deixo namorar ou não??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

segunda out 25, 2004 8:48 am

No Sábado ia passeando o meu boxer, quando de repente pára um carro de onde sai um senhor que se dirige a mim no sentido de saber se eu me dispunha a ceder o meu cão para cobrir a cadela dele!!
será que devo?? nem sei se a cadela está registada!! devo cobrar alguma coisa??? dinheiro ou um cachorro???[color=green][/color]
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda out 25, 2004 11:17 am

Primeiro deve levar o seu cão a ser avaliado, para ver se é um bom exemplar. Depois a cadela do dito senhor deve ser avaliada, para saber se é um bom exemplar. Depois ambos devem fazer despistes a doenças genéticas. Se nenhum deles as manifestar deve perguntar ao dito senhor para-que-raio quer cruzar a cadela. Só depois deve combinar preço.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 25, 2004 3:39 pm

Leia em http://www.rottpt.net o "artigo de Opinião":
"Quer cruzar o seu cão/cadela, porquê?"

Acho que o facto de alguém sair de um carro e, sem conhecer o seu cão de lado nenhum, nomeadamente se tem alguma doença genética, se é registado ou se está dentro do estalão, lhe pedir para cruzá-lo com a cadela, deveria dizer-lhe tudo! Que confiança inspira uma tal pessoa? Acha que o interesse dele é a preservação e melhoramento da raça? Não! Então para quê criar?

Cumprimentos
Paulo C.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

segunda out 25, 2004 4:00 pm

Xi, :o , da meneira como o descreveu..um homem a sair assim do carro para lhe perguntar se não quer ceder o seu cão para cobrir a cadela??? :o :o Ou o homem é muito despistado, ansioso ou desesperado ou as intenções não podem ser boas... :?
Acho isso tudo muito esquisito... :o
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda out 25, 2004 4:23 pm

Boa tarde,

essa situação, aparentemente, não me parece assim tão louca. Eu própria já parei o carro, e fui a correr atrás de pessoas, que levavam excelentes exemplares pela trela. Sei que parece meio de doidos, mas por vezes, encontramos exemplares belissimos, na mão de anónimos, que não fazem a menor ideia, do que têm na ponta da trela.

Óbviamente, que após o amor à 1ª vista, deve-se ver se os papéis estão em ordem, deve-se pedir para que os testes necessários sejam feitos, etc. Caso tenha dúvidas, sobre quais os testes, tenho a certeza de que encontrará essa ajuda por aqui. Nomeadamente a forista «Elsa» (ela que me perdoe falar no nome dela).

Quanto aos acordos de cruza (caso tudo o resto esteja correcto), devem ser feitos antes da cruza, SEMPRE. Um conselho que lhe dou é, uma vez que não é criador, e se não tem como vender o seu cachorro, ou interesse em ficar com um filhote para si, ou para alguém próximo, faça o acordo em dinheiro.

Uma vez que não conhece a pessoa, peça o pagamento no momento da cruza, lembre-se que quando a ninhada tiver 20 dias terá que ser registada, ou seja, vão precisar da sua assinatura (caso pretendam registar a ninhada). E se houver má fé, após terem a sua assinatura (se ainda não tiver o dinheiro), só mesmo por uma questão moral lhe pagarão. Quanto ao montante, varia de raça para raça, deverá falar com um criador da raça, para esse conselho especifico.

Antes de dizer tudo isto, ainda pensei muito. Só que como sabia, que lhe íam chamar a atenção para «porquê mais uma ninhada?». Uma vez que, você até podia fazer o contrário, e não o dizer aqui. Optei por outra vertente de resposta.

Outra situação que ponderei foi, o dono da cadela deve estar determinado, daí que seria preferível uma situação devidamente controlada, do que alguém com menos preocupações.

Boa sorte e faça a melhor opção,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 25, 2004 7:06 pm

Cara Golden,
Com o devido respeito, e sem qualquer ofensa, não me parece que um transeunte, apenas porque tem uma cadela da raça, seja propriamente a melhor pessoa para julgar, à vista, a qualidade de um cão. Se é de exemplares magnificos que se anda à procura, estou certo que alguém que tivesse conhecimentos sobre a raça saberia os meios certos onde encontrá-los.
Se a pessoa em questão não tem esses conhecimentos, também não estou a ver onde foi arranjar os que lhe permitiriam avaliar um cão desta forma.

