também estranhei um bocado a displasia da anca, pois estava com a ideia que é mais propício nos cães de porte grande.
Mesmo assim, se o levar agora a areia também está húmida/molhada, logo não é taõ irregular.
Tenho que confessar que o levei no verão, durante uns 5 minutos (não resisti 8) ) e ele assim que sentiu a areia nas patas ficou tolo!!!! Começou logo a acorrer dum lado para o outro, aos saltos, a fazer fintas... :D Ainda me ri um bocado com ele! Nesse dia a reia estav húmida,pois tinha chovido.

Agora só vou à casa dos meus daqui a 15 dias ou 3 semanas, e se calhar vou mesmo lá um bocado com ele ;)

Obrigado!
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta out 13, 2004 8:05 pm

Arcanjo Escreveu:

Até que enfim um Topico menos tretoso!!!

Abraços

Arcanjo
Não anda um pouco mal disposto Arcanjo? :roll:
Sempre é melhor tretas, do que faltas de educação. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta out 13, 2004 11:11 pm

Arcanjo Escreveu: Pode no entanto (como nas pessoas) causar problemas nas articulações por causa da irregularidade do piso...lembrem-se...correr na praia faz bem...quase só aos pulmões acreditem...(isto aplicado aos humanos.)!!
Arcanjo
Meu caro Arcanjo, desculpe mas isto não é totalmente verdade.
Até pelo contrário.
Andar na praia, pelo menos nos humanos, pode ser muito benéfico apesar do piso irregular.
Um exemplo prático são as crianças que usam botas ortopédicas. O andar na praia, é uma grande ajuda, para que essas botas deixem de ser necessárias.

E sei disso por experiência própria.

É claro que se o pessoal vai andar pa praia, a olhar pás gaivotas...o piso irregular pode ser perigoso...mas isso acontece até em piso regular.. ;)
Última edição por P1TuXk4 em quinta out 14, 2004 9:01 am, editado 1 vez no total.
sofias
Membro
Registado: quinta ago 19, 2004 6:50 pm
Localização: dois caes,duas rolas,um melro,10canarios,12pintassilgos

quinta out 14, 2004 7:00 am

bom dia,,e o boxer o meu já fez 3meses ja esta perto dos quatro meses ,ja tem as vacinas e o vet disse-me q eu já posso leva-lo a passear,,mas para nao o deixar chegar perto de outros caes ,,porque eu optei por dar-lhe a vacina da tosse canil o vet disse q nao era obrigatoria as pessoas sao dao a vacina se quiserem e eu optei por dar,porque quero o melhor para o meu canito,,mas será que o posso levar a passear na praia? respondam-me por favor,,ele ainda vai levar a vacina da tosse canil este sabado q vem ,,e o reforço para o mes q vem,,por favor digam-me alguma coisa ;)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta out 14, 2004 10:05 am

Em Dezembro do ano passado o meu cão teve paralisia das patas posteriores. Uma das coisas que o vet me disse, assim que ele recuperou, foi levá-lo à praia, para correr e nadar, para recuperar a força e ganhar músculo. O meu cão é mais alto que um cocker e pesa 28 Kg. ;)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta out 14, 2004 10:15 am

Os meus cães vão á praia desde sempre quando eram mais pequenos é que moderava o exercício, ou seja iam pouco tempo era mesmo só para sentirem a areias nas patitas. A daysie (boxer) começou a ir aos 4 meses o importante é seja na praia ou na relva ou alcatrão não forçar demais porque o cachorro está em crescimento ;)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta out 14, 2004 10:20 am

P1TuXk4 Escreveu:
Arcanjo Escreveu: Pode no entanto (como nas pessoas) causar problemas nas articulações por causa da irregularidade do piso...lembrem-se...correr na praia faz bem...quase só aos pulmões acreditem...(isto aplicado aos humanos.)!!
Arcanjo
Meu caro Arcanjo, desculpe mas isto não é totalmente verdade.
Até pelo contrário.
Andar na praia, pelo menos nos humanos, pode ser muito benéfico apesar do piso irregular.
Bom, pode ser exagero meu mas acho que não há contradição no que ambos dizem: para os humanos andar na praia é um exercício óptimo, mas correr, que eu saiba, é melhor fazé-lo sobre piso regular, sendo a terra batida melhor do que o pavimento de asfalto pelo impacto sobre as articulações.
Eu tenho levado ao Dylan à praia, ele corre como maluco e nunca teve qualquer problema, mas tambem não é duma raça propensa à displásia, como acho que o cocker tambem não é.

