PauloC Escreveu:
Parabéns Golden, aí está um tópico seu com o qual estou finalmente 100% de acordo!!!!
Acho que tudo já foi dito, aqui neste tópico e em tantos outros ao longo dos anos aqui na Arca.
Criar não é juntar um cão e uma cadela, mesmo que sendo da mesma raça. É muito mais que isso, e encerra uma responsabilidade que muita gente ( acredito que alguns bastante inocentemente) não se dão conta.
Apurar uma raça e torná-la naquilo que conhecemos, é o resultado de um trabalho e um processo de selecção que demorou muitas vezes séculos, e várias gerações de animais e de Criadores. No entanto, estragar tudo isto é muito fácil. Basta um cão passar a ser 'da moda', e é vê-los a 'degenerar' em "coisas" que nem sabemos bem o que são.
As mentalidades e os mitos à volta da necessidade de criar 'pelo menos uma vez' ou de querer 'um filhinho do nosso cão/cadela', também são coisas dificeis de mudar....especialmente quando existem alguns veterinários e 'criadores' a fomentá-las!
Mas, eu não desisto. Podem-me chamar 'chato', 'deseducado' ou outros nomes piores, que eu não desisto de 'dar na cabeça' a todos eles!
Cumprimentos
Paulo C.
P.S. - Obrigado Nanico por ter lançado este tópico...vale sempre a pena.
Paulo, não posso deixar de estar de acordo consigo.
Mas atenção que a história de apuramento da raça, não é sabida por 90% da população ( não sei se o numero é exagerado).
Acha que as velhotas que têm cadelas, e as deixam ir passear e as bichas, taditas, ficam prenha, pensam no apuramento da raça??
Sabe tão bem quanto eu que a população com mais de 60 anos com cães, é uma percentagem bem grande.....

, logo aqui não podemos fazer nada, até porque até para levar os bichos ao Vet, os velhotes acham que nao precisam, porque tudo se cura.
A malta mais jovem ( tipo da minha idade) e os Criadores, Vets, e outros, sabem perfeitamente o que significa isto mesmo, e compreendem as razões de grande parte dos criadores quandos os mesmos falma do apuramento da raça.
Eu optei por comprar a minha futura cadela a um criador, por, neste momento, já saber as dores de cabeça que um cão SRD pode trazer (doenças).
Claro que mesmo comprando a cadela a um criador, não estou livre de ter de lidar com algumas doenças, mas pelo menos, a probabilidade seá menor.
Claro está, que quando a cadela for maiorzita, será esterilizada ( por acaso não faço ideia da idade recomendável para o fazer.....).
Mas uma coisa que temos de ter em conta é que :

Este forum é frequentado por todo o tipo de pessoas;

E não esquecer, que quem tem cães, grande parte das vezes não tem dinheiro para os manter ( a esterilização / castração, devem ser caros, acho eu....)