Porque é que é muito mais fácil dar cachorrinhos de raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça out 26, 2004 9:33 am

Aligra, quase que concordo consigo, quase ;) mas infelizmente o que a minha pouca experiência me diz é que qd as pessoas vão escolher um cão, pouco ou nada sabem sobre o seu temperamento! Ou seja não acredito que "o temperamento" do cão seja um factor que a maioria das pessoas levam em conta ao escolher um cão! (infelizmente).
Na verdade a maioria só fica alerta para esse factor se tiver a sorte de apanhar um bom criador que lhes faça umas perguntas e lhes fale a verdade a cerca da raça que cria!

Pois Lara até pode ser mais fácil dar cães de raça que os srd mas a questão ficará sempre a mesma: "ficou bem entregue?"
Se for de raça, pq a pessoa queria o cão? Por realmente apreciar a raça e aproveitar a oportunidade de não ter de pagar pelo cão e aproveitar esse dinheiro que não gastou para assegurar os cuidados básicos do cão (vacinas, boa ração,...) e estar realmente disposta a comprometer-se a partilhar a sua vida com o animal enquanto ele viver? Ou pq "lembrou-se" um belo dia de manhã que ficava muito bem um cão ali deitado junto á lareira, combinava com o tapete e a mobília e com o estilo de vida?

Se for srd, porque realmente a pessoa quis o cão? Tinha um ar patusco e carente e parecia uma bolinha de pêlo e ... mas pensou esta pessoa realmente que aquele cão poderia viver 15-20anos e estaria ela á par de toda a responsabilidade envolvida?

Depois como é que é qd "descobrem" que o cão mija, caga, morde, roe os melhores sapatos ... tb fica doentes...?

As pessoas deveriam de perceber que quer raça quer srd são um ser vivo e um compromisso para a vida e ambos exigem cuidados que dispendem do nosso tempo e do nosso dinheiro!

Eu tenho raças que aprecio bastante e se aparece um para adoptar (mesmo já grandito) e eu tiver condições para ter e manter o cão aproveito a oprtunidade!

Mas aconteceu de me oferecerem uma gatinha persa á pouco tempo, mas como já tinha resolvido que trazia uma outra gata srd (com 1 ano e meio) que estava abandonada na rua não aceitei e fui buscar a outra!
Para mim até seria mais fácil inserir a persa pequenina á minha gata residente (ela aceitava melhor por ser novinha); esta como já está habituada a andar á briga na rua, tem sido uma dificuldade juntá-las (talvez lá pro fim do ano já possam estar no mesmo espaço sem se agredirem :p ).
Ainda há duas semanas ofereceram-me um gatinho mistura de bosques da noruega com srd, e aprecio muito esta raça de gatos, mas tive de deixar passar a oportunidade tb.
Não me considero melhor que ninguém por isto! Aconteceu assim! Já tinha resolvido no coração que seria "aquela" que iria abrigar. E até bem feitas as contas, só o que já gastei em despesas de veterinário com a nova gata dava quase para comprar um filhote de BN (era só juntar mais uns euros!) ;)

Mas consigo compreender que para certas pessoas que apreciem determinada raça de cão (e até tenham um em casa) que ao verem algum apelo para com um animal dessa raça, abandonado fiquem mais tocados! Porque realmente conhecem a raça, temperamento, cuidados ... e imaginarem um animal daqueles na rua sem nada deva custar muito!

Apesar de não ser grande apreciadora de persas, sei os cuidados que estes gatos precisam (não são poucos!) e nem imaginam o que é ver um persa abandonado :cry: :cry: é gato para não aguentar 2 meses na rua (pelo menos é a minha leiga opinião!)

Já fico contente por encontrar pessoas que realmente gostem de animais quer sejam srd ou de raça! O que realmente importa é que os tratem bem e não lhes deixem faltar nada! Para tais pessoas desejo sempre muita saúde e que tenham sempre trabalho para poderem se sustentar a si próprios e família (inclusive seus animais!)

Desculpem o testamento!

