Acaros?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
vipo2525
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça ago 03, 2004 8:29 pm

segunda out 18, 2004 8:08 am

Ontem reparei que os dois canários que tenho arrancavam algumas penas e estavam sempre encostados ás grades da gaiola ao fazer a limpeza semanal da gaiola encontrei uns bichinhos pequenos acastanhados no fundo da gaiola e depois de procurar nos canarios encontrei também debaixo das asas será que são acaros ? se são como fazer trata-los?
vipo2525
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça ago 03, 2004 8:29 pm

segunda out 18, 2004 8:29 am

Lembrei-me que podem ser piolhos .Respondam por favor, os canarios estão na marquise e tenho receio que os piolhos se espalhem pela casa
sofias
Membro
Mensagens: 150
Registado: quinta ago 19, 2004 6:50 pm
Localização: dois caes,duas rolas,um melro,10canarios,12pintassilgos

segunda out 18, 2004 12:22 pm

boa tarde antes demais o que eu acho é q sao mesmo acaros embora estes parasitas só é questume atacarem a noite tem de arranjar um borrifador de plantas e juntar agua e umas gotas de betadine e burrifar contra as aves q nao ha problema e resulta ou comprar sepreivex ou outro sepreis para o piolho.
ticoforpus
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

segunda out 18, 2004 7:01 pm

Oi,

Burrifar com betadine??? os canários??? vai lá vai!!!!!!

:o 12 pintassilgos :o

PJ
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

segunda out 18, 2004 7:39 pm

Com betadine??? O betadine é um desinfectante, um bactericida. Naõ faz nada a ácaros. Salvo erro. Nunca tal tinha ouvido! :o

Há produtos próprios para tratar os bichos com ácaros. Eu não conheço o nome, mas os foristas mais experientes dir-lhe-ão, ou pode sempre ir perguntar num veterinário ou numa loja de animais. ;)
kukas1
Membro
Mensagens: 64
Registado: quarta set 01, 2004 1:22 pm

segunda out 18, 2004 7:58 pm

boa noite o q a sofias usa nao é so ela q o faz e mais vos digo da resultado sim senhor porque eu tambem uso,,e o q tem ela ter pintassilgos com certeza nao é a unica mas foi a unica a dizer q os tem,,e o senhor ticoforpus,só veio criticar mas se nao sabe nao se meta onde nao é chamado,,porque ao q eu vejo e me parece a sofias é uma senhora e percebe melhor de passaros do q muitos q aqui estao,,com os melhores cumprimentos ;)
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda out 18, 2004 8:25 pm

KUKAS1

Permita-me discordar com a sua opinião,

O Betadine tem única e exclusivamente uma acção desinfectante e Bactericida e não uma acção Acaricida.

Pode eventualmente ser utilizado para desinfectar zonas da pele afectadas pelos ácaros, mas não servirá nunca para eliminar esses mesmos ácaros.

A utilização de Betadine nas zonas afectadas vai de alguma forma impedir que essa mesma zona seja de algum modo atacada por bactérias que agravariam certamente o ataque provocado pelos ácaros.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
kukas1
Membro
Mensagens: 64
Registado: quarta set 01, 2004 1:22 pm

segunda out 18, 2004 8:41 pm

esta tecnica eu ja a uso a muitos anos e foi-me dita por um grande criador de canarios eu tenho um frasco de spreivex vazio onde encho com agua e misturo 30 gotas de betadine e borrifo os meus canarios e nunca tive problemas e o sr que explicou esse metodo tambem na, os meus passaros estao sempre impecaveis.
viveiros gaiolas nas banheiras do banho misturo umas gotas tambem e eles dao-se muito bem.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

segunda out 18, 2004 8:46 pm

Beber betadine não é exactamente uma situação aconselhável e todas as aves bebem a água do banho!!
Não sei se funciona ou não, nunca usei essa mistura mas existem no mercado produtos específicos para uso como acaricida/insecticida e para limpeza da água do banho.

É MUITO possivel não usar nada e nunca ter problemas com ácaros, tal como ter acáros sem que causem problemas.

