Urgente ajuda sobre dalmatas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

É possível ter um dálmata num apartamento?

sim
5
50%
não
5
50%

Total de votos: 10
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

quarta out 02, 2002 7:58 pm

Alguem aqui tem um dalmata num apartamento????
É que vivo num e nao sei se o cao se adapta bem , uma vez que tem muita energia.
Claro que me refiro a um dalmata bebe, é que estou prestes a aduiri-lo, mas estou com receio que ele nao se adapte.
Preciso de um conselho.
Pf ajudem-me

Rute Sobreira :(
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 02, 2002 8:27 pm

Qualquer cão se adapta a um apartamento, simplesmente tem que o levar a passear, de manha (1 hora ou mais) ao almoço (1 hora ou+) e a noite, o tempo que ele quiser, visto que não há horários a cumprir...
Os dálmatas, como todos os cães grandes, precisam de fazer exercício, mas devia ter-se informado antes de aceitar o canito...suponha que agora chegava à conclusão que não o quer... :o .
Só quero (e todos os forenses, penso eu) que depois de o ter, e o ver crescer, comece a ficar arrependida, e o abandone... :x :cry: pense muito antes de tomar uma decisão que lhe vai trocar a rotina diária (possivelmente...)
rutegabi
Membro Veterano

sexta out 04, 2002 9:07 am

Cara Ana:
Quem é que lhe disse que eu já comprei o cão?
É claro queéu tenho pesquisado muito sobre os dalmatas (site na net, livros e tudo mais...). E é obvio que tenho noçao da responsabilidade que é criar um cão, pois é como se fosse um bébé, só que vai depender de nós a vida toda.
Sempre tive caes desde pequena, a diferença é que sempre vivi numa casa com jardim e os caes ficavam cá fora no jardim onde tinham muito espaço para brincar e correr à vontade. O problema é que por causa disso e de neste momento encontrar-me num apartamento sem sequer uma varanda em que o cao possa correr um pouco à vontade, temo que o cao fique deprimido e triste e que me destrua a casa toda. Eu sei que no principio temos de ser pacientes ate que aprende determinadas coisas, mas também receio que por qualquer motivo corra mal.
Quanto a abandonar um cao, pode ficar inteiramente descançada pois sou inteiramente incapaz de o fazer. Confesso que ate fiquei ofendida com esse tipo de julgamento ofenssivo e de quem nao m conhece de lado algum. Pois fique sabendo que teria sempre sitio para levar o cao: a casa dos meus pais tem um jardim enorme onde o cao poderia brincar à vontade e correr muito.
Como vê o meu unico problema é que o cao fique triste por ficar sozinho em casa quando estou fora por algumas horas e que depois de me afeiçoar a ele venha a ter de me separar e o levar para a casa da minha mae. Onde depois so o posso ver aos fins de semana.... :(
Percebe agora a minha angustia?
Mas resumindo acha que um dalmata vive bem num apartamento? O meu namorado tb diz que como o cao nao vai conhecer uma vida de jardim vai portar-se bem num apartamento e nao vai ficar triste.

No entanto gostaria de ouvir opinioes de pessoas que têm dalmatas em jardins e apartamentos. Por favor, digam qualquer coisa.

saudaçoes a todos

Rute
Quartinter
Membro
Registado: sexta ago 02, 2002 10:56 am

sexta out 04, 2002 9:50 am

Bom dia!

Não tendo um dalmata, tenho um boxer que é igualmente um cão grande e muito activo, e vivo num apartamento (com quintal), mas julgo mesmo assim poder dar a minha opinião sobre o assunto.

Julgo que todos os cães se poderão habituar à vida num apartamento (claro que uma raças melhor que outras) dependendo apenas da disponibilidade e vontade do dono.

Sabe-se à partida que o que os nossos bichos mais gostam é de ter a nossa companhia, por isso, na maior parte das vezes, mesmo numa grande vivenda com jardim, os cães preferem estar em casa na companhia dos donos.

Por exemplo, no meu caso, o quintal praticamente apenas serve para ele durante as horas que não estou em casa ir fazer as necessidades, pois passa a maior parte do tempo em casa (cozinha e corredor), e quando estou em casa, então está sempre junto de mim e raramente sai para o quintal.

No entanto, numa casa sem quintal ou varanda o cão vai ter de passar (não sei se será este o caso) muitas horas para fazer as necessidades, o que a meu ver será o maior problema, visto que com ou sem quintal o cão terá sempre de ir à rua passear e fazer exercicio fisico.

Assim, julgo que adaptação do cão à vida num apartamento apenas dependerá como já atrás disse, da disponibilidade e vontade do dono para ir passear à rua com ele (além de outras tarefas), quer esteja bom ou mau tempo, quer venha ou não cansado do emprego.

