O que fazem os criadores aos cães que fogem ao estalão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo set 29, 2002 8:56 pm

Parece que afinal a Clowdia é das felizes contempladas com um cão que sai fora do estalão, já que não traz LOP nem nada. Não tenho nada contra isso, desde que tenha sido informada porque é que o cão não tem LOP e que não tenha pago o mesmo que pagaria por um verdadeiro cão de raça.

Quantos às exposições e afins: sou a primeira a concordar que, para o simples dono de um cão de raça, as exposições não terão qualquer interesse em 95% (ainda consigo arranjar razões para justificar os restantes 5%). Mas que, para um criador, é passagem obrigatória, isso não hajam dúvidas.

Sobre o que é que pensa um outsider das exposições: tem todo o direito a opinião - mas fique com elas. Eu também não acho piada nenhuma a pintura modernista, não punha certos quadros em minha casa nem que me pagassem - mas há quem goste. A mim não me apanham em exposições de pintura - mas deve haver quem ache que é o máximo.

Se os forenses não percebem o que é um cão de raça ou o que implica a criação de cães de raça - paciência. E já agora, porque é que acham que têm o exclusivo de gostar de animais ? Para mim, uma expressão do estilo "a minha cadela é tão lindaaaaaaaaaa" é perfeitamente equivalente a "a minha cadela é campeã" (com o adicional de que se a minha cadela é campeã é-o porque o cruzamento que eu idealizei, as noites que não dormi, a alimentação que eu lhe dei, o treino que ela teve foram os adequados e foram feitos por MIM).

Para finalizar - parece que os possuidores de cães de raça aqui do fórum arranjaram os seus cães "out of the blue". Se os cães de raça existem é porque houve criadores dedicados, por vezes ao longo de séculos, que se dedicaram às suas raças e as mantiveram - no respeito do seu estalão. Isso implica estabelecer para cada cão se ele é ou não é digno de se reproduzir. E é isso que faz com que o nel ache que os whippets são o máximo ou a zita procure chihuahuas - sabem o que é que podem esperar quando levam um cão de raça - um autêntico - para casa. Se qualquer cão pretensamente de raça puder cruzar com qualquer cadela pretensamente de raça o resultado é - olhem, dêem uma volta pelos sítios onde o pessoal passeia os cães e vejam os pseudo-Cockers, os pseudo-caniches, os pseudo- Rottweillers e os pseudo-muitas coisas que por aí andam.

P.S. Parece que o chá de camomila também é muito bom para o nervoso. Mas, oh espante-se, não tenho necessidade disso ...[/b]
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

domingo set 29, 2002 9:15 pm

Não tenho nada contra os criadores, não considero o meu cão nem melhor nem pior que os que você cria, o mesmo se passando com os cães rafeiros que não têm um nome do género ch rafeiro von trapeus de la bogalhateira... cada um faz o que gosta e o que acha correcto...você gosta de fazer criação de cães e expo-los como troféus, óptimo para si... tente também a clonagem...muito na moda agora.. assim acaba de vez com as surpresas desagradáveis...é só clonar sempre o mesmo campeão.. e garante uma geração inesgotáveis de campeões.... eu pessoalmente não gosto e não apoio exposições de cães, acho-as futeis, desprovidas de valor, completamente superficiais...tal como o mundo da moda nos humanos...os cães de exposição são top-models... não podem ser cães porque a orelha e o rabo e a perna têm que estar naquela exacta posição senão são desqualificados... não podem correr e brincar à vontade como cão..têm que marchar a direito ao lado do dono, sempre sujeitos a ordens... enfim... acho que os campeões não são cães...são uma espécie de autómatos, robots.... máquinas... os tais 0.0001% de cães do mundo .... e acima de tudo rejeitam à partida o que a natureza tem de melhor na criação das coisas, a espontaneidade...para o bem e para o mal... a lei da vida assim é...

Consigo perfeitamente distinguir criação e apuramento de exposição de animais e não acho nada que tenham que andar juntas obrigatóriamente... a menos que o dono queira dizer à boca cheia... OS MEUS CACHORROS, ESTÁ A VER, SÃO TODOS FILHOS DE CAMPEÕES....SÃO OS MELHORES... UI..OS OUTROS AO PÉ DELES NEM SEQUER SÃO CÃES...QUE NOJO..COMO É QUE ISSO PODE TER NOME... YEACKK..