Mas secalhar até funciona, só acho que se fosse algo tão eficaz visto que betadine todos os criadores têm no "armário" era mais divulgado como mais um dos truques de criador (como por exemplo o CANIAVES nos ninhos...)

Ricardo M.
ticoforpus
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

segunda out 18, 2004 10:04 pm

Oi,

Sr KUKAS, em 1º lugar queria dizer que se um tópico aparece no forum todos os foristas são "praqui chamados",
em 2º lugar deixe-me dizer-lhe que se o Sr. se julga tão entendido em aves devia saber que o betadine não acaba com os acaros e se o sr. o utiliza com esse proposito a varios ano está a fazer mal. Por fazer uma acção errada a varios anos não a torna correta.

PJ
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda out 18, 2004 10:05 pm

KUKAS 1

Gostaria apenas de lhe explicar o seguinte:

Nós criadores de aves ( e eu incluo-me nesse grupo ) por vezes inventamos um pouco, não por culpa nossa, mas porque durante muitos anos, nunca existiu por parte das entidades veterinárias alguém com conhecimentos no campo das aves.

Bastará recorrer a um veterinário com uma ave doente e verá que aquilo que lhe digo é uma realidade ( salvo as devidas e raras excepções )

Por esse motivo, durante anos, nós criadores, habituamo-nos a medicar as nossas aves e a utilizar métodos que embora parececem dar algum resultado não eram de todo, os métodos mais correctos.

Isto para lhe tentar explicar o seguinte:

Os Acaricidas são essencialmente compostos por oleos vegetais de Pinheiro, Hortelã Pimenta entre outros, além de outras substâncias;

O Betadine é essencialmente composto por Iodopovidona, que não é mais que um desinfectante com funções anti-bacterianas.

A Iodopovidona não possui a capacidade de eliminar ou previnir ácaros, além disso, poderá causar irritação a peles sensiveis, que é o caso das aves.

Poderá consultar um qualquer artigo sobre bébés e constatar isso mesmo, que a Iodopovidona a par do Alcoól, embora sejam excelentes desinfectantes, não deverão ser usados em peles sensiveis.

Claro que, como já foi dito, pode eventualmete ter tido a sorte de nunca ter existido ácaros nas suas aves, mas essa situação foi apenas por mera sorta e não por nenhuma acção do betadine.

Finalmente, termino com um relato de uma situação ocorrida por um uso descontrolado de Betadine.

A um familiar meu, lhe disserem que poderia/deveria dar banho aos cães com um pouco de Betadine e depois lavá-los com o champô. Essa pessoa durante muito tempo, quase 4 anos, assim o fez.

No entanto, no inicio deste ano de 2004, um dos cães surgiu com um grave problema de pele devido á acção do Betadine, a pele ficou completamente ressequida e além de escamar com extrema facilidade, é também com extrema facilidade que as feridas aparecem, já para não falar na constante queda de pêlo, ficando o animal, por vezes, quase "careca".

Penso que este exemplo é por si só elucidativo de lhe lhe tentei explicar.

Respeito a sua opinião, bem como a opinião de quem lhe deu o conselho. Quis apenas com esta explicação demonstrar-lhe que nem tudo que ouvimos dizer neste mundo das aves é uma verdade absoluta.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

segunda out 18, 2004 10:06 pm

Mais uma vez digo: o Betadine é um DESINFECTANTE...como o nome indica, serve para tratar infecções. Infecções são desequílibrios no organismo provocados port bactérias. Logo, o betadine é um BACTERICIDA. Acreditem que eu sei o que digo... ;)

Qto a usá-lo para tratar ácaros, se funciona, óptimo. Mas só se é o cheiro (ou outra coisa qq) que afugenta os ácaros... ;) :D , porque o betadine só vai impedir que as mordeduras desses bichos infectem, porque elimina as bactérias e impede-as de entrar no organismo do pássaro. Volto a dizer, se funciona, óptimo. Mas que não é um ACARICIDA, não é. Serve para impedir infecções, ponto. E é isso que ele tem feito. É outra coisa qq que elimina os ácaros. Talvez as borrifadelas, que como tb levam água obriguem o pássaro a limpar-se e catar-se?...não sei. Mas não vejo como é que pode ser do betadine...

