Porque sou tao contra a reproducao "caseira"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

quinta out 28, 2004 11:49 pm

Na minha opinião (não vou repetir aqui o meu "testamento" de há dias num outro tópico, que se chamava, creio "Porque é tão fácil dar cachorrinhos de raça"), existe mercado para cães de raça, e também existe procura para SRD's.

Existem donos em ambos os casos que são inconscientes ao ponto de os deixar cruzar descuidadamente, e maldosos a ponto de os abandonar, mas não concebo que quem abandona o faz mais com SRD's do que com raça, ou mesmo que se abandonem SRD's a fim de "criar espaço" para se adoptarem cães de raça (há algum caso real conhecido de quem fez tal afirmação ?).

Não é por existirem mais SRD's em canis que significa que eles são mais abandonados. Significa, isso sim, que houve procriações irresponsáveis ou entre cães que já estavam abandonados.

Na minha opinião não é condenável cruzar raças e SRD's, desde claro que quem o faz se assegure de que os filhotes têm destino, como fizeram os Pais da Vanadis.

Se o objectivo inicial deste tópico era discutir se os cães de raça só devem ser criados por criadores, junto-me ao pelotão dos que pensam que sim.

Não acho, no entanto, que os cães de raça tenham vida mais fácil. E quando muda a moda ou a tecnologia os substitui por algo diferente têm a vida quiçá muito mais difícil do que os SRD.

Só me aborrece que para esterilizar a minha cadela paguei mais do dobro dos 175€ que alguém mencionou atrás. Ao menos que tal signifique que ela, apesar de SRD, teve tratamento VIP.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta out 28, 2004 11:59 pm

;) ;)

Ok, já fui ver...embora ache que já tinha percebido o que era, mas umas dicas mais não me fazem mal nenhum. Puz "Criador" e não "criador" para fazer uma certa distinção, entre aqueles que criam só por hobby, vamos lá, e aqueles que se dedicam seriamente a isso (daí o "C", para estes ultimos), sem que vivam disso, logico...

;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta out 29, 2004 12:06 am

Vanadis Escreveu: ;) ;)

Ok, já fui ver...embora ache que já tinha percebido o que era, mas umas dicas mais não me fazem mal nenhum. Puz "Criador" e não "criador" para fazer uma certa distinção, entre aqueles que criam só por hobby, vamos lá, e aqueles que se dedicam seriamente a isso (daí o "C", para estes ultimos), sem que vivam disso, logico...

;)
Eu crio por Hobby. E como disse não me intitulo Criador.

Mas o mais engraçado é que o melhores Criadores com "C" criam também por hobby. Porque será??
Não é do Guaraná... ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Vanadis
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 12:22 am

Eu sei que o faz por hobby. Mas, pelo menos daquilo qeu tenho lido, merece o respeito daquilo a que eu no outro post chamei criador com C grande. Tal como outros no fórum. mas isto é só o que eu acho.

E para amarem os vossos bichos assim, tem de ser mais que um hobby... ;)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta out 29, 2004 12:23 am

Infelizmente conheco alguns casos em que os rafeiros foram abandonados para dar lugar aos de raca. E va a um qualquer canil de abandonados dir-lhe-ao que os de raca (excepro os husquies () sao dados muito mais facilmente do que os rafeiros.
O que ha de tao condenavel em cruzar caes de raca com rafeiros, e que os caes produzidos serao rafeiros e a descendencia ainda mais rafeira. Evidentemente, nao ha mal nenhum em rafeiros. Ha quem goste muito deles e ha ate quem goste mais deles do que caes de raca. Mas infelizmente para a maioria da populacao esses caes nao tem qualquer valor e o destino que os espera se nao tem valor nem sequer afectivo e o abandono (ou pior).
Muitos foristas tem SRDs que adoram e que foram adoptados sabe se la em que condicoes... ate eu tenho 3 caes que vieram da rua e nao lhe vou descrever o que sofreram antes de me virem parar as maos... mas e todos aqueles que aindam andam na rua ou em canis de abandonados? Nao podemos acudir a todos.
Ha que parar com este processo infindavel de atirar caes ao mundo cuja descendencia tera sempre um destino incerto.
Repare que uma coisa e gostar de rafeiros. Outra coisa e reproduzir rafeiros.

