Ictio e alevins

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mariamena
Membro Veterano
Registado: quinta nov 28, 2002 6:12 pm
Contacto:

quarta out 20, 2004 10:21 pm

:? No sábado último dei conta de ter no aquário um colisa com um ponto branco e descobri que os dois molly´s balão que tinha comprado dois dias antes , um deles também tinha pontos brancos ........

Fiz o seguinte, dado ter deduzido que o mal tinha vindo de fora, coloquei os molly´s e o colisa num aquário mais pequeno e comecei a fazer o tratamento dos peixitos .

dentro do aquário comunitário , parecia e parece estar tudo óptimo.

Entretanto , não tenho verificado as melhoras : um dos molly´s morreu, e o outro que sempre esteve bom acabei por colocá-lo no aqua comunitário , continua bem, ............., o colisa não melhora nem piora, está apático , não come e o tal ponto branco permanece . Amanhã termina o tratamento contra o ictio ..........., que acham que devo fazer????? Estava a pôr na água Sera ectopur e Sera costapur . Será outra coisa outra doença.

Agora uma segunda questão, no aqua comunitário , tudo parece estar muitissimo bem, mas eventualmente se vier a notar que há Ictio nalgum peixe e uma vez que tenho lá alevins , poderei proceder ao tratamento total da água do aquário???? Não faz mal aos alevins??????

Obrigada

mena

:)
Cromo2
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 10:39 am

sexta out 22, 2004 7:26 am

Se for ictio o peixes que ficou melhor e voltou para o aquário levou o ictio para o aquário principal. Informa-te sobre o ciclo de vida do ictio e vai verificar que os pontos brancos só são visiveis numa fase do seu ciclo.

Quando ao ictio atacar os alevins, desculpa mas não me lembro se isso acontece. Já não tenho ictio nos meus aquários faz anos.

Realmente pode ser sempre outra doença ou uma qualquer bacteria, mas o mais normal de aparecer é o ictio.
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

sexta out 22, 2004 5:59 pm

oix!
para acabarem com o ictio, aumentem a temperatura da água para perto dos 30ºC e juntem sal à água do aqua, na porporção de 1 colher de sopa para cada 15 litros de água, os peixes aguentam bem o sal,com excepção das coridoras ou plecos.nesse caso aumentem a temperatura e juntem azul metileno.

abraço
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 22, 2004 10:44 pm

:) Obrigada pelas vossas respostas

felizmente , e faz uma semana , e todos os peixitos estão bons :D

no entanto a colisa morreu mas estava num outro aqua e ela tinha deixado de comer.

aumentei a temperatura, está a 28 ºC e também adicionei sal ( sra ectopur , que é uma mistura de vários sais ) .

se algo mudar direi , para q se saiba e possamos melhorar .

mena
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

domingo out 24, 2004 1:25 pm

oix!
peço desculpa pelo lapso :oops:
o sal a que eu me referia era sal grosso de cozinha.

abraço
mariamena
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 24, 2004 11:03 pm

Penso que não há problema , porque mesmo o sal da cozinha , penso que não é sal puro, ou seja cloreto de sódio . este SERA ECTOPUR tem por composição perborato de sódio, borato de sódio e cloreto de sódio ( que é o sal da cozinha ) respectivamente 2,746 g, 1,692g e 100 000g do último , ou seja , não tenho aqui o frasquito a quantidade de sal de cozinha em relação aos outros dois é enormissíma , deve é sair-me muito mais caro , já não sei quanto paguei mas não foi menos que 5€ aqunato que 1 kg de sal é muitíssimo menos :oops: ; diz que evita o desenvolvimento de parasitas , fungos e bactérias , é pois usado como preventivo ou associado a outro medicamento quando for razão para tal etc, etc, etc

:D só boas coisas :D

mas quando acabar o frasquinho , passo a usar sal da cozinha :)

mais uma vez obrigada

mena :)
Responder

Voltar para “Peixes”