Apanhei um cão na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Moody_Blue
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Localização: Cão (SRD 1 ano), Cadela (SRD 6 anos)

terça out 19, 2004 12:00 am

Aqui há 3 semanas a minha mulher trouxe para casa um cachorro com cerca de 1 ano. Na altura tinha ferimentos numa pata e estava muito magro.

O reconhecimento do cão é algo de inexplicavelmente lindo :). Mas não há bela sem senão. O cão aceita a minha autoridade, e de uma das minhas filhas, mas por vezes "vira-se" à minha mulher e à outra filha. Será que isso lhe vai passar ? Alguém tem experiência destes casos ? Como devo proceder ?

Por outro lado já tenho uma cadela de 5 anos. Por enquanto o cão tem-lhe respeitinho, mas por vezes já tenta "mandar", e temo que algum dia haja alguma "troca de mimos" mais acesa e que deixe marcas. Será que estou preocupado sem razão ?
Nebulosa
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

terça out 19, 2004 12:23 am

se nenhuma das duas ficar com medo do cão (ficar submisso a ele) ele logo vai entrar nas regras da familia.
Parabéns por ter adotado um animal assim !=)
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

terça out 19, 2004 10:33 am

O que lhe tenho a dizer é que tem de se impôr, e mostrar quem manda na sua casa.
Se fizer uma pesquisa aqui no fórum dos cães,encontrará alguns tópicos sobre este assunto e com conselhos bastante úteis. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Ana_Bela
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Localização: Cavalo, cão

terça out 19, 2004 11:40 am

Parabéns deste já pela nova aquisição ;)


Não deixe que ele imponha algum tipo de respeito e mostre-lhe quem é que manda lá em casa! Repreenda-o no momento que ele estiver a fazer mal, dizendo NÃO e o respectivo nome do canito.
Relativamente ao facto de "ele se virar" contra a sua mulher e a sua filha...continue a repreendê-lo e dê-lhe um bom puxão cada vez que o fizer.
Para ele se habituar e não ser agressivo com a sua familia, deixe que a sua esposa e a sua filhota lhe dêem a ração, biscoitos como prémio....etc, qualquer coisa que ele perceba que elas não são o inimigo :D
Uma boa hipótese também, seriam umas aulitas de obediência ;)


É preciso é ter alguma calma e vai ver que dentro de pouco tempo as coisas estão em ordem! :D

Boa Sorte ;) ;)
Moody_Blue
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Localização: Cão (SRD 1 ano), Cadela (SRD 6 anos)

terça out 19, 2004 9:54 pm

Em primeiro lugar queria agradecer os conselhos dados. Este cachorro aprende muito depressa. Por exemplo, bastou fechá-lo na marquise por duas vezes à hora das minhas refeições para ele aprender a não ladrar, e agora já espera que lhe demos algum petisco em completo sossego.

A minha mulher assistiu a uma cena em que o cão atacou duas pessoas (isso passou-se 3 dias depois de estar cá em casa, quando o plano ainda era de dá-lo depois de o tratar) e ficou com muito receio dele. Claro que havia uma razão para o cão ter atacado, mas o facto é que a ferocidade com que o fez deixou-a traumatizada.

Este cão tem todo o ar de já ter tido dono dado que come ração e não faz as necessidades em casa, excepto quando nos quer castigar, o que ainda só aconteceu uma vez, por sinal na sequência de eu lhe ter dado uma palmada na sequência de ele se ter "virado" (mas não mordido) à minha mulher.

Enfim, vamos a ver no que isto dá, ainda coloco como hipótese dar o cão a alguém caso mulher, filha e cão não se adaptem mutuamente. As duas são as "preferidas" da cadela, pelo que esta não aceitação de autoridade poderá estar a ser causada, penso, por ciúmes.

Entretanto vou pesquisar o forum à procura de conselhos úteis. As situações que originaram conflito foram caracterizadas e de futuro serão evitadas.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta out 20, 2004 9:13 am

O problema mais comum que existe entre cães e donos é o da comunicação.

O cão tem uma linguagem própria desde sempre, mas nós evoluímos e , acerta altura, cavou-se um fosso entre a nossa percepção e a dos cães.

Pe, nós pensamos que meiguices e festinhas mostram ao nosso cão o quanto gostamos dele.
Verdade, mas, para o cão, se fôr ele a comandar a ordem "dá-me festinhas" também significa que o dono lhe é inferior na hierárquia da matilha (para os cães a família é uma matilha), se fôr o dono a comandar significa não só que gosta dele mas também que o dono é o chefe.

Por isso, visto que nós é que somos os racionais, é importante que saibamos "falar" com o cão.

Parece-me que o seu problema se insere no establecimento de um hierárquia na família em que o cão ocupa o último lugar.
,
Há alguns truques que dão a saber ao cão quem são os seus superiores :

Na altura de dar a ração ponha uma bolachinha no topo e a sua mulher/filha que comam a bolacha de forma que o cão pense que comem da comida dele.
Só depois dão a ração ao cão (nas matilhas os superiores comem primeiro)

Nas matilhas os superiores também passam à frente - daí que a sua mulher/filha devam passar à frente do cão nas portas, nas entradas e saídas.

Ainda neste sentido, oas superiores tem uma atitude de algum distanciamento e indiferença em relação aos inferiores.
Daí que seja bom que elas ignorem o cão (pe, quando chegam a casa), evitando inclusivé o contacto visual e só lhe deêm atenção quando estiverem para aí viradas e o cão sossegado.

Eu sempre aconselho a leitura do livro "a encantadora de cães" da Jan Fennell porque explica ao dono comum estas diferenças de interpretação nuam linguagem acessível e dá pistas para a resolução dos problemas mais comuns - agressividade, ladrar excessivo, etc.

Deu bons resultados aqui com foristas que experimentaram alguns dos "truques" (alguns acabo de expôr) que ela apresenta.

Vai ver que resulta numa alteração significativa do comportamento do cão.
Moody_Blue
Membro
Mensagens: 85
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Localização: Cão (SRD 1 ano), Cadela (SRD 6 anos)

domingo out 24, 2004 1:54 pm

Transcorridas 4 semanas desde que recolhemos o canito que ele já só tem de "negociar" com a cadela quem fica em último e penúltimo na hierarquia.

Excelentes os conselhos recebidos, quer os aqui publicados quer os que me enviaram em privado, e que contribuiram para serenar os ânimos e pôr o assunto "nos carris". Não tive de recorrer nem aos "livros maravilha" nem às escolas, embora não tivesse descartado nenhuma dessas hipóteses.

Se conselho posso dar a quem, como eu, recolha um cão abandonado com cerca de 1 ano, é o de tratar de vacinações e desparatizações o mais cedo possível, mesmo antes de outros problemas de saúde que o canito possa ter, e contar com 1 mês como tempo razoável quer para o cão acalmar, quer para a família deixar de recear as suas reacções e rosnadelas.

Como disse no meu "post" inicial, o cão acaba por pagar em dobro, se não em triplo ou mais, o afecto e carinho que nós lhe damos.
Responder

Voltar para “Cães”