Leushmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sexta mar 15, 2002 12:54 pm

Boas, venho apenas contar um caso que se passou comigo, e com um veterinario com uma boa reputação.
Eu tinha uma pastora Alemã « Xana », por volta dos 6 anos começou-lhe a cair o pelo e a crescer muito as unhas, levei-a ao veterinário, e ele disse-me que ele era alergica as pulgas, mas que suspeitava que pelas caractristicas poderia ser Leushmaniose, mas que se eu quisesse ter a certeza teria que me deslocar a Lisboa ( Eu sou das Caldas da Rainha ) para fazer análises ao sangue ( tinha carta há 2 meses ), situação esta que não me foi mesmo possível. Andei durante algum tempo a usar frontline e o pelo recomecou a crescer. Num fim de semana que está agora a fazer 3 anos na páscoa. Ela definhou completamente e começou a deitar sangue pela boca. Agarrei nela ( Domingo de páscoa )e imediatamente me desloquei a Veterinária que entretanto me tratava dos meus gatos, ela ficou chocada qd lhe contei a história. Na 3ª feira seguinte a minha Xana morria. Chegaram os resultados das análises, era leushmaniose. Uma outra história com este mesmo vetrinário. Uma pessoa conhecida tem um cão que foi atropelado, e deslocou-se com ele ao vet ( que habitualmente lhe tratava do cão ) e este durante 15 dias fez raios lazer a bacia estalada, metia dó olhar para o cão, pois ele arrastava-se e não se via qq melhora. :evil: Qd o vi, disse-lhe para o levar a Vet onde eu habitualmente ía, e continuo a ir, e acho que nunca deixarei de o fazer. Após 15 dias de raios lazer, o cão foi visto pela Vet, e imediatamente enviado para Lisboa para ser operado, hoje cerca de 2 anos depois, o cão salta, pula, corre....coisa que não teria acontecido se aquela BESTA que se diz veterinario não estivesse apenasinteressado no $, ao invés de se preocupar com o que realmente deveria OS ANIMAIS.

Isto é apenas 2 historias de que sei, provavelmente há mais deste mm vet, por isso escolham bem um vet, pois há os VETERINÀRIOS e os Comerciantes.

Obrigada

P.S: Tenho 4 gatos O Alberto ( 2 anos ), O Tomás ( 2 anos ), O Francisco ( 5 anos ) , e o Menino ( 8 anos ), tenho 4 cãos o Bobi ( 16 anos ) a Bolinhas ( 12 anos ) o Putchi ( 6 anos ) e a Margot ( 3 meses ). Fora o meu macarongo ( O Oscar ) e um casal de caturras. Não refiro raças pois devemos amar um animal pelo que ele é, e não pelo seu carimbo racial.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta mar 15, 2002 3:38 pm

Boa tarde a todos.
Gostava que me tirassem algumas duvidas em relação a esta doença(Leushmaniose).

1-Pelo que sei é uma doença que não tem cura e que é transmitida pela picada de mosquitos,mas há tratamentos que podem aliviar os sintomas do animal.Corrigam-me se estou errado.

2-Gostava de saber o nome de um bom repelente(Pipetas,coleiras...) para evitar que os animais sejam picados.

Mto obrigado.
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mar 15, 2002 3:53 pm

Olá
Antes de usar qualquer produto, deve sempre falar 1º com o vet de seu animal.
Quanto há Leishmaniose, deve-se fazer uma análise ao sangue, para saber se o animal já é ou não portador da doença.
E, claro que isso, só poderá sêr feito pelo vet.
Consoante, o resultado do teste, ele lhe indicará algo, ou como prevenção ou como atenuante.
Entretanto, pelo pouco que sei, nada funciona a 100%, para esta doença.
Portanto, não utilize nada, sem antes consultar o vet.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mar 15, 2002 7:34 pm

Boa noite

Vai-me desculpar mas pelo que disse, o veterinario suspeitou da Leishmaniose e mandou-a tirar o exame porque ele não fazia na clinica dele essa análise, segundo as SUAS próprias palavras. A sra não foi porque não podia, (tudo bem, mas olhe que sem conhecer a sua historia sei de pessoas que fazem 200 km ( mesmo sem carta) para tratar do animal).

Agora quando viu o animal mesmo mal lá vai a outro médico e então é que faz o exame que deu positivo.