Não sou das que dizem que só os que adoptam animais abandonados são amigos dos animais, mas também não acho que só o autêntico animal de raça seja digno de um nome... e já que como referiu as opiniões de quem está por fora das exposições de cães devem ser guardadas para si mesmo talvez de devesse alterar este forum para 'cães de raça autênticos criados por participantes em exposições' em vez de apenas... cães...

Passe bem.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo set 29, 2002 9:59 pm

Como diria não sei quem do Big Brother 1 (os outros BB já não achei interesse). "Que cena meu!"

Fiquei mais descansado em saber que a Clowdia não é das que dizem que só os que adoptam animais abandonados são amigos dos animais. É que já cheguei a ler duma forista que, quem compra animais de raça era criminoso, pelo que só se podia aceitar abandonados.

Ou seja: se não fossem os beneméritos que abandonam os animais essa forista nunca poderia ter cães ou gatos. Pelo que teriamos tudo invertido, os que comprariam animais de raça eram criminosos e os que abandonassem os animais não seriam!

Eu tenho uma gata Abissínia que não é de estalão. Tem marcas de tabby, não tem ticking, tem um pelo 3mm mais comprido do que os seus antepassados (trata-se de uma raça secular). Paguei proporcionalmente pelo animal porque o acho fantástico. Só que se ela tivesse as caraterísticas que lhe faltam eu acha-la-ia ainda mais perfeita. Compreendo por isso que se tente alcançar as melhores características de cada raça; afinal a manutenção de raças de acordo com os seus padrões históricos fortalecem a biodiversidade. Tal como a minha gata, a minha cara metade também não é top model e nem por isso deixa de ser insuperável para mim.

Quanto a ter animais de raça para fazer figuras de novo-rico, acho que isso é tão idiota como por uma gravata de marca ao contrário para se ver a marca. Mas felizmente há poucos idiotas assim.

Caneco
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo set 29, 2002 10:14 pm

Olá Sealords
No essencial concordo com a sua intervenção. É importante a preservação da raça, mesmo que para tal se tenham que realizar concursos.
Só não concordo com o parágrafo que vou citar a seguir e que considero bastante infeliz:

Sobre o que é que pensa um outsider das exposições: tem todo o direito a opinião - mas fique com elas. Eu também não acho piada nenhuma a pintura modernista, não punha certos quadros em minha casa nem que me pagassem - mas há quem goste. A mim não me apanham em exposições de pintura - mas deve haver quem ache que é o máximo.

Então como é? Será que percebi bem? Tem-se o direito a opinião, mas fica-se com ela? Este fórum é algum feudo? Só alguns têm o direito de expressão?
Por outro lado, a comparação à Pintura modernista é completamente descabida e despropositada. Se não a entende, pior para si. Pode ter a certeza que é mais pobre por isso. É que, repare, o defeito não está na Pintura. Está em si...

Cordiais saudações
Manuel Cabral
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 29, 2002 10:47 pm

Olá Nel

Estou a lembrar-me de um whippet agora que vi as fotografias dos seus ( parabens). Costumava ficar connosco a tirar umas férias. A primeira vez que o soltei andava muito devagar, como que a pisar ovos e levou-me uns segundos a perceber a dificuldade. O cão nunca tinha pisado relva, vivia sempre num apartamento e ia à noite fazer as necessidades na rua.

Desculpe o àparte...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 29, 2002 10:59 pm

Eu como amante de cães, e como pessoa que aprecia "esta coisa de criar cães" :
você gosta de fazer criação de cães e expo-los como troféus, óptimo para si... tente também a clonagem...muito na moda agora.. assim acaba de vez com as surpresas desagradáveis...é só clonar sempre o mesmo campeão.. e garante uma geração inesgotáveis de campeões.... eu pessoalmente não gosto e não apoio
Felizmente nem todas as pessoas compreendem isto da criação. Já leu a assinatura do Gonçalo (casadiscaes) ? Leia e pense.