Vanadis
Uma das principais razoes pela qual a criacao deve ser deixada a criadores que conhecam bem as racas, e que o criador conhecera, melhor do que ninguem, a predisposicao da sua raca para certas doencas geneticas e sabera quais cruzamentos evitar. Um bom criador so cruzara animais que foram sujeitos a rigorosos testes e tem brios nisso.
E olhe que se cruzar um PA com displasia com um serra saudavel tem tantas chances dos cachorros sairem displasicos como se cruzar um PA saudavel com um displasico. As doencas geneticas surgem nos rafeiros sim ;). Isso dos caes cruzados nao terem doencas geneticas e um mito como outro qualquer.
Última edição por Nanico em sexta out 29, 2004 12:42 am, editado 1 vez no total.
Vanadis
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 12:34 am

Tem toda a razão, é um mito. Especialmente se as raças são Pastor Alemão e Serra Estrela, ambos com displasia da anca. Mas se tiver um animal que não transporta esses genes e um animal que os transporta, vai diminuir a probabilidade de a descendencia transportar esses genes. ;)

E, concordo, estas criações devem ser deixadas para quem sabe e percebe. ;) Nunca disse o contrário. Eu, por exemplo, nunca me iria pôr a criar... :oops: :oops: ...se o desejasse, e desde que tivesse condições para isso, trataria de me informar, de aprender, de saber. Ou seja, trataria de reunir todas as condições mais que necessárias.
Nanico
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 6:30 am

Vanadis Escreveu: Tem toda a razão, é um mito. Especialmente se as raças são Pastor Alemão e Serra Estrela, ambos com displasia da anca. Mas se tiver um animal que não transporta esses genes e um animal que os transporta, vai diminuir a probabilidade de a descendencia transportar esses genes. ;)
... ou tambem pode acabar com uma linha ninhada de rafeiros displasicos ;)
Olhe, vou dar-lhe um exemplo: aqui ha ano e meio um familiar meu comprou um cachorro PA a um Criador, e o Criador tinha para mostrar raios X dos progenitores do cachorro ate a terceira geracao. Estavam todos livres de displasia. O cachorro e agora um cao lindissimo, saudavel e livre de displasia. Nao acha que e assim que deve ser?
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

sexta out 29, 2004 8:42 am

Vanadis Escreveu:
Com esta história pretendo,óbviamente, chegar a um lado que há "criadores caseiros" que não se encaixam no perfil que tem sido traçado aqui. Um perfil assustador e bem real, que me fez abrir os olhos ainda mais, um perfil que infelizmente só mesmo mudando mentalidades é que poderá ser banido. Mas, e os q não se encaixam nesse perfil? Os que trataram do processo com todo o cuidado, que se informaram, que sabiam com o que estavam a lidar e que se esforçaram por tratar tudo da melhor maneira? Aqueles que fariam tudo (ou quase tudo) o que um criador faria?

Falaram do perigo de abandono. Mas esse perigo não se pões tb para os cachorros de raça pura? è que eles, infelizmente, tb são abandonados.
Concordo com o que a Vanadis escreveu.

Tive uma cadela (cão d’água português), que morreu com 14 anos, que teve uma ninhada, foi uma ninhada caseira, que só aconteceu após muita insistência de um tosquiador, esse senhor passava a vida a chatear o meu pai para que pusesse a cadela em exposições, eu era miúda mas lembro-me dele a dizer ao meu pai, “essa cadela tem porte de campeã”. Bom o que é certo é que ela cruzou, os cachorros eram muito giros, deu um trabalhão, e o dinheiro da venda dos bichos não chegou nem para cobrir as despesas de comida, vacinas, desparasitação, etc etc.