Perdoe-me, mas, como criadora e suposta defensora de uma raça, acho até um pouco irresponsável da sua parte estar a dar um conselho destes na net. Isto para mim, não é postura correcta para um "Criador". Cruzas de ocasião qualquer um pode fazer, com muitas das consequências nefastas que conhecemos, por isso são algo a desaconselhar com todas as forças por quem têm amor às raças e à respectiva qualidade. Uma coisa é fazer Criação, outra é 'cruzar cães' ou "reproduzi-los" como se isso pudesse ser feito de ânimo leve!!

Pareceu-me até, mas isso já sou eu a especular um pouco, que a cadela já estaria com o cio, ou próximo. Recordo que uma cruza deve ser algo bem planeado, e quando chega a altura do cio o macho deve estar mais do que escolhido e seleccionado. Não é propriamente esperar pelo cio para procurar! E muito menos na Rua!!

Eu confesso que me quero manter afastado de eventuais discussões com a Golden, mas estas suas posturas deixam-me verdadeiramente decepcionado!

Cumprimentos
Paulo C.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda out 25, 2004 8:11 pm

PauloC Escreveu: Cara Golden,
Com o devido respeito, e sem qualquer ofensa, não me parece que um transeunte, apenas porque tem uma cadela da raça, seja propriamente a melhor pessoa para julgar, à vista, a qualidade de um cão. Se é de exemplares magnificos que se anda à procura, estou certo que alguém que tivesse conhecimentos sobre a raça saberia os meios certos onde encontrá-los.
Se a pessoa em questão não tem esses conhecimentos, também não estou a ver onde foi arranjar os que lhe permitiriam avaliar um cão desta forma.
Paulo C,
eu entendo perfeitamente o seu ponto de vista, e concordo com ele. Só que por uma questão de bom senso, optei pela resposta que dei. Repare no seguinte, este forista ter-se dirigido aqui, já foi uma sorte, mas não vamos conseguir (infelizmente) impedir os cruzamentos que achamos indesejáveis. Daí que, na minha modesta opinião, do mal o menor, entende o meu ponto de vista?

Por outro lado, nós não sabemos exactamente que pessoa era, e que tipo de conversa terão tido. Imagine que era alguém lunático como eu? E que por acaso até percebe o valor do cão, e não se identificou. Faltam-nos elementos, de qualquer modo, opto sempre pelo mal menor.
PauloC Escreveu: Perdoe-me, mas, como criadora e suposta defensora de uma raça, acho até um pouco irresponsável da sua parte estar a dar um conselho destes na net. Isto para mim, não é postura correcta para um "Criador". Cruzas de ocasião qualquer um pode fazer, com muitas das consequências nefastas que conhecemos, por isso são algo a desaconselhar com todas as forças por quem têm amor às raças e à respectiva qualidade. Uma coisa é fazer Criação, outra é 'cruzar cães' ou "reproduzi-los" como se isso pudesse ser feito de ânimo leve!!
Continuo a dizer, que entendo lindamente o seu ponto de vista, e que está correcto. Mas, para isso era preciso que as pessoas realmente nos ouvissem, acha que isso acontece? Basta dar uma vista de olhos nos tópicos deste forum e em outros.

Outra coisa, eu não sou «Criadora», sou simplesmente criadora, alguém que adora o que faz, e tenta fazer cada vez melhor. Não sou apologista de cruzas de ocasião, abomino-as, mas se elas existem!!! Quem sabe um pouco mais, deve é tentar minimizar estragos.

Eu não quero incentivar aquela cruza, de modo nenhum. Mas, estou convencida de que, se não fôr com o cão deste senhor, vai ser outro qualquer. Então, é aí que podemos minimizar os estragos, essa é a minha postura.
PauloC Escreveu: Pareceu-me até, mas isso já sou eu a especular um pouco, que a cadela já estaria com o cio, ou próximo. Recordo que uma cruza deve ser algo bem planeado, e quando chega a altura do cio o macho deve estar mais do que escolhido e seleccionado. Não é propriamente esperar pelo cio para procurar! E muito menos na Rua!!
Deixei este paragrafo, porque ele é demais importante. Um criador, muitas vezes, prepara o cruzamento quando a cadela ainda está na barrigada mãe. Porque temos um objectivo definido, e trabalhamos para o conseguir.
PauloC Escreveu: Eu confesso que me quero manter afastado de eventuais discussões com a Golden, mas estas suas posturas deixam-me verdadeiramente decepcionado!

