Porque é que é muito mais fácil dar cachorrinhos de raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ratto
Registado: quarta out 13, 2004 7:26 pm

terça out 26, 2004 2:34 pm

Bem, estou de acordo com o Odemirense

Agora, claro q ter caes dá trabalho e custa € .. mas se as pessoas se preocupassem menos com isso (criação), e os deixassem nascer qd a natureza quisesse, de certeza que mtas ninhadas nao aconteciam.
Eu por exemplo tenho um de raça mas esperei ate q a cadela tivesse filhos e dps fiquei com um, mas se ela nao os tivesse n me importava ate pq o que nao faltam ai sao caes
Bem, p finalizar a minha opiniao mais uma vez, n sou contra o gostarem de caes de raça mas sim de os usarem para ganhar dinheiro, ja aquele caso q nasce uma ninhada por acaso nao critico embora fosse mais favoravel a dá-los .. quem corre por gosto nao cansa !! ;)

Nao sei se o assunto foi discutido pq sou novo por cá, mas acredito em ti e n vou estar a falar da mm coisa outra vez.
Fika bem
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça out 26, 2004 2:34 pm

Ratto Escreveu: Bem, se foi com o meu post q te picaste .. eu n digo q cada um n goste mais de uma ou outra raça, isso é perfeitamente normal .. o problema é que isso é usado por outras pessoas para ganhar dinheiro e isso sim nao concordo.
Caro Ratto,
Para que não nos tornemos repetitivos, aconselho-o a consultar os tópicos mais antigos sobre Criação. Pode ser que fique com alguma ideia da coisa.
Espero ter sido util,
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Ratto
Registado: quarta out 13, 2004 7:26 pm

terça out 26, 2004 2:42 pm

Sim, ja me apercebi q este assunto ja foi debatido e massacrado aqui no forum.
Nao vou bater mais na mm tecla embora ache q um forum serve p isso mm .. p falar e trocar ideias !! ;)

Abraço
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça out 26, 2004 2:57 pm

Eu só vou meter a colher mais uma vez para esclarescer um pequeno pormenor que acho que não fica claro nunca:

Quando se fala do "temperamento" duma determinada raça, não se está a falar de se o cão é bonzinho ou mauzinho, mas de certos factores que fazem com que cada raça tenha uma utilidade, um "trabalho" dentro da sociedade humana na qual os cães vivem.

Por exemplo: quem necessita um cão de guarda para uma moradía não vai escolher de certeza um épagneul breton como o meu, que mal ve chegar um desconhecido a casa vai logo buscar a sua bola para convidá-lo a brincar.

Eu procurava um cão que não tivesse agressividade nenhuma porque não necessito que guarde nada e porque na minha casa sempre há crianças (agora já adolescentes) a entrar e sair. Tambem não queria um cão muito pachorrento porque gosto que o cão me "puxe para fora da casa", gosto de sair a longas caminhadas, do exercício e do ar livre.

É deste tipo de escolhas que falo quando falo em "temperamento", as raças foram desenvolvidas com certos fins e portanto acentuaram certas características e eliminaram outras. E a gente pode assim escolher o cão certo para o tipo de vida que leva, o qual é bom não só para o dono, mas tambem para o cão que não vai sentir-se forçado a levar uma vida para a qual se calhar não está genéticamente "apto".

É uma pena que nem todos os donos se dêm ao trabalho de investigar um bocadinho antes de escolher um cão de raça, evitar-se-íam os huskys fechados numa varanda por fugidios entanto o dono pasa o domingo no sofá a ver televisão, os rotts "agressivos", enfim, os erros humanos tão comuns que acaban prejudicando ao cão.

É por isto que disse que um rafeirinho é sempre uma incógnita, não sabemos se será bom guarda ou amistoso com qualquer um, activo ou pachorrento, etc. Mas é claro que para quem não tem nenhuma ideia em especial e só quer um cãezinho na casa, um rafeirinho pode dar a mesma cantidade de amor e alegría que qualquer outro cão, pode ser tanto ou ainda mais bonito que um de raça, de facto eu gosto mais dalguns rafeiros que dalgumas raças.

