GNR Escreveu:
"não gostava que ninguém estranho se aproximasse de mim (nós dependendo se estava com a minha mãe ou irmão), não ladrava á pessoa, mas rosnava e punha-se entre mim e o (a) estranho(a). Com isto quero dizer que acho que é natural (instintivo) o cão defender o seu dono. Não é assim? "
Na minha opinião não é bem assim!
É de facto natural o cão defender o dono-Em situações de risco ou perigosas, um treino de sociabilidade deveria ser necessário, pois um aperto de mão inofensivo de um amigo poderia ser razão para atacar?
O que toma por defesa pode ser um caso de possessividade do cão em relação aos donos!
Desculpe a minha curiosidade mas já agora, o que foi que aconteceu com o seu Fox?
A minha só agia daquela maneira com estranhos, qd estávamos com ela na rua, não gostava que ninguém se aproximasse de nós, (mas nunca atacou ou mordeu ninguém, só tinha era aquela mania de se entrepôr entre nós e estranhos ou de dar uma rosnadela) mas entretanto dela própria deixava que as pessoas se aproximassem e até recebia festas de estranhos

(calhando era mesmo possessiva, conosco!) Com pessoas conhecidas era bastante amigável, digo era mesmo uma paspalhona!!!!
A Pitucha (Fox) não ficou connosco. O meu pai é que a trouxe para casa porque eu estava sempre a pedinchar um cavalo, queria porque queria ter um cavalo na varanda (eu tinha á volta de 5/6 anos), e para mim a varanda comportava muito bem um cavalo!!

Tanto insisti que o meu pai acabou por dizer que um cavalo não, mas prometeu que um cachorrinho dava-me! Pronto, tás a ver criança nunca esquece uma promessa e não larguei enquanto ele não cumpriu a palavra.
Um patrão dele na época tinha uma Fox que tinha parido uma ninhada e lá finalmente apareceu a Pitucha lá em casa com +/- 2 meses. Foi uma alegria!!! Ainda esteve uns tempos a biberão até que transitamos aos poucos para a comida de prato.
Bem para resumir, apesar de eu e meu irmão passarmos a maior parte do tempo com ela, a minha mãe é que se encarregava do resto, alimentação, desparazitações, vacinas... eu e o meu mano só a passeáva-mos e ficamos tb encarregues de a tentar educar. Mas qual que?? Nem dáva-mos conta dela.
De salientar que na época tivemos dúvidas se ela era mesmo 100% Fox (hoje tenho a certeza que não era, era mesmo vira-latas!

) é que um cão de raça dado?? e apesar do porte, estatura, postura, ter tudo de um fox (hoje se vejo fotos é tal e qual ela!); mas ela tinha um tom de castanho que nunca vi em fox nenhum, e não tinha o rabo cortado (o rabo era maior que de um fox verdadeiro). Nessa altura já o vet nos tinha dito o mesmo, a mãe até poderia ser fox, mas o pai, não era.
Depois tivemos complicações familiares (desculpa isto é que não gosto de falar...) e quando ela tinha pouco mais de um ano, "nós demos" a cadela a uma amiga nossa que já tinha outros 2 cães (um PA e o outro vira-latas), e que tinha mais condições para a ter (vivenda com quintal e terreno nas traseirasl...) e que já era ela quem estava a ensinar aquelas besteirinhas: senta, deita, para, "pose" (punha-a na posição de competição, ficava direitinha, era linda!), não ladra... digo besteirinhas mas acho essencial para um cão! Esta amiga é que fez dela uma "senhora"! Apesar de tudo e de hoje reconhecer que foi melhor para a cadela, naquela altura fiquei muito magoada com a minha mãe...
A Pitucha só viveu até aos 14 anos (+/-) ainda foi mãe de uma ninhada de ?5 filhotes? - não me recordo bem - e depois foi esterilizada.
Acho que foi feliz (lembro-me dela a correr atrás das galinhas ... hi! hi!), pelo menos não perdoava qd havia uma galinha fora da capoeira; esta minha amiga tinha um terreno bastante grande e criava galinhas, galos, patos, e apesar de os outros cães dela não fazerem mal, neste aspecto ela não conseguiu controlar a Pitucha, tiveram de reforçar as paredes do galinheiro e a rede de arame (inclusive sob a terra) que a cadela fazia buracos e conseguia passar para o outro lado! Era o "Terror das Galinhas"!
Na verdade era uma cadela maravilhosa, (mesmo sendo misturada!!) se pudesse voltar atrás, e tê-la hoje comigo, com os poucos conhecimentos que já tenho e as facilidades da internet, saberia como cuidar dela...
Que horror! já deves estar cansado com este testamento!

Sorry