Criar uma raça, é antes demais trabalhar com os nossos cães, estuda-los, estudar a historia da raça, não se resume a criar ninhadas e em expo-los !
As exposições são apenas um meio de comparação, onde comparamos os nossos cães, temos um juiz (supostamente imparcial) a avaliar o nosso trabalho e de outros criadores ! Criar um campeão nao é de maneira nenhum um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida !

exposições de cães, acho-as futeis, desprovidas de valor, completamente superficiais...tal como o mundo da moda nos humanos
Então como iremos "avaliar" os nossos cães ? Ser o proprio criador a avaliar nem sempre é eficaz (em geral ou peca-se por mts criticas ao nosso proprio cão, ou somos cegos e nao vemos os defeitos). Ou acha que devemos usar o cão do vizinho para cruzar ? É bom exemplar ? Tem provas dadas ? Quem quer saber , sao futeis ... se daqui a dias os rotts forem brancos, e os dalmatas brancos e verdes (sim, sou do sporting) que interessa !?

não podem ser cães porque a orelha e o rabo e a perna têm que estar naquela exacta posição senão são desqualificados... não podem correr e brincar à vontade como cão..têm que marchar a direito ao lado do dono, sempre sujeitos a ordens... enfim...
Sem duvida que sim, mas como ja disseram, no ringue também é avaliado o temperamento do cão, como se comporta lá. Um cão cheio de medo, super controlado, nao se mostra. Um cão para entrar em ringue com um "charme" e "porte orgulhoso" antes demais tem de ser um cão feliz ! Um cão timido, que nao goste nada daquilo, dificilmente ganhara algo ! E faça as contas, para um cão ser campeão (apos este titulo, pessoalmente, excepto algumas situaçoes, nao há razao para continuar a expor o cão) o cão pode precisar de 10 exposiçoes (umas ganha, outra perde ...) o que corresponde a 10 dias, mas arredondando por excesso, 20 dias ( 10 expos - 10 fim de semana = 20 dias). Ou seja, o ano tem 365 dias e os cães estao em expos 20 dias ! O que fazem os restantes 345 dias ? Sâo felizes cães de familia ! Que se sujam na lama, que fazem tudo que os cães fazem !

acima de tudo rejeitam à partida o que a natureza tem de melhor na criação das coisas, a espontaneidade...para o bem e para o mal... a lei da vida assim é
É é, entao para quê esterilizar os ~caes ? Melhor dizendo, para que ter as portas do quintal fechadas ? Se eles querem sair e entrar, se querem ir passear ao luar com o cão do vizinho, porquÊ impedi-los ...

Consigo perfeitamente distinguir criação e apuramento de exposição de animais e não acho nada que tenham que andar juntas obrigatóriamente
Com todo o respeito, esta é o maximo ! Criaçao n tem nada a ver com exposiçoes .... Pois não tem mesmo nada a ver, pelo menos para os criadores de vão de escada e de ocasião.
Entao como iremos selecionar os reprodutores ? Como iremos tentar "apurar" a raça ?
Confiar no cão do vizinho, cujo dono diz : "ah, o meu é o melhor !" ?
Como iremos avaliar os nossos cães para continuar o trabalho de anos e anos de criadores ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo set 29, 2002 11:16 pm

Olá
sou insuspeito porque abandonei as exposições há uns bons 20 anos.
nas provas de trabalho os cães quando persentem que vão ser as estrelas da cena até batem palmas e nas exposições basta vê-los parecem cavalos de alta escola e lá vão eles todos inchados , além de que estão com os donos que é o que eles preferem.
Um abraço
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

