São raças caracterizadas por um grande poder fisico (tal como qualquer cão desse porte) e de um caracter forte. Algumas raças são muito territoriais, dominantes perante outros cães e sem duvidas agressivas e talvez fatais perante uma ameaça - falando nas raças de guarda: rotts, dober...Golden_ Escreveu: São ou não são raças (generalizando), potencialmente perigosas? Será que alguém me consegue responder?
No entanto, são raças de grande equilibrio. Não são nervosas, não são precipitadas e pensam duas vezes antes de fazer algo. Isto tudo porque são extremamente seguras de si. De tal modo que custa-me acreditar que um cão dessas raças, bem socializado faça qualquer estrago sem razão!
Sobre os cães de luta (pits, tosas ...): estas raças caracterizam-se pela inexistencia de agressividade perante humanos. Afinal, quando os cães estão a lutar não podem ter qq agressão ao handler. Estas raças caracterizam-se sim por serem dominantes perante outros cães.
Desta forma conclui-se que são cães equilibrados que não constituiem maior perigo para a sociedade que um labrador ou um são-bernardo.
E diga-se de passagem que sou contra qualquer tipo de leis discriminatorias. Sou sim, a favor da responsabilização dos donos !
Saudações,
Nanci
p.s: e diga.se tb de passagem que considero os lgds (especialmente os mais primitivos) muito mais potencialmente perigosos que os tradicionais cães de guarda.