Alicia
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta out 14, 2004 10:21 am

Humm, eu stou muito atento a este tópico, básicamente porque logo que o Fang tenha o reforço dos 4 meses, passadas duas semanas já o quero passear por aí, incluindo na praia.

Eu nunca tinha lido nada sobre o facto da areia menos humida ser prejudicial por causa da displasia, ora como o Fang é m Malamute do Alaska existe sempre mais probabilidades de contrair displasia do que um canito de pequeno ou médio porte.

Seja como for crio que se isto da areia acontecer deve ser só em canitos que diáriamente andam na areia, pois se for só pontualmente não me parece que exista qualquer problema. :roll:

Tchinho - Efectivamente, andar na areia faz desenvolver mais a massa muscular do que andar por exemplo em relva ou terra, basta reparar nos jogadores de futebol de praia. Eles ficam mais musculados nas pernas do que os jogadores de futebol "normais" e ainda por cima têm muitas menos lesões causadas por esforços durante as partidas. :)
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 14, 2004 11:02 am

Boas!!

Bem...como disse e volto frisar..correr na praia não é assim tão benéfico como se pensa...é logico isto.

Em relação à massa muscular dos jogadores de futebol de praia ser maior que os outros...pois...mas perguntem aos treinadores de futebol se querem os seus pupilos a jogar na praia!! Esta é quase uma das primeiras regras impostas em alguns clubes profissionais...visto que a praia pode causar lesões a nivel de articulações...entorses etc etc.
Mas voltando à massa muscular...houve um dia aqui um forista que me disse algo bastante logico...que aqui penso aplicar-se...se compararem um corredor de maratona com um velocista...as diferenças na massa muscular são abismais...pois os exercicios de um e os do outro são diferentes...sendo o maratonista um exercicio mais prelongado em tempo e no velocista mais intenso com altos picos de exigencia fisica mas muito mais curtos!!!

Comparando com o que temos aqui em relação à massa muscular entre jogadores da praia e os outros...sim o terreno pode ajudar um pouco mas a meu ver tem mais a ver com o nivel de exigencia fisica e no tempo que a mesma é praticada...sendo o Jogo de futebol com menos picos mas mais comprido em tempo...e o de praia mais curto mas mais exigente.

Aplicando isso aos nossos amigos cães, se o objectivo é desenvolver massa muscular..mas vale treinos curtos com altos picos de exigencia...a treinos "softs" mas muito mais alongados!!

Abraços

Arcanjo
fishbone
Membro
Registado: quinta set 09, 2004 6:47 pm
Contacto:

quinta out 14, 2004 11:06 am

Ãh????????????? Como é que é?
Displacia da anca por andar na praia??????
Acho ridículo! Sempre levei tudo o que era bicharada minha à praia desde que nasceram. Desde cães a patos!
Sempre foram muito sãos até ao fim das suas vidas.
Acabaram por morrer de velhice, de atropelamento e de cabeça fora (no caso do pato) mas nunca tiveram problemas de coisíssima nenhuma de ancas.

AB
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 14, 2004 11:11 am

Boas!!

he he he he he Fishbone calma...falei de outros problemas que não a displasia (existem raças com grandes problemas a este nivel) ...alias duvido que um pato seja propicio a Displasia de anca LLLLLLLLLLOOOOOOOLLLLL (so mesmo tu!!)...

Abraços

Arcanjo
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta out 14, 2004 11:18 am

Arcanjo tens muita razão nisso da massa muscular. Eu pratiquei atlétismo de alta competição muitos anos e todas as épocas (começa em setembro) durante um mês ou dois iamos uma vez por semana treinar na praia, para reforçar a massa muscular e dar mais "andamento" ás pernocas. Da mesma maneira que a época de corta mato vem sempre primeiro que a de pista serve para ganhar forças nas pernas. Mas fora esse tempo de praia obrigatório no resto da época estavamos proíbidos de por a pernoca na praia, mesmo no verão. Praia só mesmo nas férias (agosto) e nem valia a pena enganar o treinador que se fossemos á praia notavamos nós nas pernas e notava logo ele também :p
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta out 14, 2004 11:47 am

Todo o cão deveria experimentar tudo até aos 4 meses. Era o ideal. Mesmo que por algum motivo fosse mau para o cão andar aos pulos na praia, há sempre a hipótese de ir à trela e molhar as patitas.
Responder

Voltar para “Cães”