Cumprimentos
Paulo C.
Paulo C,
desde sempre, que disse públicamente o apreço e respeito que tenho por si, mesmo não o conhecendo. Simplesmente, pelo que sinto que sabe. Não quero de modo nenhum, entrar em conflito consigo. E até terei todo o prazer por pm, em continuar esta «discussão». Relativamente a este assunto, respeito a sua postura, apesar de ser diferente da minha.

Eu opto por, perguntar ao forista que colocou o tópico:
- O seu cão tem pedigree?
- Caso queira pode enviar-me por mail, tenho alguns conhecimentos com criadores dessa raça, que podem dar a sua opinião.
- Já pediu o pedigree da cadela?
- Quer também enviá-lo?

Etc, etc,etc... Não estou a ser «boazinha», estou a tentar orientar, só isso! Se chegamos aqui a «desancar», que não foi o que o Paulo fez, as pessoas continuam a fazer ASNEIRA, e não se pode fazer rigorosamente nada, simplesmente se calam.

Obrigada por esta saudável troca de ideias,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

segunda out 25, 2004 8:18 pm

Paulo, eu penso que o que a Golden quis dizer, é que até seria possível, acontecer a referida situação, sendo que o animal que supostamente iria a passear, poderia parecer um excelente exemplar, daí o interesse do criador, mas a Golden também referiu, que devia ser bem consultada toda a papelada, do canito tal como deviam ser feitos alguns exames, ao cão, ou seja, para confirmar se realmente seria ou não um bom exemplar.
Caso ela levasse a cadela no carro e ao ver o tal exemplar o cruzasse ali mesmo, aí sim achava mal.
Mas o que eu penso que a Golden se referia, era à possibilidade de estar pernate um bom exemplar, que poderia até contribuir para a raça.
Mas isto, fói só o que eu percebi...

Quanto ao caso em questão, acho que deve ter algum cuidado, fazer os referidos exames, e se possível, pedir a alguém com experiência em criação que lhe desse algum apoio e se possivel, acompanhar todo o processo, caso decida aceder ao pedido do referido transeunte.
Vanadis
Membro Veterano

segunda out 25, 2004 10:18 pm

"se o cruzasse ali mesmo" :lol: :lol: :lol: :lol:

Desculpem, mas não pude evitar desatar à gargalhada ao imaginar um senhor a sair esbaforido do seu carro e a puxar a sua cadela com cio,m fazendo-a quase que violar o coitado do cão... :o :lol: :lol: :lol:

Graças à parte, como não sou criadora, nem nada que se pareça, nada mais posso acrescentar ao que já foi dito, apenas que concordo com a Golden. Do mal, o menor...embora, tenho de ser sincera, continue a achar de doidos esta situação de um sr a sair de um carro e a perguntar a um mero estranho e transeunte, na rua, se pode cruzar a cadela com o cão... :o :o .
Mas posso imaginar, se fôr um apaixonado como a Golden. ;) :D
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

segunda out 25, 2004 10:23 pm

Vanadis Escreveu: "se o cruzasse ali mesmo" lol lol lol lol

Desculpem, mas não pude evitar desatar à gargalhada ao imaginar um senhor a sair esbaforido do seu carro e a puxar a sua cadela com cio,m fazendo-a quase que violar o coitado do cão... o lol lol lol

Graças à parte, como não sou criadora, nem nada que se pareça, nada mais posso acrescentar ao que já foi dito, apenas que concordo com a Golden. Do mal, o menor...embora, tenho de ser sincera, continue a achar de doidos esta situação de um sr a sair de um carro e a perguntar a um mero estranho e transeunte, na rua, se pode cruzar a cadela com o cão... o o .
Mas posso imaginar, se fôr um apaixonado como a Golden. ;) D

