Lamento se a minha resposta vai ser curta, mas hoje não tenho muito tempo nas mãos…
Austra, por favor lê alguns livros sobre psicologia canina (ainda não li o “encantador de cães” mas pelos comentários parece-me bastante bom. Recomendo também o “The Art of Raising a Puppy” (lamento não sei o titulo em Português).
Existem centenas de coisas que nos fazemos no dia-a-dia que achamos que estamos a fazer correctamente para o cão e na realidade estamos a preparar-nos para criar um problema.
Os cães, tem fases de crescimento como nós. Dependendo da raça um cão fica adulto entre os dois e três anos, tal como nós o cão vai testar a sua liberdade e ver até aonde pode ir. Conforme a raça, tal teste pode durar uns meses ou toda a vida!
Um cão morder não é sinal de agressividade. É tão natural para um cão morder, como para nós falar! Quando eu lei/ouço/vejo um cão morder um dono, o meu primeiro pensamento é “Que diabos este dono ensinou ao cão?”. A minha recomendação é sempre a mesma, colocar o dono (e já agora o cão) numa escola! Se o tempo não permitir o dono vai ter de decidir se tem a capacidade/tempo de aprender por si, ou se prefere ter de dar ou abater o cão quando o problema se tornar de tal forma grave que dê origem a um verdadeiro ataque!
Por último, entre os cães, os cachorros até cerca de 4 meses tem direito a um passe “Você está livre da Prisão” contínuo. Isto quer dizer que um cachorro desta idade não entra para as lutas de liderança e afins e por tal é livre de fazer o que quiser, pode até morder um adulto que o máximo que leva é uma rosnadela. É aquilo que permite que eles aprendam e possam explorar a matinha em segurança. Após esse período o resto da matinha cai em cima do cachorro, com requintes de malvadez. O cachorro será mordido e maltratado fortemente, estilo praxe da universidade ou da tropa. Isto serve para contrabalançar o período anterior e o cão perceber que terá de lutar (conquistar) o seu lugar na matinha.
Infelizmente os cães cometem os mesmo erro que nós (o que não abona muito em nosso favor)! Ou seja da mesma forma que nós tratamos os cães como humanos, eles tratam os humanos como cães.
Isto quer dizer que se o seu cão considerar o seu filho como parte da matilha, ele pensará que ele é um cachorro e até agora deixou-o fazer tudo o que ele quisesse (lembra-se das tesouras?). Mas agora o seu filho está a crescer e o seu cão pode pensar que é altura de ele aprender as regras básicas da matilha. Ele não está a fazer nada de mal, pelo contrário está a querer ensinar a criança, infelizmente nós não percebemos, nem aguentamos uma trinquinha de um cão.
O que tem de fazer é explicar ao seu cão que ele não deve seguir o seu instinto e ensinar a criança, pois esta já tem um lugar na matilha superior ao do cão. Para tal tem de aprender a comunicar com o cão!
Simples!