Será este comportamento normal num cão tão jovem?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Dogo
Membro
Registado: domingo out 24, 2004 2:08 am

domingo out 24, 2004 3:00 am

Viva

Tenho um Dogue Argentino que tem agora cerca de 7 meses. Na passada semana quando passeava com o Simão preso pela trela, este foi mordido por um cão da raça Rottweiler que passeava solto perto do dono. O Simão não gostou e reagiu violentamente tendo lhe provocado serios ferimentos a nivel do pescoço. Será este comportamento normal num cão tão jovem? Fico algo preocupado pois tenho uma filha com 3 anos e apesar do animal e a criança serem praticamente inseparaveis, nunca a deixo só com o cão e temo sempre o pior. Depois do triste incidente fiquei bastante assustado pois tambem me apercebi do terrivel potencial desta raça.

O pior de tudo foi que o dono do outro cão descobriu onde eu morava e veio mais tarde pedir contas.....Eu acho isto lamentavel pois o meu cão estava preso pela trela e o outro estava SOLTO!!!

Este é o Simão com cerca de 2 meses e meio no dia que chegou à sua nova casa

Imagem

Este é o Simão no dia que completou 6 meses

Imagem

Obrigado
Um abraço
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 24, 2004 7:34 am

Eu não sou conhecedora destas raças dominantes - tenho medo de não ter "unhas" para eles...
Mas parece-me normal.
O ataque - depreendo - veio do rott e o dogo já não é bébé.Será um pré-adolescente...
Se ele fosse bébé o rott, provávelmente, não atacava , mas a partir dos 4 meses as questões de hierárquia e dominância já se colocam.
Penso que foi isto que aconteceu.
O rott quiz-se impôr como superior e o dogo não aceitou - normal (penso eu de que...não sou conhecedora, como já disse).

As relações com humanos, em especial com a família, são definidas em casa.
É essencial que o seu cão veja sempre o seu filho como elemento superior na matilha.
Já foram dados aqui alguns "truques" que devem garantir (para o cão) a supremacia do seu filho :

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=15

Têm dado resultado, embora o seu cão pareça não necessitar de ser "relembrado".
Tome atenção a demonstrações de dominância - rosnar, ladrar, não permitir que lhe mexam na comida ou que lhe tiram o osso da boca, etc.

Eu, se tivesse um cão destas raças, também pensaria em frequentar uma escola de treino.

Se se resolver por esta última opção - que a meu ver, seria a melhor - não se esqueça de garantir que você e o seu filho também estarão presentes nas aulas.
É que, de início, quem aprende mais é o dono.

E alguns processos de treino baseiam-se na violência (fora das vistas dos donos) e não queremos isso, não é ?

O dogo é uma das minhas raças favoritas.
São lindos.
E o seu não escapa á regra.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo out 24, 2004 11:52 am

Aconselho-o a frequentar uma escola de treino. Antes disso comece a definir as regras da casa, seguindo os conselhos da aisd. O seu cão tem de ter em mente que, em tudo quanto existe no seio familiar, ele é o último. Você manda (é o alfa), ele submete-se.
No caso da mordidela do rott o dono do respectivo não pode pedir contas: você estava "mais dentro da lei que o outro". Lembre-se que os pobres estigmatizados são injustamento obrigados a levar trela e açaimo funcional para onde que que vão (e já é uma sorte não os obrigarem a andar dentro de uma jaula...)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo out 24, 2004 12:10 pm

A situação que descreveu parece-me perfeitamente normal.
O seu cão reagiu a um ataque para se defender....Só se fosse um animal "excessivamente" submisso, é que se renderia ao Rott, sem oferecer resistência.
Acho que não tem razões para ficar preocupado com ele no contexto familiar, a não ser que ele no dia-a-dia, já lhe tenha dado provas de que não obedece nem respeita minimamente os membros da família.
Os conselhos que aqui lhe foram dados são suficientes e como tal não tenho mais nada a acrescentar. Reforço apenas a ideia, de que se sente que "não tem pulso" no cão, deve então recorrer a uma escola de treinos, pois certamente reforçará a relação de confiança entre ambos.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

domingo out 24, 2004 2:51 pm

Embora eu concorde, com alguns conselhos que aqui forma dados sobre, educar este Dogue Argentino, há que relembrar, que este cão reagiu como regiu, por ter sido atacado.
Se há aqui alguém que precisa de uma escola de treino, é o Rot que o atacou e o respectivo dono....
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo out 24, 2004 3:03 pm

Pensei que fosse proibido passear Rot's sem trela e/ou açaime, e não propriamente um problema de educação do cão. Creio que foi nos USA que ainda não há muito tempo houve um julgamento que concluiu pela responsabilidade CRIMINAL do dono após um ataque de Rot's a pessoas.