Qto aos pintassilgos, essa história já passou de moda, quem tem, tem e prontos. Quem não quer ter, não tem e prontos. Cada um sabe de si. 8)

A vida já é tão curta, para quê perder tempo a discutir por ninharias?...
kukas1
Membro
Mensagens: 64
Registado: quarta set 01, 2004 1:22 pm

terça out 19, 2004 7:16 pm

ola sr ticoforpos ;)
como ja disse foi um sr amigo, e esse sim grande criador e muito bem entendido em varias especiese de aves q me disse a tecnica da betadine. desde muito novo que tenho passaros e até hoje estou sempre aprender
nao sou grande entedido mas se calhar deve ser sorte porque este ano só tirei uma media de 120 hibridos e se no topico da hibridaçao disseram que nao era para todos fazer os ditos cruzamentos entao é mesmo sorte.
o que eu nao gosto é de criticos, nao faz o meu feitio, nao critico ninguem
e por vezes ve-se cada perguntinha que deus me livre mas para criticar nao respondo,xau.


______________________________________1abraço kukas1 ;)
ticoforpus
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

terça out 19, 2004 8:38 pm

Oi,

Sr kukas, não estou a entender aqui quem fez alguma critica foi o Sr., eu apenas fiquei surpreendido com a quantidade de pintassilgos e não com a posse dos pintassilgos pq se fosse por isso tinha-me tb referido ao melro. Não me tome como sendo um desses estremistas peseudo defensores dos animais pq não sou tanto assim, defendo sim o bom senso posso-lhe dizer até que sou acerrimo entusiasta e defensor da arte cinegética e neste momento não a pratico - por bom senso.
;)

PJ
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

terça out 19, 2004 9:01 pm

Caro Kukas1,

Não querendo ser novamente "crítico", se tirou 120 hibridos os meus sinceros parabéns, longe de mim criticar tamanho feito...
Tenho pena que não tenha percebido NADA do que disse sobre a hibridação, é que o mal não está em criar hibridos, eu tb o faço, crio hibridos de duas sub-espécies ou espécies próximas para transposição de algumas mutações (preto-castanho e castanho do bico de chumbo africano para o bico de prata). Não tiro 120, tb não preciso porque tenho os restantes casais demasiado ocupados a tirarem exemplares puros de cada uma das espécies em linhas isoladas. E o não ser para quem quer se tb não percebeu não se referia à dificuldade técnica da sua criação (tenho exóticos BEM mais difíceis que tirar hibridos de pintassilgo com canária) mas sim ao PROPÓSITO E OBJECTIVOS com que é feito.

Só como exemplo criar lugres, verdelhões e pintarroxos é TÃO dificil que se conseguem comprar ao preço de vulgares canários, incluindo algumas mutações, anilhados na belgica, Holanda e Alemanha...

O que ainda não percebeu é que se em vez de me dizer que criou 120 hibridos (com 12-15 casais é fácil...) tivesse tirado 12 pintassilgos, ou verdelhões ou chamarizes, ou lugres, ou dom-fafes, ou pitarroxos caso tivesse algum problema com as autoridades teria em mim um acérrimo defensor da sua pessoa, da sua criação de indígenas e do direito que todos deveriam ter de poder criar estas belas aves sem ser preciso candongas, para criar hibridos não contem comigo ou com o apoio de qualquer instituição ornitófila a que esteja ligado.

Já agora tenho GRANDES amigos que tb criam hibridos e que respeitam esta opinião como eu respeito a deles, mas NENHUM o faz sem criar muitos e bons exemplares puros.

Ricardo M.

PS-(que de momento só tem uma escrevedeira de gargante preta, mas já teve 12 casais de fauna europeia a criar e que criaram...) e que assina com o seu nome próprio aquilo que diz...
Responder

Voltar para “Aves”