Voluntariado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Mario_e_Gui
Membro
Registado: sexta abr 23, 2004 2:16 pm

quinta out 28, 2004 3:01 pm

Olá!
Venho partilhar aqui convosco uma experiência pouco agradável que tive numa associação de protecção animal e gostaria de saber a vossa opinião: se é normal isto acontecer, etc...
Então foi assim, já tinha contactado com a dita associação e no dia combinado lá estava.Tive vários minutos a ser ignorada pela pessoa responsável por receber os visitantes que, ainda por cima, gritava histericamente com alguém, mas apesar do mau aspecto que isso dá, não liguei porque estava ali pelos animais e nada mais.
Fui encaminhada à secção onde me propus trabalhar e tive mais 15 min. à seca até me atenderem e perguntarem se queria começar já.Fiquei entusiasmada e disse logo que sim!A primeira coisa, depois de me perguntarem o nome, foi tentar impingir-me um animal para adoptar!Ora, se eu estava ali a dispôr gratuitamente do meu tempo para tratar daqueles animais é porque em casa já tinha os que me são permitidos ter!Infelizmente não me deixam ter mais e educadamente expliquei isso!
Dp passei cerca de 1 hora a cortar pacotes de comida que vinham dentro de caixotes cheios de cócó de rato, alguns deles já roídos, e a lavar caixotes do lixo.Depois, a mulher levantava-se da cadeira, dava 2 passos e pedia-me p pôr a cadeira onde ela tava para se sentar.Fiz isso, passado um bocado estende-me um copo e diz-me para lhe dar água, e tudo isto sem um obrigado depois.Como se já não bastasse, apareceu um senhor para adoptar um gatinho bébé.O sr n tinha qql experiência c gatos e queria um bébé p se habituar, a mulher começa a impingir-lhe animais adultos e depois como não conseguia, queria convencê-lo a levar dois.Eu acho isto mal porque na minha opinião as pessoas deveriam chegar lá e deixar que os animais as escolham livremente, pegando em vários e vendo com qual se identificam mais, não impingindo os animais!
O cúmulo de tudo foi quando apareceu uma sra c as lágrimas nos olhos, vinha devolver um gato q tinha adoptado ali pk este tinha magoado mto o gato q ela já tinha e ela n o podia ter mais.A responsável pelo gatil começou a gritar c a mulher, depois obrigou-a a dar todo o dinheiro que tinha na carteira e ainda queria que ela lhe passasse um cheque...isto tudo na maior falta de educação!
Eu só queria um buraco para me enterrar!
Não sei se vocês já foram voluntários, mas se sim, pff digam-me como foi a vossa experiência porque esta foi a única vez que fiz algo assim e se já fui para lá intimidada porque não sabia bem o que se fazia, saí de lá pior!
Devo dizer q n estou a exagerar naquilo que contei.Não menciono o nome da associação porque acredito que tente fazer o que pode com os meios que tem, mas não fiquei nada bem impressionada e já contactei para lá a explicar a minha situação!
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

quinta out 28, 2004 3:40 pm

Nunc fiz trabalho de voluntariado numa instituição, mas fiquei impressionada com o seu testemunho....

Acredito no que contou, mas que custa a acreditar... isso custa!

Essa pessoa (a da cadeira) era tb voluntária? :o :o
Não penso que seja, mas nunca se sabe.... pobre dos animais....

:o
hybrid
Membro
Registado: terça out 26, 2004 10:37 pm

quinta out 28, 2004 4:15 pm

Acho que devia denunciara a associação, para que nós que participamos reagirmos.
Vigui
Membro
Registado: quarta ago 11, 2004 3:46 pm

quinta out 28, 2004 5:30 pm

olahhh!!!
Realmente e impressionante o k a cabaste de contar!!!!
Eu nunca trabalhei como voluntária mas tinha em mente faze-lo para as proximas ferias de verao ...... da k pensar duas vezes ....
Ja agr podiam dizer-me algumas assosiacoes onde possa vazer tal coisa?????
e ja agr tb gostava de saber se alguem ja fez voluntariado no jardim zologico????