Ai está :D :D :D :D :D :D
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda out 25, 2004 10:41 pm

pedrobaleia Escreveu: No Sábado ia passeando o meu boxer, quando de repente pára um carro de onde sai um senhor que se dirige a mim no sentido de saber se eu me dispunha a ceder o meu cão para cobrir a cadela dele!!
será que devo?? nem sei se a cadela está registada!! devo cobrar alguma coisa??? dinheiro ou um cachorro???
O que eu li acima, é apenas isto: Alguém vai na rua com um cão e outro alguém salta do carro e pede para cruzar o cão com a cadela. Nada mais que isto e não foi adiantado mais nada sobre pedigrees, estado de saúde, nada...
O que eu acho normal seria :arrow: se eu visse um belo exemplar na rua, perguntaria ao dono a origem desse animal, e mais uma data de coisas. E se por acaso , mais tarde, eu chegasse á conclusão que esse animal seria bom para eu usar no meu programa de criação, então faria a tal pergunta ao dono do cão.
Portanto, não acho normal este tipo de situação acima descrita, tal como não acho normal os ultimos posts. Mas... se calhar, pensando bem, até acho normal os ultimos posts, tão normal que é por isto que o fórum estás ás moscas. E viva a Coca Cola. Méeeeeeeeee

Isabel
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

segunda out 25, 2004 10:49 pm

Pedra Escreveu:
pedrobaleia Escreveu: No Sábado ia passeando o meu boxer, quando de repente pára um carro de onde sai um senhor que se dirige a mim no sentido de saber se eu me dispunha a ceder o meu cão para cobrir a cadela dele!!
será que devo?? nem sei se a cadela está registada!! devo cobrar alguma coisa??? dinheiro ou um cachorro???
O que eu li acima, é apenas isto: Alguém vai na rua com um cão e outro alguém salta do carro e pede para cruzar o cão com a cadela. Nada mais que isto e não foi adiantado mais nada sobre pedigrees, estado de saúde, nada...
O que eu acho normal seria :arrow: se eu visse um belo exemplar na rua, perguntaria ao dono a origem desse animal, e mais uma data de coisas. E se por acaso , mais tarde, eu chegasse á conclusão que esse animal seria bom para eu usar no meu programa de criação, então faria a tal pergunta ao dono do cão.
Portanto, não acho normal este tipo de situação acima descrita, tal como não acho normal os ultimos posts. Mas... se calhar, pensando bem, até acho normal os ultimos posts, tão normal que é por isto que o fórum estás ás moscas. E viva a Coca Cola. Méeeeeeeeee
Isabel

Off Topic

Dona isabel,
O que eu não acho normal é num forum de cães
andar a fazer méeeeeeeeeeeeeeeeeee,
se ainda fizesse auf auf ou áuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaté a poderia entender.....

Enfim, e depois dizem que os novatos não se sabem comportar etc etc etc 8)
Vanadis
Membro Veterano

segunda out 25, 2004 11:10 pm

Dona Isabel, não leve a mal, nem pretendo tecer críticas, mas não posso concordar com o que disse. Lógico que a situação, como foi descrita, nem a mim me pareceu normal. Mas depois de ler alguns posts, deixei de pensar tanto isso. Tanto quanto sabemos, podem ter existido mais circunstâncias do que aquelas que o forista relatou, nomeadamente, podem-se ter trocado ideias, contactos, etc, etc...e, como a Dona Golden disse, do mal o menos.

Qto "aos últimos posts", como o meu foi um dos ultimos, não posso deixar de pensar que tb se estava a dirigir a mim. Pergunto eu, o que estava errado naquilo que eu disse? Com o que não concordou nos "ultimos posts" que leu e que a levam a achar que o fórum está a ir às urtigas? Não concordo consigo...não acho que esteja...até acho que nos últimos dias se tem vindo a revitalizar.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda out 25, 2004 11:29 pm

Vanadis Escreveu: Dona Isabel, não leve a mal, nem pretendo tecer críticas, mas não posso concordar com o que disse. Lógico que a situação, como foi descrita, nem a mim me pareceu normal. Mas depois de ler alguns posts, deixei de pensar tanto isso. Tanto quanto sabemos, podem ter existido mais circunstâncias do que aquelas que o forista relatou, nomeadamente, podem-se ter trocado ideias, contactos, etc, etc...e, como a Dona Golden disse, do mal o menos.
Pois, mas eu limito-me a opinar sobre o que as pessoas escrevem e não sobre o que pode ou não ter acontecido ou o que foi omitido, ou o que pode isto ou aquilo. São especulações e vcs estão a opiniar sobre especulações e a dar o vosso amen em relação a algo que não foi relatado pelo forista que lançou a questão, só isto.
Se acha que o fo´rum está bem, ainda bem para si e para quem aqui anda. O que é preciso é que as pessoas andem contentes.
Isabel
Vanadis
Membro Veterano

segunda out 25, 2004 11:33 pm

:o :o :o :o :o :o
Bloqueado

Voltar para “Cães”