A única culpa do sofrimento do animal não é do veterinario, ele até tinha efectuado o diagnóstico correcto, a sra é que não teve tempo de fazer o exame e deixou o tempo passar até ser tarde demais.

Deve estar furiosa é consigo. Eis aqui um bom exemplo de tratar mal o animal por negligência por parte do dono.
Rosinha2000 Escreveu: Boas, venho apenas contar um caso que se passou comigo, e com um veterinario com uma boa reputação.
Eu tinha uma pastora Alemã « Xana », por volta dos 6 anos começou-lhe a cair o pelo e a crescer muito as unhas, levei-a ao veterinário, e ele disse-me que ele era alergica as pulgas, mas que suspeitava que pelas caractristicas poderia ser Leushmaniose, mas que se eu quisesse ter a certeza teria que me deslocar a Lisboa ( Eu sou das Caldas da Rainha ) para fazer análises ao sangue ( tinha carta há 2 meses ), situação esta que não me foi mesmo possível. Andei durante algum tempo a usar frontline e o pelo recomecou a crescer. Num fim de semana que está agora a fazer 3 anos na páscoa. Ela definhou completamente e começou a deitar sangue pela boca. Agarrei nela ( Domingo de páscoa )e imediatamente me desloquei a Veterinária que entretanto me tratava dos meus gatos, ela ficou chocada qd lhe contei a história. Na 3ª feira seguinte a minha Xana morria. Chegaram os resultados das análises, era leushmaniose.
bochechita
Membro
Registado: sexta fev 22, 2002 8:41 pm
Localização: Duas cadelas Pastoras Alemã, a Inka e a Luna, um casal de caturas,e uma tartarugaa

sábado mar 16, 2002 7:06 pm

O meu cão morreu de leishmaniose ha cerca de 1 mes. A clinica onde sempre o levei nada fez para aliviar o sofrimente dele. No inicio disseram que devia ter algo no estomago pois os primeiros sintomas que ele teve foram vomitos e feridas nas pontas das orelhas ao qual me foi dito que essas mesmos deviam ser das "moscas" emfim... moscas nesta altura do ano.... Ele fez rx ao estomago e intestinos e nada acusou mas o vet. achava que devia ser alguma ulcura e receitou-lhe medicamentos para tomar durante 12 dias mudou-lhe a ração e mandou-nos para casa . Ele nesta altura ainda estava bem, tinha perdido 3 Kg mas como era um boxer muito entroncado o vet. disse que o peso estava bom. Os 12 dias passaram e ele ja não tinha a energia nem vitalidade do costumo. Estava mais magro, os vomitos e as feridas continuavam e agora nem a agua ele conseguia guardar. Levamo-lo novamente a mesma clinica onde foi atendido por outro vet. ja mas velho pois o 1º parceu-me recem formado, mas como temos que confiar neles não é....( pois em principio eles estudaram para saber avaliar os sintomas dos animais) e qual foi o meu espanto quando ele me disse que suspeitava que fosse leishmaniose ( a terrivel doença transmitida pela picada de mosquito ou contacto de feridas de um cão portador da doença com um cão saudavel que não tem cura nem prevenção). No inicio como não estava bem a par dessa doença ainda lhe respondi que ele tomava medicação desde pequeno para a picada do mosquito, mas infelizmente essa medicação só serve para o " verme do coração".
Foi-lhe retirado sangue para fazer analises...sabem onde???? Em espanha!!!! pois é essa clinica não faze esse tipo de exames e o pior esta para vir... è que o resultado leva 1 semana a vir e para azar meu ainda tive que me sujeitar ao feriado do carnaval que esteve no meio.
Mandaram-nos novamento para casa dizendo que a unica coisa que poderiamos fazer era esperar, para não me preocupara que mal soubessem do resultado me ligavam a avisar.
Nessa semana ele piorou muito ja não andava não comia nem bebia, limitava-se a sofrer em silencio, o que me deixava ainda pior. Liguei para a clinica ( ele fez a recolha de sangue na segunda antes do caranval e eu liguei na sexta para saber se ja havia novidades ) onde me foi dito novamento para ter paciencia pois que tinha havido um atraso por causa do carnaval e que provavelmente so segunda ou terça da semana a seguir.
Revoltei-me e disse-lhe que ele não estava bem que não comia nem conseguia guardar a agua que bebia e sabem o que me disseram??? Para ter paciencia que não podiam fazer nada sem o resultado do exame.
Assim foi, passou o fim de semana e na segunda-feira aguardei que me telefonassem como tinha sido prometido mas nada... Não aguentei liguei novamento ja sem paciencia nenhuma pois ele estava a morrer e eu mada podia fazer para o ajudar. Qual não foi o meu espanto quando me disseram que ja tinham o resultado ( quer dizer ja tinham o resultado e não me disseram nada, sabendo que ele estava a sofrer, não se preocuparam mesmo nada com ele ) e que era positivo. Disseram-me para ir la com ele para descutir o que iamos fazer ( pois ha medicação para aliviar a doença e dar ao cão uma vida digna, a leishamaniose tem uma escala que não pode ser ultrepassada, se não estou em erro o numero é 40 nessa escala. Essa medicação é para manter o numero abaixo dos 40.)
Como ele não andava e estava muito fraco pedi-lhes para vir a minha casa pois vivo for da cidade e ele não estava em condições de viajar. Sabem qual foi a resposta deles??? Pois é, foi "NÃO", com a desculpa que eram poucos e que não podiam sair de la, não me lembro se lhe desligei o telefone na cara ou não mas estava muito nervosa. Lembrei-me que tinha um vizinho que era vet. fui ter com ele e pedi-lhe que fosse la a casa. Como era de noite ele disse-me que ia la logo de manha cedo no dia a seguir porque queria ver bem o cão.
No dia seguinte como prometido as 8h00 da manha la estava ele, ficou muito chocado ao ver o cão e ao saber da historia toda pois era so pele e osso, ele que eram um cão LINDO, cheio de viada e alegria forte e robusto era agora fraco e sem vontade de viver. Disse-me que na clinica onde trabalha fazem o exame na hora....
Deu-lhe duas injecções a base de cortisone para ver se ele "arebitava" e disse-me que voltava la a noite para ver a reacção dele. Assim foi mas a a reacção não foi a esperada e infelizmente ja não havia nada a fazer a não ser aliviar a sua dor....
Quando lhe foi dado a "pica" algo terrivel aconteceu que ainda piorou o nosso sofrimento ao ver morrer o nosso melhor amigo, ele vomitou um liquido verde.... pelos vistos alem da leishamaniose ele tambem tinha um tumor....
( desculpam os erros é que eu não nasci cá )
bochechita
Membro
Localização: Duas cadelas Pastoras Alemã, a Inka e a Luna, um casal de caturas,e uma tartarugaa

