Quero adoptar um gato, mas devo?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

quarta out 27, 2004 3:24 pm

Vivo num apartamento sozinha, tenho 18 anos e estudo. Desde o primeiro ano que vim para cá viver(este é o segundo) pensei em ter um gato, mas tenho m revelado desarrumada e sei que é uma responsabilidade ter um gato em casa. Adoro gatos, penso que serei capaz de manter tudo organizado e serei uma dona, mas tenho duvidas basicas como..nao ha problema dos cabos d tv estarem ao alcance? E como vivo num apartamento ja m aconselharam a ter dois pois por vezes os gatos sentem.se sós. Vivo no Porto e gostaria muito da vossa colaboraçao :roll:

Se vier a ser dona gostaria de ser uma optima dona, por isso desculpem me a massada.
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

quarta out 27, 2004 3:36 pm

Oi,

O facto de ser desarrumada não significa que seja má dona(penso eu)
Tem que pensar na responsabilidade que é ter um animal, temos que ter tempo para eles saber cuidar gastos económicos etc, não basta só gostarmos.

A partir dai se chegar á conclusão que é capaz existem vários gatinhos para adopção.
Muito importante não se esqueça de férias e fins-de-semana, não podem ficar sózinhos...claro

Jinhos
brokenwings
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 4:08 pm

Obrigada pelos conselhos. Eu sou da Madeira e estou a viver no Porto, tenho um cão que ficou com a minha familia por lá (q saudadees!)e sei que desde que possa, estou disposta a dar toda a atençao. Vou procurar um gatinho que nao tenha dono e tentar dar lhe uma vida feliz
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

quarta out 27, 2004 4:47 pm

Olá,

Antes de mais, seja bem vinda! ;)

Faz muito bem em ponderar antes de adoptar/comprar o gatito!

Qt ao facto de ser desarumada, nao vejo q isso vá importar ao gatito, desde que não lhe falte alimentação, cuidados médicos e de higiéne e, acima de tudo, CARINHO!

Acho que faz bem em querer adoptar, existem tantos animais que precisam de um lar e de uma familia...

Eu adoptei a minha já adulta e posso afirmar que ela, desde então, é a minha sombra!

Uma vez que tb é do Porto, se quiser pode ir à Soc. Protectora dos Animais (Atrás das Antas), eles estão sempre super-lotados! De certeza que vai encontrar lá um gato/a à maneira, e vai sair de lá apaixonada! :D

Outra vantagem é que se ficar sócia da SPA as consultas/vacinas/operações são mais em conta! (nao precisa de adoptar nenhum animal para ficar sócia, pode adoptar em qualquer associação e ficar sócia da SPA na mesma!)

Este Sábado vou lá levar um donativo (roupas, cobertores... e comida para os gatos e canitos)....
Se precisar de ajuda, contactos, dicas.... envie-me um pm, terei todo o gosto de ajudar!

Vá dando notícias, ok?
Fique bem,
mm :lol:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta out 27, 2004 8:55 pm

Olá e muito bem vinda!!

Eu acho que a preocupação da desarrumação é válida e pode prejudicar o gatinho! Tem de ter cuidado, pois eles são muito curiosos e gostam de "cuscar" tudo! Se deixar fora do sítio alguma coisa que ele consiga meter à boca e o possa ferir, ou engolir, ou algum objecto cortante onde ele se possa magoar, enfim, uma infinidade de coisas. Tem de ter atenção às janelas abertas, com a curiosidade ele pode saltar. Tem acima de tudo de pensar que vai ter um bébé em casa e ter os cuidados necessários para que nada de mal lhe aconteça! O que não é difícil nem impossivel para quem não está habituado. Eu nunca tive gatos e neste momento tenho três! Tenho os cuidados normais, além dos que referi, tenho sempre o cuidado de a tampa da sanita estar para baixo por exemplo e outras coisas que tive de mudar um pouco por aqui e ali para que tudo corra bem. Apesar da ser iniciante nisto dos gatos eles estão muito bem e recomendam-se. Só é preciso ter atenção a pequenas coisas e pronto. Acho que faz bem em adoptar um gato e como já foi dito, opte por uma associação que tem tantos e todos a precisar de uma casa com muito carinho e mimos para eles. Não se deixe encantar pelos gatinhos das lojas de animais! Muitas vezes trazem problemas, algumas vezes graves! Nas associações, com mais ou menos possibilidades eles são vigiados e isso já é uma garantia!

Já agora fica o convite de visitar o meu album e ver os meus traquinas! :D São uns amores lindos!!!

Boa sorte e já sabe que estamos sempre por aqui para ajudar no que for necessário!
brokenwings
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 10:29 pm

Isabel ja vi os seus gatinhos, sao lindos! Eu vou ter tudo isso em conta se resolver efectivamente, adoptar um..
Desde mais obrigada a todas as respostas que me teem dado, no entanto continuo com uma duvida..tendo eu um apartamento relativamente pequeno, T2 mas nao mt grande, e passando manha e tarde fora de casa, estando em casa so de noite, o gato nao se sentirá só e limitado ? Nao gostaria nada de ver o meu animal de estimaçao infeliz
isabelpo
Membro Veterano
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta out 27, 2004 10:34 pm

Eu tenho um t1+1, uma cadela, um peixe, um hamster, uma tartaruga, três gatos, uma filha e eu!!! :lol: Ou seja, casa cheia!!!

Se calhar é melhor ter dois, sempre fazem companhia um ao outro e brincam juntos!!!
brokenwings
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 10:48 pm

:D isso realmente é um ponto positivo..mas calculo que com tanto movimento nenhum deles se sente só, e como esse é um dos meus medos sou capaz de seguir o conselho e adquirir dois. Ja que disse que tem uma cadela..tres gatos..gostaria de saber se sempre deram bem? É que estou a morar no Porto, mas na Madeira tenho um cao e quando la for de ferias nao gostaria de ter que isolar um deles..será que o facto de s darem bem tem a ver com educaçao ou é mero acaso?
isabelpo
Membro Veterano

quarta out 27, 2004 10:59 pm

É uma questão de adaptação! A minha cadela ama os gatos, eles é que não estão com disposição de a aturar. Tenho-os separados, mas sempre que posso "apresento-os"! Os gatos só bufam, mas não lhe fazem mal! De qualquer forma ainda não se dão como eu queria!!! Vou continuar a tentar, mas com calma! De qualquer maneira, chegar a casa onde já há um cão e levar dois gatos pode ser complicado. Pelo que tenho lido, e por incrivel que possa parecer, é mais fácil um cão residente aceitar um gato do que o contrário! O mesmo se passa entre gatos! Se numa casa com um gato residente entrar outro há sempre problema, mas numa questão de dias (por vezes de meses!) eles arranjam maneira de viver na mesma casa...nem que seja evitando-se. Mas se adoptar os dois juntos e se eles já tiverem convivio entre eles não terá qualquer problema!

Estou para aqui a falar e o meu caso é assim! A Joaninha já estava lá em casa quando chegaram, de uma só vez, o Bernardo e o João! Houve bufadela e patada...nada sério! A Joana começou a dar-se melhor com o João. Já com o Bernardo foi mais difícil! Hoje brincam todos juntos, dormem, mas...e há sempre um mas...a minha Joaninha é a primeira a comer e só depois vão os dois juntos! Ela manda! Foi uma questão de dias e nunca os separei, eles lá resolveram entre eles! ;)
Responder

Voltar para “Gatos”