Carla, primeiro não é preciso esperar o primeiro cio, embora seja essa a opinião de alguns vets, a partir dos 5 meses já se poderá fazê-lo. Depois é muito fácil de detectar o cio, embora existam os chamados cios silenciosos em que há ausência dos sintomas físicos.
Quando a cadela entra no cio ocorre um aumento significativo da vagina. O cio dura uma média de 20 dias, durante os quais supostamente os primeiros 10 têm um corrimento e os 10 seguintes já não mas é nessa fase a cobrição dos cães. Atenção que no caso da minha daysie e da Lady o sangue dura os 20 dias. Deve também ter atenção que normalmente os primeiros dias não há cobrição, não porque não pode ser (impossibilidade de fecundação) mas porque por norma a cadela faz aquilo que chamamos recusar o cão. Normalmente nos ultimos 10 dias a cadela já aceita ser cobrida pelo cão e há muito o caso de cadelas que fogem e encontram mil e uma maneiras de serem cobridas pelos cães

(gaijas)
No meu caso a daysie não aceita cães o que facilita um pouco a tarefa, mas a lady era uma oferecida. O que eu fazia era mal notava o aumento da vagina e começava o corrimento do sangue separava-os, fechava-os em sítios diferentes, pex as cadelas no quintal e o cão dentro de casa. Quando estava em casa, usavam umas cuequinhas com penso para não andarem a sujar a casa e para a ter com o cão e controlar, sim porque basta encaixarem-se para não haver nada a fazer

, vestia-lhe uns calções que impediam o cão de lá chegar, mas isto só quando eu estou presente. É que eles com a fúria até as cuecas rasgam
Bom há uma explicação melhor para isto com os nomes certos e tudo, que me foi dada a mim na altura, vou procurar e dar-lhe o link. mas por agora já fica mais iluminada