Porque sou tao contra a reproducao "caseira"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta out 28, 2004 2:04 pm

Odemirense Escreveu: rotts de pelo comprido.
Deve ser a variante Alpina... ;)
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta out 28, 2004 2:08 pm

Siiim
Aquele grandalhão quue trás um barril ao pescoço! :p :lol: :lol:
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta out 28, 2004 2:22 pm

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 11:26 am, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta out 28, 2004 2:27 pm

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 11:27 am, editado 1 vez no total.
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quinta out 28, 2004 2:30 pm

MDogster Escreveu: Uma dos episódios que eu mais gostei de ler recentemente, foi contado por um criador aqui do fórum, já não me lembro qual, em que o comprador ia guardar o cachorrinho no porta-bagagens do carro :o e ficou sem cachorro... :lol:
Acho que foi a Golden que contou, se não estou em erro (ela que me desculpe se não foi ela).
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quinta out 28, 2004 2:32 pm

Golden_ Escreveu: Foi comigo :(
Fiquei tão danada, só me apeteceu bater no sujeito. Ainda por cima, era «amigo» da minha mãe. Corri logo, a ligar para ela a avisar do que tinha acabado de fazer :( e óbviamente que ela concordou com o que eu tinha feito.
Ops, cheguei atrasada! :oops: :oops: :oops:
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta out 28, 2004 2:51 pm

Golden - Lá isso é verdade, o Francisco vive por assim dizer para os canitos e isso não é fácil de encontrar num criador nos dias que correm.

Bem, um pão Alentejano sabia muito bem agora. 8) ;)

Agradeço a disponibilidade.

Cumprimentos :)

MDogster - Eu tambem gostei muito dessa situação. 8)

Lara - Hehe, queira perdoar a expressão, mas você nesse dia foi uma verdadeira "Mulher do Mar" (forte/decidida) 8)

Odemirense - Na verdade jogar cachorrinhos no lixo não me surpreende, se hoje em dia os humanos tambem fazem isso. :( Isto é cada vez mais um Mundo louco.

Essa dos Rotts de pelo comprido está boa, serão rotts do tempo dos dinossauros. :lol: :D ;) :)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta out 28, 2004 3:14 pm

melisaa Escreveu: Vou aproveitar este tópico para dizer uma coisa que acho que mudou muito na minha maneira de pensar...
Vou ser muito sincera... antes de vir aqui á arca e de saber tudo o sei hoje (graças a voçês..) a mim não me incomodava nada as pessoas deixarem as suas cadelitas SRD tem filhotes pelo menos uma vez, e até achava isso importante, e até houve uma vet que me disse que sim..que era necessario...
Agora vejo como é importante não deixar este tipo de coisas acontecer, prevenir e passar a palavra a outros mais que pensam como eu pensava... Sou 100% da vossa opinião.. e agradeço por me ajudarem a ver melhor a realidade!!!
OBRIGADA
;)
Pelo menos este tópico, e o que se tem vindo a falar por aqui nos últimos dias, já serviu para alguma coisa!Pelo menos uma pessoa mudou de opinião. ;)
É bom que se mantenha este tópico cá em cima,pode ser que mais pessoas abram os olhos... :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta out 28, 2004 3:19 pm

Moca32 Escreveu: Golden - Lá isso é verdade, o Francisco vive por assim dizer para os canitos e isso não é fácil de encontrar num criador nos dias que correm.

Bem, um pão Alentejano sabia muito bem agora. 8) ;)

Agradeço a disponibilidade.

Cumprimentos :)

MDogster - Eu tambem gostei muito dessa situação. 8)

Lara - Hehe, queira perdoar a expressão, mas você nesse dia foi uma verdadeira "Mulher do Mar" (forte/decidida) 8)

Odemirense - Na verdade jogar cachorrinhos no lixo não me surpreende, se hoje em dia os humanos tambem fazem isso. :( Isto é cada vez mais um Mundo louco.

Essa dos Rotts de pelo comprido está boa, serão rotts do tempo dos dinossauros. :lol: :D ;) :)

Só gosta dos pães alentejanos???

E desta alentejana que o admira imenso, não??? 8)
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

quinta out 28, 2004 6:34 pm

Nanico Escreveu:

- Mesmo com esterilizacoes, o barato sao (muito) caro. O preco de tabela para os honorarios do veterinario e o equipamento usado. De modo a poupar, ou a fazer "baratinho", o vet pode recorrer ao seguinte:
- meter um estagiario a operar
- usar fio de sutura do barato referido no meio como "fio de pesca"
- nao dar analgesicos ou antibioticos
- usar anestesia na veia em vez de gasosa
- operar duas cadelas duma vez.
Não fazia ideia que situações dessas poderiam acontecer!!! Incrível
Houve uma vez que fiquei um bocado apreensiva ao receitarem para um pós operatório aspirina, mas enfim...
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

quinta out 28, 2004 7:03 pm

Interessante tópico, sim senhor, mas permito-me discordar de duas coisas que Oskarina afirmou:

1) Que as pessoas de idade são mais irresponsáveis com os seus cães do que os jovens
2) Que os SRD's são mais atreitos a doenças do que os cães de raça

Em primeiro lugar julgo que não existe nenhuma evidência que prove tais afirmações. Em segundo, a minha experiência pessoal diz-me que o oposto é que é verdade.