Será um assunto no qual terá de pensar a frio e não se deixar levar pelo coração e vontade do momento, já que é uma responsabilidade que irá durar pelo menos uma dezena de anos.

Espero ter ajudado e caso se decida em ficar com o canito desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro e muita paciencia que bem vai precisar :D :D

Cumprimentos.

Miguel Quartin.
rutegabi
Membro Veterano

sexta out 04, 2002 10:15 am

be, eu estou disposta a leva-lo passear de manha antes de sair de casa para a faculdade, a hora do almoço se tiver a tarde livre, a tarde quando chegar a casa, e 15 minutos antes de dormir para ele n ficar mto aflito à noite... será suficiente??
obrigada pela boa vontade de me exclarecer. :)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta out 04, 2002 2:49 pm

Pelo menos deverá levá-lo à rua 4 vezes. Pessoalmente, levo 5. Manhã, almoço, tarde, jantar e noite.

E para um dálmata convém serem mais que 15 minutos à noite. Os 15 minutos à hora de almoço e à tarde até são compreensiveis devido a ter aulas, mas antes de ir para as aulas e após as mesmas, será necessário um pouco mais de exercicio.
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

sexta out 04, 2002 3:05 pm

Olá Rute

Tenho um dalmata com 13 meses e acho que posso partilhar contigo a minha experiência.

Este é o meu primeiro cão e por isso não faço ideia de como seria ter um cão num apartamento mas acho que o Strauss ficaria doido e eu também. Isso seria por minha culpa, pois devido à minha inexperiencia, poderia não o educar bem. Bom, avancemos...

Vivo numa moradia com jardim e o Strauss tem um espaço razoável para correr e brincar. Quando está bom tempo passa quase todo o dia no jardim com o meu rebento mais pequenino (que tem 2 anos) e brincam lindamente os dois. Quando chove lá tem que ficar confinado à cozinha e à lavandaria, mas tem sempre a porta da rua aberta para poder sair ao pátio quando lhe apetece (é lá que tem a sua casota e lá que dorme) e às vezes, mesmo com chuva torrencial lá vou eu dar com o bom do Strauss a apanhar uma chuvinha no pátio e a dormir no seu cantinho. Com isto quero dizer que ele gosta muito de estar à nossa beira, mas quando é para andar na vida dele, prefere mesmo é dar uma corridas no patio e no jardim.

Tentar mantê-lo sossegado dentro de casa, é mentira: sempre a saltar para o sofá, sempre com as patas em cima do balcão da cozinha e da mesa (a tentar roubar algum bocado de comida), aprendeu muito cedo a abrir portas e por isso têm que estar sempre fechadas à chave senão é o fim da macacada. É claro que sempre que o apanho a fazer asneiras o mando logo ir lá para fora, ao que ele me responde com o olhar mais inocente do mundo e deita-se logo no tapete da cozinha...por dez segundos. Acho que o que me safa mesmo, e com muita pena minha, é o pátio senaõ a minha casa ficaria destruída em poucos minutos. Quando vou eu para o jardim brincar com ele, já nem parece o mesmo cão: deita-se aos meus pés e consegue ficar quieto durante tempos infinitos... acho que ele gosta mesmo é da vida ao ar livre.

Quando saio ele fica sempre no pátio e noto que se estou mais tempo ausente que o normal (ele está habituado a ter-me em casa todo o dia), quando chego tem sempre uma carrada de asneiras novas. Até a torneira da água ele abria e depois não fechava. De notar que tem imensos brinquedos mas acho que ele queria dizer era "Se me deixaste aqui sózinho agora vais ver o que é bom! :p :p "

Espero que este testamento não sirva para te desanimar, acho que com paciência e boa educação o consegues moldar a ti, só penso que o meu cão é mesmo muito doido(culpa minha, não percebia nada de cães e não soube educá-lo :oops: ). Há aqui no forum uma outra forista a Anita_ra que também tem um dalmata, talvez ela te dê melhores notícias. Parece-me que o dela é um pouco mais sossegado :roll:

Beijinhos e desculpa lá o testamento

Susana
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

sexta out 04, 2002 3:30 pm

oi!

