O Calcio como suplemento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta out 14, 2004 12:48 am

Boas!

Sendo eu o proprietario de uma das raças de cães maiores do mundo ( a 2º maior) houve sempre uma questão que fiquei com duvidas...ou seja o Calcio!...pois bem pelo o que sei nos humanos o Calcio é prescritos para situações de raquitismo e problemas de crescimento...logo calculo que seja exactamente pro mesmo nos cães.

Todos os livros da materia sobre Dogues Alemães falam nesse "suplemento" extra..o que pergunto a voces é:

Nos vossos cães...também dão calcio?

Quais os motivos do Veterinario para a prescrição do mesmo?


Para que serve afinal o calcio se as rações hoje em dia são tão completas?


Quais os males que o Calcio pode "reparar"?


Como se controla o nivel de calcio no cão?

Qual a duração de um tratamento destes, visto que o calcio é de venda livre e todos o podem dar aos seus cães.


Quais os efeitos nocivos para a saúde do cão se não houver controlo do calcio dado?

Será que são mais os problemas que os proveitos na utilização do calcio?


O que faz o calcio realmente?


Onde podemos dar indirectamente calcio a um cão...sem ser por medicamentos?...ossos por exemplo?

Nunca dei Calcio ao Golias...será que fiz mal...o que perdi? o que ganhei?


Vamos la mudar a vida deste forum pessoal!!


Abraços

Arcanjo
PJFS
Membro Veterano
Mensagens: 793
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Localização: 1ª Golden Retrivier chamada Teca

quinta out 14, 2004 8:21 am

Bom tópico, como nada percebo vou-me manter atento a ver se pesco qq coisa daki ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta out 14, 2004 8:50 am

O cálcio é importante, mas assim como a sua carência é prejudicial, também o seu excesso pode ser, e muito.
Por isso, cuidado com as suplementações.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Mensagens: 515
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm
Localização: 1 Frango, 2 Cágados

quinta out 14, 2004 8:59 am

Feitas análies e sendo detectada uma carência de cálcio, compreendo que se receite, mas não havendo carÊncia....

Acho que só pode é fazer mal....
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quinta out 14, 2004 9:00 am

Penso que o excesso de cálcio num cachorro terá o mesmo efeito que numa criança. Ou seja, uma consolidação óssea demasiado rápido que impede o crescimento dos mesmos, dando origem ao que, vulgarmente, se chama um indivíduo "atarracado".
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

quinta out 14, 2004 9:03 am

casadotrevo Escreveu: O cálcio é importante, mas assim como a sua carência é prejudicial, também o seu excesso pode ser, e muito.
Por isso, cuidado com as suplementações.
Concordo com o Diamantino,tanto a sua carência como o excesso podem ser prejudiciais.Penso que se dermos uma boa ração aos nossos cães essa ração já será completa e terá o cálcio necessário,acho que admnistrar cálcio extra só mesmo sob prescrição do Vet.
Ao meu nunca dei cálcio,mas já dei a uma cadela que estava a amamentar sob a ordem da Vet.A cadela até tinha ataques por falta de cálcio.
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta out 14, 2004 9:05 am

Consequências possiveis de um excesso de suplementação de cálcio, durante o crescimento:

- Crescimento acelarado

- Agravamento de potenciais patologias osteo-articulares; nomeadamente displasia de anca, sindrome de Hobler, Radius Curvus, etc.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quinta out 14, 2004 9:10 am

Oi Arcanjo!

Uma pergunta se o Dogue Alemão é a 2ª maior raça, qual é a primeira (será o Mastim Napolitano?)? É que sempre pensei que fosse o Dogue Alemão a maior raça :?:

Não percebo muito isso dos suplementos de cálcio, mas lembro-me de uma ex-namorada do meu irmão que tinha 5 Pastores Alemão e um deles ela resgatou com 6 meses da casa de uma senhora que o mantinha fechado por quase 4 meses num wc minúsculo (horrível né?) e por isso o bichinho estava a ficar com uma mal formação, principalmente nas patas traseiras e bacia, lembro-me que na altura (quase 20 anos atrás) ela disse-me que o vet diagnosticou raquitismo e essa deformação na bacia devido a passar muito tempo sentado e sem exercício (e tás a ver como os cachorros se sentam né, sempre com aquela patinha mais torcida, e ele até teve de ser ensinado a sentar como deve de ser... :? )
O vet para este receitou cálcio e mais uns suplementos e além disso o cão ainda fez um tipo de fisioterapia :) quero dizer com isto que ele fazia exercício, mas ela tinha que orientar e obrigá-lo a fazer certos movimentos e inclusive ensiná-lo como movimentar as patas pq ele andava todo torcidito (tenho a impressão que ele utilizou até uma espécie de colete qualquer durante uns tempos para melhorar a postura, mas não tenho bem a certeza, já lá vão muitos anos e eu era ainda miúda, 12,13 anos...)