sábado mar 16, 2002 7:12 pm

desculpam essa confusão é que o servidor estava a dar erro e não sabia se tinha conseguido enviar a mensagem.
Mais uma vez peço-lhe imensa desculpas
Beijinhos
Sylvie
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

segunda mar 18, 2002 12:45 am

Estou realmente chocada com a história do seu cão....que vem mais uma vez mostrar que temos que ter muita sorte com o vet que escilhemos para os nossos amigos, mas para além disso temos que ter também a inteligêngia para não deixar andar o caso quando achamos que algo está mal...nunca devemos ter problemas de pedir segundas opiniões se desconfiamos que se pode fazer sempre mais do que o veterinário mostra querer fazer...infelizmente tal como existem proficionais brilhantes também existem grandes bestas!!! (desculpem o termo...)

Tenho muita sorte em finalmente ter encontrado um desses veterinários brilhantes...desloco-me 100Km (ao todo) cada vez que tenho de lá ir...mas vou de muito boa vontade nem que seja para apenas uma vacina...ele segue também um caso de leusmaniose de um cão de uma pessoa amiga e posso dizer-lhe que o cão tem uma vida perfeitamente normal, tem um pelo espectacular e é permanentemente vigiado....como se não fosse nada com ele!....

Temos realmente de aprender a avaliar se a pessoa que acompanha os nossos amigos sabe realmente o que anda a fazer....

Um abraço

Magui
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

segunda mar 18, 2002 8:48 am

quanto aos vets, eu sou mais radicalista, só servem para dar injecções
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 18, 2002 9:48 am

Magui

Acho que você não leu bem a mensagem. A questão não tem a ver com o veterinario ser mau. Ele apontou para o problema correcto do cão mas para o tratar é lógico que o animal tem que fazer as análises e a dona NÃO AS FEZ apesar do o veterinário LHAS INDICAR porque ela ( dona)não tinha possibilidade, ou seja não podia ir a Lisboa e só se voltou a preocupar com o cão e em fazxer as análises quando ele piorou cada vez mais ( acha que o tal veterinario devia ir bater na cliente para ela ir fazer a análise
?)