Pessoalmente tb gosto muito de dálmatas, mas devo dizer-lhe que apesar de no filme viverem todos contentes dentro de um apartamento, isso não corresponde totalmente à realidade... Todos os cães grandes precisam de se exercitar bastante, mas há uns que se adaptam melhor a um sítio fechado que outros... Infelizmente o dálmata não é daqueles que se adaptam melhor, porque apesar do seu aspecto limpinho e fofinho é um cão de grandes espaços abertos. Com efeito, foi originalmente um cão de carruagem, correndo junto das carruagens para as proteger. Assim, tem um temperamento mais indicado p viver em espaços abertos, por exemplo em quintas com cavalos, por quem sente grande predilicção. Como estudante veterinária, tenho um sem número de livros sobre cães e lamento informar que em todos eles vem indicado como sendo um cão p famílias dinâmicas e c um jardim, e suportando mal a solidão... É tb um dos cães com índices mais altos de destruição enquanto cachorro. Claro que cada caso é um caso e não falo em termos de experiência pessoal mas sim em relação a tudo o que li... Porém, não gostaria de ler primeiro alguns livros e tentar encontrar algum cão de que tb gostasse e se adaptasse melhor a viver fechado?
rutegabi
Membro Veterano

sexta out 04, 2002 5:28 pm

Bem, eu já li mta literatura sobre dalmatas, mas quanto mais leio mais gosto deles... acho que sao caes para todo o serviço e não sao nada chatos...

penso fazer este horario com ele:
30m de manha
30 ao almoço ou + se nao tiver aulas à tarde
1hora à tarde
20m ao jantar
10/15 à noite

será suficiente? :?:

também já aprendi muita coisa sobre como ensinar o cao a fazer xixi à rua, a sentar, deitar, vir junto a nos a andar, a ficar quietinho no sitio...
essas coisas todas!

Por isoo acho que com um pouco de paciencia ele vai lá!

E nao se preocupem que o meu encanto pelos dalmatas nao vem da walt disney, eu gosto mesmo deles pelas suas caracteristicas: a personalidade e o seu porte elegante e atletico. Pode-se dizer que é mesmo um cao com cara de cao! :lol:
Um cao para todo o serviço, não é especialmente bom em nada, mas ao mesmo tempo é bem em tudo.

Também gosto muito do perdigueiro portugues, que acho bastante parecido com o dalmata fisicamente excepto o pelo que tem uma cor bem diferente. O golden retriver também é engraçado , mas sai ainda mais caro que o dalmata e nao possui quasquer caracteristicas de cao de guarda... a Collie também é mais ou menos, mas´tem mto pelo e tb nao serve para guardar nada e o meu namorado nao gosta mto. O cao que ele gosta + é o doberman mas eu acho que nao é mto meiguinho... tb goste tem um porte elegante, mas nao é dos mais amorosos connosco, e é preciso ter ainda mais pulso a treina-lo.

O dalmata revela-se mesmo o meu cao de sonho... até fiz um teste no http://animal.discovery.com/ para ver qual era o cao que mais se adaptava a mim e dizia o dalmata 98%,.... dá que pensar nao dá???

beijinhos e aguardo mais historias de dalmatas reguilas e bem comportados. ;)
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

sexta out 04, 2002 6:19 pm

Olá,
Há pois é....
Olá a todos, rutegabi, faço minhas as palavras da Susana, é verdade tenho um dálmata, o Sniff, que agora que tem 4 aninhos é um pouco mais calminho, mas enquanto cachorrinho era um stress!! :o :o .
Tal como a Susana, quando o Sniff veio cá para casa, não fazia a mínima ideia como haveria de o educar, nem a pouco mais ou menos, porque nunca tinhamos tido um cão.
Nós temos a sorte de ter uma vivenda com um pátio grande e com quintal, o Sniff qd era bébé era raro ir à rua, fazia as necessidades no quintal, e sempre ficou em casa, se calhar foi esse o problema, pq quando o quisermos habituar a dormir na rua, e até comprámos uma casota grande, ele mandou-nos a nós ir para lá!! :D
Ele nunca está preso, a não ser quando vai à rua, aí não arrisco, anda sempre de trela!! Normalmente ele vai à rua 3/4 vezes , depende da disponibilidade, mas de manhã sou eu que estou estou encarregue de ir passear com ele, (aliás, às vezes é ele que me passeia a mim! ;) ) e por norma, vamos correr um pouquinho, ou então damos uma volta maior. Esteja chuva ou não, lá temos que vestir o impermeável e dar a voltinha diária... Ah! o pêlo quando molhado cheira muuuiiito mal! :p
Quando era bébé, tinha que ficar umas horas sozinho em casa, mas dentro de casa, e quando chegávamos já era normal termos os pés das cadeiras e maçanetas roídas, e os xixis e cócós da praxe fora do jornal!!
Nunca foi um cão muito complicado de ensinar, tem é aquela terrível mania de por as patas em cima do balcão da cozinha, parece que está no café!! ;) .
Se já estás decidida, prepara-te para estares constantemente de vassoura em punho, pq larga muito pêlo; e é essencial o passeio para que além de se ir habituando a ir fazer à rua, vai tendo contacto com outros cães...
Reflecte bem, porque é um cão que ainda cresce um pouco e claro, que como todos precisa de se movimentar e exercitar, pensa bem se é esse o cão que queres "para amar, honrar e respeitar, até que a morte vos separe"!
Vai dando notícias!!

