SERÁ QUE....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

quinta out 21, 2004 1:08 pm

sojo Escreveu: Austra o mal já tá feito agora não adianta, mas quando souberam que tava prenha porque não a estrelizaram logo e evitaram que nasceçem mais não sei quantos rafeiros?????? é que a Austra sabe que cães para dar já há muitos. Agora vai ser a trabalheira de os dar e ver bem a quem se dá para não acabarem debaixo da ponte ? enfim a trabalheira que já se sabe.
Mas olhe boa sorte para eles que agora já cá estão já só se pode tentar fazer o melhor por eles
:D Ás respostas k tenho tido, já os tinha dado todos e mais alguns....

Mas estou a seleccionar as pessoas....

;)
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta out 21, 2004 1:15 pm

Seleccione e bem porque respostas há muitas ;)
sojo
Membro Veterano

quinta out 21, 2004 1:18 pm

Só mais uma coisa austra não vale alegar desconhecimento :p quando a daysie e a lady foram lá para casa eu cio só conhecia de nome, não sabia duração, consequências, etc, mas a primeira coisa que fiz foi perguntar e quando veio, os cães ficaram separados ;)
Mas tá bem agora já sabe como é :p
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

quinta out 21, 2004 1:30 pm

Duvida:
Mas se é uma cachorrinha como é que se sabe quando o cio vem? É que as pessoas que eu conheço que tem cadelas dizem que pode vir a partir dos 6 meses. Mas pode ser aos 7 ou aos 8....
Existe algum "aviso" que a cadela vai ter o cio? (isto no caso da 1ª vez, pois acho que depois é mais facil de controlar).

Isto é um assunto que me preocupa. Pois eu tenho um cão e gostaria dar-lhe uma companhia (desculpa austra mas nao poderá ser agora), e o que me têm aconselhado é que é preferivel uma cadela do que um cão. E ouvi dizer que para esterilizar só depois do 1º cio. Entao como é que posso prever para evitar acidentes?

Pode ser uma pergunta ridicula para alguns mas como sou leiga nestes assuntos caninos, para mim é uma pergunta muito valida.

Agradecia resposta. Muito obrigada

Carla
sojo
Membro Veterano

quinta out 21, 2004 1:46 pm

Carla, primeiro não é preciso esperar o primeiro cio, embora seja essa a opinião de alguns vets, a partir dos 5 meses já se poderá fazê-lo. Depois é muito fácil de detectar o cio, embora existam os chamados cios silenciosos em que há ausência dos sintomas físicos.
Quando a cadela entra no cio ocorre um aumento significativo da vagina. O cio dura uma média de 20 dias, durante os quais supostamente os primeiros 10 têm um corrimento e os 10 seguintes já não mas é nessa fase a cobrição dos cães. Atenção que no caso da minha daysie e da Lady o sangue dura os 20 dias. Deve também ter atenção que normalmente os primeiros dias não há cobrição, não porque não pode ser (impossibilidade de fecundação) mas porque por norma a cadela faz aquilo que chamamos recusar o cão. Normalmente nos ultimos 10 dias a cadela já aceita ser cobrida pelo cão e há muito o caso de cadelas que fogem e encontram mil e uma maneiras de serem cobridas pelos cães :lol: :lol: (gaijas)
No meu caso a daysie não aceita cães o que facilita um pouco a tarefa, mas a lady era uma oferecida. O que eu fazia era mal notava o aumento da vagina e começava o corrimento do sangue separava-os, fechava-os em sítios diferentes, pex as cadelas no quintal e o cão dentro de casa. Quando estava em casa, usavam umas cuequinhas com penso para não andarem a sujar a casa e para a ter com o cão e controlar, sim porque basta encaixarem-se para não haver nada a fazer :roll: , vestia-lhe uns calções que impediam o cão de lá chegar, mas isto só quando eu estou presente. É que eles com a fúria até as cuecas rasgam :lol:
Bom há uma explicação melhor para isto com os nomes certos e tudo, que me foi dada a mim na altura, vou procurar e dar-lhe o link. mas por agora já fica mais iluminada ;)
austra
Membro Veterano

quinta out 21, 2004 4:51 pm

Aragao Escreveu: Austra,
Ok, o mal está feito, mas por favor não faças ainda mais mal. Não separes os cachorros da ninhada antes das 8 semanas de vida.
Claro que te vai dar chatices e contas ter os cachorros esse tempo todos, mas ao menos estás a dar-lhes a um início de vida nas melhores condições. E lembra-te que a responsabilidade de eles existirem é tua, ignorância não é desculpa.

Privares um cachorro das 8 semanas com a sua ninhada é semelhaste a privares um humano de estar com os seus semelhantes até ter 12 anos. Não sabe um conjunto de formas de conviver com a sua espécie e terá de as aprender (se conseguir) da pior maneira.
Aragão,

Uma das coisas que aki aprendi é k não devo separar os filhotes da mãe antes das 8 semanas...

Kuanto ás oito semanas k ficam com a mãe, não é chatice nenhuma, o problema é mesmo separamo-nos deles..... :cry:
austra
Membro Veterano

sábado out 23, 2004 7:47 pm

Gostaria de agradecer aos foristas que me apoiaram neste post.

Aos outros enfim, melhores dias virão....

Quantos aos pekenos, tive até hoje cerca de 50 respostas, como só tenho 7 escolherei as pessoas que oferecerem melhores condições....

Mas como a Ass. Protectora de Animais daqui, tem uma ninhada de cockers puros e uma de persas, provavelmente arranjarei "Papás" para mais alguns....
Responder

Voltar para “Cães”