bjs da Joana
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quinta out 28, 2004 9:32 pm

Pois...não sei qual a associação na qual estiveste, mas realmente era importante saber qual é para fazer alguma coisa, a sério. Eu de vez em quando faço voluntariado no gatil da União Zoofila, da Felinus, e sinceramente sempre adorei lá estar a trabalhar e sempre fui muito bem tratada lá. Normalmente quando lá vou, vou ver os meus 2 afilhados com Fiv, ajudo a limpar os gatis, os caixotes de areia, a dar comida, água, medicamentos. Gosto mesmo muito de lá ir e só tenho pena de não poder ir mais, da última vez até fiquei já depois da hora de fechar com uma senhora mesmo empregada lá e depois fomos as duas juntas para casa, gostei mesmo muito! Para além do prazer que dá ajudar esses bichinhos que precisam tanto, principalmente de mimos e festinhas!

Mas aconselho mesmo a dizeres qual a associação em causa, mesmo que seja a Felinus :) para se falar com alguém que possa ver o que se passa, porque os próprios animais estão a ser prejudicados. Podes mesmo me dizer por pm e eu falo com alguém, sem dizer quem esteve lá, perbeces?

beijinhos e não percas a vontade de ajudar por favor!
Mario_e_Gui
Membro

quinta out 28, 2004 10:04 pm

Olá!
Muito obrigado pelos comentários!
Eu de facto não tenho problemas em dizer qual foi a associação, mas tenho um pouco de vergonha, confesso!Penso que só o deva fazer depois de receber um 'feedback' por parte dessa mesma associação em relação ao e-mail que lhes enviei e aí sim, expôr o meu nome e a sua reacção a esta situação!
Pode de facto ter acontecido eu ter ido num dia mau, encontrado as pessoas erradas...ou então não sei, se calhar os meus valores não se enquadram!
Foi precisamente por ter ficado tão confusa que partilhei esta experiência convosco.
Eu creio que os animais são tratados o melhor possível nesta associação e friso isto, a questão é que quem teve um tratamento duvidoso fui não só eu como as outras pessoas que referi neste caso: o senhor da adopção e principalmente a senhora que teve que devolver o gatinho e que até chorava de desgosto pois já estava afeiçoada a ele.
Claro que eu queria lá trabalhar pelos animais, mas a questão é que, estando lá no 1º dia e à mercê das indicações que me dessem, nem tive oportunidade de o fazer e senti-me terrivelmente idiota e perdida!
Se calhar é falta de maturidade minha, mas a verdade é que eu estava mesmo à espera de um acompanhamento muito maior a uma voluntária que lá pôs os pés pela primeira vez!
De facto quando lá cheguei uma senhora que trata dos cães foi muito prestável e foi levar-me até ao gatil, mas depois aí é que aconteceu tudo isto e eu acho que para poder cuidar dos bichinhos tem que haver o mínimo bom ambiente humano, pois não posso entrar pelas gaiolas adentro semm ais nem menos, sem autorização, e começar a fazer as tarefas sem saber se quer onde está o material!
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sexta out 29, 2004 8:32 pm

Olha, isso nunca me aconteceu!
Eu também n sei q idade tens... mas desaconselho menores de 14 anos a fazerem voluntariado! Não é exactamente um trabalho leve ( é mesmo lavar caixotes e mudar a comida, fazer tratamentos se se já tem experiência, etc ). E algumas associações tem como actividade essencial recolher e ajuntar animais: não estão propriamente vocacionadas para receber jovens q querem ajudar mas não sabem como.

