Tudo sobre Psitacídeos (papagaios e afins)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
fenix_eyes
Registado: sexta ago 06, 2004 2:59 pm
Localização: Psitacídeos, tartarugas, peixes, e uma cadela. nº total 73

terça ago 10, 2004 4:11 pm

Olá, o meu nome é Pedro e já possuo estas aves há já algum tempo. Neste fórum, espero poder retirar dúvidas e passar bons momentos com os restantes foristas. Há que diga que sou um expert, mas acho que não...........mas de qulquer modo espero-vos. :oops:
exoticbird14
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2004 7:13 pm

terça ago 10, 2004 7:11 pm

fico contente por participar também neste fórum
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quarta ago 11, 2004 9:51 am

ficamos nós também à vossa espera.

com o lema: Ajudar e ser ajudado.

8)
Babazona
Registado: sexta out 15, 2004 8:45 pm

sábado out 23, 2004 4:27 pm

Tenho um papagaio cinzento e gostaria de tirar algumas dúvidas.
Por volta de que idade eles começam a falar? O meu tem por volta de 1 ano e imita os sons á sua volta mas, ainda não repete nada do que lhe dizemos, porquê?
Gostaria de saber qual a forma mais fácil de saber o seu sexo, eu moro em Albufeira e quase tudo fica longe. Obrigado pela atenção
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

domingo out 24, 2004 2:45 pm

olá eu tenho dois papagaios cinzentos e um amazonas,é preciso esperar até aos dois anos pelo menos, pacientemente,por isso,ainda estás muito a tempo! è que eles podem falar antes dos dois anos ou por volta desta data,pelo que disses-te adquiriste-o novo,isso são pontos a teu favor,será mais fácil amansá-lo.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

domingo out 24, 2004 2:59 pm

Olá

Relativamente á questão da determinação do sexo em Papagaios, à excepção daqueles que apresentam dimorfismo sexual, por exemplo, os Ecletus, a unica forma de saber o seu sexo é por analise laboratorial, para o efeito existe, e é apenas o que conheço, a Bioteste em Setubal.

Para os interessados fica aqui o endereço: http://www.bioteste.pt/

Quanto á questão dos papagaios falarem, não existem nenhuma idade especifica para essa situação acontecer.

Existem papagaios que começam a dizer as suas primeiras palavras aos 6 meses e outros bem mais tarde, assim como existem aqueles que não falam. Tudo dependerá das aptidões da ave e do trabalho que se tem com a mesma.

Tenho uns amigos que acabaram de criar á mão um casal de Ecletus, têm agora cerca de 5 meses e a fêmea já diz olá, no entanto o macho não parece sequer com vontade de fazer um esforço.

Tudo dependerá, como disse, das aptidões da própria ave.

O meu papagaio comecou a falar já com mais de 2 anos e embora tenha tido com ele um trabalho imenso, ninca teve nem tem, um vocabulário muito vasto.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

domingo out 24, 2004 3:39 pm

Olá Fénix, bons olhos o vejam!!! :D Bem vindo ao fórum das aves.. :D ;)
E eu digo que tu és um grande expert por isso.. podem contar com ele!! ;)
Ah e tal...
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

domingo out 24, 2004 8:41 pm

fenix,
já agora, que espécies cria?
eu crio papagaios do senegal, forpus, periquitos ingleses,fishers,pesonatas,bourkes,red rumps, papagaios cinzentos cauda vinagre, caturras,ring necks, barrabands, conures de peito cinzento e roselas.

