Na verdade a maioria só fica alerta para esse factor se tiver a sorte de apanhar um bom criador que lhes faça umas perguntas e lhes fale a verdade a cerca da raça que cria!
Pois Lara até pode ser mais fácil dar cães de raça que os srd mas a questão ficará sempre a mesma: "ficou bem entregue?"
Se for de raça, pq a pessoa queria o cão? Por realmente apreciar a raça e aproveitar a oportunidade de não ter de pagar pelo cão e aproveitar esse dinheiro que não gastou para assegurar os cuidados básicos do cão (vacinas, boa ração,...) e estar realmente disposta a comprometer-se a partilhar a sua vida com o animal enquanto ele viver? Ou pq "lembrou-se" um belo dia de manhã que ficava muito bem um cão ali deitado junto á lareira, combinava com o tapete e a mobília e com o estilo de vida?
Se for srd, porque realmente a pessoa quis o cão? Tinha um ar patusco e carente e parecia uma bolinha de pêlo e ... mas pensou esta pessoa realmente que aquele cão poderia viver 15-20anos e estaria ela á par de toda a responsabilidade envolvida?
Depois como é que é qd "descobrem" que o cão mija, caga, morde, roe os melhores sapatos ... tb fica doentes...?
As pessoas deveriam de perceber que quer raça quer srd são um ser vivo e um compromisso para a vida e ambos exigem cuidados que dispendem do nosso tempo e do nosso dinheiro!
Eu tenho raças que aprecio bastante e se aparece um para adoptar (mesmo já grandito) e eu tiver condições para ter e manter o cão aproveito a oprtunidade!
Mas aconteceu de me oferecerem uma gatinha persa á pouco tempo, mas como já tinha resolvido que trazia uma outra gata srd (com 1 ano e meio) que estava abandonada na rua não aceitei e fui buscar a outra!
Para mim até seria mais fácil inserir a persa pequenina á minha gata residente (ela aceitava melhor por ser novinha); esta como já está habituada a andar á briga na rua, tem sido uma dificuldade juntá-las (talvez lá pro fim do ano já possam estar no mesmo espaço sem se agredirem :p ).
Ainda há duas semanas ofereceram-me um gatinho mistura de bosques da noruega com srd, e aprecio muito esta raça de gatos, mas tive de deixar passar a oportunidade tb.
Não me considero melhor que ninguém por isto! Aconteceu assim! Já tinha resolvido no coração que seria "aquela" que iria abrigar. E até bem feitas as contas, só o que já gastei em despesas de veterinário com a nova gata dava quase para comprar um filhote de BN (era só juntar mais uns euros!)

Mas consigo compreender que para certas pessoas que apreciem determinada raça de cão (e até tenham um em casa) que ao verem algum apelo para com um animal dessa raça, abandonado fiquem mais tocados! Porque realmente conhecem a raça, temperamento, cuidados ... e imaginarem um animal daqueles na rua sem nada deva custar muito!
Apesar de não ser grande apreciadora de persas, sei os cuidados que estes gatos precisam (não são poucos!) e nem imaginam o que é ver um persa abandonado

Já fico contente por encontrar pessoas que realmente gostem de animais quer sejam srd ou de raça! O que realmente importa é que os tratem bem e não lhes deixem faltar nada! Para tais pessoas desejo sempre muita saúde e que tenham sempre trabalho para poderem se sustentar a si próprios e família (inclusive seus animais!)
Desculpem o testamento!
Fiquem bem!