Há associações q tem condições para os animais e para quem lá vai ( como a união Zoófila ) e outras q são terrenos com os cães lá dentro.
não sei se é bom ou mau, n é um juizo, mas se calhar podias dizer em q zona do pais é q foi e a gente deduz o resto...
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 29, 2004 9:18 pm

Desconfio de qual associação seja então...o trabalho que te foi pedido para fazer é trabalho de voluntariado realmente, excepto ires buscar um copo de água à senhora :o No voluntariado é natural fazeres as coisas sozinha por inicicativa própria, porque anda tudo muito ocupado lá, mas podes ir perguntando o que podes fazer.
As atitudes dessa senhora não são aceitáveis, por mais frustrada que ela ande com a situação do gatil, com os donos a estarem constantemente a devolver os animais, etc. Mas ela tem de manter a calma, se não está bem lá, é melhor deixar ir outra pessoa para lá que ainda tenha a cabeça fria...muitas vezes, é por impingirem animais que depois estes são devolvidos, e, a não ser que esteja estipulado por escrito que a pessoa quando vai adoptar tenha de dar algum dinheiro, isso não pode ser feito.

Fizeste bem em mandar o mail, fizeste a tua parte, se não te quiserem ouvir também não podes fazer mais.

Beijinhos!! Procura outros locais para fazeres voluntariado, encontrarás um de certeza que te fará sentir bem!!
Última edição por sfialhos em sábado out 30, 2004 6:06 pm, editado 1 vez no total.
vap
Membro
Registado: sábado mai 15, 2004 7:27 pm
Localização: 3 cães, aves diversas, 5 tartarugas, peixes, 1 porquinho da índia

sábado out 30, 2004 10:51 am

Olá a todos! Aproveito o tópico para deixar também aqui o meu testemunho em relação ao meu voluntariado numa associação de animais abandonados. Gostei muito de ajudar e tratar os animais e foi isso que me manteve lá durante 2 anos, agora detestei a forma como os dirigentes tratavam, não só a mim, mas também o resto dos voluntários.
Também assisti várias vezes os dirigentes a impingir animais à pessoas que passavam por lá e posso afirmar que muitos deles eram levados dessa forma, as pessoas ficavam com imensa pena dos bichos e depois com bastante pressistencia por parte dos dirigentes, elas acabavam por levá-los. Também assisti a cenas como por exemplo os "donos" da associação retirarem dinheiro da caixa dos donativos para irem almoçar... :o
Bem, mas também tenho que dizer que apesar de um conjunto de coisas das quais eu não gostei muito de ver naquela associação, não posso fazer queixas da forma como tratavam os animais de lá. Estes tinham sempre vet à disposição, comida e àgua com fartura...
Cumprimentos a todos
vanessa
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 30, 2004 4:35 pm

Aí é que está, é que realmente os animais normalmente são muito bem tratados nessas associações, mesmo que o funcionamento da associação em si não seja o mais correcto...De qualquer forma, claro que se deveria denunciar as atitudes menos correctas.

:D Nem vou comentar o copo de água Skylark03...se a água fosse para os animais... :D

cumprimentos
Mario_e_Gui
Membro

sábado out 30, 2004 5:59 pm

Skylark03 a associação não é a Felinus e não vou expôr o seu nome porque a associação em si n tem nd a ver com o caso, axo q deixei isto claro desde o início!
Já recebi feedback desta mesma associação, pediram-me desculpa pelo sucedido, prometeram dar o caso a conhecer à responsável pela associação e corroboraram a minha ideia de voluntariado: tratar dos animais, n das pessoas, muito menos c akela falta de educação!
Já agora, tenho 21 anos e sei muito bem o que dá trabalho ter gatos, já estive a viver sozinha com sete, a questão é q uma coisa é dar gratuitamente o meu tempo para beneficiar gatos, outra muito diferente é passar esse mesmo tempo a fazer trabalho de empregada doméstica à borla!

Saudações felinas

*Gui*
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 30, 2004 6:05 pm

Fico aliviada por saber que não é a Felinus :p
Fizeste o que se devia fazer e pelos vistos fizeste bem em falar com a associação, que só por responder desse modo já merece dignidade!!

Assunto encerrado então ;)

beijinhos
Responder

Voltar para “Exóticos”