Fiquem bem! ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça out 26, 2004 9:46 am

Rainbow Escreveu: Em relação às preferências de adopção pelos cães com raça em vez de rafeiros,já foi tudo dito. ;)
Eu tenho um cão rafeiro e não estou minimamente arrependida.Conhecia a mãe do meu cão,e por isso sabia que não iria crescer muito.
Quanto ao temperamento,eu fui buscá-lo ainda bebé e no fundo eu"moldei-o".Claro que ele tem o seu próprio temperamento ,mas é mais fácil trazer um "bebé" para casa do que um cão adulto.Um adulto pode ter traços comportamentais indesejados,e muitas das vezes não sabemos o que motivou tais comportamentos.
Quanto a doenças,a não ser as genéticas,um cão com raça também as pode ter.No fundo é uma sorte.O meu cão tem uma doença,mas não é genética.A doença que ele tem poderia ter um cão com raça comprado num criador.
Resumindo,e esta é só a minha opinião,se um dia tiver outro cão será um rafeiro na mesma.
Não estou com isto a criticar quem compra ou adopta um cão de raça,cada um tem o direito de escolher o cão que quer.É uma questão de gostos. ;)
Maria José

Eu só queria realçar que os motivos que apresentei em cima apenas diziam respeito ao porquê de os canitos de raça terem um melhor "escoamento", longe de mim dizer que são melhores nisto ou no que quer que seja face aos SRD.

Eu gosto de todos os canitos, se tenho um canito de raça é porque me identifico e muito com as caracteristicas desta raça quer a nivel comportamental quer a nivel morfologico.

Só fiz questão de mencionar isto para não pasar aideia de algum tipo de descriminação. :)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça out 26, 2004 9:55 am

Moca32 Escreveu:
Rainbow Escreveu: Em relação às preferências de adopção pelos cães com raça em vez de rafeiros,já foi tudo dito. ;)
Eu tenho um cão rafeiro e não estou minimamente arrependida.Conhecia a mãe do meu cão,e por isso sabia que não iria crescer muito.
Quanto ao temperamento,eu fui buscá-lo ainda bebé e no fundo eu"moldei-o".Claro que ele tem o seu próprio temperamento ,mas é mais fácil trazer um "bebé" para casa do que um cão adulto.Um adulto pode ter traços comportamentais indesejados,e muitas das vezes não sabemos o que motivou tais comportamentos.
Quanto a doenças,a não ser as genéticas,um cão com raça também as pode ter.No fundo é uma sorte.O meu cão tem uma doença,mas não é genética.A doença que ele tem poderia ter um cão com raça comprado num criador.
Resumindo,e esta é só a minha opinião,se um dia tiver outro cão será um rafeiro na mesma.
Não estou com isto a criticar quem compra ou adopta um cão de raça,cada um tem o direito de escolher o cão que quer.É uma questão de gostos. ;)
Maria José

Eu só queria realçar que os motivos que apresentei em cima apenas diziam respeito ao porquê de os canitos de raça terem um melhor "escoamento", longe de mim dizer que são melhores nisto ou no que quer que seja face aos SRD.

Eu gosto de todos os canitos, se tenho um canito de raça é porque me identifico e muito com as caracteristicas desta raça quer a nivel comportamental quer a nivel morfologico.

Só fiz questão de mencionar isto para não pasar aideia de algum tipo de descriminação. :)
Moca ,eu entendi perfeitamente a sua mensagem, e não fiquei com a ideia de descriminação nenhuma. ;)
Apenas dei a minha opinião e também disse os motivos de ter um rafeiro.
Eu também não tenho nada contra os cães com raça,nem nada contra quem os tem.
Acho que o mais importante é cuidar deles, e dar-lhes a melhor vida possível,não é? ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça out 26, 2004 10:05 am

Jordan, estou completamente de acordo consigo.
Infelizmente são poucas as pessoas que escolhem cães de uma certa raça por gostarem da raça em questão e estarem informados sobre ela. Somos uma minoria. A maior parte é para mostrar ao vizinho.
Infelizmente a mentalidade dos portugueses ainda tem de mudar muito (não só neste aspecto). Pode ser que daqui a (muitos) anos, se calhar quando tiver netos, as pessoas tenham consciência que um cão é um ser vivo, que dá muitas alegrias, faz companhia, é fofinho, mas que também exige imensos cuidados e atenção. Pode ser que nessa altura se deixem de ver cães abandonados em todos os lados, ou cães presos em varandas minúsculas o dia todo ou amarrados por uma corda de um metro. Infelizmente ainda há muito a lutar.
Rafeiro ou de raça são animais e têm o mesmo direito à vida como nós!
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça out 26, 2004 10:18 am

Lara_ Escreveu: Jordan, estou completamente de acordo consigo.
Infelizmente são poucas as pessoas que escolhem cães de uma certa raça por gostarem da raça em questão e estarem informados sobre ela. Somos uma minoria. A maior parte é para mostrar ao vizinho.
Infelizmente a mentalidade dos portugueses ainda tem de mudar muito (não só neste aspecto). ...
Lara, infelizmente, não é só a mentalidade dos portugueses! Qd me referi a "cão que combinava com a mobília e a lareira" referia-me a um estrangeiro para o qual a minha mãe trabalhou a tomar conta dos dois filhos! o cão era um Labrador preto que qd começou a perder a piada (de pequenino) e a largar muito pêlo no tapete da sala, foi dado! :o :?