Claro que há veterinarios inenarráveis mas não parece ser este o caso, pode sim dizer-se que esta sra não merece o cão que tem pois foi irresponsável.

Agora anda a deitar as culpas para o veterinário

P.S
Magui Escreveu: Estou realmente chocada com a história do seu cão....que vem mais uma vez mostrar que temos que ter muita sorte com o vet que escilhemos para os nossos amigos, mas para além disso temos que ter também a inteligêngia para não deixar andar o caso quando achamos que algo está mal...nunca devemos ter problemas de pedir segundas opiniões se desconfiamos que se pode fazer sempre mais do que o veterinário mostra querer fazer...infelizmente tal como existem proficionais brilhantes também existem grandes bestas!!! (desculpem o termo...)

Tenho muita sorte em finalmente ter encontrado um desses veterinários brilhantes...desloco-me 100Km (ao todo) cada vez que tenho de lá ir...mas vou de muito boa vontade nem que seja para apenas uma vacina...ele segue também um caso de leusmaniose de um cão de uma pessoa amiga e posso dizer-lhe que o cão tem uma vida perfeitamente normal, tem um pelo espectacular e é permanentemente vigiado....como se não fosse nada com ele!....

Temos realmente de aprender a avaliar se a pessoa que acompanha os nossos amigos sabe realmente o que anda a fazer....

Um abraço

Magui
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda mar 18, 2002 11:42 am

Existe um produto que pode ajudar... é um produto para pulgas e carraças e para os insectos que trasmitem a leuch..... (já me esqueci como se escreve). Não sei se é eficaz ou não, mas para a veterinária nunca me falar nele (e ela vende-o lá) é porque não deve valer muito.

Em relação aos outros posts, por vezes até acho que o Vasco critica um pouco demais as pessoas, mas desta vez acho que criticou bem. Se eu achasse que a minha veterinaria não fez tudo o que devia iria a outro sem qualquer problema. Quanto ao tempo de espera por umas análises, eu também espero uma semana por vezes. Quando vou ao médico e as analises são para mim por vezes até espero mais, por isso para um cão o tempo não será menor...
Mas independentemente do tratamento dos veterinários, não vejo grande motivo para ficarem "raivosos" com os veterinários, pois a cura não existe e a maneira mais eficaz de evitar o sofrimento é o abate. Tive um casal de lobos da alsácia que morreram com a doença, um foi abatido e o outro foi mantido a todo o custo. Sinceramente não sei se preferi apenas saber que um foi abatido e não sofreu, e o outro ia morrendo dia apos dia ao meu lado na clinica, onde o que fazia era apenas abrir os olhos e cheirar-me a mao.
bochechita
Membro

segunda mar 18, 2002 1:46 pm

Acho que ha uma confusão por aqui.... Pois ha 2 historias, a minha e a da Rosa. A Magui respondeu ao que eu escrevi.
Antes de acusar alguem Vasco, devia ler bem o que esta escrito!!!Pois a minha historia é bem diferente.
Se o Pedro acha normal que nalgumas clinicas o resultado é na hora e noutras tenha que ir para espanha e leva 1 semana eu não acho. E mais o que fizeram com o meu cão ( não estou a falar do 1º diagnostico errado, pois infelizmente errar é Humano, mas sim de eles saberam que não comia e estava muito fraco e não fizeram nada)não se faz. Penso que lhe devian ter dado soro ou algo parecido para o cão não piorar, visto que na opinião deles nada havia a fazer até chegar o resultado das analises.
É muito facil falar quando se esta por fora da situação, so eu sei o que ele passou e podia se ter evitado muito sofrimento se eles tivessem mais AMOR pelos animais.
Agora que ja passou 1 mes, estou mais dentre deste assunto, em relação a essa doença, pois andei a investigar, e revejo toda a situação com mais calma, eu sei que podia ter pedido a opinião de outro vet. mas não o fiz pois achava que ele estava em boas mãos e confiei neles pois eu não estudei veterinaria e não quise sobrepor a minha opinião a deles pois infelizmente muitos pensão que tem sempre razão que eles é que sabem tudo e que nos que vivemos com os animais, que os amamos como se fossem os nossos filhos, nos não sabemos NADA!
Alem de mais,essa clinica é considerada a melhor de Faro.
É muito facil dizer: " se achava que o vet. não fez tudo ia a outro" mas na pratica não é bem assim pois infelizmente no meu caso so me aprecebi disso quando era demasiado tarde.. Porque nem sempre se consegue pereceber o que esta a acontecer. E o meu cão no inicio só vomitava de tempos a tempos, continuando a ter uma vida muito activa. Foi so no espaço de de tempo em que ele estava a ser medicado e quando ele teve a espara do resultado das analises é que ele piorou....
Obrigada pela atenção, eu sei que é muito dificil certas pessoas enterder pois a mim tambem me é muito dificil explicar com todos os pormenores, ha sempre algo que fica para dizer, que podera ser importante para perceberam.
Abraços
Sylvie
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda mar 18, 2002 2:17 pm