Quanto ao mais estou de acordo com o que aqui se disse, os computadores para os informáticos, a reprodução de cães para os criadores, as torneiras para os canalizadores, etc.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta out 28, 2004 8:58 pm

Quando era miúda tb tinha essa visão romântica das coisas: que a minha cadelita Estrela teria de ser mãe pelo menos uma vez e que negar-lhe isso era negar-lhe a sua própria natureza. É uma visão romântica de uma miúda ( e foi essa a visão que eu já postei noutro tópico) que adorava a sua cadelita e queria tudo do melhor parar ela.
Sim, a minha cadelita Serra Estrela foi cruzada (há cerca de 14 anos atrás) com um Pastor Alemão em nossa casa (na altura eu era uma miúda). Mas os donos dessa cadelita, não sendo criadores no sentido da palavra, eram (são) pessoas experientes e com conhecimentos. Sim, a criação foi caseira, portanto. Mas não inconsciente, nem impensada, nem negligenciada. A cadelita tinha-nos sido dada por um amigo, criador de Serras da Estrela. O cão, Rantanplan, era do meu tio e, por seu turno, era filho de um anterior cão nosso, o Júpiter (um lindo Pastor alemão todo preto e com umas sobrancelhas cremes mesmo engraçadas, perdoem, mas não conheço a designação desses pastores alemães). O Júpiter foi-nos "pedido" por um criador para que este o cruzasse com a sua cadela pastor alemão; da ninhada, saíu o Rantanplan.
Ora bem, conhecíamos, portanto, toda a história dos bichos envolvidos. Até do Júpiter, esse lindo Pastor Alemão que nos foi dado por uma senhora já velhota que não conseguia continuar a tomar conta dele. Portanto, sabíamos que, à partida (porque a genética é como o destino, está sempre a pregar-nos partidas), os bébés iriam ser saudáveis. E eram. E connosco ficaram até cerca dos dois meses e meio, connosco fizeram o desmame, connosco aprenderam a tornar-se autónomos da mãe.
Mas, logicamente, não podíamos ficar com a ninhada toda, infelizmente. Ficámos com um, o Rambo, portanto, um Serra Estrela arraçado/cruzado de Pastor Alemão. Os outros já tinham dono à espera, porque tratámos de escolher. E soubémos sempre, até ao fim, o destino e o percurso de cada um deles (pq foram dados a amigos que já nos tinham pedido). Um deles ficou com uma senhora louca por cães e que, como ficava perto da minha casa, eu cheguei a visitar. Sabemos que viveram bem e foram felizes até ao ultimo dia e que morreram de velhice. Deles todos, o Rambo foi o último, morreu este Verão com quase 14 anos, já muito velhinho. :(

Com esta história pretendo,óbviamente, chegar a um lado: que há "criadores caseiros" que não se encaixam no perfil que tem sido traçado aqui. Um perfil assustador e bem real, que me fez abrir os olhos ainda mais, um perfil que infelizmente só mesmo mudando mentalidades é que poderá ser banido. Mas, e os q não se encaixam nesse perfil? Os que trataram do processo com todo o cuidado, que se informaram, que sabiam com o que estavam a lidar e que se esforçaram por tratar tudo da melhor maneira? Aqueles que fariam tudo (ou quase tudo) o que um criador faria?

Falaram do perigo de abandono. Mas esse perigo não se pões tb para os cachorros de raça pura? è que eles, infelizmente, tb são abandonados. Conheço um Terra-Nova lindo que foi espancado toda a sua vida ( :evil: ) e depois abandonado (teve um final feliz, foi adoptado por um veterinário meu amigo, que o adora). Conheci também um cão de Fila de São Miguel que tb foi maltratado e abandonado. E todos os dias há um cão de raça puro no canil, sempre com a mesma história. Infelizmente. Ou seja, o problema que se põe com a procriação de SRds ou cruzas de raças, tb se põe, mesmo que em menor escala, com os cães puros criados por verdadeiros criadores...infelizmente não temos maneira de controlar totalmente o destino dos bichinhos que ajudámos a criar.
Mas o que eu queria dizer era que há criadores caseiros que estão conscientes e tentam "controlar" as coisas do mesmo modo que um criador faria.

Também se fala no dinheiro que os criadores caseiros podem fazer...mas pergunto uma coisa: os verdadeiros criadores tb vendem os seus animais...eu sei qué há uma diferença. E sei que ha mesmo muita gente mal-intencionada e concordo com tudo o que disseram no que respeita a esse tipo de pessoas. Por isso mesmo é que, no caso da ninhada da Estrela, por ex, nenhum canito foi vendido. Foram dados. Tal como outros que conheci. Tb sempre por pessoas bem-intencionadas que procuraram que tudo corresse bem.