se quiser trocar ideias, dicas,... ou quiçá aves, disponha.
Budgerigar
Membro Veterano

domingo out 24, 2004 8:58 pm

Olá AlexandreM

Sou criador de Periquitos Ingleses e Forpus. Os forpus são uma paixão recente, pois comecei há cerca de ano e meio, já os Periquitos são uma paixão de longa data, pois já faço criação de Ingleses há cerca de 17 anos.
Se eventualmente o Alexandre estiver interessado, podemos trocar umas impressões e quem sabe teremos uns passaritos que possam interessar um ao outro.
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

domingo out 24, 2004 9:18 pm

Budgerigar, confesso que fiquei fascinada com os periquitos ingleses quando vi pela primeira vez numa loja dos animais. Desconhecia tal ave.. fiquei mesmo apaixonada!! :D Se já adoro os periquitos Australianos.. agora Ingleses.. :D Gostaria de me informair mais acerca desta bonita ave, se fazem o mesmo modo de vida que os periquitos australianos! ;)
Ah e tal...
Budgerigar
Membro Veterano

domingo out 24, 2004 9:42 pm

Olá CarpeDiem

Os Periquitos Ingleses, na sua manutenção, requerem os mesmos cuidados que os chamados "normais".

A denominação correcta para estas aves é:

Periquito Ondulado Australiano e Periquito Ondulado Australiano de Standart Inglês, mas vamos chamá-los de Ingleses e "normais".

A grande diferença reside no porte e nos comportamentos em termos de reprodução.

O Periquitos Inglês é uma selecção, é fruto de um trabalho genético de muitos anos e que teve como origem o Periquito "normal".

Esta selecção conferiu ao Periquito Inglês o porte que lhe conhecemos, sendo essa a sua principal característica.

No entanto este trabalho genético, com o objectivo de fixar determinadas caracteristicas, fez com que outras se modificassem, nomeadamente as caracteristicas reprodutivas.

A titulo de exemplo posso dizer-lhe o seguinte:

Se colocar 10 casais de periquitos "normais" a criar, certamente que haverá 1/2 casais que possam não criar, no entanto se falar-mos no caso do Periquito Inglês, em 10 casais estas dificuldades são muito mais visiveis.
No passado ano, em 20 casais que tinha formado, apenas 12 se reproduziram normalmente, os restantes apresentaram dificuldades de diversos niveis.

Claro que depois existem situações a ter em conta, por exemplo:

O tamanho da gaiola; o tamanho do ninho, etc etc.

Além de tudo isto, para quem quer criar Periquitos Ingleses com qualidade, requer também um plantel de qualidade, caso contrário, a ave começa a regredir e começamos a ver uns Periquitos que nem são Ingleses nem são "normais".

Independentemente de tudo isto, seja com Ingleses seja com os australianos "normais", é sempe gratificante assistir ao nascimento de uma ave e ao seu desenvolvimento. É o fascinio da criação de aves, aliás, como se passa com os animais em geral.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 24, 2004 10:45 pm

Bem vindo ao Fórum!! ;) ;) ;)

Tenho de dar largas à minha alegria ao constatar, cada vez mais, que há por aí muitos amantes de aves e de, como no meu caso, de periquitos! :D Adoro os bichinhos! Há cerca de 25 anos que convivo com periquitos australianos (os ditos normais), visto que o meu pai começou a fazer criação precisamente há 25 anos (ainda faz, e agora juntemos-lhes as caturras, as rosélolas e papagaios cinzentos), pelo que são aves que aprendi a conhecer e a gostar. Especialmente daquelas que conseguimos dcomesticar...lembro-me de ter 4 anos e termos aí uns 20 piris domesticados!! :D :D :D
Há uns dois anos atrás, e estando eu agora na minha propria casa, apareceu-me um piri domesticado na cozinha :o :D . Lógico que foi imediatamente adoptado! Embora tenha falecido uma semana depois... :( desconfio que a "viagem" até minha casa lhe valeu uma constipação da qual não se livrou... :( . Mas o bichinho que eu já tinha dentro de mim, renasceu. Foi assim que o Gadjot veio cá para casa, ;) , saídinho do viveiro do meu pai e domesticado em semana e meia (à custa de uma data de bicadas e muita paciencia, amor e carinho, :lol: :lol: :lol: :lol: ).

