Criadores... quando vendem os cachorros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

terça out 19, 2004 7:28 pm

Este tópico é dirigido essencialmente aos criadores (e não criadeiros), pois é uma dúvida que tenho...

Quando vocês vendem os cachorros, quais os "critérios" que exigem do novo dono? Esta pergunta é capaz de ser um bocado estúpida, eu sei, mas eu ponho-me a pensar e surgem-me imensas dúvidas...
- Não vos custa vender os cachorros?
- Como sabem que eles vão ser bem tratados?
- Como sabem que eles vão ter boas condições de vida, que nunca irão passar fome nem frio?
- Entrevistam os donos?
- Fazem-nos assinar algum papel?

É que quando me ponho a pensar nisso, fosse com que animal meu fosse, acho que não conseguia desfazer-me deles...
Tanto que as minhas chinchilas (eu sei que não tem nada a ver com cães ;) ), quando tiveram ninhadas, não me consegui desfazer dos pequenos. Três foram para pessoas conhecidas (e provavelmente se fosse hoje não as teria dado) e duas ficaram comigo. E acabei por castrar os machos.

Daí que pergunto como fazem quando vendem os vossos cachorros! Apenas por simples curiosidade! Para saber se é sentimento geral ou se sou eu que sou muito "lamechas"...
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça out 19, 2004 10:26 pm

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 2:04 pm, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta out 20, 2004 11:56 am

diphy Escreveu: - Não vos custa vender os cachorros?
Claro, mas tem que ser, se não às tantas tinhamos que mudar para a Lapónia.
diphy Escreveu: - Como sabem que eles vão ser bem tratados?
- Como sabem que eles vão ter boas condições de vida, que nunca irão passar fome nem frio?
Tentamos avaliar os donos, mas mesmo assim não podemos ter certezas, eu já me enganei (que saiba), 3 vezes.
diphy Escreveu: - Entrevistam os donos?
Sim, bem não é bem uma entrevista. Qualquer aquisição, passa por uma visita a minha casa, onde se tenta "perceber" como são as pessoas.
diphy Escreveu: - Fazem-nos assinar algum papel?
Não, mas ando a pensar nisso.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 20, 2004 12:18 pm

O Diamantino reproduziu o sistema mais frequente.
Normalmente entrego "em mão" e na casa do novo dono, para ver as condições de alojamento que - me asseguram , é claro - que o cachorro vai ter.

Agora, há situações que nunca podemos prevenir.
Por exemplo, 2 anos após a entrega de 1 menina a uma família com duas crianças e uma casa espetacular, durante os quais fui procurando manter o contacto para saber como ela ia evoluindo, o casal separou-se.

Acho que até os filhos dividiram ... e a cadela foi tratada como um "móvel", ficando para um dos litigantes.

Após isso, foi "abandonada" por duas vezes, com documentos e tudo.
Quem a encontrava telefonava-me (que sorte), eu ia buscá-la e, dias depois, o camelo aparecia-me em casa para reaver a cadelinha.
O que fazer, ele era o legal dono e eu, como criador não me posso permitir a "abafar" cães que anteriormente vendi.

Mas ao 3ª abandono , com a cadela grávida depois de andar uma semana à solta à porta de casa, sendo coberta por sei lá quantos galãs, fui lá e trouxe-a de vez com papeis assinados e tudo (e umas estaladas a ajudar a missa, confesso).

Um amigo mostrou-se interessado e acabou por ficar com ela - não foi revendida. O ex-dono ainda o andou a chatear e tive de ser o que não gosto de ser para as coisas acabarem de vez.

Mas é um risco de quem cria cães por gosto, este tipo de traumas.
Não é pelo dinheiro das vendas, porque este já está gasto antes dos cachorros nascerem.
Pode é ajudar a melhorar as condições e qualidade de vida dos meus.
Mas que cada 1 que "sai de casa" é uma lágrima que engulo, isso é.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta out 20, 2004 12:48 pm

Queiram desculpar estar a colocar este post em tom de off-toppic aqui neste tópico, mas é mais forte do que eu. :oops:

Os meus parabens pelo tópico Diphy, nestes ultimos tempos foi do que mais prazer me deu ler o desenvolvimento do mesmo. 8) Por outro lado é sempre bom ver o lado humanos dos criadores, isto para dissipar duvidas, dado que muitas vezes são rotolados de "interesseiros" que só querem é facturar á pala da venda dos canitos.

Convem separar o trigo do joio, aqui falo mesmo pela minha experiência com o Criador "Fang", confesso que me impressionou o gosto (amor) que ele tem pelos canitos e por tudo o que a eles diz respeito (eu nunca lhe disse isto pessoalmente nem tão pouco por PM, mas aqui fica o merecido elogio). :)
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta out 20, 2004 1:13 pm

Ois!

Também gostei do topico e já me tinha feito a mim perguntas identicas... É que também sou lamechas :D e face a minha maneira de ser acho que não dava para criadora, ia choramingar de todas as vezes que tivesse de vender um cão!

bjs Alex
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta out 20, 2004 2:23 pm

Bom, seriamos dois a choramingar, pelo menos nas primeiras ninhadas. :|

Depois ganhava-se o tal calo e pronto. :)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta out 20, 2004 3:21 pm

diphy Escreveu: - Não vos custa vender os cachorros?
Quando se cria por gosto(caso dos criadores), acho que deve custar sempre.
diphy Escreveu: - Como sabem que eles vão ser bem tratados?
Não podem saber a 100%.
Apenas se podem regular pela conversa que travam até a entrega do cachorro e pela observação do comportamento dos novos donos durante todo o processo e na melhor das hipóteses, visitando o local para onde vão, aquando da entrega e depois da mesma.

diphy Escreveu: - Fazem-nos assinar algum papel?
Devia haver(não sei se há), tipo um termo de responsabilidade, com valor legal, de modo a chamar a contas, quem maltratasse os animais vendidos.

Tudo isto, é tão e somente, a minha opinião ;)
Responder

Voltar para “Cães”