Era bom ter sobre este tema a palavra dalgum dos membros mais capacitados, criadores ou coisa assim, mas acho que só de ver mais um tópico de "SRD vs. raças" devem ter fugido a sete pés :p

Alicia
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça out 26, 2004 3:03 pm

Rainbow Escreveu:
Moca32 Escreveu:
Rainbow Escreveu: Em relação às preferências de adopção pelos cães com raça em vez de rafeiros,já foi tudo dito. ;)
Eu tenho um cão rafeiro e não estou minimamente arrependida.Conhecia a mãe do meu cão,e por isso sabia que não iria crescer muito.
Quanto ao temperamento,eu fui buscá-lo ainda bebé e no fundo eu"moldei-o".Claro que ele tem o seu próprio temperamento ,mas é mais fácil trazer um "bebé" para casa do que um cão adulto.Um adulto pode ter traços comportamentais indesejados,e muitas das vezes não sabemos o que motivou tais comportamentos.
Quanto a doenças,a não ser as genéticas,um cão com raça também as pode ter.No fundo é uma sorte.O meu cão tem uma doença,mas não é genética.A doença que ele tem poderia ter um cão com raça comprado num criador.
Resumindo,e esta é só a minha opinião,se um dia tiver outro cão será um rafeiro na mesma.
Não estou com isto a criticar quem compra ou adopta um cão de raça,cada um tem o direito de escolher o cão que quer.É uma questão de gostos. ;)
Maria José

Eu só queria realçar que os motivos que apresentei em cima apenas diziam respeito ao porquê de os canitos de raça terem um melhor "escoamento", longe de mim dizer que são melhores nisto ou no que quer que seja face aos SRD.

Eu gosto de todos os canitos, se tenho um canito de raça é porque me identifico e muito com as caracteristicas desta raça quer a nivel comportamental quer a nivel morfologico.

Só fiz questão de mencionar isto para não pasar aideia de algum tipo de descriminação. :)
Moca ,eu entendi perfeitamente a sua mensagem, e não fiquei com a ideia de descriminação nenhuma. ;)
Apenas dei a minha opinião e também disse os motivos de ter um rafeiro.
Eu também não tenho nada contra os cães com raça,nem nada contra quem os tem.
Acho que o mais importante é cuidar deles, e dar-lhes a melhor vida possível,não é? ;)
OK, tudo a "rular", eu só fiz a observação, porque ultimamente existem argumentações sobre esta questão e eu queria deixar clara a minha posição neutra.

:)
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

terça out 26, 2004 10:49 pm

Palavra que me sinto um pouco perdido sobre se este tópico passou a ser uma discussão sobre as virtualidades do cão ter mais ou menos raça, ou se o que aqui está em jogo é a ajudar a Lara a encontrar donos para os canitos.

Presumindo que esta última opção seja o verdadeiro objectivo, só tenho mais uma coisa a dizer à Lara -> o óptimo é inimigo do bom. Ou bem que encontra novo dono para os canitos ou sabe quem vai ser a futura dona ? Envolva-se muito no problema e acontece-lhe o mesmo que a mim com o "Patas", ou à D. Rosa com a "Margarida"

Não é que algum de nós dois se importe com o que lhe "saiu na rifa", muito pelo contrário, mas tenho para mim que estes assuntos ou se resolvem em 3 dias (máximo dos máximos) ou ligamo-nos tanto aos canitos que depois já nem sequer os queremos dar...
aligra
Membro Veterano

terça out 26, 2004 11:10 pm

Moody_Blue Escreveu: Palavra que me sinto um pouco perdido sobre se este tópico passou a ser uma discussão sobre as virtualidades do cão ter mais ou menos raça, ou se o que aqui está em jogo é a ajudar a Lara a encontrar donos para os canitos.
Desculpe lá, Moody Blue, mas o tópico para encontrar donos para os canitos era um outro que a Lara postou há algum tempo, acho que se chamava "cachorrinhos para dar" ou coisa do género.
Este tópico tem como título uma pergunta que a Lara faz como se a fizesse a sim propria: "porque é mais fácil dar um cachorro de raça que um rafeirinho?", a pergunta comporta uma queixa, mas tambem indaga sobre um motivo, e lá vai o pessoal que adora debater temas teóricos, toca filosofar que ainda é gratis 8) Estou a fazer troça de mim propria, se faz falta esclarescer, que sofro dessa doença de tentar indagar porque e como é que o mundo gira, e ainda por cima gosto de practicar o meu português.
Eu pouco posso fazer para ajudar a encontrar donos, até porque vivo um bocado longe e na minha zona tambem há destas desgraças, infelizmente.
Era bom (disse e volto a repetir) esterilizar à cadela para evitar que isto volte a acontecer (e de 6 em 6 meses) e alí sim, se calhar, a gente pode dar uma ajudinha à Lara, se ela necessitar, para os gastos da cirugia ;)

Alicia
Moody_Blue
Membro

quarta out 27, 2004 12:35 am

Ahhh, ok, obrigado pela correcção, devo ter tido algum ataque de PDI ou então foi da hora...