Mais tarde veio o Flokito, que alguns foristas já "conhecem", e que eu trouxe acabado de sair do ninho, criando-o quase à mão e passando por experiencias únicas como a de "ensinar" um piri bébé a voar...o Flokito faleceu há uma semana, doente, mas como já deu para perceber, ainda não estou refeita da perda...para muitos os que convivem comigo é difícil de perceber..."era só um pássaro"...não era...era O MEU pássaro, o meu Flokito, vou sentir sempre a falta dele...

Em princípio vamos adoptar mais dois: o Jimbo, que é um arlequim tal como o Flokito, e a Calimera, uma piriquita azul um pouco feinha ( :lol: :lol: :lol: ). O Jimbo tem um feitio muito dócil, curioso e meigo e apesar de estar quase sempre na gaiola da minha sogra, vem ter conosco e vem-nos para o dedo e para o ombro. A Calimera é que já é um caso à parte...é muito assustadiça, medrosa e desconfiada...mas! não bica!! ;) :lol:

Temos uma gaiola bem grande aqui no nosso apartamento, cabem os três à vontade. A questão é: reagirão bem à mudança de ambiente e gaiola? Será que o Gadjot vai aceitá-los (ele é um piri curioso e simpático, nunca reagiu mal a outros piris na gaiola "dele")? Será que eles se vão dar bem com o Gadjot? Será que o facto de ter uma piriquita e dois piriquitos não vai dar azo a batalhas campais (o gadjot não é dado a bulhas e não estou a ver o Jimbo a bulhar...) ?...A Calimera e o Jimbo não formam (ainda?) um casal...por vontade do Jimbo, já há muito tempo que o eram , mas ela não está afim...!! :lol: :lol: :lol:

Desculpem o testamento, mas queria contar-vos mais ou menos toda ahistória e agora, finalmente ( :oops: :oops: :oops: ), perguntar-vos: que acham vocês?? Junto a Calimera e o Jimbo ao Gadjot?...a minha ideia era experimentar e ver o resultado...se não resultar, voltam para a casa da minha sogra. Mas aqui, neste ninho de maluquinhos e amantes de piris, é que eles estariam todos mais felizes...os outros dois porque vão ter mais atenção e vão andar mais à solta...o Gadjot porque vai ter outra companhia que não a dos espelhos e a dos donos maluquinhos... ;) :oops: :oops: :oops:

Qual a vossa opinião??? :?: :?: Help! ;) :oops:
Budgerigar
Membro Veterano

segunda out 25, 2004 12:26 pm

Olá Vanadis

Eu acho que poderás experimentar juntá-los todos e ver como se comportam. No caso de te aperceberes que algo não correu bem, a solução passará por voltar a separá-los novamente.

Estou certo que o Gadjot iria gostar da companhia e afinal não custa tentar. Por outro lado, também se pode dar o caso do Gadjot já estar habituado a estar sozinho e não queira aceitar outra companhia, mas só mesmo experimentando para ver.

Eu tenho um Roseicollis mansinho que não permite outra companhia que não seja a dos donos.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

segunda out 25, 2004 2:55 pm

Pois, imagino. O meu pai teve piris domesticsados que tb não aceitavam mais nenhuma companhia. Imagino que com o rosa-coli (como eu lhes chamava! :D ) seja ainda mais acentuado.
Confesso que não sou fã de rosa-colis, embora os ache muito bonitos e imagine que uma vez domesticados possam ser extremamente doces e meigos. Mas até agora não tive sorte nenhuma com eles, :? :lol: . O meu pai fazia criação, mas acabou por desistir pq aqueles só davam problemas, davam caça aos piris todos, atacavam as crias dos papagaios e caturras...eram terríveis! Uma vez deram caça a uma cobra! E mataram-na! :o :lol:
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 25, 2004 7:06 pm

Budgerigar, obrigada!! Quem sabe se um dia não terei um periquito inglês brevemente! ;)
Ah e tal...
Responder

Voltar para “Aves”