idade fértil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sexta out 22, 2004 2:34 pm

Olá a todos.
Alguém me pode dizer com que idade os cães começam a ser férteis?
Eu já tinha posto há algum tempo um tópico por causa do meu cachorro que se "engatava" nas minhas pernas ;)

Bem, ele agora tem 5 meses. Ontem, ao passear com ele encontramos uma senhora com uma bulldog francesa (ai como eu adoro aqueles cães!!! :D ). Ficamos a falar e eles os dois a conhecerem-se... Depois da "conversa" inicial, não é que o meu passou o tempo todo em cima dela a tic tic? :oops:

Eu já não sabia onde havia de me meter!!! A cadela só tinha um ano e estava toda contente!!!

Agradecia resposta!!!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta out 22, 2004 2:44 pm

Penso que os caes começam a ser ferteis depois de atingirem a maturidade entre os 15, 18meses aos 5meses ele nao é de todo fertil, o que ele faz brincadeiras naturais de cachorro e ate demonstrações de dominancia.
O meu tem 15meses e anda a despertar pa sexualidade, ele tem uma amiguinha que esta diariamente com ele e ultimamente passa mais tempo a cheira-la mas num se tentou por em cima dela.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta out 22, 2004 2:47 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Penso que os caes começam a ser ferteis depois de atingirem a maturidade entre os 15, 18meses aos 5meses ele nao é de todo fertil,
Era bom, era. Fie-se na Virgem e não corra.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
diphy
Membro Veterano
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sexta out 22, 2004 2:48 pm

Diamantino, essa intervenção... :lol:
Mas diga lá o que quer dizer com isso... que com 5 meses ele pode fazer "estragos"? ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 22, 2004 2:54 pm

diphy Escreveu: Diamantino, essa intervenção... lol
Mas diga lá o que quer dizer com isso... que com 5 meses ele pode fazer "estragos"? ;)
Varia de individuo para individuo, mas eventualmente pode, aínda mais sendo um cão de raça média.
Agora, antes dos 15-18, como foi mencionado é que pode de certeza.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sexta out 22, 2004 3:39 pm

Olhe que nao sei, eu disse porque ja o tenho lido com bastante frequencia.
É certo que varia de individuo para individuo, mas ao entrarem na idade adulta iniciam tambem o periodo fertil.
Não me diga que 1cachorro porque ainda é 1cachorro com 5mes pode ja ser fertil... isso tenho quase a certeza que nao pode ser.
É como disse o meu boxer so agora que esta com 15meses é que demonstra mais interesse pelo sexo oposto porque ele antes nem sequer cheirava brincava e pronto, mas agora nao, noto-o mais curioso nesse ponto.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 22, 2004 3:50 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Olhe que nao sei, eu disse porque ja o tenho lido com bastante frequencia.
É certo que varia de individuo para individuo, mas ao entrarem na idade adulta iniciam tambem o periodo fertil.
Não me diga que 1cachorro porque ainda é 1cachorro com 5mes pode ja ser fertil... isso tenho quase a certeza que nao pode ser.
É como disse o meu boxer so agora que esta com 15meses é que demonstra mais interesse pelo sexo oposto porque ele antes nem sequer cheirava brincava e pronto, mas agora nao, noto-o mais curioso nesse ponto.
Bem, vamos ver:

- Como eu disse, varia de individuo para individuo, mesmo não sendo normal, foi a fiar-se nisso que a minha vizinha, teve uma maravilhosa ninhada de SRDs. E o Macho tinha 6 meses, quando do acidente.

- Quanto aos 15 meses, essa, peço desculpa mas é de mais. O próprio CPC, aceita registos em que os pais tenha 12 meses. Eu já tive uma ninhada em que o pai tinha 13 meses, quando da cruza. E conheço inumeros casos desses.

- E só mais uma coisa, o periodo fértil, não vem com a fase adulta, vem com a fase Jovem (o equivalente, à nossa adolescência). Ou para si, uma cadela com 6-8 meses (idade normal de aparecer o 1º cio em muitas raças) é adulta ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta out 22, 2004 4:19 pm

Diphy,realmente convém ter atenção ao seu canito. ;)
Eles não "colaram",pois não?
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sexta out 22, 2004 4:59 pm

As cadelas entram no periodo fertil mais cedo que os caes.
Nao tinham noção que 1cao com 6meses pode fecundar 1femea. Nunca tal me passou pela cabeça se calhar nunca tive 1cao tarado.
Haverá raças mais propricias a um desenvolvimento sexual mais acelerado?? Sei que tem a ver com os individuos!
É como lhe disse a idade que mencionei relaciona-se com o que tenho lido.
Visto estar errado agradeço o seu esclarecimento.
Ja agora diga-me se ha alguma forma eficaz de prevenir uma gravidez sem ter de castrar os individuos, ja ouvi falar numa injecção so que os vet nao aconselham porque tem algumas contra indicações.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta out 22, 2004 5:18 pm

Boa tarde,

como disse o Diamantino, a idade fértil começa na adolescência. Relativamente a Golden's, já vi um macho com apenas 7 meses engravidar uma cadela adulta.

No que diz respeito às fêmeas, mesmo durante o 1º cio (que varia entre os 6 a 20 meses) podem engravidar.

No entanto, o seu cachorro só poderá engravidar uma cadela, caso ela esteja com o cio e durante o período fértil (entre os 9 e 15 dias de cio). Caso contrário, é desagradável, mas são simplesmente brincadeiras que não levam a nada.

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
diphy
Membro Veterano

sexta out 22, 2004 5:29 pm

Rainbow, não chegaram a "engatar" não. O meu simplesmente punha-se em cima da cadela e simulava...

Bem, mas obrigado a todos. Realmente eu pensava que era muito novo para poder engravidar uma cadela, mas enganei-me...
Para a próxima vou ter mais cuidado ;)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sexta out 22, 2004 7:58 pm

Rainbow Escreveu: Eles não "colaram",pois não?
Respondam-me ao seguinte:

Se não colaram não há gravidez????
Desde que colem, há gravidez???
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta out 22, 2004 8:08 pm

P1TuXk4 Escreveu:

Eu penso que só quando eles "colam" e ficam presos durante algum tempo, é que a cadela fica prenha... :roll:
Mas se estiver enganada,agradeço esclarecimentos. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta out 22, 2004 8:12 pm

P1TuXk4 Escreveu:

:D Bem!

Mesmo que não «colem» pode ficar grávida, basta a cadela estar no momento certo da ovulação.

Por isso, nada de brincadeiras ;) Fez-me lembrar as histórias que a minha avó me contava, de meninas que íam grávidas para o casamento, mas virgens :D é exactamente igual.

O melhor mesmo, é que quem tem fêmeas, no momento das trazer à rua, tenha colocado spray, lhe tenha dado comprimidos inibidores de cheiro, e não a solte NUNCA!!! São só uns dias que as meninas andam «malucas», basta ter algum cuidado.

O ciclo comporta 3 fases: o proestro (de 7 a 10 dias), o estro (de 5 a 15 dias) e o metaestro (de 110 a 140 dias).

É durante o 2º período, o estro, que se tem que ter todos os cuidados, que pode começar a partir do 8º dia de cio e prolongar-se até ao 15º (por segurança até ao 18º).

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

sexta out 22, 2004 10:34 pm

Boa noite a todos,

Golden,

Que comprimidos inibidores são estes?

Conheço os sprays e com as minhas não dão nada.

O unico inibidor que dá resultado sou eu que ando sempre a controlar tudo e a desencorajar os possiveis pretendentes mas gostava de saber que comprimidos são estes. :D
Responder

Voltar para “Cães”