Desculpem o testamento... :oops: :oops: :oops: ...mas queria focar este aspecto, o de haver criadores caseiros que sabem o que fazem. E que sabem quandonão o devem fazer. Agora temos a Pulga, a SRD mais SRD que já conheci :lol: :lol: . É muito pequenina, muito meiguinha e tem uma mal-formação genética na patita. Apareceu-nos lá em casa e adoptámo-la (e, melhor, o nosso Caroucho adoptou-a mesmo, são inseparáveis, dormem juntos, comem juntos, tudo juntos...só não tal-e-tal juntos pq ela é pequenina e ela é enorme, impossível, e já garantimos isso). Obviamente que foi logo posta a questão: e se ela emprenha?...não pode ser. Alguma vez? Que cachorrinhos desgraçaditos iriam nascer, ninguém os iria querer, não temos maneira de os adoptar, provavelmente teriam todos a mesma deformação...ok, então preveniu-se isso, que ela não pudesse engravidar. A criança que ainda há em mim tem pena, mas as consequencias...nem pensar nelas! Por tudo o que já foi dito aqui.

Tenho de confessar que o facto de os meus pais pensarem da mesma forma que muitos foristas, me chocava. Sou demasiado idílica. Mas tenho vindo a deixar de o ser, e em parte pelo que já aprendi no fórum.

;) ;) ;)

Mais uma vez....desculpem o testamento... :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta out 28, 2004 9:21 pm

Vanadis,
Já se justificou o suficiente! ;)

Apenas gostaria que tivesse percebido que não é lógico cruzar raças diferentes. A única lógica é mesmo o romantismo... a continuidade qual é??

Quanto ao abandono de cães de raça versus SRD não há comparação.
E ainda mais, é muito mais facil que alguem adopte um cão de raça do que um SRD.

Quanto a criadores caseiros... bem... Ou são criadores ou não são.
E Criador no sentido ético, técnico e "filosófico" da palavra não é nada disso.
Eu que "crio" cães não me considero Criador, mas sim um aprendiz. Porque será???
Pode ser que encontre uma definição de Criador pesquisando aqui na arca. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta out 28, 2004 9:47 pm

Tem toda a razão Fang, é verdade que eu falo demais... ::oops: :oops: :oops: É feitio, querer deixar sempre tudo claro para não dar azo a discussões sem sentido como uma tal que aconteceu há uns tempos por causa de um "formigueiro"...

Qto a cruzar raças, num outro tópico (julgo que o da consaguinidade) referi-me a isso. Talvez devido à minha formação, entendo a busca da pureza como uma desvantagem evolutiva, isto é, é verdade que se estão a concentrar os genes que "carregam" o melhor que a raça tem, mas tb o estamos a fazer com os genes defeituosos (como é o caso, por ex, da displasia da anca que só afecta certas raças) tb se concentrem e que aumente a probabilidade de surgirem gerações doentes e/ou menos "preparadas" para enfrentar a evolução. Pq a chave da evolução está na diversidade do património genético. Apurar cada vez mais as raças pode travar a sua evolução...?
Assim, de um ponto de vista genético e evolutivo, as cruzas de raças (mas não de quaisquer raças...) reforçam o património genético dos bichos e tornam-nos, quiçá, menos sujeitos a determinadas doenças do foro genético. Tornando-os, deste modo, mais "aptos" aos olhos da selecção natural (é neo-darwinismo, mas para mim é lógico :lol: ;) ).
Portanto, tb poderá ser uma visão tb idílica das coisas, mas tem sido assim que as tenho visto. Mas lógico que tenho perfeita consciencia de que há certas cruzas que...como o goldenpoolde... :lol: :lol: estragou-se um golden... :| ...acredite que este tipo de situação eu entendo, e entendo o seu ponto de vista. Mas um Serra-estrela com um Pastor Alemão...o resultado foi bem bonito, os bichinhos eram lindos e saudáveis, tanto que (e tb graças aos bons tratos) viveram até à velhice...
Pronto, eu admito, tenho um fraco por bichos cruzados...acho que aqui a minha formação tb está a dar o seu contributo. Adoro as raças puras, mas sou capaz de me voltar mais facilmente para a adopção de um canito cruzado, por solidariedade, por curiosidade, por amor. Mas uma coisa não faço nem farei: cruzar raças.
O meu Caroucho é uma confusão: pastor belga, serra estrela e pastor alemão...é um bicho lindo, mas cruzá-lo? Para aumentar mais a confusão de genes que para ali vai? Bem, sou romantica, mas tb tenho (algum :lol: :lol: :lol: ) bom senso. ;)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta out 28, 2004 11:38 pm

fang Escreveu: Pode ser que encontre uma definição de Criador pesquisando aqui na arca. ;)
Se calhar este tópico pode ajudar a mais algum a perceber o que é um criador:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ht=criador

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”