Mais tarde viemos a saber que um dos cães tinha sido abandonado...
O meu pai ficou tão chateado com o abandono do bichinho que nunca mais deixou a cadela cruzar.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta out 29, 2004 9:01 am

Ontem ao passear a Maria, encontrei uma das companheiras de passeio, passeando o seu rafeiro. Conversa puxa conversa, enquanto os cães foram à sua vida fazer o seu serviço, a senhora diz-me que no fds vai para a terra. A ver que a Maria fugia do seu boby (nome fictiocio por motivos óbvios), a senhora diz o que diz sempre "estes dois parecem cão e gato, o boby bem que quer namorar a Maria, mas ela não deixa" (a Maria está esterelizada...mesmo que não tivesse, não iria acontecer nada) "Lá na terra, bem que tentei que namorasse com uma cadelita para ver se tinham filhotes, porque a minha filha quer um filho dele, mas ele não quer nada com a cadela"...
Sabem, eu ainda pensei em dar ali uma liçãozinha, falar, tentar sensibilizar.. A senhora deve ter os seus 50 anos e ideias muito convictas. Já anteriormente tentei sensibilizar algumas pessoas, até dando o meu exemplo, mas digo-vos que ao abrir a boca pensei "Não vale a pena gastar o meu latim..." Sei que se calhar o devia ter feito, mas começo a estar cansada.. :?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta out 29, 2004 9:06 am

É que não vale mesmo a pena, é escusado. É mesmo deitar pérolas a porcos.

Aqui há uns dias disse que, como os meus gatos são irmãos iria castrar o macho para prevenir as situações previsiveis. Houve logo alguém que me disse: Coitado, gostavas que te fizessem o mesmo a ti?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Nanico
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 9:13 am

kitten Escreveu: disse que, como os meus gatos são irmãos iria castrar o macho para prevenir as situações previsiveis. Houve logo alguém que me disse Coitado, gostavas que te fizessem o mesmo a ti?
Caso para responder:
"Se eu andasse a mijar as ombreiras das portas e a tentar cobrir tudo quanto fosse gata em cio talvez fosse boa ideia"
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta out 29, 2004 9:22 am

:lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 29, 2004 9:22 am

aligra Escreveu: Se calhar este tópico pode ajudar a mais algum a perceber o que é um criador:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ht=criador

Alicia
Nunca tinha visto esse tópico e gostei de ler. Só é pena estarem muitos posts apagados, como quases todos os da Pedra, por exemplo, porque se perde um bocado a sequência. Mas, mesmo assim, apanha-se o essencial.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta out 29, 2004 10:01 am

MDogster Escreveu:
aligra Escreveu: Se calhar este tópico pode ajudar a mais algum a perceber o que é um criador:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ht=criador

Alicia
Nunca tinha visto esse tópico e gostei de ler. Só é pena estarem muitos posts apagados, como quases todos os da Pedra, por exemplo, porque se perde um bocado a sequência. Mas, mesmo assim, apanha-se o essencial.
Ora bolas, ontem à noite, quando postei isto, não habia posts apagados.

Lamento isto tudo porque a Pedra é, para mim, uma das Criadoras com "C", tem feito um trabalho maravilhoso em prol da sua raça e eu aprendi muitas coisas com ela, não só no forum mas tambem na sua página web, onde fiquei a saber a história do cão de água português como raça, coisa que no Algarve onde vivo muita gente não sabe.

Lembro-me dos tópicos que postava o VascoV: "Raios partam Pedra da Anixa!" de cada vez que a Pedra ganhava mais um prémio com os seus cães.

É pena.

Alicia
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta out 29, 2004 10:08 am

fang Escreveu: Eu crio por Hobby. E como disse não me intitulo Criador.

Mas o mais engraçado é que o melhores Criadores com "C" criam também por hobby. Porque será??
Não é do Guaraná... ;)
Porque tem de ser mesmo por amor, porque interesse (lucro) é nenhum! ;)

Só não acho bem falarem "rafeiro", para mim o melhor é srd, sr, vira-latas... pq "rafeiro" nós temos cá o do Alentejo (que é raça)!
Já há muito tempo um forista referiu isto num tópico e tive que concordar pq já houve vezes em que em certos tópicos falava-se de rafeiros e eu pensava que falavem dos Rafeiros do Alentejo!

Fiquem bem! ;)
Responder

Voltar para “Cães”