Fica bem!
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça out 26, 2004 11:05 am

Jordan Escreveu: Lara, infelizmente, não é só a mentalidade dos portugueses! Qd me referi a "cão que combinava com a mobília e a lareira" referia-me a um estrangeiro para o qual a minha mãe trabalhou a tomar conta dos dois filhos! o cão era um Labrador preto que qd começou a perder a piada (de pequenino) e a largar muito pêlo no tapete da sala, foi dado! :o :?
Há gente assim em tudos lados.
O meu cão anterior era um cocker spaniel que adoptamos quase com 2 anos no sul da Argentina. Os donos eram um casal velho que viajava muito e o Boby ficava no hotel canino semanas inteiras, enfiavan-lho no hotel às sextas e o ían buscar ás vezes na segunda ou terça, mas se o senhor tinha que viajar o cão ficava lá porque a senhora não gostava de o passear (puxava pela trela, percebem?), ainda por cima largava muito pêlo, era bruto, enfim, uma chatice.
Naquela altura uma amiga minha começou a namorar com o veterinário dono do tal hotel canino e nós fomos de férias a essa zona, numa conversa ele soube que as minhas filhas queriam um cão mas que eu não sabia se gostava da ideia porque nunca tinha tido cães, ele perguntou aos donos se não preferiam dar o cão a uma família com crianças antes de andar a pagar montes de € em hotel e eles concordaram sem problemas. Nem sequer tiveram vontade de nos conhecer, nem perguntaram absolutamente nada, disseram que sim e pronto, desaparesceram.
Numa conspiração entre as filhas, o meu marido e o namorado da minha amiga, impingiram-me um cão :?
Posso garantir que foi como se esse cão tivesse nascido na minha casa, tão facilmente adaptou-se.
O meu Boby tão saudoso, nasceu na Patagonia, viveu conosco em Buenos Aires e veio morrer cá em Portugal :cry:

Alicia
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça out 26, 2004 12:17 pm

Eu sei que estas coisas não acontecem só cá, mas normalmente quando viajo para algum lado noto que não se vêem cães na rua como aqui, pelo menos tantos. Aqui na minha zona é incrível, não há um dia em que não veja um cãozinho abandonado.
Acho que o problema, para além das mentalidades, é a lei ou a não aplicação da lei. As associações deviam ter poder de retirar aos donos os animais que eles constatem não estar a ser bem tratados, por exemplo. Bem, mas isto daria pano para mangas.

Jordan, tem razão, histórias dessas há em todo o lado, infelizmente.
Alicia, ainda bem que o Boby teve a sorte de a conhecer, e à sua família, tenho a certeza que foi imensamente feliz a partir do momento em que foi morar convosco. Que a memória dele permaneça sempre no vosso coração.
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

terça out 26, 2004 12:28 pm

Sem querer alimentar polémicas e fazendo a ressalva de que "eu é mais gatos", este tópico chamou-me a atenção...

Não sou contra a compra e venda de cães (ou gatos), cada um sabe de si, sabe o que quer e o que pode ter...

Gostava só de partilhar o meu ponto de vista. Apesar de estarmos aqui falar dos cachorrinhos que a Lara tem para adopção, isto generalizou-se um pouco... A questão do comportamento e do tamanho de um cão varia de raça para raça... sim senhores, têm razão. O SRD são uma incógnita... sim, é verdade... mas isso só acontece a quem adopta só cachorrinhos... um cão adulto tem o tamanho que tem e a personalidade formada... além disso, nenhum animal, humanos incluídos, pode prever o seu estado de espírito para o resto da vida...