Apetecia-me dizer algumas coisas mais mas espero que a Lara diga de sua justiça a fim de não as fazer fora do contexto que ela entender que este tópico deve ter, pelo menos no meu código de ética entendo que quem inicia o "thread" deve ser o responsável por lhe dar o "mood".

Por enquanto digo apenas que a pergunta me parece mal formulada, ou muito me engane, ou não existe ninguém a dar cachorrinhos de raça. Pelo menos dos verdadeiros.
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quarta out 27, 2004 7:27 am

Moody_Blue Escreveu: Apetecia-me dizer algumas coisas mais mas espero que a Lara diga de sua justiça a fim de não as fazer fora do contexto que ela entender que este tópico deve ter, pelo menos no meu código de ética entendo que quem inicia o "thread" deve ser o responsável por lhe dar o "mood".
Por enquanto digo apenas que a pergunta me parece mal formulada, ou muito me engane, ou não existe ninguém a dar cachorrinhos de raça. Pelo menos dos verdadeiros.
Cá estou eu então para dar o "mood" ao post como você lhe chamou.
A Alicia tem razão, iniciei um post com o título 'Cachorrinhos SRD para dar', por isso este foi mesmo um desabafo pessoal. Eu sinto isto porque a maior parte das pessoas me pergunta qual é a raça dos cachorrinhos e fica desinteressada quando lhes digo que são puros rafeiros.
Não sei se há pessoas a dar cachorrinhos de raça de graça, mas há muito quem os peça. Não queria que isto fosse uma discussão entre raças e SRDs, mas as intervenções foram surgindo e inevitavelmente discutiu-se isso mesmo. O que se pôs em causa foi se as pessoas queriam um cão de raça porque gostam mesmo daquela raça, ou se o querem para mostrar aos outros (o que, infelizmente, acontece muitas vezes).
Se lhe apetece dizer algumas coisas, diga. Estamos aqui para isso (desde que o faça civilizadamente, claro). ;)
O meu post foi mesmo um desabafo. Tomei à minha responsabilidade os cahorrinhos para que eles não morressem e pensei que seria mais fácil dá-los porque já tinha tido a experiência de tomar conta de uma ninhada uma vez e o que não faltaram foram pessoas com vontade de ficar com eles. A diferença na altura é que a mãe era de raça. :?
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quarta out 27, 2004 7:30 am

aligra Escreveu: Era bom (disse e volto a repetir) esterilizar à cadela para evitar que isto volte a acontecer (e de 6 em 6 meses) e alí sim, se calhar, a gente pode dar uma ajudinha à Lara, se ela necessitar, para os gastos da cirugia ;)
Obrigada Alicia, agradeço a ajuda, mas felizmente neste momento tenho possibilidades económicas para esterilizar a cadela. Já me andei a informar de preços (ronda quase tudo o mesmo) e um mês depois de ela ter parado de amamentar irá ao vet.
Moody_Blue
Membro

quarta out 27, 2004 8:34 pm

Vou então "meter a minha colherada", que penso não vai ser nada de novo, mas é apenas uma opinião mais ou menos apaixonada sobre raças vs srd, com alguma visão "capitalista". Para me interpretarem melhor, começarei por dizer que não sou nem Vet nem criador, ou seja, pertenço à imensa "nuvem" das pessoas que gostam de ter animais.

Eu olho para estas coisas do ponto de vista do mercado, e penso que os "consumidores" de cães se podem dividir em três tipos:

1) Aqueles que precisam do cão para um dado trabalho ou missão
2) Os que encaram a posse de um cão como um factor de "status"
3) Os que pura e simplesmente querem ter um animal de companhia

Para as pessoas que pertencem às classes 1) e 2) nem vale a pena pôr a hipótese de terem rafas. Terá sido porventura a existência dessas pessoas que terá motivado alguns a apurar determinadas características comportamentais e/ou estéticas, às quais hoje chamamos "raças", cuja comercialização (e sucesso) depende, no caso 2), da moda (o que não deixa de ser "criminoso" para os animais que, com o "virar da moda", deixam de ter interesse comercial), e no caso 1) da progressiva substituição que a tecnologia lhes está a fazer.