segunda set 30, 2002 12:10 am

Boa noite
Não percebo nada de criação de cães, de exposições pouco, e de facto também não me atraem muito... Mas a verdade, tal como a Cindel disse, são mais que necessárias para a avaliação da "qualidade" dos cães. Se eu fosse criadora também levaria os meus cães a exposições quanto mais não fosse para os comparar...
Por outro lado, e como apreciadora de determinadas raças, não poderei nunca achar que as exposições/concursos caninos servem o mesmo propósito que os desfiles de moda... Se não houvessem criadores sérios preocupados em manter as características das raças e exposições para avaliar o seu trabalho (um reconhecimento merecido!) e até, indo mais longe, para auxiliar o correcto desenvolvimento desse trabalho, daqui a uns anos não haveriam "raças" de cães... o que seria uma perda desastrosa.
Correndo o risco de ser pouco radical, o facto de se criar uma raça preservando as suas características fundamentais não se assemelhará um pouco à preservação de certas espécies (agora) em vias de extinção :?: Se não houvesse essa preocupação por parte dos criadores daqui a uns anos não poderia estar a dizer aos meus bisnetos"olha a avó teve um S. Bernardo muito meiguinho, não igual aquele que tu conheces que só tem uma cor e costuma rosnar aos teus amiguinhos!" Sei que é exagerado mas com o passar dos anos seria +/- isto :lol:
Outro facto que também não concordo é o de considerar elitismo adquirir um cão de determinada raça, com o seu pedigree, de um criador certificado... Por acaso tenho 3 cães, com 3 diferentes histórias: 1 (S. Bernardo) com pedigree e de um criador de certificado, fazendo questão disso porque a característica do estalão da qual não prescindiria (e para evitar surpresas...) "carácter dócil" era indispensável na altura; outro (Dogue Alemão) que veio cá pra casa porque foi criação (irresponsável) de uma amiga que não se certificou das linhas de sangue dos cães em termos de cores e nasceram vários cães merle, eu fiquei com um preto com manchas merle, que era o mais pequeno da ninhada (com as normais faltas de temperamente: tímido, medroso...etc.) para a ajudar e que (por acaso) é um excelente cão de companhia (a minha sombra, que dorme comigo no meu quarto); e um SRD que adoptei da rua que é muito meigo, mas lá está, imprevisível (ainda é cachorro), para já descobri que é extremamente dominante, fácil de educar, etc. mas é sempre uma surpresa... Como já possuo alguma experiência com cães (+/- 15 anos) penso já saber lidar com as "surpresas" mas se fosse há uns anos atrás se calhar nem tanto... (para isso existem as raças puras).
Bem, o post já vai longo e o que eu queria demonstrar com isto tudo é que não se podem estereotipar nem donos nem criadores, porque por trás das aparências existem decisões (+ acertadas ou não) que desde que tenham como base a preocupação com animais são válidas.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda set 30, 2002 7:56 am

Eu (consumidora) dou muito valor ao trabalho dos criadores.
Só é pena que haja tantos comerciantes no meio.
Parece-me importante as exposições e os prémios.Não por si mesmos, mas por que establecem um perfil para o criador.
Quando andei a ver Labradores, além de visitar os canis e ver os pais e falar com o criador, também valorizei os prémios dos ascendentes pois presumo que correspondem a um reconhecimento público do seu valor e da sua fidelidade às características da raça.
Como já disse atrás gostaria que houvesse mais destes prémios não apenas para o aspecto físico mas também para o carácter.
Concordo com a resposta que Nel deu a Sealords.
Cada um tem o direito de simplesmente não gostar de pintura moderna.Mas há não gostar conhecendo, e há o simples descartar do assunto.
Eu gosto de exposições de pintura.Tenho sobre este assunto, curiosidade e algum conhecimento.
Sou capaz, inclusivé, de reconhecer valor a uma obra, sem contudo gostar dela.
Não é assim também que correm as coisas com todas as àreas (inclusive com os cães) ?
Eu, pe, não gosto do tipo físico dos galgos - mas, se me explicarem, posso reconhecer o valor do trabalho de um criador de galgos.
Os prémios (sem pôr de parte a visita ao canil e, sobretudo, a conversa com o criador) ajudam a seleccionar o animal que corresponde às nossas necessidades.A ignorância é o nosso (dos compradores) principal inimigo.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda set 30, 2002 8:02 am

Olá VascoV

Sem querer desvirtuar o tema em questão, deixe-me só comentar o seu àparte, do qual, alàs, não tem que se desculpar.
Não sei se acontece com outras raças, mas, de facto, estes cães são muito sensíveis a determinados pisos, principalmente se tiverem uma vida sedentária, isto é, mais habituados ao sofá do que ao exterior como esse que referiu.
Um dos meus, quando a relva está molhada, parece um bailarino, parece uma "gata em telhado de zinco quente".
Um abraço
Manuel Cabral
SeaLords
Membro Veterano

segunda set 30, 2002 9:23 am

Concordo com a resposta que Nel deu a Sealords.
Cada um tem o direito de simplesmente não gostar de pintura moderna. Mas há não gostar conhecendo, e há o simples descartar do assunto.
É exactamente como as exposições caninas. Aqueles que dizem não gostar, e que são coisas abjectas, que os cães são infelizes, etc, não sabem nem querem saber - e apenas sabem criticar. Ficam pelo aspecto superficial dos pós e dos lacinhos - e não querem saber do trabalho que está por detrás. A(s) intervenção(ões) da Clowdia são disso exemplo perfeito - intervenções essas que considero altamente ofensivas, quer no conteúdo, quer no tom.