Quem tem cães de raças com características dominantes e com força para causarem ferimentos perigosos tem obrigação, penso eu, de zelar pela segurança dos outros.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo out 24, 2004 3:29 pm

O comportamento foi completamente normal. O Dogo é um cão dominante ( apesar do seu ser novo) e nunca se dá por vencido.
Quanto ao comportamento com as pessoas de casa tem que lhe mostrar que quem manda em casa não é ele e nunca lhe permita atitudes agressivas para com a sua filha, mas isso independente do que aconteceu. O que aconteceu não revela nada de preocupante, apenas que tem um verdadeiro Dogo ( o Dogo é muito dominante para com os outros cães mas não o deve ser para o dono).
Quanto aos estragos que fez no Rott, tambem é natural. O Dogo é um cão de presa e portanto com uma força enorme na mandibula. Se as coisas se passaram como diz não tem que pagar nada.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 24, 2004 3:47 pm

Creio que foi nos USA que ainda não há muito tempo houve um julgamento que concluiu pela responsabilidade CRIMINAL do dono
Pois aí é que está.
Devem ser os donos a ser responsabilizados pelo comportamento do cão, independentemente da sua raça.
Cá responsabiliza-se o cão e deixa-se o dono escapar...para ir buscar outro e, igualmente, não o educar (ou mesmo deseducá-lo).

Os donos devem conhecer os seus cães e tomarem inteira responsabilidade por estes.

Aqui, nas minhas bandas, há um rott (já velhote) que passeia sem açaime, nem trela.Pois o bicho não despega do joelho do dono...

Toda a gente o conhece e ninguém vê necessidade do tal açaime.
A minha Zorra brincava (há algum tempo que já lá não vou) com uma pit no parque das nações.
Também nunca vi que fosse necessário qualquer aparelho especial de contenção da pit - boa pequena.
Em contrapartida já foi mordida por um cocker e um labrador...e já, uma vez, tive de a defender de um rafeiro alentejano.

Qualquer cão grande é potencialmente perigoso na medida em que as suas mordidas podem produzir estragos consideráveis.
Se os donos fossem obejcto de processos criminais aposto que se acabavam 90% dos problemas.
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo out 24, 2004 4:07 pm

Cara aisd,

Não podia estar mais de acordo.

Ao que ambos dissémos só juntaria que um cão, independentemente de poder ser agressivo ou não, tem o direito de poder correr livremente, pelo que a necessidade da trela / açaime varia consoante o local do passeio.

O dono do Dogo faz muito bem em passeá-lo com trela na cidade, e não deverá ter medo de o libertar, por exemplo no campo ou numa praia deserta, depois de se assegurar que os "factores de risco" o permitem.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 24, 2004 5:23 pm

Mais palavras para quê? ;) Concordo com TUDO o que os restantes foristas disseram aqui.

Respondendo à sua pergunta directamente, e como já lhe foi dito, SIM, o comportamento do seu cão foi normalíssimo: defendeu-se. ;) E o outro dono não tem nada que lhe apontar...quem atacou foi o cão dele, o seu defendeu-se e, mais, defendeu-o a si (pelo menos assim o imagino). ;)

Qto ao resto, já foi tudo dito. Apenas saliento que, se realmente sente que não tem mão no cão, o melhor é uma escola de treino. ;)

ESpero que corra tudo bem! Boa Sorte.
Dogo
Membro

domingo out 24, 2004 6:45 pm

Viva

Muito obrigado a todos pelos optimos conselhos aqui dados!

Resta-me apenas acrescentar que fiquei fã do vosso forum.

Obrigado
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

domingo out 24, 2004 6:46 pm

Ainda bem... :D ;) 8)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo out 24, 2004 6:57 pm

Eu ñ tinha paciência para pessoas como o dono desse rot, já tinha ido a um posto policial para me queixar do incidente. Vê-se logo que é um dono irresponsável, olhe se os dois cães se engalfinhassem a sério...

Quanto ao resto, o cão tentou marcar a sua posição, a de ñ se querer rebaixar, isto perante um cão, acha que perante a sua família é o mesmo??
Dogo
Membro

domingo out 24, 2004 11:09 pm

Viva

Leoa nova, Eu acho que o meu cão é bastante diferente no que toca a pessoas pois sempre que o chamo à atenção de algo ou o tenho que castigar ele fica bastante submisso e percebe logo que fez asneira....

Entretanto posso acrescentar que o dono do outro cão me procurou esta noite e ameaçou-me que estava disposto a apresentar queixa do incidente pois o meu cão ,e, passo a citar: " ....engloba-se nas chamadas raças potencialmente perigosas mencionadas pelo decreto de lei..."

ENTÂO E O DELE?!?!?!?!?!? NÃO????

Isto ainda não vai acabar por aqui, bolas!!!

Parece que não tenho outro remedio senão ter que meter um advogado ao barulho.....É lamentavel....Sinto-me mesmo revoltado com tudo isto.

Peço desculpa se estou a ser muito chato , mas precisava de desabafar.

Agora já estou melhor...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo out 24, 2004 11:25 pm

Dogo, não me parece que seja preciso advogado para já... ponto essencial: você tem o seu cão devidamente legalizado? Se sim, não tenha problema e apresente queixa na polícia, já que você levava o seu cão à trela e o outro is solto.
Responder

Voltar para “Cães”