Exemplo quase dramático deste último caso é o daquele convento na Suiça que está a oferecer São Bernardos porque, imagine-se, já não servem para aquilo que foram criados: encontrar pessoas na neve.

Sem o mercado 1) e 2) não haveria criadores, ou vice-versa, nada tenho contra os criadores, muito pelo contrário, desde que não "criem" aberrações como os cientistas fizeram com a ovelha Dolly, têm todo o direito de apurar características, formar raças, desde que tal seja feito, espero eu (que não conheço os processos utilizados), sem enveredarem por experiências que criem "monstros" que têm de ser abatidos.

E têm igualmente todo o direito de publicitar os prós e contras do que produzem porque, como é óbvio, merecem ser recompensados pelo esforço que tiveram. E como penso também ser óbvio, salvo em casos excepcionais, não é suposto os criadores doarem cães de raça.

Já o mercado 3) me parece o único propenso ao "consumo" de SRD's. Em que percentagem ? Não sei. Provavelmente o factor decisivo será o factor económico, embora no meu caso pessoal não o tenha sido. É geralmente aceite que os cães de raça não são um "tiro no escuro" e que os rafas o são. Mas o que o mercado tipo 3) quer é companhia e carinho, e nesse particular a minha opinião é de que é indiferente a raça do animal.

O que não é indiferente, para o mercado tipo 3), é a deficiente informação que poderá conduzir a um exagerado e injustificado receio por se ter um SRD, ou o custo de um cão de raça.

Ou seja, voltando ao texto original da pergunta inicial da Lara, não podemos comparar dar cães de raça com dar SRD's, dado que é obviamente muito mais frequente (provavelmente numa razão de 1000 para 1) a doação de SRD's do que a doação de cães de raça.

E será mesmo mais fácil dar cães que se parecem com cães de raça do que outros que não se parecem ? A Lara apresentou um exemplo em que sim, era. Mas poderemos daí partir para um caso geral ? Penso que só o podemos fazer se aliarmos a isso o "mercado alvo".

Para concluir, penso que pessoas dos tipos 1) ou 2) não adoptam cães que parecem ser de raça (caso não tenham posses optarão por não ter cão), e que as do tipo 3) usarão os seguintes factores diferenciadores na escolha de um cão:

a) Preço baixo / moderado
b) Parecença com um cão de raça
c) Sexo do animal
Moody_Blue
Membro

quarta out 27, 2004 9:05 pm

Se calhar "atirei ao lado" mais uma vez, mais uma vez a PDI (lol).

À afirmação da Lara "quando pergunto se querem cães, se digo que não são de raça lá se vai o interesse", só posso comentar que, se o interesse desaparece, é porque se o cão fosse de raça e fosse dado, certamente iria ser vendido logo a seguir, ou correria sérios riscos de mais tarde ser abandonado.

Se lhe dessem a si a chave do Totoloto não ia logo a correr apostar ? Creio que é o que pensa quem lhe pergunta se o que está a oferecer é um cão de raça. Não querem perder a oportunidade de um bom negócio. Nada mais. O canito que se lixe...
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta out 28, 2004 4:37 am

Ao contrário do que me é normal, a minha intervenção vai completamente off-topic e por tal apresento desde já as minhas desculpas. No entanto, não consegui deixar de reparar em algo que já não acontecia há algum tempo neste fórum. Um assunto com alguma polémica e opiniões divergentes conseguiu ser discutido sem descambar em insultos e troca de galhardetes. Sendo que a única mensagem a estragar o ramalhete é mesmo esta!

E esta em??? Assim dá gosto…
aligra
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 9:11 am

Aragao Escreveu: No entanto, não consegui deixar de reparar em algo que já não acontecia há algum tempo neste fórum. Um assunto com alguma polémica e opiniões divergentes conseguiu ser discutido sem descambar em insultos e troca de galhardetes.
Ora bolas, assim é que nunca nos vão convidar para a quinta das celebridades! :?

Alicia
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta out 28, 2004 9:19 am

Aragao Escreveu: a única mensagem a estragar o ramalhete é mesmo esta!
Salva-se a parte pictórica...

;)
Responder

Voltar para “Cães”