Conclusão este raquítico ficou o maior PA dela, lindo lindo e muito meigo e bom guarda, apesar de notar-se no andar dele um leve "mancar", mas nada que lhe tivesse prejudicado o resto da vida!

O melhor mesmo é ser o vet a receitar, sabe melhor as doses e detecta se há necessidade ou não!

Arcanjo, não te esqueças de responder a minha pergunta, obrigada! ;)
Goya
Membro
Mensagens: 74
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

quinta out 14, 2004 9:11 am

Cuidado com os suplementos de cálcio. nunca dê sem haver estrita necessidade e, sempre e só quando indicado pelo veterinário!

Tenho uma cadela doberman com 8 meses que apresenta uma distrofia óssea, causada pelo excesso de suplementos, nomeadamente cálcio, juntamente com uma ração super Prémium, que já tem tudos os suplementos que o cachorro necessita ( salvo raras expecpções claro ).

O criador achava que estava a agir correctamente e administrou aos cachorros suplementos de vitaminas e cálcio, e o resultado foi mau.
AlexFaria
Membro Veterano
Mensagens: 656
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta out 14, 2004 9:12 am

Normalmente aconselham o suplemento de calcio a cães de medio/grande porte durante o crescimento ,depois torna-se dispensavel em muitos casos.

Isto porque se pensa que no caso destes cães(medio/grande porte) os valores de calcio contidos na rações por vezes não são suficientes para suprimir certas carencias durante o periodo de crescimento.
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta out 14, 2004 9:13 am

A pergunta não foi para mim, mas se não me levarem a mal, o maior cão (em dimensões), é o Wolf Hound Irlandês.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quinta out 14, 2004 9:14 am

Jordan Escreveu: Uma pergunta se o Dogue Alemão é a 2ª maior raça, qual é a primeira (será o Mastim Napolitano?)? É que sempre pensei que fosse o Dogue Alemão a maior raça :?:
Irish Wolfhound?



Adenda: cheguei atrasado...
Última edição por MDogster em quinta out 14, 2004 9:19 am, editado 1 vez no total.
Jordan
Membro Veterano
Mensagens: 969
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Localização: Gata, piriquitos, peixes

quinta out 14, 2004 9:15 am

casadotrevo Escreveu: A pergunta não foi para mim, mas se não me levarem a mal, o maior cão (em dimensões), é o Wolf Hound Irlandês.
Obrigada! ;)

Vou procurar na net a ver se consigo ver pelo menos uma foto!

Fiquem bem!
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta out 14, 2004 9:16 am

AlexFaria Escreveu: Isto porque se pensa que no caso destes cães(medio/grande porte) os valores de calcio contidos na rações por vezes não são suficientes para suprimir certas carencias durante o periodo de crescimento.
Isso é o que se pensava, há uns anos atrás.
Os estudos mais recentes, mostram exactamente o contrário, sendo hoje, as rações "Large Breed", menos ricas em cálcio que as outras.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AlexFaria
Membro Veterano
Mensagens: 656
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta out 14, 2004 9:20 am

casadotrevo Escreveu:
AlexFaria Escreveu: Isto porque se pensa que no caso destes cães(medio/grande porte) os valores de calcio contidos na rações por vezes não são suficientes para suprimir certas carencias durante o periodo de crescimento.
Isso é o que se pensava, há uns anos atrás.
Os estudos mais recentes, mostram exactamente o contrário, sendo hoje, as rações "Large Breed", menos ricas em cálcio que as outras.
Tenho de me actualizar então,aproveito e vou trocar umas impressões sobre o assunto com o vet . Obrigado ;)
Responder

Voltar para “Cães”