Fiquem bem,
Ana
rutegabi
Membro Veterano

sábado out 05, 2002 10:00 am

:roll: Parece mesmo que vou ter de desistir de ter o cao dos meus sonhos ja e vou ter que esperar mais uns 3 aninhos ate voltar para casa e ter uma casa com quintal para poder brincar la com o meu dalmata...

:| O meu namorado falou ontem com um veterinario e disse-lhe que nao era nada aconselhavel ter dalmatas em apartamentos, pois eles tem tendencia a ser hiperactivos e o ideal seria correrem cerca de 15, 20km ou mais por dia para ver se se cansam bem e nao destroem nada. E que, eles conseguem roer mesmo tudo, ate metal... :o

Confesso que fiquei um bocado tristinha... mas tenho esperança de um dia ter condiçoes para criar um, dois para fazem companhia um ao outro. E assim tambem vou poder ter os doberman que ele tanto gosta, e ficamos os 2 satisfeitos! ;)

Também, se nao reunimos as condiçoes necessarias para ter um cao, mais vale esperar ate que isso aconteça, do que depois ficarmos tao tristes com o cao e ele sem culpa nenhuma... por isso, a informaçao é tudo quando queremos um cao. Temos de analisar bem para ver se reunimos as condiçoes necessarias para fazer o que queremos, ou ainda vamos ter 2 infelizes: o cao por nao ter o espaço que precisa, e o nos por termos a casa revirada do avesso! :|

Parece que vou ter que me contentar em brincar com os caes que tenho no algarve quando vou la ao fim de semana, e ate sao bem giros tenho mtos (mas tb queria um so para mim.. :( ) Tenho um mastim espanhol ( que tem os olhos + lindos que eu já vi num cao, tanta ternura...), uma husky, 2 cadelinhas rafeiras que parecem 2 salsichas, um que é arraçado de... nao me lembro, e um rafeiro castanho e branco com pelo medio comprido. Como vêm ainda assim tenho alguns caes. Mas tenho 3 favoritos: o primeiro , a husky e a rafeirinha preta que é mto engraçada e sra do seu nariz.

Beijinhos a todos e obrigada pelo apoio ;)

Rute Sobreira
Dalma
Registado: quinta out 03, 2002 4:15 pm

domingo out 06, 2002 7:26 am

Olá!!!

O Dálmata é a raça de cães que mais aprecio. Por essa razão não tenho 1 mas sim 3!!! São cães especiais e na minha opinião não devem viver em apartamentos embora considere que talvez até se adaptem a isso. São hiperactivos passam o tempo todo a brincar e a correr, são cães muitísimo dependentes dos donos e pelos menos as minhas cadelas, detestam ficar sozinhas tendo uma especial tendencia para a destruição massiva (sofás, selins de bicicletas, brinquedos dos meus sobrinhos, chinelos...enfim, tudo o que apanham à boca!!). Claro que essa tendencia se atenua com a idade mas garanto-lhes que não desaparece pois as minhas cadelas têm idades bastantes distintas (10 e 5 anos e 3 meses). Há uma coisa engraçada que foi aqui referida que também as minhas cadelas têm a "mania" de fazer : pôr as suas patorras em cima do balcão da cozinha (são tão gulosas...) :lol:
Para finalizar acho que faço minhas as palavras que li na página do criador Chappaquiddick de Cascais, página que me parece bastante honesta e realista (aconselho vivamente os amantes desta raça a lerem este site vão encontrar muitas semelhanças com os vossos cães):
"Têm uma energia inesgotável, são muito exuberantes, e por vezes têm tendencias destruidoras, principalmente nos primeiros anos de vida.
São cães muito independentes e teimosos que fácilmente se aborrecem, principalmente se não tiverem muita atenção por parte dos donos.
Em adulto o seu peso pode chegar aos 35 kg .
São um desafio constante para os donos, exigindo muito tempo e dedicação da sua parte numa base diária, e não apenas aos fins de semana.
Requerem cerca de 1 hora de exercício por dia, soltos e em espaços sem transito.Os Dalmatas são animais domésticos que gostam de viver em casa e que se sentem bem integrados quando desenvolvem relações fortes com os seus donos. No entanto não são cães que se adaptem a apartamentos ou pequenos quintais. Muitos donos têm tentado criar Dalmatas em espaços exíguos e acabam por ter desagradáveis experiências pois o cão torna-se destruidor e agressivo. Inevitávelmente acabam por se desfazer do animal ao fim de alguns meses."

Enfim, havia tanta coisa a dizer sobre eles...

Não quero com isto desmoralizá-la a ter um Dálmata num apartamento até porque penso que já se decidiu a não ter, mas se um dia puder, não deixe de adquirir um pois são espectaculares!!

Um abraço,

Dalma ;)
Responder

Voltar para “Cães”