Boa sorte para esses cachorrinhos, Lara!
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Ratto
Registado: quarta out 13, 2004 7:26 pm

terça out 26, 2004 1:11 pm

Concordo mais com o facto de que a maioria das pessoas tem animais para os mostrarem e dizerem q tem do que por gostar realmente deles :evil: Qts e qts vezes ja me acontceu dizer q tenho 5 dogys e fica tudo espantado, qd digo q sao todos rafeiros perdem logo o interesse no assunto :evil: As raças a meu ver, devem claro existir pq eles sao diferentes uns dos outros, mas n ser usada como um carro, roupa ou joia que se use para mostrar aos outros !!
Pessoalmente nao gosto de ver animais á venda e isso é sem duvida um dos motivos para tal acontecer, se um rafeiro custa-se 10000 Euros .. de certeza q toda a gente queria um !! :x
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça out 26, 2004 1:42 pm

Pronto e lá estamos nós a bater novamente no céguinho. Arre que já enjoa.
Não concordam com a venda de animais? [b]Não comprem[/b]. Eu então sou do contra só tenho animais de raça. Porquê? Porque é destes que eu gosto. Tenho uma keeshond e uma teckel porque é das características e aspecto destas raças que eu gosto. Tenho 2 gatos persas porque é de persas que eu gosto.
Se tivesse muito espaço e muito dinheiro, teria com toda a certeza mais cães e gatos e quase de certeza todos das raças que eu gosto, desses não há para adopção? Pois não.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Ratto
Registado: quarta out 13, 2004 7:26 pm

terça out 26, 2004 1:49 pm

Bem, se foi com o meu post q te picaste .. eu n digo q cada um n goste mais de uma ou outra raça, isso é perfeitamente normal .. o problema é que isso é usado por outras pessoas para ganhar dinheiro e isso sim nao concordo.
Acho q me expliquei bem qd referi q se os rafeiros valessem mto dinheiro ng os via na rua !!
Cumpts.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

terça out 26, 2004 1:52 pm

Eu toda a minha vida tive animais....

A verdade é que nunca comprei, todos eles foram tirados da rua....

Mas, sem duvida que se queremos um animal, neste caso cão, que se adapte ás nossas vidas, só mesmo comprando....

Só tenho pena de não ser rica, pois aqui em casa a familia já fez a selecção das raças....

E na verdade são 4 completamente diferentes umas das outras, mas cama uma delas tem a ver com a pessoa que a escolheu.

Resumindo, até hoje nunca comprei é verdade, mas estou a criar condições para comprar 4 cães.....

E já agora os criadores tambem têm que vender, se é negócio? claro que é, mas isso não quer dizer que não gostem dos animais, é a profissão que escolheram e que muitos amam de coração ;)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça out 26, 2004 1:56 pm

Ratto Escreveu: o problema é que isso é usado por outras pessoas para ganhar dinheiro e isso sim nao concordo.
Nem mais! Aliás o verdadeiro Criador é aquele que corta fatias das suas próprias nádegas para alimentar os seus cães! Isso é que é amor à causa!

Imagem
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça out 26, 2004 1:58 pm

Ratto Escreveu: Bem, se foi com o meu post q te picaste .. eu n digo q cada um n goste mais de uma ou outra raça, isso é perfeitamente normal .. o problema é que isso é usado por outras pessoas para ganhar dinheiro e isso sim nao concordo.
Acho q me expliquei bem qd referi q se os rafeiros valessem mto dinheiro ng os via na rua !!
Cumpts.
Engano, eu não me pico nunca.

É lógico que quem tem despesa a Criar um cachorro ou um gato não vai oferecê-lo, ou vai?
Criar uma ninhada de cachorros ou de gatos, assunto que aqui já foi falado até à exaustão, dá muita despesa, dá muito trabalho, muitas noites sem descanso, muitas visitas ao vet. Tudo isso custa €€€€€ e como tal se eu quero um animal da raça x ou y, tenho que pagar por ela.
Eu quando falo em criação não falo em juntadores de cães ou criadeiros, mesmo esses não conseguem criar uma ninhada sem despesa.

Acho que se explicou muito bem, só que se uma ninhada de rafeiros custasse muito dinheiro, continuava a haver SRD abandonados assim como os há de raça e que provavelmente também não foram oferecidos.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

terça out 26, 2004 2:00 pm

Para mim é-me indeferente se é um de raça ou não, aliás é a primeira vez que tenho um cão de raça, um collie, tenho tido sempre cães srd, e foram tratados como este é, com carinho e respeito.

Nos casos, dos cães de raça, é-me indeferente se eles tem LOP ou pedigree.
Responder

Voltar para “Cães”