Oi Sylvie!

Sinceramente acho normal ser necessário uma semana para saber o resultado das análises. Como lhe disse, até eu espero uma semana para saber as minhas. A maior parte das clinicas que conheço, é assim que trabalham, embora no Hosp. Vet. da Estefânia provávelmente fazem tudo no dia. Quanto ao facto de as análises terem de ir para espanha, se calhar deve-se ao facto de o local onde vive. Mas isso desconheço.

Concordo consigo por estar indignada com o mau tratamento que o seu cão teve, ele deveria estar a soro, assim como o meu esteve, embora ele estivesse internado na clinica e não em casa, e se calhar muitas clinicas não têm condições para os internar. Mas como não sou veterenário, não vou desconsiderar que o vet poderá ter tomado a atitude correcta. Se calhar o soro poderia causar algum problema se fosse outra doença. Dúvido, mas não sei...

E como lhe disse, para evitar o sofrimento o melhor mesmo é o abate. Se o cão não ultrapassar uma certa escala, dá para ir mantendo com a atenção devida, mas assim que ultrapassar essa escala, tudo o que se faça é prolongar o sofrimento. Mas isto depende de cão para cão. O meu cão que morreu naturalmente (quer dizer... da doença mas o que não foi abatido) não ficou muito mal. Não comia certo, mas não vomitava com frequencia. Não demostrava sinal de sofrimento, mas decerto que por dentro já teria os orgãos todos.... enfim... e de certeza que estava a sofrer. É dificil abater um animal que amamos, mas penso que é mesmo o melhor. Pelo menos é legal, enquanto que para nós já não.

Nestes casos o melhor a fazer é nunca confiar num só médico. Assim como nós consultamos mais de um médico antes de uma operação para ter a certeza que é mesmo esse o diagnostico correcto, devemos fazer o mesmo para os animais.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 18, 2002 2:34 pm

Olá

A minha resposta foi em relação á mensagem que deu origem a este thread e não à sua pois não me apercebi de que a Magui estivesse a falar de si visto não haver uma citação da SUA mensagem, talvez convenha fazer sempre citação da mensagem a que se responde de forma a não se gerar confusões ( esta sugestão é para a Magui)

Pode então ver que não estava de forma alguma a referir a si.

Posso é esclarecer uma coisa para a Bochechita.

Se não há o resultado da análise da Leishmaniose não se deve fazer nada pois pode estar-se a prejudicar ainda mais o estado do animal( agir ás cegas é mau). Claro que é horrivel ver o animal a definhar sem fazer nada. Já aconteceu a um cão meu.

O periodo de uma semana deve-se ao facto de as análises em Espanha serem mais fiáveis do que os testes e exames na hora que se fazem em Portugal. Tendo em vista que a vida do cão pode depender do resultado ser positivo ou negativo ( há muita gente que quer logo abater o coitado do cão) é melhor ter todas as garantias e fazer a análise em Espanha pois o proprio tratamento tem efeitos secundários e não convém submeter um cão saudável a ele, que tenha acusado como positivo nos testes rápidos. Claro que no seu caso o cão já estava mesmo muito mal