A Cindel já tentou explicar o que é um criador e para que é que servem as exposições. Mas não vale a pena, num país onde tudo o que tem LOP é o máximo.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta out 02, 2002 8:40 pm

Gonçalo

Não querendo que tome este assunto como perseguição, deixo-lhe o comentário de dois juizes de Field-Trials, sobre a paragem do Setter Irlandês:

1º - quando se diz : " a paragem do setter irlandes tem que respeitar o levante do selvatico ".Este e' reconhecido em qualqueira prova de campo e qualqueira raca de cao tem que respeitar isso. De facto : " Quando a peca se levanta, o cao tem que ficar parado, sem correr atras. "
Na caca verdadeira, a majoria dos cacadores deixa o cao correr atras da peca na esperanca que o tiro possa fazer-la cair logo sem falta deixando aci o cao apanhar-la.

A paragem do setter irlandes e' como aquela dos outros, apesar talves de parecer menos electrica do pointer. Ele amarra em pes, em uma maneira talves um pouco menos estatica, em via geral do pointer e setter ingles. Mas isso nao e' verdade por todos os caes

2º - "Transcrevo do standard de trabalho do setter irlandês:
...A paragem não tem que ser cataléptica. Deve ser flexível e segura, pode ser deslizante ou progressiva, podendo o porte de cabeça estar acima ou abaixo da linha dorsal...

Ou seja - parar tem que parar, isso é igual para todos...o respeito do levante da caça é outra coisa que nada tem a ver com a paragem"

Cumprimentos

Tiago
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta out 03, 2002 8:54 am

2º - "Transcrevo do standard de trabalho do setter irlandês:
...A paragem não tem que ser cataléptica. Deve ser flexível e segura, pode ser deslizante ou progressiva, podendo o porte de cabeça estar acima ou abaixo da linha dorsal...
Pode ser deslizante ou progressiva... já viu os nossos juizes de trabalho a avaliar o trabalho de um cão com uma paragem deslizante ou progressiva?... de qualquer forma o que falta à rumba é adquirivel com treino (isto pela avaliação do treinador - o António Pereira, conhece?)... eu não quero e ser duro com ela, pelo menos para já, numa fase em que ela ainda está a ganhar confiança... eu escolhi propositadamente o cachorro menos dominante da ninhada, pelo que tenho que esperar que ela se afirme (lá para os 3 anos)...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

sábado out 05, 2002 12:39 am

Apesar de já acompanhar este fórum há algum tempo, só agora resolvi participar.
Gostaria de perguntar o que é que vocês acham que um criador teria feito na minha situação.
Passo a contar:
A minha rafeirita linda teve de engravidar (a conselho do veterinário por após o cio ficava sempre com uma gravidez histérica - tinha leite e tudo), foi uma gravidez muito acompanhada, pois eu queria ter a certeza de que tinha feitu tudo para que corresse bem. O parto correu normalmente (ao qual assisti das 15h até às 7h da manhã), tive o cuidado de que eles bebessem logo o colostro, visto ser muito importante. Dois dias depois reparei que os cães não paravam de chorar, foi assim a noite toda. No dia seguinte telefonei para o vet, levei lá a Storm e os cachorros. Viram que ela não tinha leite quase nenhum. Conclusão e moral da história, eu tive de dar biberão a seis cães de duas em duas horas durante 3 semanas e depois de 4 em 4 horas. Hoje os meus "netos" fazem 6 semanas, foram ao vet levar as 1.as vacinas e estão gordinhos e muito saudáveis. Posso vos dizer que gastei mais de 50 contos em leite em apenas 4 semanas. Como é que um criador teria resolvido a situação?? É que eu tenho a ideia (se calhar errada) de que a maioria dos criadores apenas querem fazer dinheiro. Os meus que foram cruzados com um Labrador, vão ser dados a pessoas que eu sei que os tratam bem, nem sequer vou recuperar o dinheiro do leite, apesar de não ter dinheiro e desse dinheiro me fazer falta, não é isso que me interessa, apenas quero vê-los a crescer felizes!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado out 05, 2002 12:58 am

Não sou criador mas se o fosse teria:

Matado as crias e vendido a mãe... ou então como eram cruzados com Labrador vendia a ninhada como sendo pura por 1000€ cada cachorro; ou então ainda vendia a ninhada toda a um criador de Labradores.

Tiago
Responder

Voltar para “Cães”