Um abraço

bochechita Escreveu: Acho que ha uma confusão por aqui.... Pois ha 2 historias, a minha e a da Rosa. A Magui respondeu ao que eu escrevi.
Antes de acusar alguem Vasco, devia ler bem o que esta escrito!!!Pois a minha historia é bem diferente.
Se o Pedro acha normal que nalgumas clinicas o resultado é na hora e noutras tenha que ir para espanha e leva 1 semana eu não acho. E mais o que fizeram com o meu cão ( não estou a falar do 1º diagnostico errado, pois infelizmente errar é Humano, mas sim de eles saberam que não comia e estava muito fraco e não fizeram nada)não se faz. Penso que lhe devian ter dado soro ou algo parecido para o cão não piorar, visto que na opinião deles nada havia a fazer até chegar o resultado das analises.
É muito facil falar quando se esta por fora da situação, so eu sei o que ele passou e podia se ter evitado muito sofrimento se eles tivessem mais AMOR pelos animais.
Agora que ja passou 1 mes, estou mais dentre deste assunto, em relação a essa doença, pois andei a investigar, e revejo toda a situação com mais calma, eu sei que podia ter pedido a opinião de outro vet. mas não o fiz pois achava que ele estava em boas mãos e confiei neles pois eu não estudei veterinaria e não quise sobrepor a minha opinião a deles pois infelizmente muitos pensão que tem sempre razão que eles é que sabem tudo e que nos que vivemos com os animais, que os amamos como se fossem os nossos filhos, nos não sabemos NADA!
Alem de mais,essa clinica é considerada a melhor de Faro.
É muito facil dizer " se achava que o vet. não fez tudo ia a outro" mas na pratica não é bem assim pois infelizmente no meu caso so me aprecebi disso quando era demasiado tarde.. Porque nem sempre se consegue pereceber o que esta a acontecer. E o meu cão no inicio só vomitava de tempos a tempos, continuando a ter uma vida muito activa. Foi so no espaço de de tempo em que ele estava a ser medicado e quando ele teve a espara do resultado das analises é que ele piorou....
Obrigada pela atenção, eu sei que é muito dificil certas pessoas enterder pois a mim tambem me é muito dificil explicar com todos os pormenores, ha sempre algo que fica para dizer, que podera ser importante para perceberam.
Abraços
Sylvie
teresaribeiro
Registado: sexta jan 11, 2002 8:35 pm
Localização: 2 cães (cocker spaniel e epagneul breton) e 2 gatos (SRD)

segunda mar 18, 2002 3:31 pm

Olá

É a primeira vez que escrevo neste fórum e decidi fazê-lo para contar a minha experiência com os meus AMIGUIMHOS de quatro patas e, com toda a modéstia, demonstrar que se gostamos deles fazemos qualquer coisa para os salvar.

Tenho dois cães (cocker e epagneul bretão) e dois gatos (rafeiros), todos com os cuidados de saúde em dia. Há cerca de 5 anos os meus pais foram de férias e o cocker começou a não comer e a ficar prostrado. Pensei que fossem saudades mas levei-o logo ao vet. O vet fez-lhe análises e acusaram febre da carraça. Apesar de usar o frontline o meu Rookie estava infestado de carraças minúsculas. Começou a fazer tratamento à base de antibióticos o que acabou por afectar-lhe o figado e ficar com hepatite. Agora tinha duas doenças tramadas. Durante quinze dias, e como estava sózinha em casa e não tinha carro, fazia cerca de 8 KM por dia a pé, 4 de manhã e 4 à tarde, com o cão ao colo (ele não conseguia andar de tão fraco que estava) para o levar a fazer os tratamentos. Felizmente conseguiu salvar-se e hoje é um "ganda maluco".

Se fosse preciso fazer 100 KM por dia para o salvar acreditem que arranjava maneira de os fazer, por isso concordo com o Vasco quando diz que a Rosinha deve estar furiosa com ela própria e não com o vet.

Cumprimentos para todos e festinhas aos AMIGUINHOS!

Teresa
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda mar 18, 2002 5:28 pm

Exmo Sr Vasco.
Desde já dou-lhe os parabéns pela sua grande capacidade de criticar os outros, o Sr deve ser perfeito.
1º o Vet apenas desconfiou, e ao fim de pouco tempo a cadela começou a melhorar;
2º Eu era apenas uma garota de 18 anos, e a cadela não era minha mas sim do meu irmão, já sei a culpa agora é dele;
3º errar é humano;
4º mesmo o vet não podendo fazer as análises no seu consultório, pq não fez ele recolha de sangue e mandou para laboratório, tal como faz a maior parte dos vets;
5º e último, pelos vistos é errado partilhar os nossos erros, para que outros não so cometam, pois somos atacados de uma maneira estúpida e irracional

obrigada pelo tempo dispensado.
Responder

Voltar para “Cães”